Apito insuportável Meteoro Atomic Drive 50

    Autor Mensagem
    Ipkiss
    Membro Novato
    # mai/14


    Boa tarde, pessoal!
    Sou novo no forum e sinceramente não consegui encontrar na busca uma solução para mim. Seguinte: Tenho um Amp Meteoro Atomic Drive de 50 watts que funcionava perfeitamente até eu emprestá-lo.. Então ele ficou alguns meses por lá, mas sem uso algum. Quando o peguei de volta, pluguei e ao tocar percebi que após uns 3 ou 4 minutos de uso ele começa com esse ruído que lembra um apito (piiiiiiiiii) que independente da guitarra estar plugada ou não, e mesmo com o volume no 0, e todos os outros potenciômetros no 0, o apito continua e simplesmente não vai embora! Mesmo sem NENHUM cabo plugado nele... Então o desligo, e após 5 min, volto a utilizá-lo, e o processo recomeça após 4 min, e o apito retorna. Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo e possa me ajudar?

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Microfonia?!

    Talvez um circuito LPF deu problema ou está dando problema... Vindo de um Meteoro é bem possível que seja uma força do além...

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ipkiss

    pode ser problema com capacitores do isolamendo DC, pode ser realimentação no pré, o certo é você levar em um tecnico!

    Ipkiss
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Ismah

    Mas até que ele aguentou um bom tempo... Acho que pode ser algo relacionado com o tempo que ficou sem uso, cerca de 4 meses. Penso que amplificador é recomendável utilizar com uma certa frequencia.

    Ipkiss
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Alex guitar man

    Um amigo que é técnico em eletrônica ainda não o avaliou, mas pelo que relatei, ele alegou a possibilidade de ser o fusível, e a necessidade de trocar... Vou realizar a troca amanhã e postar aqui pra vcs o resultado.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ipkiss

    Fusível definitivamente não...

    Meteoro não é ruim, tem várias abaixo... Apenas junto com Behringer, Waldmann e demais, fazem o conjunto de marcas de loteria... Arriscando vc pode dar sorte... e pegar algo que nunca de pane....

    Trabalhei numa banda onde o cubo era o ND GS100 ELG... Sem tirar nem por soava bem e aguentava o tranco... ele tava a um ano mais lá e nem mexeu, diz o dono que ele tava desde o começo na banda, e nunca deu pane...

    Ipkiss
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Sei que vcs vão me condenar pelo que fiz, mas sou teimoso e resolvi desparafusar e retirar o cabeçote pra encontrar alguma anormalidade, e quem sabe, uma retirada de poeira. Percebi o seguinte: O cabeçote estava há uma certa distância do falante e em nenhum momento o apito começou... Coloquei no seu devido lugar e o apito começa novamente. Então pensei que pudesse ser algum componente que esteja causando essa microfonia. Resolvi desplugar o reverb de mola da placa, coloquei o cabeçote no lugar e pronto, nada de apito! Conclusão: Acredito que esse reverb de mola esteja causando microfonia ao se aproximar do falante...

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ipkiss

    A ele tem reverb? Então de acordo com oque você disse, 70% de chances de ser ele, verifique se as molas estão bem presas e o suporte do reverb em geral, nada pode estar vibrando (menos as molas)

    Ipkiss
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Alex guitar man

    Era esse mesmo o problema. Não entendo disso, mas o uma das duas molas estava mal encaixada. Corrigi, e o problema diminuiu bastante, mas não totalmente. Ele é plugado na placa por dois conectores, um com fio vermelho e o outro verde. Percebi que o que estava causando o problema era o conector de fio vermelho, pois quando eu o retirei, o problema cessou completamente. Vou retirá-lo até dar um jeito de colocar um novo. Muito obrigado pela ajuda!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ipkiss


    Opa! ja que você abriu, posta umas fotos do circuito do amplificador pra nós aki!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ipkiss

    O vermelho é o positivo e o verde o ground/negativo... Tirando o positivo, obviamente o sistema para...

    Dist.opia
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Sei que o tópico já faz um tempo, mas vou desenterrar ele porque não encontrei mais outro caso desses.
    Seguinte, estou com um Meteoro atomic drive 50w tbm e ele tá com o mesmo problema: o apito agudo insuportável quando ligo. Queria saber se você conseguiu consertar ele, o que fez, alguma dica, ou o valor que ficou se mandou pra arrumar.
    Qualquer coisa deixa seu contato de email

    LeandroP
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    Dist.opia

    Verifique visualmente os capacitores. Qualquer sobrecarga de energia na alimentação do amplificador, que não tenha sido interrompida pelo fusível, pode danificar os capacitores. Fiz uma substituição de dois capacitores de um cubo Meteoro de 15watts. O problema era o som de apito. Ao abrir o gabinete, observei dois capacitores estufados. Saiu mais caro o frete do que os capacitores em si. Fácil substituição e se for o caso você mesmo pode fazer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apito insuportável Meteoro Atomic Drive 50