Conserto amp queimado - transformador

Autor Mensagem
    phaffonso
    Veterano
    # out/15

Olá Pessoal! Gostaria de pedir ajuda aos experts em amps, infelizmente estou precisando consertar o meu.

Ontem pluguei sem querer no 220.... resultado: cheiro de queimado, e nada de som. Quando liguei ele no 110 depois, acendiam os leds a parte digital parecia estar normal (é um Line 6) mas só saía um ruido de 60 Hz. Depois ele eventualmente parou.

Com certeza o transformador está queimado, e espero que seja só ele. Olhando as placas não tem nenhum componente torrado. O problema é que não tenho a menor ideia sobre que tipo de transformador ele é e onde conseguir outro. Pesquisei no google os números que tem escritos nele mas não achei muita coisa.

Aqui tem uma foto dele

Algum forista sabe identificar esse trafo? Ou tem alguma dica de como fazer isso?

Matec
    Membro
    # out/15
    · votar

phaffonso

Se você encontrar alguma firma onde se produzem transformadores. É quase certo que eles poderão refazer esse transformador com as mesmas características do original.

Para que os colegas do fórum possam ajudar em mais alguma coisa você precisaria dar mais informações sobre o seu amplificador. A começar pelo modelo. Também seria muito útil o esquema do amplificador.

Se não puder seguir nenhum dos passos acima, o negócio é procurar a assistência técnica do representante da marca. Esses amplificadores são extremamente complexos em sua parte digital. Não é qualquer técnico que vai resolver um problema mais sério que possa ter acontecido.

Abs

Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar

phaffonso
    Com certeza o transformador está queimado, e espero que seja só ele.

Com certeza ele é que não está queimado!
    Trafo é a coisa mais resistente que vc tem no seu amp.
    Eu começaria por olhar o fusível, procurar o esquema, ver se é fonte chaveada ou não. Verificar os retificadores.

Por padrão é visita ao TÉCNICO, sem escapatória.

macaco veio
    Veterano
    # out/15
    · votar

Nao e' fonte nem trafo. Se nao tem nenhum componente vizivelmente queimado com certeza e' o integrado de potencia que entrou em curto por uma alta voltagem momentanea, por isso o ruido de 60 hz. O cheiro de queimado pode ser do trafo que esquenta demais pela alta voltagem e cheira verniz queimando, mas nao chega a queimar Fica vivo pra eles nao te cobrarem uma nota por uma coisa simples

phaffonso
    Veterano
    # out/15
    · votar

Olá Pessoal,

obrigado desde já pela ajuda!

Matec

Descobri em um fórum gringo qual é o transformador, só que ele é meio "exótico". Tem 3 enrolamentos, por isso as 5 saídas, sendo que um tem saídas -15/0/15V e o segundo tem uma tensão de 7V entre os terminais. Agora resta descobrir onde encontrar isso (é difícil até de explicar para um lojista, pra achar em lojas online então não sei nem o que digitar na busca)

Esqueci mesmo uma informação essencial. Meu amp é um Line 6 Spider IV 30W

Ismah e macaco veio

Dei uma olhada melhor e realmente tem outro componente queimado, o CI do amplificador de potência. Parece que é o TDA2030 (não dá pra ler direito porque ele torrou as letrinhas).

Fusível, infelizmente, não tem. Bem que eu gostaria que fosse só isso.

Vocês acham que o trafo é mesmo "inqueimável"? Porque eu fiz uns testes básicos e parece que o enrolamento primário está em aberto, e a tensão nos secundários está bem abaixo do esperado. Mas até que faria sentido, já que os leds continuaram funcionando por um tempo.

Vou consultar amanhã um amigo que trabalha com isso para analizar melhor.

Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar

phaffonso
    Fusível, infelizmente, não tem. Bem que eu gostaria que fosse só isso.

Tem certeza? Porque se for o caso, é melhor concertar o amp e passar adiante. Ele vai queimar de novo, de novo e de novo... Mesmo que não tenha, vc pode colocar um.

Vocês acham que o trafo é mesmo "inqueimável"?

Não é "inqueimável", mas vc teria transformado o amp em torradeira pra ele queimar. Precisa derreter o esmalte do fio das bobinas, e alguma delas entra em curto. Fim, trafo pifado.

Parece que é o TDA2030 (não dá pra ler direito porque ele torrou as letrinhas).

Consulte o mapa elétrico. Ele vai te dar essa certeza.

O macaco veio te deu a letra... Deve ser o CI (vc deu sorte, parece que o amp não é em SMD), que fritou com tensão demais no coletor...

macaco veio
    Nao e' fonte nem trafo.

Também acho, mas quis fazer o rapazito se mexer por si. Raras vezes, temos um capacitor de entrada, e ele queima/explode.

phaffonso
    Veterano
    # out/15
    · votar

Ismah

Sabe onde eu posso procurar esse mapa elétrico?

Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar

Com o fabricante, ou na internet mesmo... Fóruns etc.

phaffonso
    Veterano
    # out/15
    · votar

Só pra ter certeza, fui testar o transformador de novo e para minha surpresa está tudo em ordem. Vou só trocar o CI que queimou e torcer para não ter queimado nenhum dos resistores e diodos SMD, porque esses eu não tenho como trocar!

Vocês são demais! Mandaram muito!

Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar

As ordens :)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Conserto amp queimado - transformador