Conexão Microfone - Amp - Loop Station

    Autor Mensagem
    FellipeRoland
    Membro Novato
    # set/15


    Fala, galera, como vai? Espero que bem!

    Bom, minha dúvida pode parecer banal pra muitos de vocês que entendem do assunto, mas eu realmente pesquisei a respeito no fórum e não achei ninguém falando a respeito.

    É o seguinte: vou comprar um violão de Gypsy Jazz (aqueles com boca em D) e estou quebrando a cabeça para decidir como vou microfoná-lo para apresentações ao vivo, já que não quero instalar captação. A melhor alternativa até então me parece ser usar dois microfones condensadores direcionais e um amplificador, então a primeira dúvida é se eu consigo ligar esses mics no amp, considerando que os mics são XLR e os inputs dos Amps são P10. Seria melhor escolher outro modo de microfonar?

    Além dessa questão, vou precisar ligar uma Boss RC3 LoopStation, que também não tem entrada XLR, então pensei em passar do amp pro pedal, o que também não sei se é possível.

    Como podem ver, tenho muitas dúvidas que talvez possam ser resolvidas simplesmente trocando o esquema de microfonação, mas não sei de outro esquema que mantenha a fidelidade do som do instrumento e possa ser usado ao vivo em locais como teatros, áreas abertas, etc.

    Desde já agradeço muito a atenção de vocês!
    Grande abraço

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Dependendo do contexto, microfonação acaba com a performance.

    Mixar os dois sinais de mics previamente é o básico. Como fizer não é muito relevante, desde que com qualidade...

    Bom EU SUPONHO que dê certo gravar em stereo, o hot e o cold como LR, pra manter o sinal balanceado, e sair com ele balanceado como se fosse LR...

    Basicamente vai precisar de um cabo balanceado, com a ponta em Y, pra dividir o hot pro L, e o cold pro R ou vice versa... Basta fazer o oposto na saída, e seguir com sinal balanceado para o PA.

    FellipeRoland
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Basicamente vai precisar de um cabo balanceado, com a ponta em Y, pra dividir o hot pro L, e o cold pro R ou vice versa... Basta fazer o oposto na saída, e seguir com sinal balanceado para o PA.

    Oi Ismah, obrigado pela resposta!
    Acho que entendi o esquema para ligar os dois microfones no Amp, mas como sou inexperiente não entendi os termos "hot" e "cold". Basicamente eu ligaria os dois microfones num cabo em Y e esse cabo no amp?
    E depois teria como jogar o amp pro pedal Boss RC3 LoopStation?

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    FellipeRoland

    Hot/Cold, positivo/negativo, +/-... São termos pra diferenciar os pólos do sinal, hot/cold, é mais comum na gringolândia rs

    No caso do XLR, são os pinos 2 (hot) e 3 (cold), e o 1 fica como o terra (ground) .

    Basicamente eu ligaria os dois microfones num cabo em Y e esse cabo no amp?

    Também, mas isso pode saturar a entrada do RC3. Não sei se tem muito pra onde correr, talvez vá precisar de um mixer para equilibrar as coisas.

    O cabo Y que falei é para ligar na entrada stereo do RC3, e manter o sinal balanceado. Volto a afirmar isso é TEÓRICO, entre em contato com a Boss Brasil.

    E depois teria como jogar o amp pro pedal Boss RC3 LoopStation?

    Isso não é exatamente possível. Tens de gravar primeiro, e então para o amp.

    FellipeRoland
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Obrigado mais uma vez, Ismah!

    Pensando em tudo isso, acho que seria mais fácil optar por uma microfonação mais "simples'. Pensei em usar somente um microfone DPA 4099, pois assim posso jogar direto pro RC3 e dele para o AMP. Esse esquema é bem mais fácil de ser feito, certo?

    Obrigado por me ajudar com essas dúvidas!

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Microfonar nunca é simples, primeiro porque você vive, então se movimenta, muda de posição e tal. Já o mic não acompanha.

    Na prática, não mudaria muita coisa, já que você usaria os mesmos cabos, depois de mixar os sinais.

    carlcarl
    Veterano
    # out/15 · Editado por: carlcarl
    · votar


    até a chegada dos "violões ovation"
    todo mundo usava os famosos SM58 ,SM57 entre outros microfones.
    e ainda hoje em vários shows : João gilberto,Gilberto Gil,Caetano Veloso e muitos outros mundo afora que querem um som de violão tocam em shows com violões microfonados.

    exemplo:
    https://www.youtube.com/watch?v=GCpqVP6vswg


    https://www.youtube.com/watch?v=spE7Os4WQGE

    https://www.youtube.com/watch?v=lWIJuF9_Yqo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão Microfone - Amp - Loop Station