Loop de Efeitos em Serie X Loop de Efeitos Paralelo

    Autor Mensagem
    Edu S.
    Veterano
    # mar/10


    Eai gente..

    Gente, agora me bateu uma duvida aki e vim pedir a ajuda de vcs..
    Qual e a diferença entre esses dois tipos de loop?É verdade q se eu utilizar pedais como equalizadores, e modulaçoes,soara um o efeito e o som sem o efeito ao mesmo tempo??
    Se eu utilizar um amp com os pedais no loop em paralelo, ficara uma merda e terei q apelar para o input???No imput ficara ruim???Qual e a difereça pratica entre usar o pedal no loop de serie, no loop em paralelo e no input(a parte teorica eu axo que sei)???

    OBS.: Já utilizei a busca, mais encontrei somente a parte teorica, a parte pratica eu nao entendi..

    Vlwsao...
    Ate mais.

    Edu S.

    FLO7v
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edu S.

    nao intendi mto oq vc quis dizer cara..
    =x

    ligue pedais de modulações e ambiencia no loop..
    e os pedais de ganho.. ligue no input ..

    eu uso assim.. :D

    abraços

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edu S.
    Buenas!OK, vamos lá:O loop série funciona colocando o pedal entre o pré e o power, tudo que vc tocar vai passar pelo efeito e é muito utilizado para efeitos de modulação como flanger, chorus phaser, delay.O loop paralelo deixa o sinal direto passar e mistura com o efeito.É o circuito presente nos amplis que tem reverber.No input se coloca pedais que vc pretende ter um maior controle sobre o efeito, como overdrive e distortion, sem correr o risco que eles saturem os delays.Fica ideal pra fazer Pink Floyd(overdrive no input e delay no loop série ou paralelo), para vc ter idéia como funciona.É isso aí!

    Edu S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    FLO7v
    vlws, mais tipo assim, como exemplo,no lc-30, q tem reverb ele tem imput, e claro, e o loop paralelo,onde eu botaria um eqalizador por exemplo?eu n usatio pedal de dist/over pq ele e valvulado...
    mais e o som? o que difere no loop de serie e no paralelo???
    ouvi fala q eu teria um unissono com tudo sem o efeito e com o efeito , se eu ligasse com um pedal de modulaçao. é verdade??

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aproveitando o assunto loop...

    Conversando com o Pedrone sobre colocar loop num amplificador sem canal sujo, ele disse que era inútil colocar.

    E aí, o que vocês acham? Existe diferença de timbre se eu plugar um chorus no input ou no loop de um amplificador absolutamente clean? Em tese deve ficar a mesma coisa, já que a primeira ligação resultaria num "chorus equalizado pelo amplificador" e o segundo num "equalizador do amplificador 'choruseado' " - ou seja, a ordem dos fatores altera o produto ou não?

    FLO7v
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edu S.

    fala ai quais sao seus pedais pra gente poder te ajudar melhor..
    abraço

    FLO7v
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao

    pelo menos no meu amp faz diferença sim..
    :D

    jigo__
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    meu reverb de mola deixou de funcionar, como nunca usava ele msm, queria saber se tem como colocar outras coisas (tp fazer um loop) utilizando as ligações do tanque do reverb e do amp...

    alguem sabe se tem como fazer isso??

    abçs

    Edu S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    FLO7v
    Eu vou comprar por agora somente um GE-7, mais eu n tenho amp com loop, perguntei do lc-30 pq to com ele em mente e o loop dele e paralelo... e kra, vc falo q faz diferença de timbre no seu amp ne, descreve pra gente ae... isso q eu tava querendo sabe

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao
    Considerando que o ampli não vai distorcer, a mudança (se é que vai ter), é mínima.

    Edu S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    DotCom
    entao essa mudança de timbre e de efeitos de pedais no loop e no imput é mais teoica do que pratica???

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edu S.
    Não não é só teorica, ela ocorre na prática, porém existem certos cuidados com o uso dos loops, pois vc trabalha com níveis de sinais mais altos na entrada dos pedais, que requer minucioso uso dos níveis de ganho e que podem dar saidas menores que o requerido ou ainda com timbre alterado, para o power.Nessa situação o loop paralelo não deixa o power sofrer tanto, mas o loop série é mais crítico com relação a isso.Primeiro leia bastante, não só no fórum, mas no Google também, onde vc encontra uma infinidade de artigos.Agora gurizada, vamos deixar de preguiça e toquem a pesquisar, pois é assim que se chega lá.O loop, seja ele qual for é excelente, se bem usado.
    jigo__
    Pode usar sim, só que vc tem que colocar um resistor de 47K ohms em série com o vivo do cabo que entra no tanque e usar como send.O return vc identifica tocando com o dedo no vivo do cabo enquanto dá volume no potenciômetro de reverb e ouve o ronco caracteristico dos cabos.

    Edu S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    Vlwsao kra..

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Só falo uma coisa: ouçam o carlos adolphs!

    :-)

    Abs

    FLO7v
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: FLO7v
    · votar


    Edu S.

    cara..
    eu tenho um GE-7
    e uso pra Equaliza nao é nem pra boost nao..

    os meus pedais eu to ligando todos no Input normal do amp..
    qndo eu ligo um chorus sozinho no loop..
    o som sai mais cheio, mais gordo..
    mais eu nao uso ele no loop pq meu professor de guitarra dexo o gt-2 dele aqui cmg.. e eu tenho um tb..
    ou seja eu to com 2 GT-2
    dai eu acabo deixando um no Clean e um no Dist.

    e achei q fica melhor o chorus com o gt-2 na linha mesmo..

    eu faço essa ligação

    Guitar / WAH / GT-2(Clean) / Jackhammer / GT-2(Dist.) / EQ. (GE-7) / Chorus / Delay / Afinador / AMP

    fica uma qualidade mto boa..
    tenta experimentar as ligações q fica com mto mais qualidade do q no loop em série..

    abraço

    marciaofreitas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Prezados, estou com um abacaxi para descascar rsrs. Peguei um Marshall JCM 2000 TSL 601, excelente amplificador! Clean muito bonito, crunch animal (com um booster fica um drive bem R&R anos 80/90) e o canal Lead para um som pouco mais pesado, reverb orgânico e fala muito! Bom, tinha muita vontade de usar o drive dele, porém o Loop de feitos me acaba com o delay (de que forma? Quando acionado no canal limpo o delay fica muito bonito alto e com brilho, bem audível. Ao passar para o canal crunch ou Lead o delay fica com volume baixo, apagado e sem brilho, vc consegue ouvi-lo muuuuuuuito baixo). Levarei ele em meu técnico de som daqui uns dias, já me falaram que isso é característico do ampli (loop deixa as ambientações e modulações com sinal baixo qdo acionado os canais de drive), isso procede ou´seria algum defeito. Cara, confesso que isso me incomoda muito, ter um amplificador desse calibre e não poder utilizar todo potencial dele! Espero que comentem e possam me ajudar. Valeu!!!

    boogieBt3
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    marciaofreitas

    Isso provavelmente é do seu pedal de Delay qual vc esta usando????

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    jigo__
    O Reverb de mola é, a princípio, um loop de efeito em paralelo a outra seção de pre-amplificador.
    Existe um ponto no circuito do pré-amp onde o caminho do sinal de áudio é dividido em 2.
    Um caminho normal e outro que vai para uma seção de pre-amplificador (reverb drive) que aciona o reverb de mola. (como um módulo de saída de baixa potência)
    A bobina primária do tank faz vibrar as molas (assim como a bobina de um falante faria com o cone de papel), as quais transmitem a vibração para uma outra bobina na outra ponta.
    Essa segunda funciona de forma semelhante ao princípio de um captador de guitarra transformando a vibração em sinal elétrico.
    Esse sinal é novamente introduzido em uma outro estágiode pre-amplificador (reverb recovery) e em seguida é mixado com o sinal original (sem efeito de reverb).
    O "vai e vem" decrescente na vibração da mola é responsável pelo efeito de reverberação.
    A princípio esse loop pode ser usado para outro fim, contanto que seja verificados e ajustados as impedâncias e ganhos (na entrada e na saída).
    Para isso é necessário saber qual é o modelo do seu amplificador.
    Creio que o som não ficaria legal para efeitos de modulação porque eles já trabalham dessa forma dividindo o sinal em 2 para, ao fim, mixar o som alterado com o som sem efeito. Assim o resultado será três linhas sinais diferentes e os dois que não possuem efeito provavelmente estarão com algum grau de defasagem.
    Contudo, a ideia é interessante, algum dia quando tiver tempo vou fazer umas experiências, já que não seria preciso alterar nada dentro do amp.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Loop de Efeitos em Serie X Loop de Efeitos Paralelo