Aprenda fazer um MINI AMP Caseiro pra guitarra com um Radio Am/FM [Tutorial]

    Autor Mensagem
    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Alex guitar man


    Para todos que sempre quiseram um Mini amp caseiro de um jeito Barato e Facil de se fazer!!!




    alexandrecoppo
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    Curti cara, vou tentar fazer um desses quando estiver de bobeira em casa.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    alexandrecoppo

    Valeu cara, Boa sorte com o seu!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man

    Como disse em outro "pótico", é cercado de lendas o universo dos instrumentos... Por exemplo, muita gente pensa que tem algo mágico dentro de um amp... Mas se esquece que ele é quase a mesma coisa que um rádio dos anos 40~50...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Eu acho que vi você comentar em algum lugar do forum sobre ter um radio valvulado e adaptar pra guitarra, isso procede ou estou comendo muitos cogumelos?

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man

    Um amigo tem... Mas quero ver é convencer ele...

    Acho que seria legal postar o que te falei sobre possíveis mods pro teu projeto

    JJJ
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Gambiarra é com a gente mesmo!!! kkkkkkkkkk

    Mas até que é interessante...

    Só uma dúvida: essa "entrada" do pot de volume é qual? Em geral, o pot de volume vai ter pelo menos 2 cabos ou 3. Qual deles vale? Ou é na base da tentativa e erro [modo FCC on]? hehe

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    JJJ

    Acho que o melhor e e eterno modo sera sempre a tentativa de erro! KKKK

    Ismah

    Sim, mas porque você não posta, os "Mods" são de sua autoria kkk em falar nisso, no pré da antena vai dar mais drive também não vai?

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Transformar rádio em amp, mesmo valvulado á relativamente simples.
    Se vai ficar bom é outra história.
    Dizem que John Deacon (que era formado em eletrônica pelo Chelsea College) ás vezes fazia transformações de rádios em amps, alguns usados pelo Brian May em gravações.
    Geralmente eram coisas simples como o famoso "deacy amp" que não tinha nem controle de volume.
    Vale lembrar também que os falantes de guitarra vieram dos falantes de rádio da década de 40.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    SergioTrindade

    O mundo da guitarra é mesmo tão magico e simples.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    porque você não posta,

    Porque quero usar vc de cobaia!
    Porque simplesmente acho que poderia fazer um novo vídeo rsrs

    Vamos lá...

    Mods que sugiro:

    Volume e Ganho 1.0 (Básico)

    Simplesmente soltem um pot entre o positivo do falante e a placa do rádio. Ao fechar o pot, vc aumenta a impedância, e diminui o volume (o valor do pot precisa ser testado). Assim o antigo volume, passa à ser o ganho.

    Volume e Ganho 2.0 (AVANÇADO)

    Esse é mais difícil, mas é o princípio da ideia de pré + power. Solde o input logo depois dos filtros de frequência (geralmente depois do indutor), assim o pré da antena passa a atuar como pré amp.

    ATENÇÃO precisamos ver se esse pré vai suportar a carga enviada pela guitarra (impedância e nível de sinal), pra isso temos que avaliar o projeto do rádio (por isso o projeto é avançado). Geralmente isso é feito com um CI, então basta olhar o datasheet dele. Caso não seja compatível tem de por um resistor pra diminuir a tensão de input, e caso for impedância (esse se recomenda de qualquer jeito) fazer um buffer com um capacitor (geralmente 0.22nF - 30~50V) .

    Para ter controle de ganho, basta soldar um pot entre a placa e o jack/plug de input, alterando a intensidade do sinal. Se tiver buffer

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Ok, eu serei o cobaia, vou fazer isso em breve hehe

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Up do sabado a noite :)

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Up do sabado a noite :)

    ???

    Felipe Avila
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    marcando

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Culpa do baldinho....

    Felipe Avila

    vai fazer?

    Felipe Avila
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    acho q vou sim

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Então... Minhas mod's resultaram em que?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    O mini amp sofreu hoje, perdeu um capacitor pro fuzz, e na hora de tirar a tampa saiu o fio da saida do falante na placa, ai eu ja tava irritado com aqueles componentes que vieram errado e só fechei ele kkkkkk outro dia eu concerto kk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprenda fazer um MINI AMP Caseiro pra guitarra com um Radio Am/FM [Tutorial]