Tópico definitivo sobre impedância, potência, associação de falantes/transdutores, etc

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Matec

Vai sair versão 2.0 revisada, só falta o tempo de ler, entender e re-escrever. No momento minha preocupação é RF para eliminar os cabos da banda rsrsrs

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


É interessante adicionar esse dado. Essa explicação mostra porque dá importância de hiperdimensionar um cabo.



bg03
Veterano
# jul/17
· votar


Boa noite amigos, minha duvida,
'E possivel fazer associacao de resistores para elevar um falante de 6ohms para 8 ohms????

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Em teoria é, mas nem tudo gera apenas bônus, o ônus. Engenheiros falam em adicionar no máximo 5% de resistência em série, além da carga nominal. Esta vinda dos cabos, conectores etc...

Se isso realmente é necessário, a saída menos inadequada, é um trafo.

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


e como seria essa ligacao para aumentar 2 ohms com trafo ou resistor?

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


Se isso realmente é necessário, a saída menos inadequada, é um trafo.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Com trafo tu teria um primário com 8 ohms e um secundário com 6 ohms.

Com resistores teria que fazer a contas, mas basicamente se precisaria criar uma carga fantasma de 2r para adicionar em série.

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


mas na circunstancia eu tenho uma saida de 6 ohms, o trafo conseguiria aumentar pra 8???

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Não, aumentar o trafo não aumenta nada, mas ele consegue acoplar as coisas...

Agora se a saída é 6, e a carga é 8, não tem problema essa ligação, o amp trabalha mais folgado, mas dissipa menos potência.

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


entendi Ismah, agora apereceu um cliente aqui q tem um cubo de baixo e ele quer q eu faca uma saida pra ele ligar nao simultaneamente gabinetes com impedancia de 4, 8, 16...
sendo q o cabecote q ele mais usa trabalha em 8 ohms.
como sera q faco isso?

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Não faz... É a melhor coisa...

Se fizer, peça um trafo para a potência do amp + folga, com essas saídas...

Mas por curiosidade... O que te leva a crer que a saída do amp é de 6 ohms?

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


Nao 'e 6 amigao, eu disse 8 ohms...
``sendo q o cabecote q ele mais usa trabalha em 8 ohms.``

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


E os 6 ohms que tu falou lá no começo?

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


entao, o falante q 'e de 6, o amplificador 'e de 8, vc sabe me dizer se consigo aumentar o de 6 para 8 com associação de resistor??

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Novamente... Conseguir, se consegue, mas um trafo é melhor.

Adicionar resistores não é tão simples! Primeiramente que não creio que vá achar um de 2Ω, isso são uns 8 pregos em série com o AF praticamente. rsrs

Poderia fazer uma ligação em série-paralelo de outros, mas vale lembrar que isso acarreta em dissipação de potência (via Efeito Joule, vulgo calor)...

Até aqui creio que respondi sua pergunta, abaixo desenvolvo melhor o que disse acima.

E essa ligação acarreta em outros problemas também!

Um AF é uma carga nominal de X Ω, que é um ponto médio entre a resistência elétrica (Re), e a resistência máxima (Rmax), que é obtida ao se aplicar a frequência de ressonância do conjunto cone-bobina-aranha... Em outras palavras é um contexto bem específico!

Na prática quando a bobina se move e quando a frequência muda a impedância também muda... Quando o resistor é uma carga linear, que independente de qualquer coisa, não tem seu valor alterado.

Fazendo essa ligação, vais introduzir distorção. Distorção aqui é no sentido de alterar o sinal: vais ter perdas de frequência diversas, a fase vai ficar toda bagunçada, fazendo entrar coca e sair fanta....

Um AF d 6Ω não é comum, fora de contextos mais específicos. Então surge uma nova pergunta: esse AF aguenta o tranco?!

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


aguenta sim, eu entendo q perderei som, mas preciso ligar esse falante de 6 na Ampli de 8

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Outra opção, sem gambiarra...

Ligue o AF de 6Ω na saída de 4Ω... Isso funciona, sem danos ao equipamento, mas vai ter mais headroom, e menos potência...

bg03
Veterano
# jul/17
· votar


certo, mas e pra a segunda circunstancia, vc imagina algo viavel e que seja facil encontrar pecas? pra deixar saidas de 8 e 16 no mesmo ampli

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Trafo com tap central...

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Caixas com quantos falantes...?

Pensando em apenas 2 AF's em relação a UM ÚNICO AF, mas pode ser de 2 para 4, de 4 para 8, etc...

Pode haver ganhos no SPL de duas maneiras num sistema.

-> De forma acústica, estando os dois AF's em questão próximos.
-> E de forma elétrica, onde temos dobro de potência aplicada.

Assim...

Se ligados em série, teremos metade da potência inicial aplicada aos dois AF's - pois teremos o dobro da impedância, pela lei de Ohm se calcula isso. Isso significa -3 dB por questão da potência elétrica.
Estando eles próximos, temos um ganho de +3 dB. Um ganho final de 0 dB no SPL.

Há quem faça essa ligação, e resulta em maior headroom, mas mesmo volume (SPL). É uma maneira interessante de jogar com um amp pequenos... Digamos um 15 W

Se ligados em paralelo, teremos metade da impedância, logo o dobro da potência inicial, que é aplicada aos dois AF's. O que gera um ganho de +3dB.
Estando estes AF's próximos, temos ganho de +3dB. O que resulta num ganho final de +6dB no SPL.

Há quem faça, isso diminui o headroom, e aumenta consideravelmente o volume. Entretanto isso força o amp, principalmente valvulados, no quesito térmico da coisa. ALTAMENTE NÃO RECOMENDADO, COM RISCO DE INCÊNDIO.

Se a potência ficar constante indiferente a impedância das situações, temos um ganho de +3dB apenas por acoplamento acústico.

Seria o caso de ter dois conjuntos de amps-caixas ou combos iguais, ligados lado a lado. Ou de amps com múltiplas saídas (geralmente 4, 8 e 16, algumas vezes 32 Ω), onde posso ligar uma caixa com AF modelo X de 8 Ω na saída equivalente, e uma caixa com 2 ou 4 AF's modelo X de 8 Ω, na saída equivalente a impedância dessa associação.

Para obter +3dB de ganho por acoplamento acústico, preciso dobrar a quantidade de AF's.
Ou posso dobrar a potência aplicada a um mesmo número de AF's. Se tratando de guitarra dobrar a potência aplicada, até é fácil. São 100~150 W no máximo.
Agora quando temos 5 kW @ 2 Ω, pra fazer render 10 kW @ 1 Ω é bucha... Em ambos os casos o circuito do amp, o cabeamento, e a fonte de energia precisam ser maiores (não necessariamente dobrados), mas o custo tende a ser exponencial...
No caso, 10 kW @ 1 Ω, tem uma corrente de 100 A , exige cabos de 35 mm², que sai cerca de 17 reais por metro.
E 5 kW @ 2 Ω, tem uma corrente de 50 A, o que exige cabos de 10mm², que sai 3,50 por metro.

Uma diferença de 13,50 por metro de cabo, só para ter 3dB a mais no SPL (supondo claro, que sejam usadas as mesmas caixas e mesma quantia de caixas).

MarcusFranca
Membro Novato
# mai/18
· votar


Galera, tenho um laney tf 300, ele tem 120w, como que o falante dele possui 80w? Um celestion 70-80, pela teoria da máxima transferência de potência, ele deveria possuir dois falantes de 60w ou 1 de 120w para maximo redimensionamento não? Pq, não teria riscos de causar danos aos falantes caso usar o amplificador em um volumeto muito alto?

Ismah
Veterano
# mai/18 · Editado por: Ismah
· votar


Tem muita coisa em jogo, começando que vias de fato, não se consegue chegar a potência nominal com um instrumento...

É apenas um casamento "teórico" das propriedades elétricas. Se recomenda usar para sinais limpos até o dobro da potência nominal do AF, em função de como eles são medidos e blá blá blá...
Quando ocorre o clipping, as coisas saem da área previsível por cálculos, e... Bem, é aqui que a guitarra anda...

Começamos pelo óbvio: como esse AF veio parar ali? Quem fez o swap sabia o que estava fazendo?

Les Strato
Veterano
# mai/18
· votar


Ismah

Começamos pelo óbvio: como esse AF veio parar ali? Quem fez o swap sabia o que estava fazendo?

Não tenho 100% de certeza qual é a versão do tf do amigo, mas...

Alguns dos primeiros amps da serie tf da laney vinham com falantes com menor ''watagem'' que a potencia do amp.

Por exemplo, por um tempo o Tf100 e Lv100 (que subtituiu a tf) que eram ditos ter 65w de potência, vinham com UM celestion rocket de 50w.

Já essa versão Tf300 tinha uma que vinha 2x12 (twin) e outra 1x12 (que deve ser a do amigo) e de fato, tinha um celestion seventy-80 (80w) original de fabrica mesmo, sendo que depois de um tempo passou a ser oferecida tambem uma versão mais barata com os falantes ''hh invader'', que sabe se lá que potencia deve aguentar aquilo (nunca achei especificações).

No mais, chuto que esses laneys ai não entreguem 120w não.

vlyrio
Membro Novato
# jun/18
· votar


Tive q criar uma conta só pra elogiar sua postagem, Ismah.
Muito esclarecedor!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico definitivo sobre impedância, potência, associação de falantes/transdutores, etc