Construindo um Marshall

Autor Mensagem
MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
ow melhor, nem entra em contato. responde minhas duvidas aqui, assim todos podem ver (de repente é duvida de outra pessoa)

vamos lá. Como faz o Bias? o Eduas me explicou uma vez, mas eu não entendi do modo q ele falou.

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


o lance de restaurar é que vc ja pega o chassis, o trafo de saida(se estiver bom, senao nem compensa), e a fiação no lugar. o que costuma-se trocar são os eletroliticos, resistores de fio, soquetes, etc.. o principal (pelo menos p/mim) é o trafo de saida. quando acha, é na faixa de 200, 250 reais. e quase ninguem no brasil mexe com isso.

qual o seu email?

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
me esplica também como faz o ajuste de BIAS

Lúcifer
Veterano
# jan/04 · Editado por: Lúcifer
· votar


MKazan
crowley666


[url=http://www1.korksoft.com/~schem/marshallamps/jcm2000_bias.pdf
]http://www1.korksoft.com/~schem/marshallamps/jcm2000_bias.pdf
[/url]

não sei se eh isso que vcs tão atrás mas se isso ajudar tá aí.

Aliás a imagem tá bem no meio quase que eu acho que não tinha nada no link

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


o ajuste do bias depende da valvula. por exemplo: pra 6l6, a corrente de repouso(sem sinal) é de 35ma. O metodo mais simples de ajuste é o seguinte: no tap central do trafo de saida, insere-se um miliamperimetro, a corrente lida deve ser 35ma X a quantidade de valvulas. se forem duas, 70ma. o ajuste deve ser feito num potenciometro que fica na parte de -B da fonte. ATENÇÃO! a tensão de -b NUNCA deve ser mais de -45V! isso pode danificar as valvulas. No caso de valvulas de marca ou idade diferentes(não casadas) deve-se medir a corrente no resistor de placa de cada uma(470R /5W). se estiver muito diferente um do outro, inserem-se resistores p/ equilibra-los e assim casam-se as valvulas "na marra". depois se faz o ajuste no pot. ok?

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
eh q eu me interessei por um randall, soh q num tem a serie q eu quero sem powervalvulado, daí eu vi num video o tiozinho regulando e me pareceu fácil, mas eu qeria tirar as dúvidas, valeu

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
meu e-mail é mkzstompbox@hotmail.com

pode crer, esses trafos de saída são caros. eu encontrei importados mas custam uma fortuna.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
e quando não tem pot de bias?

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
e quando não tem pot de bias?


nem todos os ampi tem este ajuste, nestes casos existe apenas um resistor p/ limitar a corrente, evitando danos à valvula. Mas pode ser implementado: achando o resistor do -B,substui-se por um de valor pouco menor (20%)e insere-se um pot de 10k/2w (de fio, quase impossivel de achar!)em serie.

mas atenção: mexer no bias sem saber o que está fazendo pode sair caro!!! pode inutilizar suas valvulas!

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
mas atenção: mexer no bias sem saber o que está fazendo pode sair caro!!! pode inutilizar suas valvulas!
é, eu tô ligado. por isso tô perguntando.
ah, blz. ou então eu ajusto o valor (trocando) esse resistor q vai direto da valvula para o trafo, né?

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


galera, foi mal.... taí a correção:

o ajuste do bias depende da valvula. por exemplo: pra 6l6, a corrente de repouso(sem sinal) é de 35ma. O metodo mais simples de ajuste é o seguinte: no tap central do trafo de saida, insere-se um miliamperimetro, a corrente lida deve ser 35ma X a quantidade de valvulas. se forem duas, 70ma. o ajuste deve ser feito num potenciometro que fica na parte de -B da fonte. ATENÇÃO! a tensão de -b NUNCA deve ser mais de -45V! isso pode danificar as valvulas. No caso de valvulas de marca ou idade diferentes(não casadas) deve-se medir a corrente no resistor da grade1 de cada uma(220k /2W). se estiver muito diferente um do outro, inserem-se resistores p/ equilibra-los e assim casam-se as valvulas "na marra". depois se faz o ajuste no pot. ok?

ah, blz. ou então eu ajusto o valor (trocando) esse resistor q vai direto da valvula para o trafo, né?

não. é o resistor que sai da fonte -b (tensão negativa) ok?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


wow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um Marshall