Construindo um Marshall

Autor Mensagem
Lúcifer
Veterano
# jan/04


Tô querendo construir um Marshall JCM 900.Eu procurei na net e encontrei dois projetos diferentes:

-JCM 900 pre-amp dual reverb
-JCM 900 poweramp 100W

Eu queria saber oq eh cada um e em qual deles eh que tem a distorção, qual a ordem de ligação entre eles e se eh nescessário os dois para o ampli ficar legal?

Se alguém puder me ajudar....
Falow

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


pelo jeito, um eh pre amp e outro eh power amp

vc tem q liga o pre-amp antes do power (se vc num usar os dois, o som sai muito baixo na caixa) e como ele eh valvulado, vc vai ter ndois tipos de dist., a do pre (onde vc tem os ajustes de ganho, e de tonalidade) e a do power, q ocorre com excesso de volume

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


valew cara mas tipo dá pra tocar com pouco ganho mesmo utilizando o power amp neh?

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


da

tipo assim, no pré vc regula a distorção como se fosse um amp normal e o power soh distorce quando o volume ta no talo

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


ah entendí valew

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
cara, bota o endereço aí para eu poder ver.

mas, como o crowley666 falow, você pegou o esquema de dois estágios dele. liga o pré na entrada do power.

mas vem cá, você é iniciante, né?
esse power é valvulado? se for, desencana. tem muita coisa q aprender antes de montar um power valvulado. ainda mais se for de 100w.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


MKazan
tem um amigo meu que fez curso de eletrônica e quer montar comigo entaum eu acho que vai ser mais fácil. e o site eu vou procurar pq eu esquecí

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
fez curso de eletrônica, mas existe uma grande chance de não ter aprendido válvula.
não se ensina mais valvula nesses cursos.
pergunta para ele se ele sabe fazer ajuste de bias em válvula de potencia.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


bota o endereço desses esquemas aí, para eu ver do q vcs vão precisar.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


valew vé só que agora que eu olhei bem e ví que tá embaçado se vc conseguir ver:

http://www1.korksoft.com/~schem/marshallamps/jcm_900_dualrev_preamp.pd f

http://www1.korksoft.com/~schem/marshallamps/jcm_900_100w_poweramp.pdf

valew ai cara

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
putz, lá não fala quais são as válvulas nem quais são os trafos.

mas ja aviso, vai sair caaaaaaarooooo....

e outra, esse preamp, vc desiste. não da pra ler o valor de nenhum componente.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


blz cara.
sai muito caro mesmo? e tipo eu vou ver se eu caço outro pre-amp. e cara um de 50W sai mais barato?

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


e eu achei esse esquema fica mais fácil?

http://www.firebottle.com/ampage/schems/jcm900.gif

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
o lance é o seguinte.
válvulas de potencia são caras por natureza.
ainda tem os trafos de saída, q provavelmente você vai ter q mandar fazer. ou comprar em um importador.

valvulados não são baratos de fazer. lógico q fica mais barato q comprar um na loja, mas não sai tão barato qto um sistema de es´tado sólido.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


esse pré-amp q vc mandou, é mais facil de fazer.
quer uma dica nele? substitua o TL072 por um buffer J-FET simples, vai ocupar menos espaço.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


eh um JCM 900 tb. será que eh confiavel montar esse mais fácil?

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
como vou saber se é confiavel? nem sei de onde vieram esses esquemas.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


eu peguei de um link do seu site hehehe um tal de duncan's

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
ah sei.
bom, se ta lá, então deve estar certo.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


ultima pegunta nesse esquema mais fácil deu pra vc ver se tem distorção?
Já te enchi o saco neh? :/

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
lógico q tem, basta saturar as válvulas.
além disso, esses diodos estão aí para isso.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
ow, só uma coisa.
ali não indica a tensão q se deve alimentar. veja se não tem o resto do circuito do amp no site, para você ver a fonte de alimentação.

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


mas lá mão tem o controle da distorção neh eu teria que colocar um potenciômetro pra isso não eh?e eu vou ver isso da alimentação

MKazan
Veterano
# jan/04 · Editado por: MKazan
· votar


Lúcifer
ah, quase nenhum amp valvulado com distorção valvulada de verdade vai ter um botão escrito: Distorção.

você ajusta o ganho. se o ganho for alto d+ para a valvula, ela satura gerando distorção.

é por isso q tem os pots 220k e 1M nesse circuito.
eles não estão lá só para regular volume, eles regulam o ganho das válvulas.

insisto mais uma vez. por que você não monta circuitos mais simples, para entender como a coisa toda funciona antes de se meter a fazer coisas mais complicadas, caras e perigosas?

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


vc tá certo eh melhor eu começar com coisas simples bom eu já montei o pentelhinho's agora eu acho que vou montar um mixer ou uma outra distorção. bom valew mesmo assim cara

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
circuito valvulado, é caro d+ para vc montar para "ver se da certo". entende?

uma valvula 12AX7 não sai por menos de 35 reais. só nesse pré amp iam 2.
no power, geralmente vai ainda mais uma e ainda vai valvula de potencia. nakele q vc mostrou lá em cima, iam 4. de potencia, que não costumam sair por menos de 120 reais o par casado.
ainda tem q fazer bias, tem q mandar fazer o trafo de saída (mais uma facada)
e saber montar e trabalhar no circuito sem encostar as mãos em lugar nenhum (300V não é brincadeira).

Lúcifer
Veterano
# jan/04
· votar


deve doer melhor eu não mexer entaum

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Lúcifer
ah, se seguir as regras certinho, não acontece acidentes.

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


faz o seguinte: monta o pré, que é mais facil. ou então monta o real mctube (é só procurar no goggle)pra vc ir conhecendo como funcionam circuitos valvulados. eu já montei diversos prés e restaurei varios amps completos, mas nunca me aventurei a montar um a partir do zero. não que seja complicado, mas é que é muito crítico e qualquer erro põe tudo a perder, além da dificuldade de se obter alguns componentes. quando tiver alguma noção de circuitos valvulados, vale a pena correr as lojas de usados e igrejas,conjuntos de baile e etc. vc pode encontrar um giannini, ou um palmer, mesmo que sucateado e restaura-lo.

valeu???

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


kaskudo
poxa, eu prefiro montar do zero q restaurar. não tenho muita paciencia para ficar procurando componentes defeituosos. rs...

cara, entra em contato comigo, tenho umas perguntas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um Marshall