Minha análise sobre DB em um AF Celestion estaria correta?

    Autor Mensagem
    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: MarcãoMetal


    Senhores,
    Comprei um Pegasus 18 do pedrone e agora estou comprando o gabinete.
    A principio montaria gabinete 1 x 12 com um Celestion Vintage 30. Toco Hard Rock e Metal, por isso a combinação pensada com o Vintage 30.

    Este alto falante tem sensibilidade de 100db ou seja, atinge isso com apenas 1w conforme especificações. (100W SERIA O MESMO "BARULHO" DE UMA MOTO LIGADA DENTRO DO MEU APARTAMENTO)

    Como meu uso é apenas em casa, toco por hobby, minha preocupação maior é timbre em volumes suportaveis.

    Um Celestion G12T-75, tem sensibilidade de 97dB. 3dB a menos que o Vintage 30 a 1w.

    3dB é muita coisa? Vamos analisar quanta potencia é necessaria a mais para ter 3db de volume em um alto falante:

    Para aumentar em 3db e chegar nos 100db de um vintage 30, teriamos de dobrar o output do amplificador correto? O G12T-75 para performar em 100dB, teria de ser alimentado por 2 watts, já o Vintage 30 apenas 1 watt. Exponencialmente abaixo alguns valores comparativos destes falantes

    Para um Vintage 30 atingir 118dB precisa de 64 watts. O mesmo no G12T-75 precisaria de 128 watts!

    Por isso um alto falante poderá ser muito mais alto que outro quando aplicada a mesma potencia

    Entao para uso domestico, para que eu inclusive possa abrir mais o volume no valvulado, ganhando saturação nas valvulas, mesmo em situações de usar o potenciometro que do pegasus vai de 0,5w a 18w, seria melhor para meu uso domestico usar um falante menos sensivel como por exemplo o G12T-75 ?

    100dB
    V30: 1 watt
    G12T-75: 2 watts

    103dB
    V30: 2 watts
    G12T-75: 4 watts

    106dB
    V30: 4 watts
    G12T-75: 8 watts

    109dB
    V30: 8 watts
    G12T-75: 16 watts

    112dB
    V30: 16 watts
    G12T-75: 32 watts

    115dB
    V30: 32 watts
    G12T-75: 64 watts

    118dB
    V30: 64 watts
    G12T-75: 128 watts

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Desculpe, mas de onde tirou essa conta?

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: MarcãoMetal
    · votar


    Ismah
    Desta analise de um hand maker americano

    http://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=1571081

    site do hand maker: http://www.cecamps.com/main/amplifiers/


    por isso quero saber com os mais experientes se procede.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MarcãoMetal

    Cara, não entendi exatamente o que você quer com esta conta, e nem fui ao site que você linkou.

    Me parece que você esta fazendo uma conta (que matematicamente pode até estar correta), mas que não faz muito sentido, prá mim, no campo físico.

    O Decibel é uma medida de grandeza, bastante mal interpretada e mal entendida.

    Enquanto você pode "materializar", por exemplo a unidade de 1Kg, você não consegue "materializar" 1Db.

    O ouvido humano ouve de um "roçar da ponta do dedo contra o outro".... muito próximo de 0 Db, ao som de um avião à jato, que possui um som 1 trilhão de vezes mais potentes.

    Por conta desta enorme diferença e da extrema sensibilidade do ouvido humano, que a escala em Db é logarítimica, para não produzir números com uma dezena de zeros.

    Db em alto falantes, em resumo, é a medição dos decibéis deste alto falante à 1 metro de distancia utilizando 1 Watt de Potência (2,83volts à 8ohms) é apenas uma referência.

    Contudo, esta referência base é com relação a UMA ou no máximo algumas frequências. Portanto, na prática, a diferença de alguns Dbs de um falante para outro, ainda que 3 ou 5 Dbs seja muito, pode não surtir efeito prático, dada a extrema sensibilidade do ouvido humano.

    Amigo, para se "reduzir" volume, se reduz potência. Reduzir Dbs (no final da cadeia, como os alto falantes) é novidade prá mim.

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, não entendi exatamente o que você quer com esta conta, e nem fui ao site que você linkou.

    Me parece que você esta fazendo uma conta (que matematicamente pode até estar correta), mas que não faz muito sentido, prá mim, no campo físico.

    O Decibel é uma medida de grandeza, bastante mal interpretada e mal entendida.

    Enquanto você pode "materializar", por exemplo a unidade de 1Kg, você não consegue "materializar" 1Db.

    O ouvido humano ouve de um "roçar da ponta do dedo contra o outro".... muito próximo de 0 Db, ao som de um avião à jato, que possui um som 1 trilhão de vezes mais potentes.

    Por conta desta enorme diferença e da extrema sensibilidade do ouvido humano, que a escala em Db é logarítimica, para não produzir números com uma dezena de zeros.

    Db em alto falantes, em resumo, é a medição dos decibéis deste alto falante à 1 metro de distancia utilizando 1 Watt de Potência (2,83volts à 8ohms) é apenas uma referência.

    Contudo, esta referência base é com relação a UMA ou no máximo algumas frequências. Portanto, na prática, a diferença de alguns Dbs de um falante para outro, ainda que 3 ou 5 Dbs seja muito, pode não surtir efeito prático, dada a extrema sensibilidade do ouvido humano.

    Cara, para se "reduzir" volume, se reduz potência. Reduzir Dbs (no final da cadeia, como os alto falantes) é novidade prá mim.


    Quando voce diz reduzir volume se reduz potencia, se eu reduzir no potenciometro do Pegasus 18 para 1w , o celestion estará produzindo 100db ????? por que se sim vai ser barulho pra caramba pra um apartamento tocando apos as 22hs...

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MarcãoMetal

    Cara, resumindo, você sabe que quanto mais alto a sensibilidade em Db do falante, menor a potência que ele exige do amplificador. E que, na teoria, cada 3dB a mais na sensibilidade da caixa equivale a metade da potência exigida para se obter o mesmo volume. Ok, em teoria é isso mesmo.

    Mas, na prática, não!

    Esta sensibilidade é uma media linear, matemática, que considera a pressão sonora obtida por um sensor a um metro de distância do emissor em uma determinada frequência, também linear.

    Mas, existem N fatores que influem.

    - Tamanho do ambiente.
    - A música não é uma frequência linear.
    - O projeto acústico da caixa.
    - e etc.

    Eu, sinceramente, não saberia te dizer, se este falante soará insuportável com 1W de potência. Mas, com certeza posso afirmar que a "sensação sonora" no ambiente não será de 100 Dbs com um 1 W de potência.

    O mais indicado, de verdade, é você ligar para o Pedrone e explicar suas necessidades e limitações. Ele, com certeza, te indicará a melhor opção.

    Além de fabricar o ampli, possuir experiência com os resultados práticos do aparelho, ele manja muito mais que eu.

    Não quero ser leviano de dizer é isso ou aquilo. Apenas frisei no tópico, que estes cálculos apesar de corretos, são diferentes nas fórmulas e na prática.

    Matec
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Matec
    · votar


    MarcãoMetal

    Pelo que sei a diferença de 3dB equivale ao dobro de volume. Ou seja com o G12T-75 vc precisa de 2W para ter o mesmo volume que o V30 com 1W de saída do ampli.

    Em termos de eficiência o V-30 sai na frente. Pessoalmente eu gosto do timbre do G12T-75, para mim, o som sai mais inteiro. O V30 tem uns picos de agudo que muita gente não gosta. Mas aí é o gosto do cliente quem manda.

    No final das contas, tudo o que vc apresentou na primeira postagem está correto.

    Ambos os falantes, têm uma sensibilidade grande, e com qualquer um deles, o som vai ficar alto. Talvez, para usar em casa, vc tenha que utilizar um atenuador de potência.

    Abs

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Pelo que sei a diferença de 3dB equivale ao dobro de volume. Ou seja com o G12T-75 vc precisa de 2W para ter o mesmo volume que o V30 com 1W de saída do ampli.

    Em termos de eficiência o V-30 sai na frente. Pessoalmente eu gosto do timbre do G12T-75, para mim, o som sai mais inteiro. O V30 tem uns picos de agudo que muita gente não gosta. Mas aí é o gosto do cliente quem manda.

    No final das contas, tudo o que vc apresentou na primeira postagem está correto.

    Ambos os falantes, têm uma sensibilidade grande, e com qualquer um deles, o som vai ficar alto. Talvez, para usar em casa, vc tenha que utilizar um atenuador de potência.


    Matec

    o pegasus 18 do pedrone ja vem com atenuador... minha duvida é se atenuando para 0,5 w , 1w, um vintage 30 vai ainda berrar muito alto para dentro de casa pela madrugada a dentro

    boblau
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    MarcãoMetal

    o pegasus 18 do pedrone ja vem com atenuador... minha duvida é se atenuando para 0,5 w , 1w, um vintage 30 vai ainda berrar muito alto para dentro de casa pela madrugada a dentro

    Olha, eu tinha um Egnater que tinha um potênciometro que variava a potência de saída de 30W para 1W. A única coisa que mudava era o headroom. O volume era alto, muito alto.

    O atenuador que o Matec se refere é um equipamento ligado na saída do ampli para a caixa e que consegue, sem mudar muito o timbre, praticamente zerar o volume do ampli. Eu comprei um desses e aí eu consegui este volume de "beira de cama" que vc se refere e deseja.

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    MarcãoMetal

    A grosso modo sim, você está certo. Tem algumas variáveis na questão, mas as contas são essas mesmas.

    Não se iluda, 97 dB é muito alto! Nesse volume de madrugada com certeza você vai entrar em guerra com vizinhos e vai ter visitas da polícia. Só para você ter uma ideia, existem leis trabalhistas que dizem que um trabalhador precisa usar protetor auditivo se exposto a ruído acima de 85 dB (calcule este volume, para sua saúde auditiva e boa vizinhança, isso seria uma conversa em tom mais alto, mas não gritando, mas vão ouvir na casa deles), mesmo assim vale esta tabela. Se fosse no trabalho, você teria que usar protetor auditivo e ficar no máximo 1,5 hora ali, sob risco de perder a audição. Então se for tocar na madrugada, teria que usar em 0,5W sem chegar "no talo".

    Uma solução seria um atenuador, já falaram. Outra possibilidade seria outro falante, talvez um como o do Mauricio Bahia, o Eminence FDM.

    Matec
    Membro
    # dez/14
    · votar


    MarcãoMetal

    Por uma certa experiência que eu tenho, para tocar à noite, no talo, o atenuador deve chegar a no máximo 0.1W (isso mesmo, 1/10 de Watt), isso não foi especificado por mim, e sim por gente que entende do assunto. À noite, 1W já é alto demais, e já é encrenca com vizinho de parede.

    Com o V30 então...

    Abs

    f14gomes
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Só gostaria de comentar que o amp também possui regulagem de volume, além da de potência. E também dois canais, um clean e outro com duas opções de drive, ou seja, não precisa aumentar o volume para obter o drive.
    Pegue o falante que mais lhe agradar.
    Eu uso com um GB128, no quarto, e minha esposa assiste tv na sala de boa, sem reclamar. Mas na madruga, não me atrevo nem a tocar guitarra desplugada kkk.

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    f14gomes

    Pois é. Na madrugada só guitarra desplugada (se não for archtop) ou fones de ouvido.

    Ismah
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Lelo Mig
    1 Watt de Potência (2,83volts à 8ohms)

    E isso sobe linearmente? Quero dizer, pra cada Watt, eu tenho (aprox) 0,353A???

    O que a 1 000W (como o Studio R X5) daria 352A (permanecendo @ 8 Ohms)?

    EDIT: e ainda...

    essa informação me leva a crer que elevar o volume, significar dividir a tensão (por isso se usa um pot pra regular volume). Pergunto então: e o que é a corrente no sinal de áudio?

    PS.: desculpe invadir o tópico, mas acho que seja pertinente.

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Nada melhor que falar com quem entende.

    Acabei de ligar pro Pedrone, cara, você comprar um equipamento deste e ter o suporte do cara é SENSACIONAL....E na maior paciencia, explicando com clareza o cara te deixa tranquilo.

    Para fins de referencia aos demais companheiros do forum, como o Pegasus controla a potencia de 0,5 a 18w, nao terei nenhum problema de volume excessivo, e segundo o Pedrone, optar pelo Celestion Vintage 30 será até benéfico pois nao precisarei ter que aumentar volume para ter reforço nos graves.

    PEDRONE É O CARA!!!

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    MarcãoMetal

    Respeito muito o Pedrone, antes de tudo.

    Dessa vez não deu para concordar. Tem muito músico e em especial guitarrista que aperta o botão do "foda-se", toca alto mesmo e não está nem aí. Principalmente se o vizinho não reclamar. Daí vira um surdo com os anos...

    Olhe a NR-15 que trata sobre ruído. Se você cuida da sua saúde, precisa pensar seriamente no limite de 85 dB. Se você não liga para isso, com certeza seus vizinhos vão ligar. Durante o dia nem tem muito problema, mas a noite com certeza tem. Estou profundamente decepcionado em saber que falaram que não terá "nenhum problema com ruído excessivo", perderam muitos pontos comigo. Absurdo...

    Abraço

    f14gomes
    Membro
    # dez/14
    · votar


    MMI,
    Em nenhum momento o MarcãoMetal disse que o Pedrone ratificou os cálculos dele, então não vejo o que discordar.
    Ele disse:
    segundo o Pedrone, optar pelo Celestion Vintage 30 será até benéfico pois nao precisarei ter que aumentar volume para ter reforço nos graves.

    Se esses cálculos, citados pelo MarcãoMetal, estiverem corretos, qual seria a interferência do "pot de volume do amp" (ou "master", como alguns chamam) neles? Porque ele fala da relação de potência do amp e sensibilidade do falante, mas essa potência se daria com o volume no 10 (máximo)?

    Acho que um amp com atenuador já incluído é o ideal para quem diz que:
    minha preocupação maior é timbre em volumes suportáveis.

    Mas se o vizinho não reclamar a gente aumenta mesmo !!!! (risos)

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: MarcãoMetal
    · votar


    Respeito muito o Pedrone, antes de tudo.

    Dessa vez não deu para concordar. Tem muito músico e em especial guitarrista que aperta o botão do "foda-se", toca alto mesmo e não está nem aí. Principalmente se o vizinho não reclamar. Daí vira um surdo com os anos...

    Olhe a NR-15 que trata sobre ruído. Se você cuida da sua saúde, precisa pensar seriamente no limite de 85 dB. Se você não liga para isso, com certeza seus vizinhos vão ligar. Durante o dia nem tem muito problema, mas a noite com certeza tem. Estou profundamente decepcionado em saber que falaram que não terá "nenhum problema com ruído excessivo", perderam muitos pontos comigo. Absurdo...


    Cara, nao entendi sua mensagem.
    Em resumo o PEdrone disse que eu conseguirei bons timbres EM BAIXOS VOLUMES ja que o Pegasus 18 pode ser atenuado de 0,5watts a 18 watts. E que a escolha do V30 potencilizaria este cenario pelo reforço nos graves.

    Conseguirei tocar em volume baixo, sem ficar surdo e nos timbres que quero. Tudo bem q se perca um pouco do timbre quando se está a 0,5 watts (nao sei se isso acontece) ,mas ja resolve pra tocar diariamente e a noite

    Final de semana ai sím deixo o pau quebrar e despejo a potencia no motor!

    MMI
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: MMI
    · votar


    MarcãoMetal

    Cara, nao entendi sua mensagem.
    Em resumo o PEdrone disse que eu conseguirei bons timbres EM BAIXOS VOLUMES ja que o Pegasus 18 pode ser atenuado de 0,5watts a 18 watts. E que a escolha do V30 potencilizaria este cenario pelo reforço nos graves.

    A mensagem, que parece que ninguém entendeu, é que você não vai conseguir bons timbres em baixos volumes.

    Como eu disse mas atrás, suas contas a grosso modo estão corretas. Então se você tocar a 0,5W num falante de sensibilidade de 100 dB, vai sair 97 dB. Alto pra caramba, vai ficar surdo e incomodar muito seus vizinhos. Isso não vai ser baixo volume nunca.

    Continua a sua continha para trás: 0,25W - 94dB ; 0,125W - 91 dB ; 0,0625W - 88 dB ; 0,03126W - 85 dB. Finalmente você está chegando num volume alto, mas no limite do que é seguro para a audição, mesmo que isso ainda possa incomodar vizinhos (corresponde a uma gritaria, aqueles bate-boca da noite que todos os vizinhos escutam). O que de certa forma, ratifica o comentário do Matec, que entende muito do assunto.

    Eu só te dei um parâmetro em decibéis do que pode ser seguro. Se tocar baixo significa o volume de uma conversa normal, ajuste este parâmetro para algo em torno de 75 dB no máximo. Isso não vai incomodar vizinhos. Falar em "alto e baixo" sem parâmetros é bobagem, alguém pode falar que seu amp no talo é "baixo" porque está comparando com um full stack (2 caixas de 4x12) de 150W.

    MarcãoMetal
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: MarcãoMetal
    · votar


    A mensagem, que parece que ninguém entendeu, é que você não vai conseguir bons timbres em baixos volumes.

    Como eu disse mas atrás, suas contas a grosso modo estão corretas. Então se você tocar a 0,5W num falante de sensibilidade de 100 dB, vai sair 97 dB. Alto pra caramba, vai ficar surdo e incomodar muito seus vizinhos. Isso não vai ser baixo volume nunca.

    Continua a sua continha para trás: 0,25W - 94dB ; 0,125W - 91 dB ; 0,0625W - 88 dB ; 0,03126W - 85 dB. Finalmente você está chegando num volume alto, mas no limite do que é seguro para a audição, mesmo que isso ainda possa incomodar vizinhos (corresponde a uma gritaria, aqueles bate-boca da noite que todos os vizinhos escutam). O que de certa forma, ratifica o comentário do Matec, que entende muito do assunto.

    Eu só te dei um parâmetro em decibéis do que pode ser seguro. Se tocar baixo significa o volume de uma conversa normal, ajuste este parâmetro para algo em torno de 75 dB no máximo. Isso não vai incomodar vizinhos. Falar em "alto e baixo" sem parâmetros é bobagem, alguém pode falar que seu amp no talo é "baixo" porque está comparando com um full stack (2 caixas de 4x12) de 150W.


    MMI
    seguindo o raciocinio da sua ultima resposta, nao entendo porque entao há Marshall voltados para uso doméstico em baixo volume, como por exemplo, o DSL5 e DSL15 possuem respectivamente alto falantes Celestion Ten 30 (95db) e Heritage Series G12-65 (97db). Mesmo atenuando sao alto pra burro e impediriam (segundo sua ultima resposta) uso doméstico.

    Fiz um teste num Marshall DSL40c, que vem com Celestion de 12" com 98 db e conseguiria tocar em volume doméstico tarde da noite. ai eu cairia no que o Lelo Mig disse: a "sensação sonora" no ambiente não será de 100 Dbs com um 1 W de potência."


    que confusão que to nela viu....

    Nefelibata
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    MarcãoMetal
    MMI

    Acho que está faltando considerar o controle de Volume master nesta história.

    Estão referindo-se a 0,5 watts do amp. No entanto, ele somente vai entregar toda a potência se o pot de volume estiver no talo. Ou seja, 97db num V30.

    O que será feito, acredito, é que vai colocar o amp em 0,5 watts e usar o "master" do amp pra regular para um volume (dB) confortável e não "litigioso".

    E concordo que isso não garante um bom timbre, pq a maior parte dos casos o falante precisa de um pouco de "porrada" do amp pra entregar o timbre completo.

    Abraços

    Hitman
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Nefelibata
    Acho que está faltando considerar o controle de Volume master nesta história.
    Eh o novo sindrome do FCC. tudo tem que estar no maximo o tempo todo, independente da hora do dia ou da aplicacao.

    f14gomes
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Acho que está faltando considerar o controle de Volume master nesta história.
    Estou falando isso tem dois dias.

    Discípulo_de_Bafomé
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Pesquisando sobre o Pegasus aqui no forum encontrei este topico e achei pertinente contribuir para deixar registrado.

    nao tem essa de 100Db, sensibilidade e tal.

    Tenho um Pedrone Pegasus 18 e colocando o knob de potencia todo no "zero", seu amp estará com 0,5 watts. colocando todo no 12, estará com 18w

    toco num gabinete com vintage 30 e nem precisa estar em 0,5 watts para nao incomodar ninguem...

    pode compra sem medo, Pegasus 18 é o estado da arte! Puta timbre, com essa versatilidade monstra.

    claro que o timbre fica mais foda com certo volume, mas mesmo baixo, com alguma deteriorização do timbre, voce ainda tera qualidade para estudar madrugada a dentro sem fritar seus vizinhos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha análise sobre DB em um AF Celestion estaria correta?