( Eletronica) Troca de CI em amplificador

    Autor Mensagem
    Joe Voj
    Veterano
    # nov/14


    Galera, seguinte, estou com um amplificador Nitrus Drive de um amigo meu. Ele ( o amigo) acabou ligando na voltagem errada, fazendo que parasse de funcionar.
    Quando eu fui dar uma olhada, vi que os capacitores tinham ido pro saco, fui na eletrônica e troquei. Porém, não resolveu o problema. Ele liga, acende a luz, mas não sai barulho nenhum, nem chiados e barulho característico dos Meteoros. ( Reza a lenda que meteoro faz barulho ate desligado, talvez esse tenha morrido..)
    Já aproveitando que estou com ele aberto, vou trocar as peças e fazer aquelas modificações pra deixar ele um pouco melhor, troca de ci e resistores, seguindo o padrão Marshall.
    Porém, o CI que está nele é de 7 pernas, e o que tem nas lojas eletrônicas ( 1458, 4558 ) que procurei , são de 8 pernas.
    E ai, tem CI de 7 pernas ou tem que fazer alguma gambiarra pra dar certo?

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Qual é o codigo do componente?

    Muitos componentes como TL071, LM741 tem terminais que não tem função alguma se arrancado não interfere no funcionamento,

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Joe Voj

    Consulta os datasheet de cada um deles, pra não fazer cagada.

    Joe Voj
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    OK! Percebi que falei Merd@

    Acabei de Perceber que o que estragou foi o transistor, não o CI !
    Acabei confundindo os dois, o CI é de 8 pernas normal.
    Quanto ao transistor, tem como eu colocar algum que melhore a qualidade do som ?

    Valeu ai pelas respostas!

    O Transistor que está no meteoro é o TDA7298
    Datasheet dele : http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000 197.pdf

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Não arriscava.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    TDA não é transistor, é um modulo integrado de potencia,


    Você acha na farnell, milcomp, soldafria, dabi, e outros

    é so dessoldar o velho e soldar o novo, mas com muito cuidado, e lembre de passar pasta térmica entre ele e o dissipador, porque ele aquece e muito. E apertar muito bem o parafuso que segura ele, veja se no parafuso não tem uma bucha isoladora, porque geralmente o chassi é conectado no terra e alguns TDA tem a superfície de dissipação conectada internamente em algum circuito por onde trafica voltagem e corrente.

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Joe Voj

    Não, teria que mudar todo o sistema de polarização desse TDA!

    O nome dele é TDA mesmo, não é um transistor, é um CI de Saida.

    Esse mod pro marshall não é tão milagroso quanto parece viu.

    Joe Voj
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Bah! Troquei o TDA , acabei colocando outro equivalente, tudo igual, só a potencia era maior, não encontrei em lugar nenhum aqui pra comprar. Mas não funcionou = /

    Mesmo problema, liga, luz acende e não sai nada de barulho.
    Então, acabei fechando ele e devolvendo pro meu amigo mesmo, acabei não conseguindo identificar o problema dele...

    Valeu pela ajuda ae galera!

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: pedrolake
    · votar


    Na boa, você fez uma coisa que não deveria, isso vai gerar um efeito cascata,

    TDA de maior potencia usam mais corrente, se a fonte não conseguir suprir você irá queimar o transformador .

    Além do mais a polarização que um TDA de 15W necessita não serve para um de 40W.

    Se o ampli liga e não sai som, pode ser algumas coisas:

    Verifique se todos os componentes tem energia chegando neles,

    Verifique a fonte,

    Verifique os integrados do preamp, as vezes um queimado, consegue fazer com que o sinal não chegue a potencia.

    Joe Voj
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Eu coloquei o TDA que estava nele de volta, já que não funciona das duas formas, deixo o original.
    Eu dei uma olhada e não achei nada queimado, mas como eu to sem multimetro, resolvi devolver e deixar encostado, pra nõa ocorrer de eu ficar trocando peça no " achismo" .
    Valeu demais pela ajuda pedrolake, vou deixar anotado isso pra quando eu comprar um, testar!

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Você testou o alto falante? Porque os falantes do meteoro tem a fama que queimar até com um espirro.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pedrolake

    Ué... Essa é nova... Achei que eles eram os mais parrudos, por serem fabricados a partir de falantes automotivos....

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah, eu duvido, porque precisei ir para o Vietnam atualizar a linha de produção da Vox e tem um galpão do lado que fabrica os amplis para a meteoro e a Tagima é medonho, vi na linha auto falantes com cone remendado e placa com furo causada pelo equipamento de solda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ( Eletronica) Troca de CI em amplificador