Modificações em amplificadores

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# out/14


Esses dias no fórum estavam tendo algumas discussões sobre os amplificadores que o Mayer usa, porque alguns artistas usam ou deixam de usar determinados amplificadores ao longo da carreira. Também foi discutido sobre modificações em amplificadores de marcas conceituadas e tal.

Fiquei afim de saber mais sobre modificação de amplificadores e percebi que existem poucos tópicos no fórum sobre isso e muito vagos, com dúvidas mais pontuais.

Alguns tópicos que eu vi muita gente comentou dizendo que não valia a pena investir nisso, melhor vender o amplificador antigo e comprar outro, etc.

Queria ouvir mais a opinião das pessoas sobre esse assunto.

Vale a pena modificar amplificador de marca conceituada?

Alguém aqui tem amplificadores modificados? Curtiu?

Alguém aqui modifica amplificadores para fora? (não sei se o tmiranda e o Augusto Pedrone fazem/faziam isso)

Aproveitando o tópico, conheci a um tempo uma marca chamada Metropoulos Amps que começou vendendo cópias de Marshalls com logo e tudo só que melhorados, hoje em dia eles mantém essa qualidade, mas possuem a própria marca.



Vi também que um dos donos do "Louco por Guitarra" modificou o amp dele, colocou umas peças de uma marca chamada Mercury que eu li depois que são super boas e melhoram muito a sonoridade do amp.

Link do Blog

Vi também que esses caras modificam diversos modelos de amplificadores

Voodoo Amps

Bom, pensei em criar um espaço livre aqui para esse tipo de discussão, colocarem esquemas de modificações de alguns amps, debater se vale a pena ou não modificar um amplificador, enfim, coloquei algumas informações aqui para dar uma turbinada no tópico. Vamo aeee!


Abração

tatus
Veterano
# out/14
· votar


Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Bom, para ver se o pessoal se anima a debater esse assunto, vou contar uma ideia que eu ando tendo.

Tenho um Bludotone, que é um amp excelente e um Marshall JCM 2000 TSL 122 ( o combo de 100 watts com 3 canais).

Esse Marshall vem com 2 falantes Celestion Vintage 30 e Heritage 30. Ando usando ele muito pouco pela qualidade inferior em relação ao outro amplificador.

Será que vale a pena eu modifica-lo para ter um som melhor, que se equipare com o outro em questão de qualidade, apenas com aspectos diferentes?

Vale a pena eu transformar esse combo em cabeçote e caixa para poder fazer uma mix diferente entre os falantes e os amplificadores?

Esse amplificador consegue com modificações atingir um nível altíssimo de qualidade?

Olhei no mercado livre e o preço que eu teria que vender esse amp seria por menos que a metade do que eu paguei, então acho besteira vender, até porque modificar sai muito mais barato (dinheiro e tempo) do que arranjar outro que tenha a qualidade que eu espero atingir.


Abração

goonies
Veterano
# out/14
· votar


Filippo14
Vale a pena modificar amplificador de marca conceituada?

Acho que vale a pena sim. Porém, precisa ler muito e estudar o assunto para saber o que está fazendo. O legal é pesquisar bem as alterações para poder ter certeza do que está fazendo. Existe uma alteração no fórum do metropaulos que é o PPIMV, master no plexi que fiquei interessado em experimentar.

Temos excelentes fabricantes de handmade, e fabricam amplis com qualidade excepcional como Pedrone, MIranda, Brusqui, etc.. Porem, todos criam e desenvolvem seu próprio amplificador com chassi homologado e não fazem alteração do circuito a pedido do cliente. Todos os circuitos são baseados nos modelos consagrados e possuem qualidade excelente, melhor que muitos valvulados importados que são usadas peças de baixo custo.

Em resumo, precisa abrir seu ampli e estudar o circuito, aprender sobre eletrônica para poder saber o que está fazendo. Existe muita experimentação em relação a componentes usados na década de 50 60 70.

Alguém aqui tem amplificadores modificados? Curtiu?

Tenho um 1959slp super lead que posso dizer que foi modificado, tendo os capacitores eletrolíticos substituídos por outro valor 100uF. Sabe aquele ghost note terrível? sumiu.

Aprendi a regular o bias e drenar os capacitores, posso experimentar vários valores de bias para cada quarteto de valvulas. Agora encomendei umas 6cA7 para ver qual é. O som muda dependendo da voltagem, e regulagem de bias, muito interessante.

Estou lendo muito a respeito desse assunto nos últimos meses.

goonies
Veterano
# out/14 · Editado por: goonies
· votar


Filippo14
Será que vale a pena eu modifica-lo para ter um som melhor, que se equipare com o outro em questão de qualidade, apenas com aspectos diferentes?

A questão é: o que não te agrada no som?

O cicuito dele é muito mais elaborado e moderno. acho que é esse aqui
http://www.squier-talk.com/forum/attachments/amp-ridifiers/25090d13914 91712t-i-just-couldnt-resist-jcm2000-tsl122-needing-love-tsl122-reasse mbling-main-board-into-chassis_03-jpg

Cara, como esse ampli perde valor de mercado, né? impressionante. Não sei o que tem de desagrado nele para ser tão desvalorizado.

Vale a pena eu transformar esse combo em cabeçote e caixa para poder fazer uma mix diferente entre os falantes e os amplificadores?

No caso, agora que você disse qual é o ampli, eu não recomendo modificar. Acho que vale a pena vender e comprar o ampli que você gosta. E aí sim modificar o ampli novo.

Esse amplificador consegue com modificações atingir um nível altíssimo de qualidade?

acredito que não. Dá uma pesquisada no marshallforum. Todo mundo fala bem dos JVM.

JCM é 800 e 900

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


goonies

Então, esse amp desvaloriza muito, comprei ele a uns 3 anos e nem manjava assim, não pesquisei muito, toquei ele e um vox ac30, fiquei com ele, mais minha praia. Ele tem 3 canais, na época eu queria um amp versátil e de fato ele é sim.

O que eu não gosto tanto assim é a definição das notas e a dinâmica dele, o clean satura muito pouco. Entre ele e o meu outro amp eu fico com o outro, mas não por timbre mesmo, qualidade de som. Esse amp tem uns problemas técnicos, ele da pau, quando eu comprei eu tive que trocar o amp, porque o que eu comprei inicialmente era zuado. O meu eu tive que mandar arrumar, as válvulas oscilavam pelo que eu entendi e aí mandei para um cara arrumar.

Eu queria modificar ele para colocar componentes top mesmo nele, não sei se compensa ou não. Eu queria transformá-lo em cabeçote e caixa também. Se fosse para vendê-lo eu ia tirar uns 4000 reais. Com 4 mil não dá para comprar o que eu estou querendo, preferia reformar ele, gastar uns 3mil e ter um amplificador realmente para a vida toda.

Abração

MMI
Veterano
# out/14
· votar


O MauricioBahia já fez algumas mods no seu Blues Junior. Aliás, vale a referência do tópico super detalhado e legal que ele fez sobre o assunto, que foi debatido e é bastante esclarecedor. Se eu tivesse um Blues Junior iria atrás do que foi dito ali, faria alguma mod do Billm.

Acho que muitas dúvidas do Filippo14 já são esclarecidas ali.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


MMI

Então, eu dei uma lida, mas eu não manjo nada disso, na realidade teria que pedir para algum profissional fazer essas alterações para mim. Você conhece alguém que faça isso?

Abraço

MMI
Veterano
# out/14
· votar


Filippo14

Essas mods que mexem nos componentes mais críticos não são curiosos na minha opinião, tem que ser ao menos um "iniciado" no assunto. Não te recomendo mexer nisso mesmo, mas você pode escolher no que quer mexer. Por outro lado... Na minha opinião o Marshall JCM 2000 TSL 122 não deveria ser mexido. Tanto o 900 como o 2000 (especialmente) não são exatamente projetos acertados da Marshall e o Bludotone (suponho que seja o Bludo-Drive, não sei...) é ridiculamente melhor. Eu venderia correndo e me livraria do mico o quanto antes, para não desvalorizar mais ainda com o tempo ou mods. Eu venderia e planejaria pegar um amp realmente bom no lugar.

Em todo caso, tenho certeza que se você comprar capacitores bons e transformadores Mercury, por exemplo, qualquer técnico em manutenção de amps faria as mods para você, não é difícil achar.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


MMI

Saquei, é acho que eu vou fazer isso mesmo, vender o amp, pegar o que der e comprar um plexi ou algo do tipo.

Bom o tópico continua aberto, minha dúvida foi para ter uma primeira experiência (dúvida). Debatam ahahhaha

PS- É o Bludo-Drive mesmo, tenho vontade de pegar um mordecai (réplica do Steel String Singer), mas me falta grana hahahah.


Abração

Ramsay
Veterano
# out/14
· votar


Filippo14

Para que um Marshall JCM 2000 TSL 122 desse um som similar ao de um Bludotone teriam que haver as seguintes condições:

1) Conseguir um trafo de saída do Bludotone, que é um trafo específico e feito na própria fábrica da Bludotone.
2) Ter o circuito eletrônico igual ao do Bludotone, independente da qualidade de capacitores, válvulas e afins.
3) Utilizar alto-falantes de alnico especiais, similares aos que o Bludotone utiliza.

A troca por capacitores de melhor qualidade e a troca do trafo de saída por um Mercury Magnetics, de fato, melhoraria a qualidade sonora do JCM2000, mas, se não cumpridos os 3 requisitos acima, o som não ficaria nem próximo em qualidade ao do Bludotone.

Por isso, o melhor que vc faz mesmo é vender o JCM2000.
Abçs.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Ramsay
A ideia na verdade nao era ter um som igual ao outro amp, não gostaria de ter dois amplificadores iguais, o qie eu quis dizer na verdade foi ter uma qualidade similar ao Bludotone, cada um mantendo
Suas características próprias, mas com o jcm tendo uma qualidade nas frequencias, na definicao, clareza e dinamica no mesmo nível que o Bludotone.

A minha ideia era fazer varias modificacors para transformar ele rm cabecote e caixa para poder utilizar os dois tanto juntos como separados e mudar os componentes que fosse necessários para ter essas características que eu falei com mais qualidade.

Abracao

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


As modificações mais frequentes são:

Troca de válvulas;
Troca do trafo de saída (ultralinear, entrelaçado, etc.);
Reconfiguração do circuito de tonalidade do pré (tone stack), tem até um programinha free pra calcular os valores dos componentes nas totpologias mais conhecidas (http://www.duncanamps.com/tsc/).

Se você tem conhecimentos rudimnentares de eletrônica e sabe como não morrer tentando, tem muita informação na internet.

tatus
Veterano
# out/14 · Editado por: tatus
· votar


Eu não aconselho modificações copiadoras nos circuito de tone, tipo, fazer um tone do fender num marshall, pode dar certo, mas pode também ser um desastre. Essa parte do circuito é uma das mais críticas pois envolve a impedância de entrada e de saída para cada regulagem feita, ou seja, muda absurdamente com os controles no 0 ou no 10. Sem contar que não adianta você botar grave no tone sendo que o capacitor desacoplador que vem em seguida de cada triodo de pré e inversora, limita essas frequências. Bem como os capacitores no catodo também.
Para quem quer melhorar um amplificador valvulado, mesmo que ele seja em tese, ruim, tem que fazer uma avaliação completa do amplificador, para não gastar dinheiro atoa.

Primeiro, a qualidade dos componentes e o quanto eles podem interferir no som.
Segundo, identificar o que ele tem de pior.
Terceiro e mais importante, saber bem o que você quer em termos de timbre.
Quarto, buscar referências e saber se da para alcançar o que quer somente trocando componentes, ou se será necessário uma alteração no circuito.
Quinto, resolver o que fazer e gastar, rsrs

Em bons amplificadores, que permitem uma variedade de timbres muito grande como os que tem tonestack de três controles, volume e master, e controle de realimentação, é mais fácil de conseguir bons resultados modificando somente o tipo de bias usado, o transformador de saída e em último caso, as válvulas.
Já em um amplificador que que não tem tantos recursos, poderá ser necessário remoldar todo o pré-amplificador para conseguir o timbre que deseja.
Se o som é agradável mas o proprietário do ampli quer modificar detalhes, daí desaconselho sair trocando os componentes. Neste caso, o melhor a se fazer é estudar bastante, achar outros proprietários que tem a mesma queixa e saber o que fizeram para contornar o problema; trocar muita ideia com técnicos experientes, e depois decidir o que fazer. As vezes uma modificação simples pode satisfazer o proprietário nestes casos.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Gente, acho que vou vender meu amp mesmo, a dúvida que eu tenho é a seguinte:

Se eu comprar um amp handmade no lugar, será trocar 6 por meia dúzia ou os handmades nacionais possuem uma qualidade acima de um amplificadro relativamente caro. Pegar um amplificador com uma sonoridade parecida vai soar melhor de um handmade bom como o Pedrone e o TMiranda ou a qualidade deles é muito próxima desse meu amp?


Abração

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar




Acho que saiu recentemente essa demonstração. O Brandon tem cara de ser uma pessoa muito legal ahhahaha

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


up

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Filippo14

Opa... gostei do tópico... Já fiz alguns mods no meu SS, Vox Pathfinder 10 - pra começar achei mais em conta detonar 300 pila que 3 000...

- saída para um falante externo
- toogle switch para optar entre os dois falantes (não sei se seria possível num valvulado, devido a deixar a saída sem carga poder atuar como um capacitor)
- fiação

próximo passos poderiam ser

- loop
- troca do trafo de alimentação - com opção de 110/220

JudasTristes
Membro Novato
# out/14
· votar


Filippo14

Deve existir algum amp obra prima por ai? deve mas o preço de uma obra prima feita durante meses com dezenas de combinações de cores e tintas é o mesmo preço de um quadro impresso na grafica?

Pense nisso, já viu um banco de couro italiano costurado a mão de uma ferrari? vale o preço ?

claro que vale.

O que eu mais vejo por ai é assim:

"tá funcionando tá bom"
"válvula é assim mesmo"

ai fico imaginando esses fazendo modificações pra alguem haha..

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


JudasTristes

Mas é por isso que só compensa se vc tiver certeza que quer o amp. Muito difícil conseguir passar pra frente pelo valor. Afinal é apenas um modelo X, exemplo disso são as guitarras baratas com mods...

PS quem vai pra banca é meu drive valvulado.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Conheço caras que manjam muito de eletrônica e circuítos específicos de amplificadores. Compram amplis usados, baratos, desvalorizados, detonados e fazem Frankensteins maravilhosos.

Conheço caras que manjam só o basicão de eletrônica (meu caso). Fazem umas alteraçõezinhas simples, mas sinceramente nunca vi nada que valha à pena.

Resumindo: Se sabe o que quer de um ampli e conhece eletrônica (ou conhece alguém que saiba) à ponto de alterar precisamente, pode conseguir resultados muito bons.

O resto é coisa de fuçador. Independente de obter um resultado, nunca será capaz de repeti-lo.

JudasTristes
Membro Novato
# out/14
· votar


Do meu ponto de vista amplificador válvulado bom como um bom marshall ou fender seja original ou handmade é pra vida toda, deve durar uns 30 a 50 anos sem muitos problemas.

Se o amp for com placa ponto a ponto com turrets, e for modificações que não alteram o chassi ou o projeto todo em si, acho que pode durar a mesma coisa e ter o mesmo valor de venda.

O problema é que quem vende amps novos hoje não se preocupa com isso, quero ver alguem aqui dizer que um Meteoro ou Staner vai durar esse tempo todo, as modificações no mínimo seriam pra corrigir problemas de projetos deles mesmos haha...

Um dos meus amps é um marshall é pra vida toda gastei muita grana nele eu mesmo fiz, é maravilhoso porque eu venderia? usei o melhor que consegui encontrar pra colocar nele, não tem porque vender a nao ser que eu não goste de Marshall ou que eu esteja precisando de grana...

Se a pessoa pode investir, acho que deve investir pensando em ficar com ele e não em vender.

Não é a toa que os gringos compram reedições da marshall e fender novos na loja, e já no mesmo dia trocam os novos transformadores por outros de melhor qualidade, por empresas que fazem transformadores à mais de 60 anos.. só tem a acrescentar e valoriza mais o amp.

Uma modificação fácil sem alteração nos componentes do amp valvulado:

Compre válvulas NOS de préraríssimas por $150 dólares ou mais a unidade (preamp) ou até mais se forem válvulas de Power e depois coloque suas Novas JJ, svetlana, sovtek de 9$ no lixo.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


JudasTristes

Bem preconceituoso o que vc diz... Marshall e Fender são apenas tradicionais - antigas - com tempo suficiente para ter acabado a lista de tentativas de acerto e erro. Mas ao longo da história tem erros escrotos - o próprio bassman foi um erro, mas acertadamente.

O Lelo Mig está certo, alguns criam esses frankstein do nada praticamente, mas são amps que valor comercial tem muito abaixo do investido.

Mesmo os reissues, com componentes de diamante, tem pouca diferença do valor, de um mesmo modelo usado, com as peças originais. Eu tenho plena certeza que hj o meu amp não vale muito mais que um outro igual. Resumidamente, o valor investido não se reflete ao longo do tempo.

JudasTristes
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah

hahaha tá bom então..

Bem preconceituoso o que vc diz... Marshall e Fender são apenas tradicionais..

Eu ligo o marshall espero alguns minutos e com uma gibson ou uma fender strato tenho timbres classicos de Led zep, purple, acdc, sem pedal nenhum e com potencia de sobra..

Nunca deu problema nenhum, só me deu alegreias, me dá muito orgulho de ter esse amp, e pra quem tem um que realmente seja tudo isso que o meu é, posso te garantir que nunca vai achar que é apenas tradicional.

O que tem é gente com pouco equipamento, ou equipamento errado querendo chegar perto disso , nunca chega perto, e depois acha que Marshall e Fender são só Boutique.

Staner e meteoro, é assim, funciona e olhe lá, tem potencia, mas o timbre é sempre a mesma coisa xoxa, vive dando problema, agora voce acha que eu vou entrar aqui e dizer q meteoro e staner é bom cara, nunca vou falar isso.

Cara o que eu falo é por experiencia, com Meteoro e Staner, e deve ter um monte de outras marcas que não foge dessa realidade, eu tenho Staner e Meteoro, mas uso eles raramente quando não estão com defeito.

Mesmo os reissues, com componentes de diamante, tem pouca diferença
do valor, de um mesmo modelo usado, com as peças originais


Os componentes são diferentes de épocas diferentes, criam situações diferentes no timbre do amp.

O trafo de saida é diferente do original.

O crituito é diferente, ou seja foi modificado pra tentar chegar perto do que era na época.

Ou seja uma reedição não tem nada parecido com um original.. cara não fala isso, é muita audacia sua querer comparar um amp de 1968 original com tudo funcionando 100% com uma reedição dessas ai.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


JudasTristes

Só acho que vc endeusa demais seu Marshall. Só,

JudasTristes
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah

Existe muita porcaria montada por ai, mas é como eu disse, é uma arte, essa é minha obra prima de longo curso e deve passar de geração pra geração.

Realmente é um prazer sem explicação tocar nesse amp, só quem me conhece sabe o que passei pra fazer esse amp e como isso me faz feliz.

Não sei vocês mas eu fico muito feliz em finalmente conseguir encontrar o timbre que busquei a vida toda, que sempre escutei em hendrix, purple, led zeppelin, acdc, gosto muito de metal tb, mas o que realmente me move é isso.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Ismah

Sempre que vejo tópico sobre amplis, lembro desta "maravilha":




Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


JudasTristes

Cara, Marshall e Fender são amplificadores bons, mas não excepcionais como você diz. Eu mesmo perguntei se um Pedrone ou TMiranda é melhor que um Marshall, pois quero trocá-lo, não acho o timbre dele tudo isso.

Boa parte dos Fenders antigos eram modificados, caras como Eric Johnson e SRV não usavam Fenders originais, eram modificados, e isso fez amplificadores como a Mesa Boogie e os Dumble existirem. Existe muito preciosismo por essas marcas e quando vai compará-los com marcas realmente de boutique eles perdem.


Alguém sabe se um Pedrone Pegasus ou TMiranda Plextone chega em um som realmente fiel de um Plexi? Vale a pena trocar um Marshall JCM 2000 por um desses dois?

Lelo Mig

Pior que parece que o esse cara da Corcel falou sério, isso que dói ahahahah.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

O cara só pode tá de zoação. Ao meu ouvido soou tudo igual '-'

edman
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Você tem a tablatura desta versão?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modificações em amplificadores