Modificações em TR-II

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    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: SecoBlues


    Olá rapaziada, tranquilis?

    É o seguinte, tenho um giannini True Reverber II - 1971 e andei dando uma geral nele. Bom, surgiram alugmas dúvidas, mas pra responde-las precisam conhecer bem esse ampli. Aí vai:

    Daria pra converter sua impedancia de saída de 8 omhs pra 16 ohms? Pois vou usar dois falantes de 12" de 8 ohms. TEria como fazer? Que componentes teria que trocar?

    Troquei todos os capacitores (aqueles marrons), não sei se são de poliester, só sei que estavam com um revestimento meio grudento, muito sujos tb. Coloquei tudo em poliester metalizados novos com voltagem máxima de 630v (mesmos valoresé claro). Depois testei e funcionou normalmente, mas não sei se deu diferença no som. Fiz bem?

    Na chave de brilho tem um capacitor tipo styroflex de 150k ligado ao pot de volume, que acabou quebrando quando toquei nele. Como não achei um igual nem fudendo, tirei um de 290k de um cemitério de placas de circuito de audio antigas.
    Tb funcionou, o brilho funciona, mas parece que o volume abre mais um pouco que o normal agora. Daria pra colocar um cap de poliester com o valor original aí? Qual seriam as consequencias?

    Na chave seletora de voltagem (110/220), ha um fio solto. Não sei se estava antes. Não consigo identificar onde estava soldado. Ele sai dos terminais pares de cima (todos são linkados aos pares) e é de cor preta e não é muito grosso. A chave é 2 posiçoes 6 terminais. SEria para aterrar? O ampli funciona com ele solto e quando encosto ele na carcaça faz um ruidinho. Saberiam qua é a sua função??

    Obrigado a todos

    fabio_gravata
    Veterano
    # abr/05
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    Pois vou usar dois falantes de 12" de 8 ohms.

    então acho que vc teria que converter para 4 ohms e não 16

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    Depende da ligação véio, serie ou paralelo. Esqueceu disso?

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
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    eu tenho este ampli II do mesmo ano do seu mas pelo visto o seu foi recortado e feito cabeçote, o meu ainda está original combo.
    os caps de valores .022 .1 .047 .001 eram eram marrons (puxado pro roxo) penso que eram de mica, mas se estavam ruins, novos de poliester não alterará o som.
    a impedancia de saida é 4 omhs (fio verde) e 8 omhs (fio amarelo), o fio amarelo costumava estar cortado e isolado dentro do chassi pois ele vinha com falante de 4 omhs.
    Na chave de brilho se aumentar o valor do cap há um reforço maior nos agudos (no meu é de 220pf).
    da chave seletora fio vermelho (220v) vai no trafo, fio marrom (110v) no trafo e o meio da chave vai na tomada passando pelo fusivel. mas ai depende do ampli pois tem ligações diferentes. aterrado vem do trafo fio amarelo/verde e fio amarelo (um é blindagem do trafo e o outro tomada central de filamentos).

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    macaco veio

    Opa que bom q vc apareceu hehehe

    Olha só! Eu fiz dele cabeçote, mas agora sei que a impedancia original era 4 omhs. Isso siginifica que quem me vendeu, onverteu ele para 8 e ainda me deu um falante duovox de 8 omhs de 12". tss malandrão aquele velho. AGora sei q comprei ele nada original. Mas tudo bem, veio com um falante legal e um tanque de reverbe funcionando blz. E ainda veio com 2 EL 34, ara tirar ainda mais a originalidade.

    Então, pelo que entendi, este ampli tem a opcão de 4 ou 8 omhs, crto? É só ligar o fio correto, não é mesmo? Bom tenho dois falante de 8 ohms. Então a solução séria converte-lo para 4omhs (o ampli) e fazer a ligação dos falantes em paralelo, é isso? Qual a operação que teria que fazer? (cara eu já entendi mais ou menos, é só pra ter certeza)

    abraço veio

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
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    faça a ligação do trafo de saída usando o fio verde (4 omhs) no jack para os falantes, e os falantes em paralelo, falante1 x falante2 / falante1 + falante2.
    se precisar de mais potencia deste ampli troque o resistor de 3M3 por 2M7 , não diminua mais que isso pois enfraquece o reverb.

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    rapaz, tem dois fios fios que saem dos trafos de saida. Um verde meio rígido, encapado com tecido verde bem trançado e um azul bem escuro do mesmo padrão. O verde esta no positivo do jack de saída e o azul ao terra (chassi). Não tem o fio amarelo de qual falou. E agora? Fudeu?

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
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    mas parece ser trafo original (wilkason) pelo fato do fio verde encapado com tecido, (este tipo de fio não é muito usado mais), as vezes pode ter sido cortado o fio amarelo muito rente ao trafo, de quqlquer forma voce precisa do verde pois vai ligar dois falantes em paralelo, mesmo que voce ligue um falante só (8 omhs) na saida de 4 omhs do trafo, não acontece nada com o trafo (estará com folga), talvez perca uma mixaria de ganho, se fosse ao contrario (trafo 8 e falante 4) ai sim forçaria.

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    Todos os trafos são originais wilkason, e fico muito feliz. bom então minha inpedancia ta original (4omhs). Cara olha só, eu ia abrir outro tópico, mas podemos coversar aqui mesmo. O assunto agora é aterramento, assunto muito comentado neste forum. Bem, com informações tiradas daqui mesmo, consegui entender oque é star grouding. Um ponto em comum (no chassi) para todos os negativos. Entendi tb que os terras de sinal e de fonte, devem vir de conjuntos de ramificações diferentes, porém aterradas no mesmo ponto. Bem, meu ampli esta aberto agora e já comecei a agilizar alguma coisa. Veja se fiz o correto.

    Pequei um fio de cobre mais grosso e fiz um "U" em volta da placa de circuito (tipo a placa fica dentro desse "U", que fica supenso sem encostar no chassi). Juntei todos os terras que tinha certeza que eram do sinal, com fios de cobre um pouco mais finos. Soldei esses: Jacks de entrada, terminais de pots (não a carcaça), cabos blindados do 1° estágio, alguns da placa, trafo de saída (fio azul escuro), jack de saída (é claro que isolei todos os jacks). já deram uns 15 pontos eliminados.

    Faltaram esses:
    jacks de reverber e vibrato
    Trafo menor (ligado ao reverbe)
    terras das valvulas de power (terminais 1)
    terminal do pot do bias
    Capacitor da chave de fase
    fio terra embaixo da placa da fonte
    fios que saem do transformador (acho que são os filamentos)
    enfim, fio terra da força.

    vi no site da geofex que tem mais umas operações com um capacitor, mas não consegui traduzir direito.

    destes que restaram, quais são da fonte e os de sinal?? Como que determino o ponto estrela? pode escvrer S ou F para abreviar. VAlew.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
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    com certeza voce dissoldou alguns pontos que originariamente estavam no chassi. fio terra do trafo de saida (azul) no chassi mesmo (depois dele não existe mais nada pra introduzir ruido, ja é pro alto falante), a mesma coisa o jack de saida poderia ter o terra no chassi.
    cuidados especiais com os jacks de reverb e o trafo do reverb (terra de sinal).
    vibrato - terra no chassi
    pino 1 das valvulas de potencia - terra no chassi com um ponto de solda para as duas ou um ponto separado pra cada uma, mas nesse (s) ponto (s) não solde mais nada (pega ruido).
    terminas do pot bias -terra no chassi
    capacitor da chave de fase - no chassi
    fio terra embaixo da placa da fonte - use fio grosso obrigatoriamente no ponto estrela.
    fios que saem do trafo de força - no ponto estrela (um é meio dos filamentos e o outro blindagem interna do trafo).
    vibrato, bias, fase, não é nem fonte nem sinal (então qq parte no chassi), no vibrato apenas o LDR (fica interno isolado com fita isolante preta) é de sinal (na realidade já não faz parte do vibrato.
    fio terra do cabo de força apenas se a tomada for de 3 pinos , iria no chassi, se for de dois pinos então é vivo e neutro, um vai no fusivel e ou outro na chave on/off, (mas pode ter a ligação diferente, olhe como está)

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    Cara, o que é "LDR"??? ....hehehe, sou muito cabaço no assunto.

    O ponto estrela pode ser em qualquer lugar do chassi? Posso aproveitar um ponto de solda já existente? Não vale apena colocar um cabo de força de 3 pinos?? DA alguma coisa se não usar o 3° pino? Pensei em colocar pra eventualmente quando eu for tocar em algum lugar que tenha aterramento verdadeiro. Sei lá, mais segurança.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
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    LDR é um resistor que varia o valor com iluminação, o circuito do vibrato (quarta valvula se não me engano) é um oscilador e tem uma lampada neon que ilumina o LDR, com o piscar da lampada o LDR muda o valor e assim aumenta e diminui o volume.
    o ponto estrela deve ficar perto da fonte e do trafo de força pois estará tudo soldado por ali, do ponto estrela parte o fio para o terra da placa da fonte, o fio terra que ligará no restante do circuito (terra de sinal) não precisa vir do ponto estrela (é o que muitos pensam), é melhor que ele venha da placa do fonte, estes dois pontos podem ser juntos proximos ao polo negativo de um capacitor da fonte.
    eu não usaria tomada de 3 pinos pois estes ampli ja tem botão de fase (com um cap) pra (tentar) substituir o terceiro pino. fica seu criterio.
    (devo viajar amanhã e não estarei para ajudar em outras questões, lhe desejo sucesso na reforma)

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
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    Bele veio, mas vou continuar com as postagens para quando vc voltar e até para outros me darem umas dicas. é claro que vc é o mais indicado para essas questões, afinal vc tum um ampli igual e conhece ele muito bem. hehehe Tenho umas questões simples.

    No meu tr-II tem 5 capacitores eletroliticos de 25 uF/50v originais (simiens). Quero troca-los, mas só achei valores comerciais (22 e 33 uf). Até achei 2 unidades de 25 uf/70v bem antigos (mas numca foram usados). E aí insta-lo 33 ou 22 no resto? Alteraria muito?

    EStou fazendo um footscwtche para o vibrato e reverbe. Qual cabo devo usar para não dar ruído?(no reverbe principalmente)

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