Negative feedback , e Sag em trafo de força (válvulados)

Autor Mensagem
I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


Matec

Olá Matec, desconfiava do soquete trincado, mas já troquei o soquete, os capaciotres de acoplamento tb, apenas nao troquei os capacitores do bias, pois são capacitores phillips antigos dificeis de achar, fiz teste com multimetro digital e nao apresentam resistencia, a resistencia vai aumentando pro infinito.

Vou tentar troca esses também, mas pela sua experiência, posso descartar problemas no trafo de saída?

Matec
Membro
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

O teste com os capacitores está correto, e é mesmo esse o comportamento esperado, quando os capacitores estão bons.

Não parece ser problema com o transformador, ele não costuma causar aquecimento da placa com o ampli em descanso.

Tente trocar o resistor da grade de controle (não da screen).

Abs

tatus
Veterano
# ago/14 · Editado por: tatus
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

Você disse que o problema persiste quando troca de lado as válvulas, mas não disse se o problema persiste no mesmo lado ou na mesma válvula (ou eu não entendi).
Se persistir na mesma válvula, provavelmente sua válvula esta indo ou já foi para o brejo, então é só trocar. São 4 válvulas no seu power?

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


tatus
Matec

Isso acontece no mesmo lado, e não eh valvula, são 2 só, são 50w
Tb nao eh a placa que fica vermelha e sim a grade que fica aquecen.o, ate pensei em aumentar o resistor que é 1k, se eu alterar esse resistor, devo alterar os dois juntos ou posso apenas, alterar o lado problematico?

acho que nao vai da problema trocando apenas o lado problematico, pois se isso é apenas uma tensão de referencia, quem sabe isso resolva até o problema da corrente de placa diferente assim ficaria 1k em uma valvula e 2k em outra, mas pra isso ficar correto teria que calcular a dissipação, medindo a queda no resistor e achar o valor do resistor, se nao alterar o som posso fazer de boa essa modificação.

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric, como assim tensão de referência?
Você não esta confundindo as grades?
Se o problema é de um dos lados somente tem que verificar o circuito antes de ir trocando as peças, desde a inversora até a etapa de power.
Qual é o seu amplificador?

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
· votar


tatus

A grade que fica quente, ou avermelhada é essa aqui descrita na imagem como grade de blindgem.

[url=]http://www.burgoseletronica.net/valvuladefeixedirigido.jpg [/ url]

o meu amp é baseado nos power de dos marshall e fender, o pré eu uso um pré bem simples com 1.5k no catodo, muito simples, já montei varios amps pra amigos e colegas musicos aqui na região, e esse foi o primeiro que aconteceu isso, quem fez o OT é o mesmo enrrolador que fez todos os amps que eu montei todos com sucesso, menos esse pelos motivos que falei.

Matec
Membro
# ago/14 · Editado por: Matec
· votar


I Shot the Sheriff do Eric


Desculpe, eu entendi errado o seu pedido de ajuda.
É a grade avermelhando.
Esse, para mim ainda é um fenômeno raramente descrito.
Se não me engano, existe um tópico sobre isso aqui no fórum.

Está aqui link

Boa sorte.

tatus
Veterano
# ago/14 · Editado por: tatus
· votar


Ahh, então pode ser a fonte também. Aumenta o resistor de desacoplamento da fonte depois da grade e vê se melhora. Isso se todo o resto estiver ok, o que eu presumo pelo fato de você já ter montado vários amplis, deve então ter verificado essas outras questões. Pode testar aumentando o resistor que vai para o último estágio da fonte também.

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


Matec
tatus

Isso é novo pra mim tb, vou fazer os testes com os resistores, se continuar vou ressuscitar esse tópico sobre grade vermelha, pelo que li está bem parecido com o meu problema.

Obrigado.

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


Matec
I Shot the Sheriff do Eric
tatus

Acho que descobri o problema na diferença da corrente de placa e quem sabe até o problema do low end.

Eu troquei a placa toda refazendo tudo denovo trocando fios etc, e o problema da corrente 10ma a menos continuava, acho que me atrapalhei na hora de trocar as valvulas de lugar pois agora toda vez que troco de lugar o problema tb troca de lugar, se coloco a valvula com problema no lado esquerdo esse lado fica com a corrente uns 10ma a menos e o low end é visivel no falante.

Acabei me atrapalhando com as marcações na base das valvulas pois as duas estavam marcadas, por isso eu achava que quando recolocava as valvulas elas estariam invertidas e na verdade eu nao invertia por isso o problema sempre no mesmo lado.

Sobre o low end, por enquanto é uma hipotese apenas e quero que voces me ajudem a esclarecer isso, sabendo que o problema e na valvula eu aumentei o resistor de grade de 1k pra 2k2, mas apenas de um lado, e isso melhorou um pouco a diferença da corrente pois equillibrou um pouco e alterou a corrente de um lado, coisa de uns 4ma, equando toquei assim, vi que não ficava mais tao visivel os graves no falante, então pode ser que o problema do low end ocorre apenas quando a diferença é muito grande na corrente ou quando temos uma válvula indo pro espaço.

o que acham disso?

(tirando o fato da minha ignorancia em achar que tinha trocado as valvulas de lugar, mas isso acontece, espero que me perdoem por essa)

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

Eu apaguei as luzes antes e pude ver um brilho nessa grade que voce falou e realmente parece que ela quer começar "dançar conforme a musica", e no mesmo lado da válvula com defeito, então olhe bem ve se não é a valvula o seu problema isso pode ser um sintoma de valvula com problema e tb já justificaria a diferença que vc falou na corrente, as vezes a gente acha que está certo e na verdades estamos cegos, as vezes de tanto trabalhar ou stress como no meu caso.

Matec
tatus

Eu posso baixar a tensão nas grades, colocando um resistor depois do choke (antes dos resistores de grade 1k)??

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Eu posso baixar a tensão nas grades, colocando um resistor depois do choke (antes dos resistores de grade 1k)??

Sim vc pode.

A screen é uma grade que pouca gente entende a atuação. Se vc diminuir a tensão da screen a válvula atuará de modo diferente, diminuindo a capacidade de corrente, e o desempenho geral. Ela vai ficar mais para triodo.

Existem amplis que trabalham com tensões bem diferenciadas de placa e screen. A screen trabalha com a tensão mais baixa que a da placa. Desse modo a placa consegue trabalhar com tensões muito altas , e mesmo assim não detona a válvula.

Há válvulas que estão a ponto de ficarem muito ruins, e podem começar a ter correntes muito mais altas que o normal, e chegam até ao ponto de darem "estouros" no som. Não sei se é o seu caso mas é melhor tomar cuidado com essa aí.

Abs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec

Não consigo entender essa valvula, essa aqui está caindo a corrente, começou com poucos ma de diferença agora já anda perto dos 11ma 12ma, e muito pouco tempo de uso, esses relatos de grades vermelhas podem ser mais culpa da válvula do que outra coisa, pois tb não vejo os gringo falarem sobre isso, lá eles não se preocupam com isso, vão na esquina e pagam 9 dolares em uma 12ax7 por ex. e ainda podem escolher entre 10 marcas diferentes, aqui no Brasil temos que para quase 200 conto um par casado da jj de power e a porcaria nao presta ainda, sem falar no frete e os FDP do sedex que ficam atirando as caixas de um lado pro outro, as caixas que eu recebo aqui no RS vem de são paulo ou rio quadradas e chegam aqui redondas e ovais.

O certo é comprar grove tubes eu acho, deve ser mais garantido.

Quero baixar a tensão antes dos resistores no soquete, acho que não preciso de mais de 400v na placa, to achando 420v muito alto pra EL34 JJ, quando comprar um par novo acho que vou atras de outra valvula, como a E34L grove tubes, espero que tenha esse modelo, quem sabe funciona melhor nessas condições e quem sabe seja casada mesmo.

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Acho que é tudo igual.

Já comprei 6L6GC Groove tubes, 4 "casadas", onde 3 funcionavam bem e 1 avermelhou 1 minuto depois que foi colocada.

E também já comprei EL34 que perdeu o vácuo 2 dias depois de colocada e teve que ir pro lixo.

No final todas são feitas pela mesma firma, e quem revende põe o carimbo que quiser pra enganar à todos nós.

Abs

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


JudasTristes, eu acho que a tensão não ta tão alta.
As el34 são por natureza mas sujeitas a oscilações do que as 6L6 por exemplo.
Esse tipo de oscilação se reflete na screen, fazendo com que os elétrons não fluam corretamente por ela, sobrecarregando-as e fazendo com que fiquem vermelhas, por isso melhorou quando você aumentou o resistor para 2k2.
Essas oscilações residem nas frequências mais baixas mesmo, então pode ser a origem principal do seu problema.
Eu não aconselho fazer esse tipo de alteração só de um lado pois altera a amplitude do sinal. Prefiro trabalhar na fonte de alimentação para resolver isso, mas é só minha opinião.

Ps: Eu to achando gozado é que tem uns 3 caras aqui no fórum com o mesmo problema, no mesmo tipo de ampli e o mesmo modelo de válvulas, rsrs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


tatus


Eu não aconselho fazer esse tipo de alteração só de um lado pois altera a amplitude do sinal. Prefiro trabalhar na fonte de alimentação para resolver isso, mas é só minha opinião.

Sim, só de um lado nao fico bom nao, resolve o problema da corrente mas altera o som, fico uma coisa mt estranha, mas foi bom saber que era apenas a valvua, vamos torcer que no proximo par as valvulas nao sejam tao problematicas.

E sobre alterar na fonte, claro por isso falei em alterar a fonte colocando um resistor depois do choke, acho que assim controlo melhor a tensão da grade.


Ps: Eu to achando gozado é que tem uns 3 caras aqui no fórum com o mesmo problema, no mesmo tipo de ampli e o mesmo modelo de válvulas, rsrs

Eu to achando que são essas de merda de valvula mesmo, daqui um tempo nao vai da pra comprar mais EL34, mas pensa bem, imagina se todo mundo fica olhando de luz apagada as grade.. vai aumentar essa lista, 90% dos caras que tem amp só troca valvula ajusta bias e olhe lá, sempre dentro da caixa, ninguem fica cuidando essas coisas.

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


Tenta aumentar o resistor da fonte depois do B2+, pode ser que resolva.

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


EL34 eh mais chata com certeza, eh bem complicado acertar as oscilações do amp, mais o som fica muito bom, em marshall eh classico!!

Os fender que montei até hoje nunca recebi nenhuma reclamação, pelo contrario, passa anos e quando reencontro esses amigos o amp está lá firme e forte, clean maravilhoso, alguns parecem que ficaram melhores , não sei como mas eh fato, já o marshall complicou as coisa, o principal vilão deve ser a onda quadrada, distroção na inversora, power, oscilação etc..

Eu fazia essas montagens há muito anos atras, depois comecei a trabalhar com tecnologia, finais de semana, feriados fui sugado pela empresa de tal forma que abandonei os amplificadores, hoje fora da empresa tenho tempo livre então estou voltando mais pelo prazer mesmo, não tenho intenção de venda quero fazer pra mim.

Obrigado pela ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Negative feedback , e Sag em trafo de força (válvulados)