Negative feedback , e Sag em trafo de força (válvulados)

Autor Mensagem
JudasTristes
Membro Novato
# ago/14


Tenho dois problemas que muito me perseguem a um bom tempo já, vamos por partes.

Negative feedback traz muito grave , ou muito low end

Descobri uma coisa muito interessante, fiz um teste removendo o negative feedback em um amplificador valvulado marshall que montei, e percebi que o falante não mais pulsava conforme eu tocava, essa pulsação foi tão prejucicial em outro falante antigo que ao remover da caixa e colocando uma lanterna pude observar que a borda foi danificada devido a todo esse processo de vai e vem causado pelo excesse de graves quando deixo a realimentação normal como no esquema marshall ou quelauer outro, quanto tiro fora essa realimentação, o amp fica com os mesmos graves normal, tudo igual, só que o falante simplesmente fica imovel, fica paradinho ali e nem se mexe, olha só olhando muito a fundo pra perceber que ele da uma vibradinha, mas o som fica ótimo, assim posso aumentar os graves sem medo.

Mas já andei lendo por ai que um amplificador valvulado nao pode trabalhar sem realimentação negativa, ainda mais quando estiver distorcido, mas não encontro nada técnico que esclareça mais sobre o assunto, se vocês puderem acrescentar algo dentro desse tema.


SAG causado pelo trafo de força

Andei lendo em alguns sites nos EUA e na europa que "a maioria dos transformadores de força dos marhsalls provocam um certo sag de 50V à 70volts" então presumo dentro dessas informaçoes que o os trafos de força que são cópias dos marhsalls deve acontecer o mesmo.
O trafo que eu uso no momento é um da Lynks do Guilherme Peregrini, eu sempre achei estranho esse sag, pois usando retificação com diodos e sempre seguindo os esquemas originais esse sag é sempre de 50v 45v, mas pelas informações lida nesses fórums gringos acho que isso é normal.
Da pra sentir que em certos riffs mais rápidos a coisa fica mais "pesada", fica complicado de tocar sem perder a dinamica, a retomada dessa compressão é rápida, mas como não vivo só de blues, acho que preciso trocar esse transformador.


O que acham disso, alguem tem alguma sugestão para as duas questões?

Matec
Membro
# ago/14 · Editado por: Matec
· votar


JudasTristes

Questões interessantes essas que vc levantou.

NFB

O NFB em amplificadores serve para deixar a resposta mais plana e mais próxima do sinal que aparece na entrada. Em transistorizados é regra ter muita realimentação para que o ganho não dispare, e que não apareçam componentes DC na saída, que é quase sempre direta.

Nos valvulados não é regra ter realimentação, é escolha. Nos Vox mais conhecidos, não existe NFB.
Não existe isso que o ampli não pode trabalhar sem NFB. O que acontece é que ele melhora o som de alguns modelos de ampli.

Existe sim a precaução de não deixar ampli valvulado sem carga, (falante)

Como o sinal passa por filtros RC e indutivo (OT), e não DC, o circuito vai tender a oscilar, quando a realimentação for mais forte. Essa tendência a oscilar está quase sempre em frequências muito baixas, De modo que quase não ouvimos, mas percebemos visualmente o efeito.

Nos Marshalls a realimentação aumenta um pouco a resposta de graves.
Nos "clones", apesar de que os componentes comprados são "específicos para tal Ampli" existem diferenças que podem fazer com que a relação entrada/ saída seja maior e por conseguinte a realimentação fique mais atuante, daí instabilidade e oscilação.

Também o montador pode ter errado qual o tap do trafo que deveria por o resistor de nfb (rsrs).

O ganho alto das válvulas de saída é outro fator que deve ser considerado.

Como resolver isso? Simples troque o tap do OT onde o resistor NFB está colocado para um valor mais baixo: 16 => 8 ou 8 =>4. Caso já esteja no mínimo, dobre o valor do resistor NFB.

SAG em transformadores

Não só em transformadores da Marshall, mas qualquer transformador de força, quando exigido em um valor próximo do máximo, vai causar perda de tensão. Como em valvulados é esperada essa perda a maioria das pessoas acha isso normal sem reclamar.

Para resolver isso além do transformador, que terá que ter fio de bitola maior, (menor resistência), e consequentemente núcleo maior, a fonte terá que ter capacitores de maior valor, e baixa resistência, é melhor também colocar diodos para maior corrente.

Abs

tatus
Veterano
# ago/14 · Editado por: tatus
· votar


Depois da aula do Matec, não tenho muito a acrescentar. No entanto, gostaria de salientar que as válvulas não veem o SAG como nós. Elas simplesmente trabalham sob determinada polarização. Se o transformador ou a fonte não conseguem manter a mesma tensão ao ligar o ampli, elas simplesmente vão trabalhar sob uma polarização diferente, que será aquela. As válvulas não sabem que o trafo tem 40V, 50V, 70V há mais. Elas veem aquela tensão e pronto. Neste caso, se a fonte for boa, a queda de tensão durante os picos de exigência de corrente será mínima ou nula, mesmo que a polarização esteja diferente, portanto, sem SAG.
Quando quero SAG em um amplificador tento fazer com que, independente da tensão nominal com o ampli ligado, haja uma queda de tensão extra quando é exigido mais corrente da fonte (picos de sinal). Assim, conforme o pico de sinal fica mais forte, diminui a capacidade da fonte em fornecer a corrente requerida e então há a compressão das frequência mais baixas da nota tocada. Isso é o que acontece com o Fender Deluxe 5E3 por exemplo. Coloca 200µF na fonte dele ao invés de 16µF para ver se ainda vai haver aquela compressão gostosa. Mesma coisa que tirar a 5Y3GT e colocar outra válvula mais parruda, ou então diodos ao invés dela. Terão neste caso, menos compressão e um som mais limpo.
Estou dizendo isso porque estou vendo muitos aqui no Brasil confundirem essa variação de tensão inicial com SAG. Não é das tarefas mais fáceis ajustar o momento em que a fonte deixará de suprir a demanda de corrente normalmente, mas é possível fazer esse ajuste de acordo com o gosto de cada um.
Abçs

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Clap clap clap

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec
Ismah
tatus

Realmente são questões interessantes, e venho notando isso em varios amplificadores por ando eu passo, não é uma coisa somente no meu amplificador, mas o meu é indomável nessa questão do low end.
Alguns amigos guitarristas me dizem pra fazer uma correção, usar pedal de equalização, mas eu quero descobrir o que está causando isso e não tapar o sol com a peneira.

Como o sinal passa por filtros RC e indutivo (OT), e não DC, o circuito vai tender a oscilar, quando a realimentação for mais forte. Essa tendência a oscilar está quase sempre em frequências muito baixas, De modo que quase não ouvimos, mas percebemos visualmente o efeito.

Então é possível que este amp esteja oscilando em frequencias subgraves abaixo de 60hz, isso explica a sensibilidade desse amp em frequencias subgraves, porque essas frequecnias são visiveis se olhar no falante, mas não são audiveis o que comprova que está passando essas frequencias subgraves, mas o que causa essa oscilação eu não entendo, eu penso que poderia ser o OT com uma resposta extendida de graves, desconfiado disso eu já estou usando o tap de 4ohms o que já diminui esses subgraves em relação ao usar um tap de 16ohms por exemplo, com base nas informações que eu medi no trafo e a carga que eu usei, pude calcular aquele "filtro à -3db" que é o ponto mais grave na resposta de frequencia do amp, e esse "filtro" usando 4 ohms já fica em torno de 140hz, mas mesmo assim o falante parece um subwoofer, então removendo o NFB termina isso, mas a resposta do amp é alterada demasiadamente, não é mais marshall.

Também o montador pode ter errado qual o tap do trafo que deveria por o resistor de nfb (rsrs).

Como resolver isso? Simples troque o tap do OT onde o resistor NFB está colocado para um valor mais baixo: 16 => 8 ou 8 =>4. Caso já esteja no mínimo, dobre o valor do resistor NFB.


Já testei todos os taps com varios resistores, hoje uso Pot de 5k, cap de 0.1uf e resistor de 220k no tap de 4ohms, imagina, ainda sim pude perceber um leve apido quando aumento o presence ligando a guitarra no High input com uma fender strado e um captador com saida de mais de 2v pico a pico. não é problema na montagem isso eu garanto, tenho boa experiencia com isso sou bem cuidadoso nesse aspécto.


O ganho alto das válvulas de saída é outro fator que deve ser considerado.

Vale ressaltar tb que esse problema ocorre mesmo em baixos e médios volumes, e sobre as válvulas ainda hoje eu vi que uma delas está com uns 10ma a menos que a outra com o amp em repouso, e só tenho esse par.
A tensão de placa é 420v.

Sobre o sag, pode ser que esse sag esteja no limite suportável, quem sabe eu me acostume, mas não consegui diminuir isso, já coloquei 100uf a mais no pré e depois coloquei esses 100uf a mais no primeiro cap, mas memso assim em nenhum lugar onde eu coloquei esses 100uf surtiru efeito, pra isso ter efeito deve ser uns 320uf?? mas onde colocar essa capacitancia toda, em que ponto?

Pensei até em trocar o tap do secundario do trafo de força e diminuir os reasistores da fonte, ou até fazer um filtro no pré com outro indutor de 5h, até fiz um teste trocando um resistor de 10k por um indutor desses, mas a queda continuou.

Não é das tarefas mais fáceis ajustar o momento em que a fonte deixará de suprir a demanda de corrente normalmente, mas é possível fazer esse ajuste de acordo com o gosto de cada um.

No meu caso se eu consiguir domar uns 15volts já seria ótimo.

até + e abs

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Antes da gente continuar especulando, vc poderia passar todas as especificações do seu ampli? Modelo do ampli, marca dos trafos, modelo dos trafos (caso tenha), válvulas, tensão do bias; modelo do falante, tamanho da caixa (Interno), etc. Pra gente saber especificamente do que está falando.

Abs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec

Os trafos são Lynks pro JCM800, uso o tap secundario maior que me dá 420 volts nas placas, as tensões estão ok todas conforme qualquer JMP 50w, em todas as etapas da fonte até o pré, tudo polarizado certinho, nas grades da EL34 uso 1k 10w, como preamp eu uso o sistema de mix com dois pots de 1M log (um pra cada triodo, um com 820R + cap e 2k7 + cap) do mesmo modo que são os antigos plexi com resistores de mix de 470k, em ambos "canais" eu alterei o valor do capacitor de bypass nos catodos, pra ter menos graves já no inicio, mas nem assim adianta, os capacitores de acoplamento são 0.002uf no bright e 0.01uf no canal normal, no canal bright ainda coloco um capacitor de 100pf entre o pot, se não for assim não tem como, fica uma coisa abafada demais... no acoplamento do PI uso 0.02uf tb normal.. na v2 nao uso capacitor de bypass deixo só o 820R, as 3 valvulas são 12ax7.

Ganho tem de sobra, pro meu gosto, e tem um clean muito bom, tenho dois canais que posso mixar usando um cabo y ou combinando os canais com jumper cable, só sinto falta de um controle de Master volume, acho que vou furar mais uma vez o chassi e por mais um pot, tenho 4 entradas tb 2 high e 2 low.

caixa 4x12 angulada marshall 1968, com dois eminence gb128, os outros furos dos falantes são tapados, fica um falante em cima no lado dieito e o outro em baixo no lado esquerdo.

tensão de bias nao lembro bem deve ficar em torno de -35v por ai, a ultima vez que ajustei deixei a corrente d e placa medindo pelo resistor de 1ohm (v4 38ma e v5 28ma), essa diferença é valvula mesmo, ja testei.

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


Outra coisa, qual a melhor forma pra calibrar esses 10ma de diferença na corrente de placa sem fazer o controle de corrente individual, a coisa ta preta aqui, não sei se consigo comprar outro par de válvulas casadas esse ano, outras peças eu tenho bastante.

Matec
Membro
# ago/14 · Editado por: Matec
· votar


JudasTristes

Bacana o seu ampli.

É estranho que vc diga que o ampli pode ficar abafado mesmo no canal bright.

Mas vamos lá

Vc disse que usa 2 falantes numa caixa com volume para 4, isso faz com que o volume de ar que iria sustentar os cones fique dobrado, ou seja não há sustentação (suspensação acústica, => que não é falante com borda de espuma rsrs).
Se eu fosse você, Urgentemente faria:

A - Colocaria mais dois falantes na caixa.

B - Se não der A. Faça uma divisória na caixa e coloque os 2 falantes em uma das divisões.

Abs

tatus
Veterano
# ago/14 · Editado por: tatus
· votar


JudasTristes, faz um teste sem os potenciômetros de 1M, pode ser a impedância entre estágios que esteja alterando o espectro.
A fonte também tem impedância, então, se diminuir os resistores da fonte, principalmente depois das grades das EL34, vai ter oscilação e perdas.

Edit: Deixei as causas mais prováveis.

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


tatus
Matec

É bom falar com os colegas, as vezes ficamos com uma idéia na cabeça e esquecemos coisas simples, tem coisa que a gente deixa passar, vou dar uma geral nele depois dou um grito por aqui.

abs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


tatus
Matec

Já fiz os testes da caixa, que o Matec falou, e não deu em nada, os potenciometros conforme o tatus disse tb não deu em nada então como eu já estava penssando que podia ser a fonte mesmo, pois me recordava os esquemas com capacitores diferentes entre plexi e jcm fui na fonte, uma coisa que já percebi analizando a fonte do meu amp em relação ao que deveria ser o certo na teoria pelo modelo do trafo de saida e pelo trafo de força conforme ano de fabricação etc do plexi foi o resistor antes do PI do HT e os capacitores.

Nos plexi antigos, 68' tinha todos os capacitores de 32uf + 32uf, e pelos layouts da ceriatone pude ver que o modelo 69' tinha o primeiro cap 50 + 50 e os outros eram 32 +32 e antes de alimentar as placas do PI nesses dois modelos tinha dois resistores de 8k2, então a fonte no meu amp estava conforme o jcm 800, todos capacitores 50 + 50uf e o resistor antes do PI era de 10k apenas ao contrario da soma dos resistores em serie que daria um total de 16.4k.

Vamos imaginar que o problema não é o feedback, então volto pro resistor de 47k e tap de 8 ohms conforme esquema, e todo meu problema pode ser os capacitores no pré e esse resistor de 10k, então entro no caso da fonte poder alterar as baixas frequencias e isso já li em muito forum gringo que é bem possivel pelo processo dos capacitores com valores alterados principalmente no circuito do pré, e isso junto do resistor de 10k poderia inclusive alterar o sag, como não tenho opnião forma a respeito queria a opnião dos colegas, o que acham disso?

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


Capacitor pra teste eu não tenho, teria que comprar bons capacitores, tipo os JJ que eu tenho, ou os azuis que nunca lembro o nome, imagina só o custo desses 3 capacitores mais frete pro rio grande do sul...

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Faça os testes e nos diga.

Pessoalmente, acho que sua fonte está ótima com esses valores, e não creio que o problema seja esse. Mas como uma análize direta não é possível, aguardo para saber os resultados.

Abs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


matec

colocquei dois resistores em serie e consegui 16.8k pra fonte, deixei os caps de 50+50..

no canal bright tá com 0.002uf no acoplamento, 2k7 + 0.68uf e um cap 500p em paralelo com o resistor de mix (470k), e mais um cap de 500p no pot.

no canal normal tá com 0.02uf no acoplamento, 820uf + 220uf/50v e um cap de 500p em paralelo com o resistor de mix (470k) e sem o cap no potenciometro.

coloquei o cap de bypass 0.68uf no catodo da v2 junto com o 820r

na realimentação voltei como os originais e deixei 47k no tap de 8ohms

eu não acho nenhum voltage chart dos plexi, pois tenho algumas duvidas na voltagem da inversora, pois ali se eu conseguir jogar os valores dos resistores em serie e achar uma combinação eu posso aumentar pra 220v ou 250v nas placas.

por enquanto está assim

na v1

pin 1 = 173
pin 3 = 1.62
pin 6 = 132
pin 8 = 0.85

na v2

pin 1 = 140
pin 3 = 0.94
pin 6 = 262

na v3

pin 1 = 191
pin 6 = 194

aqui na inversora eu acho pouco pois vejo muitos marshall jtm 45 por exemplo e outrso modelos 50w kII com 250v 220v, isso deve melhorar o headroom certo?

eu tenho varios graficos de voltagem mas nenhum sendo como plexi de 1968 à 1969, voces tem essa informação?

penso em mudar os resistores de mix pra 270k acho que vai diminuir o ganho um pouco, apito nenhum, coloquei um cabo de guitarra sparflex como fio do NFB, acho que era isso que apitava.


Os resultados foram ótimos, melhorou um pouco a pulsação do falante, mas ainda tem, to pensando em um filtro antes da inversora pra esses sub graves acho que ia fica perfeito, mas hoje procurei na net e vi um video que o cara usa o bass no mínimo, e o amp era original, então pensei, bom será que é isso mesmo??

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Por enquanto não vi nada muito fora do esperado.

O resistor de NFB está com que valor?

Na grade das válvulas de saída o capacitor é 22nF e o resistor 220K?

Faça um teste em outra caixa , se puder. Nessa sua caixa, de tanto os falantes "pularem", a suspensão já deve ter amolecido.

Boa sorte!

Matec

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


Matec

resistor de nfb 47k

22n e 220k sim

nas valv de power

pin 5 = -28.5v (não teria que ser algo tipo -40v)
pin 3 = 423v
pin 4 = 418v

eu não vejo muitos plexi com mais de 400v com el34, até nos voltage charts que eu tenho são 390v 360v

a pouco testei em outros falantes nacionais e cada um tem uma forma diferente, só nao testei em celestion, mas os eminence parecem mais "frouxos" ou "molengas", nao quero comprar mais dois desses e em pouco tempo se isso nao é normal acabar com os 4, eu ja li aqui no forum um problema parecido, e os falantes do cara tb eram eminence, quando ve isso é meio que normal desses eminence, pena não ter ninguem mais por aqui pra falar suas experiencias com esses falantes, alguem que olhe bem pra ver como é o movimento.

valeu

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

O resistor de NFB não deveria ser de 100k?
O valor deepende mais do trafo de saída do que do esquema.

Talvez o valor do bIas esteja "quente", Mas vc deve ter medido a corrente que passa nas EL34, certo?
Às vezes medir o Bias no soquete da válvula dá uma medida diferente, meça na junção dos resistores de grade (Os de 220k).

Abs

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
· votar


Realmente, a corrente dissipada na placa nessas condições é alta, isso gera distorção indesejada e desgaste das válvulas. Pela tabela que tenho, para 425V nas placas (valor mais próximo do medido), teria uma sobretensão na grade de controle (bias) da ordem de -33,5V para classe AB, recomendo regular por volta de -35V e medire novamente, pois a tensão na placa vai aumentar um pouco.
Pessoalmente não gosto de usar essas tabelas, prefiro medir a corrente com um amperímetro, mas é uma referência aproximada.

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14
· votar


Matec
SergioTrindade

no esquema que eu tenho tem dois valores 100k e 47k, um deve ser pra um drake como ot e outro deve ser pra outro fabricante, mas quem sabe, esses esquemas são uma confusão, no meu caso teria que ser o esquema do Drake 784-139, plexi 50w '68 / '69 modelo 1987.

Na folha de tensões que eu anotei no dia desses teste , as medidas que passei pra vocês, o valor que medi na junção dos 220k foi de (-34.9v) e nos pinos 5 (28.4v)... o swamp resistor é de 5k6.

eu sempre medi a corrente com resistor de 1ohms ligado ao terra, mas tem que levar em consideração que nao é só a corrente de placa, tem tb a corrente da grade, eu nao queria ligar esse multimetro medindo em serie direto no soquete a corrente.

então SergioTrindade os -34.9v devem estar no ponto pra esse amp certo? lembrando que a minha valvula que deu mais corrente de placa foi de (38ma) e ainda tem a corrente de grade na conta pois medi pelo res de 1ohm, e confesso que queria aumentar mais ainda, mas nao vale a pena, deixar assim deve render bons meses de funcionamento ainda.

Agora o que eu acho o mais triste mesmo é essa diferença de 10ma nas válvuas descasadas, pessoal qual resistor que eu devo ligar em serie com um potenciometro pra fazer essa calibração, não vai dar problema nesse potenciometro com tempo?

abs

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


Se for fazer balanço de bias tem que ficar atento com a impedância da G1 que aumenta com a adição do pot, para não aumentar muito, principalmente em bias fixo. Fora isso não vai dar problema, se trata de uma tensão de referência somente.

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

Oi

Tenho certeza que os amplis que utilizam o trafo Drake 784 139 - 3,4K pp
Utilizam o resistor de 100k.

Viu como medindo na junção, a tensão é diferente?

Para medir a corrente de placa é mais confiável medir na própria placa. Mas também é muito mais perigoso.

Esses valores que vc citou de corrente são até meio baixos, eu também costumo deixar assim e ninguém tem reclamado.

De qual pot vc está falando?

Abs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec
tatus

Realmente eu nao entendi direito como calibrar apenas adicionando um pot.. a unica ideia que eu tinha disso era fazendo tipo uma fonte de bias separado com mais dois capacitores, 1 pot, etc..

essa imgs eu vi em alguns foruns...

Individual bias

Individual bias 2

mas nunca testei , nem tenho espaço pra isso, nem sei se funciona, preciso dar um jeito , pq realmente está muito ruim esses já 11ma de diferença, consegui um par de tubos emprestado pra fazer um teste, e esse par a diferença ficou em 5.5ma, e o som já melhorou um pouco, parecia menos "ardido" menos fuzzy, tb coloquei o resistor de 100k como Matec falou e ficou melhor mesmo, agora falta só esse ajuste de bias mesmo, realmente to perdido nesse ponto.

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


É simples!
Joga a tensão no meio do pot, cada lado do pot vai para uma válvula.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


JudasTristes
tatus
Matec
Caras, obrigado. Sempre aprendo muito com os tópicos de vcs.
Abçs

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Capaz, eu agradeço vocês, não sou luthier mas já aprendi muito lendo o que vc escreve aqui, e já pude ajudar alguns amigos com o que aprendi, todo mundo acaba se ajudando e prendendo muito.

O matec e tatus tb sempre ajudando, galera muito gente boa.

abs

Matec
O cara que me emprestou as valvulas foi embora levou as valvulas, blz coloquei as minhas de volta, e a unica coisa que eu tinha feito alem da troca do par de valvulas foi aumentar o resistor de 47k do NFB pra 100k, e olha, me parece que resolveu até o problema do ganho exagerado, eu achava que tinha sido por causa das valvulas que era mais casadas, e acho que nao foi não, era só esse resistor mesmo, se for isso, olha, que troço louco, só isso alterar tanto, até pude colocar o amp no high.. da pra dizer que ficou normal e o som bem mais plexi mesmo. pelos manuais da marshall o presence deve dar um ganho de 6db em 3khz, com toda aquela alteração que eu fiz, pode ter deixado esse bem mais que 6db e até alterado a região de freq.


tatus

Pois é, testei assim como voce falou, edit.. testei agora um pot de 600k linear e consegui diminuir de 10ma pra 8ma a diferença girando todo pot.. dessa forma capaz de nem 1M adiantar, nao consigo entender pq tenho que por tanta resistencia pra alterar poucos ma..

Matec
Membro
# ago/14
· votar


JudasTristes

A primeira opção de Bias individual que aparece en suas figuras eu entendi e é possível.
A segunda não mostra nada .

Toda alteração nesse sentido precisa de testes para que no final não aconteça algum "acidente".

Deve ser feito um circuito "Mod" próprio para cada tipo de ampli.

Mauricio Luiz Bertola
tatus
JudasTristes

Nós sabemos que todos os que contribuem com suas experiências sempre tentam fazer o melhor possível.

Abs

tatus
Veterano
# ago/14 · Editado por: tatus
· votar


1M assim não!
Num faz isso que tu arrebente com as grade!!!
Põe uns resistor aterrando os lados do pot, onde vai para as grade, para diminuir a impedância. Daí controla melhor a amperagem. (to bebim, amanhã eu volto) uhasuhaushaushau

Oia aqui uma foto da minha primeira montagem ()bassman 5f6)
http://img600.imageshack.us/img600/3932/1006311rh.jpg

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
· votar


tatus
Matec
JudasTristes
SergioTrindade

Olá pessoal, não quero me intrometer no tópicos dos amigos, mas meu problema é bem dentro desse tópico, eu tenho um problema de "descasamento" das válvulas do power também, oque acontece é que já nao sei se é apenas as válvulas, porque mesmo trocando de lugar o problema persiste.

O problema se trata de uma perda de corrente de placa e um avermelhamento na grade apenas nessa primeira valvula de power, esse vermelhamento ocorre mesmo com o amp esteja em repouso, assim é bem fraco mas já da pra perceber, e sem tocar nada, quanto começo a tocar a grade fica vermelha conforme toco só nessa valvula, e fica mais pra laranja claro.

Eu já tenho muita experiencia com valvulados mas nao encontro o problema, preciso de dicas se possivel uma luz de quem tem mais experiencia com isso, já fiz alguns testes pra ver se existe capacitores com vazamentos dc, mas não levo fé nesses testes nem nesses multimetros digitais pra tal teste e antes de trocar todo circuito de power e inversora quem sabe descobrimos o problema.

Matec
Membro
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

Sua suposição é correta, pode ser um capacitor com má isolação de corrente,
Mas também pode ser o resistor de polarização da grade que está rompido.
Tem também o soquete da válvula que pode estar com mal contato.
É muito provável que seja um desses problemas. Coisa simples de resolver.

Ao encontrar o defeito troque a peça, de preferência das duas válvulas. Se um deu o problema talvez o outro vá dar também.

Boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Negative feedback , e Sag em trafo de força (válvulados)