adlimafi Membro Novato |
# jul/14
Olá, pessoal.
Há menos de dois anos estou na direção de uma igreja e quero melhorar o seu sistema de som.
Para o objetivo deste tópico, preciso mencionar que a igreja possui:
1) 02 PA's passivas SOUNDBARRIER ECLIPTICAL 15 (650W RMS) 2) 01 amplificador WATTSOM DBK 3000 (750W RMS), que alimenta os PA's 3) 02 caixas passivas FRAHM PS600 p/ retorno (125W RMS) 4) 01 amplificador cabeçote LL420 (100W RMS) que alimenta o retorno 5) templo com 8m de largura, 18m de comprimento e 3m de altura 6) palco com 8m de largura, 2m de comprimento e 80cm de altura
Não estou certo sobre as potências das caixas e dos amplificadores.
A igreja também possui um equalizador VOXMAN EQS, 10 bandas, antigo, que tem apresentado problemas de mal contato nos potenciômetros. Já encomendamos um novo: BEHRINGER FBQ-3102 (31 bandas). A mesa, WATTSOM AMBW, 10 canais, também é antiga e está pior do que o equalizador. Além disso, não gosto da equalização dessa mesa. Andei pesquisando, e parece que isso é próprio da marca/modelo. Ela não atende a nossa demanda atual. Decidimos substituí-la por uma YAMAHA MG24/14FX, pois consideramos que ela é suficiente para o nosso propósito, além dos efeitos que implementa.
No tocante aos PA's e ao amplificador, não temos a intenção de modificar nada neste momento. Com relação ao retorno, geralmente quando usamos o teclado ou o baixo, o som fica distorcido ou estalando; isso é extremamente desagradável. Como a nossa renda é muito baixa, foi-nos recomendado adquirir caixas MITSUI SOUNDBARRIER 12ATIVA ou M GEMINI amplificada 12 RS-412 (200W). É daqui que começam as dúvidas.
Futuramente, queremos ampliar as áreas do templo e do palco, aumentar a altura do templo e, possivelmente, diminuir a do palco, tendo 02 opções: 1) manter a largura do templo e do palco em 8m, e aumentar o comprimento do templo para 28m e do palco para 5m; ou 2) aumentar a largura do templo e do palco para 12m, e o comprimento do templo para 23m e do palco para 3m. Particularmente, aprecio palcos relativamente baixos e largos.
Então, a potência (200W) das caixas sugeridas como retorno é suficiente para sanarmos os problemas atuais, suportar a demanda futura e atender ao ambiente? As marcas/modelos sugeridos são bons? Em termos de custo e qualidade, é mais vantajoso comprar caixas ativas ou passivas (e um amplificador)? Os retornos de chão seriam melhores indicados?
|