Ajuda com Retornos de chão

    Autor Mensagem
    gui.fantinatto
    Veterano
    # mai/11


    Bom dia galera!

    Pesquisei no fórum mas não axei nada que me ajuda-se exatamente com o que eu preciso.

    Estou com um problema com retornos na minha banda.

    Nós até temos um equipamento bacana mas esta faltando a
    experiencia de como configura-lo.Quando o técnico de som ajustou
    pra nós uma vez ficou impecavel,mas nem sempre nós temos técnico de som
    dai agente tem q se virar com o que conhecemos.

    O problema é o seguinte,ou o retorno fica muito alto,ou fica mto baixo,as vezes
    conseguimos escutar apenas um unico instrumento muito alto, coisas dessse tipo.
    Os guitarristas e baixista tem amps individuais.

    Nossos equipamentos são o seguinte:

    4 retornos de chão
    1 potencia para os retornos
    1 mesa de som 6 canais(não possui saida para retorno)
    1 mesa de som 12 canais(possui uma saida para retorno)
    1 PA para frente

    Gostaria de saber dicas,sobre a disposição desses equipamentos no palco,
    como posso usar as mesas que nós temos disponiveis,onde devem ficar os amps
    de guita e do baixo,o volume destes,como testar o volume dos retornos,se cada guitarrista tem q se ouvir no seu amp
    ou apenas no retorno,onde deve ficar o retorno do vocal...coisas do tipo.

    P.s. Se tiver criado o tópico no local errado,me desculpem,sou novo aqui no fórum.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    gui.fantinatto
    Buenas!Primeiro, manda os modelos das mesas para que possamos avaliar o equipo, seria bom mandar os modelos de tudo que vcs tem e como estão ligando, cubos, microfones, tudo.Básicamente, vou adiantando que o ideal é usar a mesa de 6 canais para os retornos(no seu caso) e cada canal da potência com duas caixas de retorno.Assim vc teria como separar duas caixas de outras duas.Muito importante saber o modelo das mesas.Assim que vc mandar, dou uma dica mais consistente.Abcs.

    gui.fantinatto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A mesa de 6 canais eh uma wattsom MXS 6II
    Essa aqui

    A mesa de 12 eu não vo lembrar exatamente o modelo agora,mas é uma mesa bem simples com 12 entradas P10 mic e line,equalizador de cada canal,dois controles master,uma saida de retorno,controle de pan e efeitos para cada canal...


    a potencia é uma wattsom 3300...com dois canais,geralmente agente pegava a saida de retorno da mesa ligava em um canal da potencia,dai o send da potencia ligava o outro canal,dai saia exatamente a mesma coisa nos 4 retornos...

    o PA é um Antera 700A...usado para frente...

    As caixa de retorno são 4 caixas anguladas com alto falante de 10" e 1 tweeter...

    Para o contra baixo,algumas vezes usamos uma caixa multiuso,e as vezes usamos direto em linha na mesa(tambem gostaria saber qual é melhor opção ja q nao temos cubo próprio para baixo)

    As guitarras utilizam 2 amplificadores meteoro fwg50 microfonados...

    O vocalista usa um mic Shure Beta...ligado diretamente na mesa...

    Espero q essas informações ajudem,e consigamos axar uma solução interessante,obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    gui.fantinatto
    Bem, o mais importante era a mesa de 12 canais, mas vamos lá.O power Wattsom tem dois canais, vc vai ligar cada entrada dele na saída da mesa wattsom, com cabo p10/p10, uma para o canal direito e outra para o canal esquerdo.Vai ter que montar uma caixa de direct out.Pegue 6 jacks J10(entradas p10) e ligue neles dois cabos em paralelo, com plugs p10 nas pontas.Os microfones e saidas diretas de instrumentos vão agora serem ligados nessas entradas.Os dois cabos de saída, um vai para a mesa de 12 e o outro para a mesa de 6 canais.Com isso os 6 canais da mesa Wattsom vão reproduzir o mesmo que os 6 canais que estiver utilizando da mesa de 12.A mesa grande, use normalmente.A Wattsom, vc ajusta cada microfone e instrumento independentemente, para os retornos.As duas caixas de retorno ligadas no canal direito vão reproduzir tudo que estiver com o controle de pan para a direita ou no centro e com menos intensidade se colocar o pan para a esquerda, o mesmo acontece invertido no canal esquerdo.O resto é jogada de pan pra cá pan pra lá, tornando as caixas do canal esquerdo com certa independência do canal direito, e vc ganha um controle maior sobre o que está nos retornos.Usar o baixo em linha ou com uma multiuso, não é uma boa.Ele deve ter seu cubo próprio e ser colocado na mesa com pouca intensidade(via microfone ou linha).Abcs.

    Lucast
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, vcs vacilaram de não ter perguntado pro técnico de som como foi a regulagem deles que vocês curtiram. Não deixem oportunidades assim passarem. É assim que a gente aprende mais e cresce mais ainda como músicos!

    carlos adolphs
    +zin pra vc!

    Homem Guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Chame um tecnico denovo cara, aí vc pede pra ele fazer diferentes configurações e depois anotar, e quem sabe ele te ensinar a regular um pouco melhor

    É muito difícil pra gente aqui, pq tudo isso depende da acústica do lugar, o tamanho, o equipamento em sí e até do estilo que vcs tocam.

    Uma dica que eu dou, é desligar as duas caixas de PA, regular os retornos em só uma mesa, ou seja, simplificar o máximo, pq no ensaio só vcs precisam ouvir bem. Banda tem que se preocupar com a musica.

    Arranja um ampl pra esse baixo, por enquanto, tenta utilizar só uma caixa como ampli do baixo, pois cada instrumentista tem que ouvir a sua caixa, não pode sempre embolar tudo com a voz.


    AQUI vc vai ver alguns mapas de palco, mas só para vc ter noção. Toda banda costuma fazer isso, principalmente com o próprio equipamento.

    Espero ter ajudado. Abraço

    Magrinho123
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, eu toquei em banda muito pouco tempo, mas apesar de eu não ter mechido com essa parte, ficou mais ou menos assim:
    os 2 guitarristas, baixista e vocal todos tinham um amp para sí, e alé disso tinha a saida do amp que ia pro mixer. Na saída do mixer ia uma potência para os retornos, que eram 3, dispostos no palco de forma que todos usassem os mesmos retornos com o som da banda toda.

    gui.fantinatto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Agente (principalmente eu) bobiei muito de não ter perguntado pro técnico o que ele fez...

    Mesmo assim mto obrigado pela ajuda de vcs!

    Vou juntar as informações e ver o que eu consigo aqui.

    carlos adolphs
    Eu não entendi muito bem a parte do direct out...se tiver como explicar um pouco melhor,ou até mesmo me mostrar um esquematico algo assim...

    Vlws!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    gui.fantinatto
    O que propus para vc é semelhante a um cabo Y, vc tem uma entrada J10 e duas saidas P10, para plugar o mesmo elemento em dois aparelhos.No caso, as duas mesas.Abcs.

    gui.fantinatto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ah entendi,era o que eu imaginei mesmo,vo fazer isso e ver como fica!

    Vlws pela dica!

    Todocru
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Estou tendo um problema com retorno na minha igreja,temos uma mesa pequena amplificada da SKProaudio VZ60a,ela tem uma entrada auxiliar e outra send/efect,porém usamos apenas uma caixa de retorno perto dos instrumentos e ligamos ela no mesmo lugar que liga as caixas PA,ou seja,o som do retorno fica super alto.
    Não estou conseguindo fazer a ligação pois só usamos a mesa,não tem amplificador de potencia,nem equalizador e nem efeito de voz,somente a mesa amplificada.Como faço essa ligação?
    Observação importante:
    A caixa de retorno é passiva.
    Desde já agradeço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Retornos de chão