Defeito Fender Hot Rod Deluxe III

    Autor Mensagem
    Angelop
    Veterano
    # jun/14


    Pessoal, possuo um Cubo Fender Hot Rod Deluxe III. Depois de algumas horas de ensaio ele começou a "rachar" as notas graves (as notas agudas saiam normal). Mandei para o conserto, fizeram uma regulagem na solda e voltei a tocar com ele. Tudo normal, porém depois de 1h de ensaio aconteceu o mesmo problema. O que será que pode ser? A princípio parece problema nas válvulas (talvez quando elas esquentam começam a dar problema) ou talvez nos falantes. Alguém tem alguma idéia ou já teve esse problema? Desde já agradeço

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    O Hot Rod é hibirdo parte valvulada e parte transistorizada, faz o seguinte teste para saber se o problema pode estar vindo do preamp ou da potência.

    Liga um fone de ouvidos de boa qualidade no jack de preamp out (send) testa e ve so o som racha. Se não rachar significa que o problema deve estar na potencia, na inversão de phase ou no bias.

    Se for a potencia, tem que regular o bias, e verificar se a inversora de fase não está com problemas, de um amigo meu começou assim até queimar toda parte da invesão de fase.

    Caso o som esteja saindo rechado, procure uma assistência técnica autorizada para dar um geral no amplificador e verificar a alimentação e se não possui algum componente queimando e interferindo.

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Angelop

    Cara, já vi um HRD com os mesmos problemas e ele é comum nesses amps. E inclusive eu consertei um HRD3 com esse problema aí.

    Normalmente esse problema dele de esquentar e começar a rachar o som é solda fria.

    Não se preocupe com válvulas ou componentes agora. A primeira coisa a fazer é refazer as soldas dos soquetes das válvulas; e depois, o mais provável, refazer as soldas de dois resistores (R78 e R79, normalmente a depender do modelo do amp) e um diodo.

    Estes resistores são caixinhas brancas retangulares e com uma espécie de "gesso" neles. Eles esquentam MUITO e isso compromete a solda junto com a vibração do amp. Quando esquenta a solda dilata e vibração causa mal contato.

    Olhe eles aqui RESISTORES MALDITOS .

    Tem q refazer as soldas deles todos e todas outras mais ruins que encontrar na placa. Acredite, tem muitas.

    Isso provavelmente vai resolver seu problema.

    Caso contrário, tem q passar pra segunda fase de investigação.

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    São resistores de carbono com porcelana para dissipar o calor, na vox esses são soldados com solda de niquel-estanho e prata 0% chumbo.

    Angelop
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pedrolake, obrigado pela informação, vou testar com o fone de ouvido assim que chegar em casa!

    Nefelibata, levei duas vezes no concerto e as duas vezes o serviço foi "regulagem de solda", dessa forma o amp ficava bom porém piorava depois novamente, provavelmente deve ser esse problema que você relatou, porém eles não devem ter soldado direito, irei verificar! Obrigado pela informação!

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Angelop

    O que acontece, amigo, é que essas assistências da fender são preguiçosas de mexer nesse problema pq vc leva um tempão pra desmontar e tirar a placa principal, pra fazer um serviço de cinco minutos, justamente pq as soldas desses resistores fica na parte de trás da placa. Dá um trabalho beeem chato. Vc tem q tirar todos os knobs e desparafusar todos os pots do chassis, bem como os jacks, depois alguns parafusos, além da placa menor q ficam as válvulas.

    Remontar é ainda mais chato e trabalhoso. Aí eu acho q eles não ficam estimulados pra fazer uma hora e meia de serviço pra realizar meia dúzia de soldas simples.

    E não tem q simplesmente fazer as quatro soldas dos resistores. O ideal é pegar uma lupa e uma luz e procurar minuciosamente na placa por mais soldas ruins, que no fender é MUITO comum, aí vc vai refazendo e prevenindo futuros problemas.

    Agora, vc acha q essa penca de técnico de meia tigela q tem por aí vão fazer isso?

    Esse HRD eu levei pra técnico e o cara simplesmente não achou o problema; pior que isso, ele disse q o amp estava normal. Natural, pq o problema só aparecia depois de tocar ao menos uma hora em alto volume (pra poder esquentar bem).

    Abraços

    Angelop
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Nefelibata, realmente vi que o serviço foi feito de qualquer jeito... Tem algum tipo de solda especial que não derreta facilmente?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Angelop

    Ter até tem. Mas não precisa tanto. Uma marca boa de solda, com o serviço feito corretamente já resolve o problema.

    No caso desses resistores, convém também trocá-los por novos com as pernas (terminais) longos, soldar longe da placa e botar uma colaquente entre os dois, pra evitar a vibração, quando ele fica rente a placa.

    Abraço

    Led Zé
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Vejo várias pessoas com problemas nesse amp. É sempre a mesma coisa? Solda fria?

    hugo_prado
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Não só nesse amp, o 212r tb tá osso

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    hugo_prado

    Seria isso culpa da origem nórdica do produto?

    HookieCookieDog
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Estou com o mesmo problema no meu Hot Rod Deluxe.
    Quando uso o canal clean saturando o power la pelo volume 6, o grave vem com um esporro estranho nas notas graves, e detectei também que nao consigo ultrapassar 74mV no BIAS..creio que seja solda fria na placa ligada á alguma valvulas do power ou esses resistores r78 r79.
    O que acham ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defeito Fender Hot Rod Deluxe III