Modificando Loop de Efeitos no Laney LC 50II

    Autor Mensagem
    aspadeto
    Veterano
    # jun/14


    Quero modificar meu amplificador Laney LC 50 II. Ele usa loop de efeitos paralelo e gostaria que ele trabalhasse em sério.

    Esse interesse surgiu da minha vontade de utilizar a Line 6 Pod HD500. Como o loop de efeitos desse amp é paralelo a mixagem dos efeitos produz algo que não me agrada. Mesmo com o knob do return no máximo ainda resta som original (que não passou pelo loop) na mixagem.

    Enfim, para utilizar as simulações da Pod HD sem qualquer interferência do pré ou para fazer uso dos sons sintetizados da pedaleira eu preciso que o return do loop funcione em série.

    Tudo devidamente explicado, vamos ao problema.

    Aqui na minha cidade não encontrei quem soubesse fazer essa modificação.
    Gostaria do auxílio dos experts do fórum pois vou ter que levar a solução mastigada para o técnico.

    Tenho uns esquemas aqui em PDF que acredito ser do Laney LC 50 II.

    Em algumas pesquisas na net encontrei um tópico tratando da modificação de um outro Laney, o VC 30, as sugestões dos participantes são bem interessantes.

    As modificações sugeridas foram
    1. Acrescentar uma chave que permitiria alterar funcionamento do loop 'ao vivo'.
    2. Acrescentar um potenciômetro 100K audio taper . (pelo que entendi no resistor que fica exatamente antes da loop send.

    Enfim o tópico original é esse aqui (é em outro sítio, não sei se isso é permitido aqui): http://www.petrucciforum.com/forums/showthread.php?69442-modifying-my- amp-s-effects-loop-parallel-to-series

    O esquema do amp está aqui.
    http://speedy.sh/Q5Awp/laney-lc50-sch.pdf

    Desde já, muito obrigado pela ajuda.

    Matec
    Membro
    # jun/14
    · votar


    aspadeto

    A solução é clara e pode ser confirmada nas opções de mod que o membro FF5 do outro fórum indicou. Na opção 1, que acho que é o que vc quer, basta desconectar um lado do resistor R44, de 100kohms. Só isso.

    Aí o volume do return vai se tornar também um master volume, mas vc pode deixá-lo em um volume fixo e utilizar os controles normais do ampli.

    Abs

    pedrolake
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Fácil no esquemário existe um resistor R44 de 100K, remova ele e seu loop passará a ser em série.

    Mas será necessário alterar a ligação nos jacks de send e return, para quando não houver cabo plugado, fazer com que o sinal do jack send passe automaticamente por um meio de jumper ao jack de return.
    Quando acontece isso, também será necessário conectar o R54 direto no jack de return para poder cancelar o volume do return.

    Matec
    Membro
    # jun/14
    · votar


    aspadeto

    O pedrolake está certo, eu me esqueci da parte do mod no jack do return.
    Vc também pode utilizar um mini cabo P10 - P10 ( daqueles que ligam 2 pedais) para manter o sinal passando quando não utilizar um pedal conectado ao loop.

    Abs

    geronimo.correa
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    aspadeto
    Esse interesse surgiu da minha vontade de utilizar a Line 6 Pod HD500. Como o loop de efeitos desse amp é paralelo a mixagem dos efeitos produz algo que não me agrada. Mesmo com o knob do return no máximo ainda resta som original (que não passou pelo loop) na mixagem.

    Desculpe a pergunta, mas como você está fazendo as ligações? Teoricamente, se você ligar Guitarra -> Input do POD -> Out do POD -> Return AMP, teu som já não estaria passando pelo pré do amp, que, pelo que entendi é o que você deseja. Abs!

    aspadeto
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Desculpe a pergunta, mas como você está fazendo as ligações? Teoricamente, se você ligar Guitarra -> Input do POD -> Out do POD -> Return AMP, teu som já não estaria passando pelo pré do amp, que, pelo que entendi é o que você deseja. Abs!

    Sim, essa é uma das maneiras que pretendo usar, a mais importante. Como o loop desse amp é feito para ter o sinal dividido quando eu sigo esse esquema Guitarra -> Pod -> Return no Amp o volume fica próximo da metade do amp.

    No começo eu achava que era um defeito do meu amp, depois vi que é uma característica dessa linha, que também está presente em outros amps com loop em paralelo. Verifiquei também que na versão mais nova deste amp, o Laney LC 112, corrigiram o problema. Ele vem de fábrica com a chave para escolher entre loop em paralelo e loop em série.

    Enfim,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificando Loop de Efeitos no Laney LC 50II