Trafo de força c\ Muita tensão no secundario

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Do ponto de vista dá física muda se o material usada nela é diferente do usado hoje, algumas frequencias podem passar outras não, depende, faz tempo que não estudo física mas é interessante olhando desse ponto de vista, materiais diferentes vão resultar em curvas diferente de frequencia, mas o ponto é onde vamos escutar a diferença, é que nem no outro tópico onde é que escutamos o sag? mesmo que seja em uma função não linear o ao meu ver o que realmente se escuta é a queda mínima do b+.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Então vamos fazer um calculo, qual a voltagem do AC e a corrente do secundário?

Segundo qual é o agente retificador, diodo de silicio, diodo Schotty, Valvula retificadora, dependendo de quem irá retificar podemos variar o fator de 1.41 à 1.214. No caso do 1N4007 considerar 1,314.

Se 10R/20W consumir pelo menos 15mA a mais que está previsto, chegando perto do máximo do coeficiente de corrente que o trafo irá fornecer, estará forçando a curva de voltagem a ter uma queda de 60V AC convertida em DC fica algo de pelo menos 80V. Sendo 1=60 * 1.314= ~80,1V. Sendo possível também utilizar uma rede resistiva.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O som com transistor retificado é mais agressivo, e com ataque mais acentuado, e decay breve (desculpe os termos de tecladista, mas não sei outros nomes), enquanto a válvula tem um ataque comprimido, e logo uma tendência a crunchar, e um decay mais longo...

macaco veio
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
5,8 no filamento, nao tem que cair nada nao. Se cair eh sinal que o seu trafo ta com fio fino provalvelmente no primario e nao ta aguentando a corrente exigida nos filamentos. Vai funcionar com as valvulas um pouquinho menos aquecidas do que o com 6,3v, (eh como ligar o stanby com as valvulas frias) o que que acontece? Elas irao pro saco mais cedo, como a diferenca eh muito pequena, nao sera tao cedo.
No caso do judastristes os resistores eh esse de ceramica mesmo, eh so escolher o valor de forma a ter a queda de voltagem requerida, ao inves de ficar calculando eh so enfiar um de 2k la e ver o quanto caiu, se foi muito poe um de 100R, se foi pouco ai ja da pra acertar de cara pela diferenca entre 2k e 100r com as diferencas entre o quanto que caiu. Mesmo que se ponha um de watagem maior vai esquentar o mesmo tanto. Eh o tipo da gambiarra que eu nao faria, pode ser que aconteca do ampli ficar dando sag, nao sei so testando, nunca fiz essa reducao no circuito todo com resistor e nao acho que seja aconselhavel. As el34 podem trabalhar com tensoes mais altas mas tem que reduzir na grade (aumentar os resistores de 1k no Jcm800 mas sei qual o valor), de forma a obter a mesma voltagem dos Jcm.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Faz a mesma coisa com os diodos, se trabalhar bem a fonte, capacitancia, resistores, fica assim tb, vai ter o mesmo sag, as vezes até com muito decay, e ataque meio lento demais.

Mas é bem chato de calcular tudo isso, pq mudando o transformador já muda a resistencia da válvula no caso da retificação valvulada, ai vem os filtros, choke, reistores, capacitancia, cada amp vai ter o seu tipo de sag, acredito que todos os amps tem, mesmo os com diodos e que dizem nao ter sag, deve ter pelo menos uns 2v ou 1.5v de queda, mas isso é bom em termos, pq cair demais a tensão tb nao é bom.

macaco veio

Humm, um dos trafos que eu uso da uma queda na tensão dos filamentos vou verificar isso ai.

Sobre as valvulas funcionarem com menos tensao nos filamentos, vou fazer uma fonte regulada pra isso, é uma pena mas vai ter que ser assim mesmo, o porblema é regular a tensão das EL34, eu nao tenho transistor pra alta corrente, mas eu tenho um monte de7806, eu pensei em usar dois deles em paralelo com aquele arranjo de resistores de 470 ohms, pra que um não seja exigido mais que o outro assim tendo um equilibrio entre os reguladores, mas nao acho o esquema.

Sobre as grades da EL34 se eu colocar resistores muito altos tipo 2k2, 3k3 não vai saturar mais facil as el34, e outra, eu perco sonoridade com menos corrente na grade?

abs

JudasTristes
Membro Novato
# jun/14
· votar


macaco veio
Ismah
Hendrix Gallagher Straits
pedrolake
Ramsay
tatus

Foi mal pessoal pela demora, mas consegui alguns resistores grandes pra teste, não que eu queira usa-los por definitivo, mas quero ter mais opções na hora que estiver montando, mas todos de valores muito baixo tirados de televisões, são resistores retangulares de cerâmica de 15W, 10W , mas todos de 20R 47R, 3R3 o maior que consegui foi de 100R em uma carcaça de um amplificador valvulado antigo, Hendrix tinha razão, fui na eletrônica de um senhor bacana aqui perto e consegui uma carcaça de um amp, me deu tudo até o chassi com soquete, conseguimos desenhar o esquema da fonte que tinha na carcaça até o fio que vai pro OT, o senhor me disse que os trafos deviam ser semelhantes, que o meu deve ser praticamente o mesmo que tinha nesse amp, que eram bem comuns nessa epoca.

Esquema da fonte da carcaça

eu to montando o amp normalmente, deixando a fonte pra ultima hora, vou ter que usar capacitores em serie, e ligar o power e o pré pra não ficar se baseando na tensão sem carga, então já vou ver a tensão real que vamos ter que lidar.

JudasTristes
Membro Novato
# jun/14
· votar


Porque eu não posso usar apenas o tap de um lado e o center tap, faço uma retificação de onda completa como sempre fiz usando os trafos sem center tap em outros prés e compressores que montei???

Não teria tensão suficiente já que dá em torno de 420v por tap??

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Só que a resistência de uma válvula não é linear, e se altera com a temperatura ;)

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Não Ismah, os materiais usados na válvula recebem tratamento adequado para aguentar altas temperaturas, e soldas que fundem os metais da placa, cátodo e grade, gerando uma peça única.

para melhorar a condutividade e aumentar a resistência a intemperarias, a placa por exemplo recebe um banho de ácido nítrico para criar fissuras e melhorar a troca de elétrons, e depois um banho em uma base perlicloretada que mantém a estrutura do matéria até 500 graus Celsius.

Além disso a válvula conta com um defletor de elétrons para controle de gases e do aquecimento.

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Porque eu não posso usar apenas o tap de um lado e o center tap, faço uma retificação de onda completa como sempre fiz usando os trafos sem center tap em outros prés e compressores que montei???

Não teria tensão suficiente já que dá em torno de 420v por tap??


JudasTristes

Se vc usar apenas o tap de um lado e o center tap, só vai conseguir metade da potência que o trafo de força pode fornecer. Então, se vc montar um JCM800 ao invés de 50W ele vai jogar no alto-falante apenas 25W.
Na Multcomercial vc encontra resistores de fio de 2,2K/10W.
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5671_4689_Resi stor-de-Fio-AC10-10W

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Tenta a Opoen se ainda existe, comprava resistores lá, de carcaça de alumínio como dissipador.

macaco veio
Veterano
# jun/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
A corrente eh muito alta, nao da pra regular (estabilizar) nem colocando dissipadores enormes, o que se pode fazer e retificar 5,8 e tera uns 7v DC e ai diminuir de alguma forma (talvez como o Tatus falou). Eh uma questao de escolher entre as duas opcoes, ter uma voltagem menor (acho tambem que perde no fluxo de eletrons na placa debilitando o ganho, eu disso acho), ou ter uma maior comprometendo os filamentos.
Sobre a grade de screen, as el34 nao aguentam voltagem alta como as placas, se vai saturar ou perder sonoridade eu nao sei ja que a funcao delas eh direcionar os eletrons pra placa (se nao me engano).
JudasTristes
Se voce usar so um lado do tap retificando onda completa vai a ter a mesma voltagem so que com metade de amperagem, so nao acho que o ampli vai dar a metade da potencia como Ramsay disse, a relacao nao eh direta assim, depende da fiacao do trafo, se so um lado do tap der amperagem suficente daria a mesma potencia. So que nao faz sentido nenhum ai no caso. Reduzir +B eh complicado pois tem que matar um tanto de voltz transformando em calor. Haja dissipador.

JudasTristes
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Eu criei um topico sobre uma tensão no center tap e terra de 13.8vac, mesmo assim montei um power, já com placa e OT choke tudo em cima do chassi, capacitores de 320uf em serie com resistores de 220k (pq a tensão é muito alta), mas pela segunda vez a mesma coisa, um trafo com secundarios absurdamente altos, não consigo entender como esses radios mais potente e amplificadores antigos rodavam com tanta tensão no secundario usando EL34.

Enfim mais um transformador que me ilude, já tenho dois posso fazer academia, vou soldar uma barra entre eles assim posso fazer supino.

Medi sem carga nenhuma, passando primeiro capacitor e o choke, na saida do choke deu 602v, se colocar em outro tap consigo baixar pra 542v, mas os filamento cai a tensão de 6.3 pra 5.7v então mesma coisa que antes, mais um transformador que me deixa louco, com essa eu paro de comprar carcaças antigas pra aproveitar trafos, só estress.


Quem sabe bate a coragem e montamos esse power com EL34 mesmo, vamos considerar os 600v / 610v , isso vai cair com a carga depois que estiver com as valvulas, não sei pra quanto nem como determinar a porcentagem de queda, mas vou chutar que vai car pra 570v, ou seja uns 40v, conforme o site da weber Bias Settings For Safe Plate Dissipation - Class AB 70% com 570v nas placas a corrente não deve ultrapassar os 30ma, vamos deixar em 28ma por ai, mas ai entra a questão que não é tão simples como parece, que é a tensão da grade, como definir corretamente os valores dos resisotres de grade, vou ter que alterar o pot de ajuste de bias de 47k? e o resistor de 220k e 15k do bias, porque na junção dos res de 220k deu -154v, sem as valvulas.

É de se pensar qualquer comentário vai ajudar bastante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trafo de força c\ Muita tensão no secundario