Transformadores de saída e os seus limites

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14


Eu tenho alguns transformadores de saida, que uso nos meus amplificadores, já montei varios amplificadores as vezes com um as vezes com outro, já montei com tensões de 350v nas placas com tensões de 420v nas placas, até hoje não estraguei nenhum deles, montei varios preamps diferentes usando o mesmo trafo de saida, etc.

O fato é, eles foram fabricados pra aguentar uma certo circuito, deselvolvios pra um projeto especifico ou foram feitos com uma certa folga ? Como saber até onde podemos ir em relação as tensões jogadas no center tap de um OT?

Eu montei um amplificador JCM800 2204 com trafo nacional tenho um tópico sobre essa montagem, inclusive um outro tópico sobre um avermelhamento nas grades das válvulas de saida, uma coisa que até hoje venho apanhando pra resolver nos meus amps principalmente quando toco com distorção (onda quadrada), usei um trafo nacional que é pra dar uma impedancia de 3.5k no primario com uma carga de 8homs por exemplo, mas em testes que fiz aqui usando 60hz da rede elétrica com 110v a impedancia é diferente, um pouco maior tipo 4.2k com 8 ohms.

O negocio é o segunite, hoje uso esse trafo que tem as seguintes especificações na folha de dados do fabricante.

- Potencia = 50W
- Banda passante -3db = 60hz-25KHz
- Impedancia primario = 3500ohms P-P
- Corrente DC primario = 2x 150ma
- Indutancia primario (5Vac - 60hz) = 121H
- Resistencia primario = 42ohms - CT - 42ohms

Ele foi feito pra ser usado no jcm 800 2204 com uns 370v no center tap do trafo de saida, mas hoje eu to usando esse trafo de saida com uns 415v no center tap, um pré amp bem simples de dois estagios, mas estou jogando no center tap 81v a mais que o especificado pelo fabricante, já montei vários preamps com o mesmo power, já usei varios trafos de forças diferentes, mas nunca sei onde é o limite desses trafos de saida..

Alguem pode me explicar se existe alguma relação tesnão X durabilidade de um trafo de saida?

Essa diferença entre a folha de dados do trafo e o teste que eu fiz (3.5K da folha vs 4.2K do teste) da impedancia do primario com 8 ohms, o que isso afeta afinal das contas?

Se eu tivesse medido com 1Khz ao invés de 60hz poderia ter dado um valor diferente?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Antes de tudo, qualquer trafo com especificações X1,0 pode ser usado... Afinal o princípio é o mesmo, só as propriedades não...

O limite é a potência máxima do trafo...

Achei a um tempo um texto interessante, veja.


Todo transformador tem um limite! Um daqueles pequenos tem menos de 100W! Dá pra ligar no máx uma TV média. Se vc ligasse um secador de cabelo, ainda que fraco nele (500-3000W!!!) o que ia acontecer!?
Há 2 possibilidades:

1- O secador por estar puxando uma corrente pelo menos 5X maior, iria "agir como um curto". A saida do transformador iria queimar, e pararia de funcionar.

2-O secador iria puxar uma corrente umas 5X mais alta, e a saída não queima. Aí vc diz! Opa! que transformador bom! tô puxando 5X mais corrente dele e ele não pifa!!! nesse 2º caso, ao acabar de dizer essa frase, o transformador deve já estar superaquecido (ou, em alguns casos: em chamas) e começar a fundir/derreter, causando um curto na entrada do transformador.
Aí em uma fração de segundo vc escutaria um BZZZZZ, até que o disjuntor da sua casa se desligue.

Se todos os moradores quisessem ver um transformador explodir, bastaria que ligassem todos os eletrodomésticos do bairro de uma vez. Se o consumo for além da potência do transformador do poste ele faria aquele barulho característico, poderia soltar algumas faíscas, e queimaria. Hoje, a maioria tem um componente que desliga em caso de sobrecarga. Isso tirou toda a emoção das cidades pequenas. =D Por ficou muito raro vê-los explodir.
_________________________

Num transformador de poste, a resistencia varia de acordo com o consumo do bairro. Quanto maior o consumo, menor tem que ser a resistencia. Quanto menor o consumo maior tem que ser a resistencia.
Assim como um transf. quanto maior a potencia menor a resistência dele.

Suponhamos que fosse um transformador desse para alimentar uma só casa, usando 5.000W (13A, nesse caso) a resistencia seria bem alta pois a tensão é de 13.800V.
Nesse exmplo a resistência de entrada teria que ser 3833,3 Ohms.
_______________

Só abrindo um pequeno parenteses: note que a resistência num transformador não é constante. Por isso, vc pode usar um transformador de 1.000W tanto para ligar uma lâmpada de 15W quanto para ligar um motor de 1.000.
Essa variação na resistência só acontece por causa do magnetismo inconstante que a corrente alternada gera. Isso acaba aumentando ainda mais a resistência nos fios. Se vc pusesse um transf. de 220V em220V constantes(não na tomada), o transformador certamente deve queimar.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Ok, isso é em um trafo de força com 60hz na rede elétrica, e não sei se toda essa teoria se aplica em um trafo de saida com frequencias misturadas de 100hz até à uns 6khz, que tem uma indutancia fixa no primario, com chapas de outros materiais e por ai vai.

Olhando denvo nas especificações do trafo que citei acima, tem tb as seguientes informações.

Classe térmica = A (105º)
Rigidez dielétrica = 1,5kv / 60Hz - 1 minuto
Impregnação = verniz eletro-isolante, Classe térmica B (130ºC)
Nucleo de grão orientado (GO-M4)

Mas como usar essas informações pra determinar que o meu trafo vai durar um show de 2 horas com volume no talo, é dificil entender essas referencias e calcular uma boa margem de segurança.

valeu pela resposta

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Isso que falei acima é sobre um trafo conhecido, que tem essas especificações, mas e se o trafo não tem esses dados, se é um trafo antigo lacrado por exemplo, é mais complicado ainda.

Existe um monte de trafos por ai, seria bom poder dar uma chance pra eles.

Tenho lido por ai muita coisa, por exemplo que o isolamento do transformador tem que ser capaz de suportar os picos indutivos que podem ocorrer como resultado da falha da válvula, saturações e flutuações de rede, ressonâncias L/C também podem ser desencadeadas e podem causar tensões de pico excessivas.

Problemas com o isolamento do enrolamento que pode não durar muito tempo.

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Se vc usar um transformador com as especificações citadas acima, com certeza ele va durar 40 ou 50 anos de trabalho sem dar nenhum problema.
Levando em conta também que ele foi construído sem falhas.

Os maiores inimigos do transformador são o aquecimento e a quebra de isolação. Difícil ver algum transformador de saída trabalhando aquecido. Se isso acontecer pode já haver quebra do isolamento, ou defeito em outro componente (válvula).
A quebra de isolamento é mais comum. Problemas com o verniz, umidade, arcos voltaicos entre camadas.

Trafos desconhecidos, são isso, desconhecidos. Vc não sabe como foi fabricado, qual a qualidade do verniz, dos isolamentos. Vc não sabe nada.
Também não sabe a hora que ele vai estragar.
Se vc não quer que ele estrague em certo dia e certa hora... Reze...

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec

Quem bom , assim fico mais tranquilo.

Outra coisa q eu queria te perguntar vou aproveitar q tu tá por aqui, parece que tu já montou amps de baixa potencia com 12au7, pra eu usar duas 12au7 em push pull, qual a impedancia adequada pra isso no primario do trafo?

obrigado pela resposta.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Aprendi que todas as fontes de alimentação fornecem energia, no entanto os transformadores têm outras aplicações, tais como isolar circuitos ou alterar as tensões de sinal em amplificadores.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Leia este artigo da Universidade Federal do RS

http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_13/tiaptran.htm

Note que o trafo é igual: dois indutores enrolados um sob o outro, mas o circuito é diferente.

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Se vc usar uma fonte HT de 250v, e 2x 12au7 em push-pull, a impedância (refletida) do primário vai ser de aproximadamente 9kohms P-P. O som é bacana, mas a potência ainda não passa de 2 watts.
Vai tentar o HTM1-3? (hehe...)
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec

Minha fontes com dois trafos dão algo em torno de 275v, são coisas q montei quando estava prendendo a fazer valvulados, depois ficaram pegando poeira.

Vou dar uma olhada nesse HTM1-3 valeu mesmo hehehe essa semana eu to bem ativo com meus valvulados, idéias não faltam, valeu pela força !

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Valeu, vou olhar sim !

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec

Li as tuas msg no outro forum, fazia tempo que não via as tuas msg, a coisa andou mesmo desde a ultima vez q eu vi, no esquema o ultimo q vc postou é 18k no primario com 1 12au7, vou tentar assim mesmo, mas tá dificil achar trafo, todos q eu tenho aqui não chegam nem perto.

parabens belo trabalho.

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Dê uma olhada aqui:Amp Garage

Nesse lugar está interessante, pois o rapaz montou o ampli e está postando alguns samples.

Abs

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

A saída mais prática é vc dimensionar o que precisa, fazer sob encomenda. Geralmente sai mais barato que vc imagina.

Quanto a seus valvulados estaria aberto a negociar algum deles?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec
Que show cara..!!

Ismah

Acho que vou mandar enrrolar, mas vou mostrar uns vídeos pro cara que faz os trafos, pra mim, queria mostrar pra ele o processo de entrelaçamento entre camadas, isso é bem fora do que ele esta acostumado, mas quem sabe se eu pagar um pouco mais, levar umas cervejinhas ele se encarne.

Pegando um exemplo, quanto tempo levar pra enrrolar um Trafo da forma mais simples e quanto tempo levaria pra enrrolar um Trafo com entrelaçamento entre camadas? além disso tem as chapas que não são de GO, mas acho que isso já não seria o mais importante.

Sobre vender meus amps, eu até to afim de vender alguma coisa, mas antes preciso fazer alguns ajustes, eu sou daqules caras que não vende pros outros o que pra mim ainda não está perfeito.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Também sou encarnado no que faço... No caso, estou de olho em um valvulado, mas queria algo grande... 50w~100w em diante... Especificamente, os Giannini Duovox anos 80...

Fale mais sobre enrolamento entrelaçado...

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Fazer o entrelaçamento entre camadas do tipo 1/4 primário,1/2 secundário, 1/2 primário,1/2 secundário, 1/4 primário, não é, para quem tem experiência, muito mais complicado do que enrolar outro transformador comum. É necessário mais capricho, e bons isolamentos.

Pior era antes , com isolamento camada por camada de espiras.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec
Valeu Matec.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Matec
Hendrix Gallagher Straits

Propriedades desse tipo de transformador?

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Ismah

Resposta de frequência expandida, em especial para os agudos. Coisa que não se consegue se vc "adaptar" um transformador de força para funcionar como saída de áudio.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Matec

Sobre os agudos é bem isso que o matec falou, mas e os grave vem de onde? porque em testes que fiz com trafos simples, já notei que trafos maiores tendem a ter uma baixa frequecnia melhor.

Outra coisa fora um pouco do assunto, você já teve algum problema com frequencias de 350hz em circuitos de amps de guitarra? alguma oscilação nessa região de frequencia?

eu to com esse problema, ainda não sei ao certo se é oscilação no circuito por causa dos longos fios nos potenciometros, ou é um somatório do timbre da guitarra (captador + guitarra + cordas velhas) que gera esse som quem parece que o som está "dentro de uma caixa", entende, da pra escutar um ouuu oouuu no fundo bem nessa região, isso muda muito pouco o som no contexto geral, caso é que ao remover essas frequencias com um filtro rejeita banda a coisa tá ficando melhor, até a grade supressora parece que parou de avermelhar tanto, cada coisa que me acontece.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Sobre os 350hz, eu já vi em alguns manuais de amps opções de filtros de 100 a 350hz (noth filter) e torno de 18db de atenuação pra evitar ressonance feedback, e ontem em testes q eu fiz foi exatamente com o filtro em -18db nessa frequencia q consegui melhoras.

E com muito overdrive a coisa ficava pior ainda, mas não testei com muito overdrive, essas coisas são novas pra mim, vivendo e aprendendo.

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Essa é nova para mim. Ressonância??? 350Hz?? Nunca tive problemas com 350Hz, 190Hz ou nenhuma outra frequência nessa faixa. Já tive problemas com frequências bem mais baixas.

Isso que vc falou me lembra ressonância de caixas fechadas, mas nem sei se suas caixas são fechadas.

Eu gostaria de saber em que situação isso está ocorrendo, aí talvez eu possa dar um palpite.

---------------------------------------------------------------------- -----------------------------
Quanto aos graves, é o núcleo que contribui para a resposta de graves do transformador, depende da quantidade e também da qualidade do material.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Fiz uma gravação da minha guitarra em linha, e acho que pdoe ser meus captadores mesmo, essa ressonancia ficou muito clara na gravação antes mesmo do sinal ir pro amplificador.

Quando mando o sinal da guitarra pro amp sem o filtro, o avermelhamento da grade, lembra aquele tópico que a gente tentava resolver esse problema? pois bem, sem o filtro o avermelhamento da "screen grid" ficam bem evidentes, brilham conforme o tempo da musica, e somem quando paro de tocar, mas com o filtro entre a guitarra e o amp ai diminui muito isso, praticamente some esse avermelhamento.

Tenho algumas teorias agora pra isso:

1ª O captador tem uma curva de resposta muito estranha, com um pico nas frequencias de 300hz - 350hz, isso faz que nessa faixa de frequencia o sinal que entra no amp é muito alto, já entra no amp praticamente saturando nos primeiros estagios, agora imagina pegar esse sinal e socar um ganho e volume no 10 no amp.

2ª Minha guitarra tem com corpo de basswood feita na china, de algum modelo squair, tem um braço de maple e escala de rosewood de ótima qualidade, tem uma ponte de estrato porem é fixa, mas quem sabe não seia a melhor combinação (captador + guitarra + ponte fixa etc..) e isso tá causando esse efeito de ressonancia.

3ª As EL34 são sensíves a essas frequencias, e essa frequencia ressonante + "ruído de cascavél" ou "tube rattle, que ainda acontece pois não consigo achar algo que realmente funcione pra isso, quem sabe tudo isso contribui pra essa grade avermelhar?

Teve um tempo que achei que era o transformador com mais tensão, mas pelo que falomos acima não deve ser isso, e tb eu tenho em torno de uma queda de 3 volts entre o resistor de grade de 1K, já aumentei pra 2K2, 3K, mas não adianta sempre avermelha, já coloquei carga dobrada de falante no secundario do trafo e tb não adianta, com tudo isso parece meio óbvio que não é nada no circuito, a inversora está bem balanceada, a diferencia das senoides é mínima, a unica coisa que noto é que a saturação é diferente e não igual nos dois lados, mas isso acho que seria algo normal, pois ela já deve vir assim do preamp.

Isso me faz crer que o problrema é na guitarra ou o proprio captador e eu devo ter perdido quase um ano tentando descobrir problemas no circuito.

Essa grade começa a avermelhar só pelos nas frequencias de 350hz, pois essas frequencias estão muito acima das outras e com um filtro parece ficar normal.

Seu eu filtrar outras frequencias não adianta.

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Parece que vc resolveu o problema dessa ressonância.
Ficou só o velho problema da grade vermelha.
Esse ainda vai dar trabalho.
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Matec

E ainda tem gente que acha que é facil, mas um dia a gente consegue.
Abraço e até a próxima.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Pasta térmica?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Ismah

Colocar pasta onde ?

abs

Matec

Li as tuas msg no outro forum, fazia tempo que não via as tuas msg, a coisa andou mesmo desde a ultima vez q eu vi, no esquema o ultimo q vc postou é 18k no primario com 1 12au7, vou tentar assim mesmo, mas tá dificil achar trafo, todos q eu tenho aqui não chegam nem perto.

Cara, achei um trafo, ele estava socado nun canto aqui fazia anos, mas ele tinha uma aparencia muito boa, bem isolado, bem montado, ai pensei quem sabe é esse o trafo pra montar um amp de 1w e pra minha felicidade consegui.. 18.7K no primario, pelo tamanho é uns 300ma a 500ma será que o rola ? uns 0.7w já me deixaria mt feliz hehehe !

abs

Matec
Membro
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O rapaz que montou aquele ampli no Ampgarage utilizou um OT de 3W e deu um mini sonzão (Não sei se vc viu, mas ele postou mais um sample lá). Acho que o seu trafo deve dar bem pro circuito.
Abs
----------------------------------
Pasta!!!!????

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Entendi que tem alguma coisa esquentando, logo pasta térmica poderia ajudar... não?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformadores de saída e os seus limites