ajuste de bias com osciloscopio

    Autor Mensagem
    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # jul/06


    Gostaria de saber como faço pra ajustar o Bias de um ampli valvulado usando um osciloscopio e um gerador de audio.
    o ampli usa na saida as EL34

    Atenciosamente

    cacildo poncio
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    DANIEL_TUBES
    push-pull?

    a regulagem de bias por scope é moleza! chamada de "crossover method"

    bom...tu precisa - fora estes instrumentos que citou; multimetro com amperímetro e uma resistência de carga (dummy load).

    resumidamente....tu aplica um sinal de 1khz e uns 400mvs na entrada do amp, os controles do amp (grave, medio e agudo) estão com regulagem no "centro" (meio-curso) o presence está no máximo e master no máximo ****o volume e/ ou ganho tem de estar no zero!***

    na saída do falante do amp, tu espeta a resistência de carga com a resistência igual à impedância de saída do amp. e ae tu pendura as pontas do scope nesta posição.

    tudo conectado, tu verifica se o controle (pot) de volume e/ ou ganho estão no mínimo, liga o stand-by e vai aumentando o volume aos poucos, vai aparecer a senóide no scope, vai aumentando aos poucos até ela começar a clipar (vai ficar achatada as pontas) mas mantém ela sem clipar.

    dae tu tem que verificar o traço que sai de baixo para cima e vice-versa, o traço tem de estar reto (em diagonal claro! mas tem que estar reto) sem curvas, se tiver com curvas está ai a distorção de crossover, para eliminar basta regular o trim-pot de bias do amp. aproveita e faça os cálculos pra ver em que dissipação/ corrente as válvulas estão rodando, tem mais informações e cálculos aqui: http://tone-lizard.com/Oscilloscopes.htm

    http://tone-lizard.com/Marshall_bias.htm

    macacos-véios de plantão, me corrijam e desculpe por algo errado dito!

    uso este processo e nunca tive problemas.......***compartilhem como fazem pois é sempre legal ver/ aprender outras idéias, outras formas.

    abraços!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Valeu pela dica ....

    Fico muito agradecido.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cacildo poncio

    essa quebrou!! haha

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cacildo poncio

    essa quebrou!! haha
    (2)

    Aí, aí, aí... minhas costelas...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cacildo poncio
    Muito bom o teu ajuste.Eu faço um pouco diferente.Coloco um resistor de 1 Ohm em cada catodo das power.Em paralelo com ele, o miliamperímetro.Um trimpot recebendo a tensão negativa no centro(470K)no lugar dos resistores de grade 1, exatamente no centro da resistência.Ajusto para a mesma corrente em repouso, através do trimpot.Depois, faço o mesmo que vc faz, só mexendo no ajuste da tensão negativa.Um forte abraço!

    cacildo poncio
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    DANIEL_TUBES
    opa! ajudamos no que for possível!

    _BLACKMORE_
    lespaulbabilon
    =] calma! senão vão me chamar de "estrelinha"! hehhe


    carlos adolphs
    valeu por compartilhar! não só isso mas muitas outras coisas....

    eu só não entendi a parte do miliamperimetro: Coloco um resistor de 1 Ohm em cada catodo das power.Em paralelo com ele, o miliamperímetro.

    não seria a medida de milivolts? naquele conhecido método do resistor de 1ohm?

    abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cacildo poncio

    calma! senão vão me chamar de "estrelinha"! hehhe
    pow ... até eu q num manjo de osciloscopio nem bosta nenhuma entendi ... !!
    agora se os invejosos querem pensar assim ... que fiquem com as estrelas!! hehe

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Hehehe!Concordo na questão das estrelas( já viu a propaganda da Ford, da dor no cotovelo?)
    cacildo poncio
    Beleza, tem gente que faz a conta por milivolts, eu uso a corrente de repouso do databook( o que dá na mesma pela lei de Ohm).Como o resistor é de um ohm, qualquer voltagem que der será igual à corrente em miliampéres(vc pode usar o voltímetro no lugar do miliamperímetro).
    Vc achou estranho eu dizer em paralelo(uso o resistor como shunt) de um miliamperímetro de 0-10 mA, entendí a pergunta.Para o povo em geral é mais fácil usar o voltímetro.Um forte abraço.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs

    Hehehe!Concordo na questão das estrelas( já viu a propaganda da Ford, da dor no cotovelo?)
    muito boua!

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    kkkkkkkkkkkkk

    carlos adolphs
    entendi agora...

    abraços!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vou aproveitar esse mesmo topico so pra não ficar criando um monte de topicos por ai ....

    Essa duvida é pra ferver a cabeca de todo mundo....

    O que acontece é que nesse fim de semana eu estava finalizando uns teste com o meu ampli ... por curiosidade eu resolvi abrir o volume só pra ver ate onde ia, mas claro se tocar na guitarra apenas abafando sua cordas pra evitar a microfonia.
    Ai ocorreu um fato estranho, as valvulas de saida aumentaram seu brilho, com o vulume perto do 8 , então eu assustado baixei o volume ao zero... tudo tava normal, mas quando o volume chega perto do 8 acontece, olhei mais de perto, o que acontece é que tem um elemento da valvula que eu nao sei qual é o seu nome, fica logo apos o filamento, tem forma espiralada e vai do topo da valvula ate a sua base. Detalhe, o ampli da um leve apito .... e quando isso acontece esse elemeto fica vermelho igual ao filamento.....

    Alguem consegue desvendar essa ?????

    Heeeeelllpppppp

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Alguem consegue desvendar essa ?????

    será mesmo mistério?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O grande problema de regular o bias pelo osciloscópio é a realimentação negativa dos amps, que corrige o problema de "crossover" automaticamente à partir de certo ponto, e tb muitos outros problemas de resposta de frequência.

    De modo geral acho perigoso, pois pode-se acabar ajustando à valores altos demais buscando a perfeição da onda, que muitas vezes é impossível sem uma inversora com boa capacidade de corrente - vejam os Ampeg que usam seguidores de catodo após a inversora, justamente para suprir a demanda de energia das 6550 do power.

    Praticamente todos os amps tradicionais de guitarra vão exibir um belo crossover em regime de potência máxima, não há como fugir usando as tradicionais 12ax7 na inversora.

    Usar somente o osciloscópio para as medidas pode ser algo perigoso, até pq raramente as válvulas de power estão casadas dinamicamente - o casamento dos vendedores geralmente é "estático" e em regimes de baixa tensão.

    Desta forma, vale usar os dois métodos conjugados - medição de corrente de repouso (verificando se não está passando dos limites das válvulas) aliado ao osciloscópio para verificar grandes anomalias.

    Abraços.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ajustar bias é um treco que tem muita informação e contradições....

    Eu não gosto de ajustar por osciloscópio pq vc acaba por não saber qto cada válvula está dissipando mesmo após retirar o crossover ,dependendo do caso dá pra exceder a dissipação ajustando dessa forma.

    Ajustar simplesmente por corrente então nem pensar .Generalizar uma corrente qquer pra uma determinada válvula é mais errado ainda.Se tiver 300v ou 500v de placa não se pode ajustar pra mesma corrente ,são bias totalmente diferentes.Resistor de 1ohm no catodo tb implica em erros .A corrente de catodo é a soma das correntes de placa e de screen,não é a corrente de placa sozinha e mesmo descontando o valor da corrente de screen seria o método de ajuste por corrente.

    O método que eu uso e acho o mais razoável está descrito no site www.aikenamps.com e implica em usar as resistências dos dois lados do primário do trafo de saída pra deixar a dissipação em 70% do máximo sem sinal .70% não é um valor aleatório,está muito bem explicado lá pra um estágio em classe AB,além desse método ter a vantagem de compensar as diferenças existentes entre as duas metades do trafo de saída.

    Todas as maneiras podem proporcionar bom funcionamento mas nessa pelo menos vc tem certeza de qto suas válvulas estão dissipando de potência.

    DANIEL_TUBES

    O q vc viu no seu ampli é exatamente a screen grid excedendo a dissipação .Não deixe assim senão suas válvulas vão se desgastar mais rápido e/ou o screen pode se abrir.Aumente o valor dos resistores de screen e tente deixar o bias um pouco mais frio mas os resistores de screen são mais importantes nesse caso.O apito é oscilação

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuste de bias com osciloscopio