Comparação de Handmade! (comparar e discutir sobre qualquer modelo e empresa)

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# nov/13 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


GabrielVaneli

Sim e não...explico.

O som de guitarra flat realmente é pouco usado. Quem basicamente "inventou" a equalização básica e boa para guitarra elétrica foi o Sr. Fender. Ele sacou que para a guitarra soar "equilibrada" deveria ter um corte de médios e um reforço nos graves e agudos - incluindo aí um corte nos agudos inúteis (acima de uns 10K) e graves inúteis (abaixo de 80, 70Hz).

Isso pode ser visto em qualquer gráfico que represente a resposta de um equalizador do tipo Fender com os knobs a 50% - e mesmo um Eq tipo Marshall varia pouco disso, com a redução da queda dos médios (ele tem mais médios) e o ponto das frequencias que variam os controles.

O fato do eq tipo Fender zerar o som quando colocado tudo no zero e o Marshall ainda sair som é um detalhe de circuito - ambos são passivos.

Com os controles do EQ no 100% a seção de equalização é basicamente flat sim...mas isso não quer dizer que o amp em si está flat...existem mais detalhes que interferem na resposta de frequencias do amp.

Além do estágio de equalização (graves, médios e agudos) os amplificadores tem estágios que reforçam ou atenuam certas frequencias, e isso determina o "voicing" de cada amp.Mesa Boogie é craque nisso - existem amps dessa marca que incluem um EQ de 5 faixas pré ajustado internamente para fazer o drive soar de forma específica.

Espero ter ajudado :) Abraços.

ALF is back
Veterano
# nov/13 · Editado por: ALF is back
· votar


pronto! matou todas as duvidas!

mas que fique claro que em nenhum momento ngm disse q passivo ou ativo é melhor...pq parece q quando se fala em algo "passivo" ou "ativo" as pessoas entendem de cara q o ativo é melhor (homofobia? kkkk)
a questão de amp flat é bem isso mesmo...o "flat" nesse caso é a situação onde AQUELE amp MENOS pode influenciar no timbre, mas sua guitarra esta longe de soar flat...tipo, não pensem que plugar um violão num amp de guitarra com todos os knobs no talo vai faze-lo soar como um violão de verdade...como o Pedrone falou (e eu não sabia), existe outros estágios que participam da timbragem...
a questão do voicing citada pelo Pedrone é muito interessante e tem sido largamente explorada atualmente...o meu proprio blackstar tem um controle tipo blend (potenciometro ISF) que altera drásticamente o voicing do amp...segundo a empresa, ele vai de um timbre americano até um mais britanico...mas na realidade, o que eu mais ouço ali não é exatamente timbre USA x British, e sim timbre Mesa Boogie x Marshall...o amp é de alto ganho, não chega nem perto de simular um fender com esse recurso, e tbm não lembra um vox, por exemplo...com um pouco de tratamento na mix talvez parece um pouco um vox, mas a principio, lembra mesmo é mesa e marshall...
os Aliens tbm vem explorando essa ideia com os canais Vintage e Modern e claro, o Titan q tbm tem o controle de TONE, q mexe bem nisso, algo meio moderno x britanico

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


AugustoPedrone
Espero ter ajudado :)

Muito obrigado, cara. Você erradicou, eliminou e exterminou qualquer rastro de dúvida hehe!

ALF is back

Velho, em falar em Alien, eu achei o alien revenge 20w bem bacaninha...

o que vocês acham desse amp da alien?

dimi1822
Membro
# nov/13
· votar


AllanGouveia


Velho, em falar em Alien, eu achei o alien revenge 20w bem bacaninha...

o que vocês acham desse amp da alien?


eu ja ouvi muito sobre esse amplificador

Revenge tem dois canais e é um amp de ganho médio, é sucessor Rocket que era fabricado pela Alien, o nível de ganho neste modelo gira

em torno do ganho de um JCM800. O volume limpo será o normal para um amp de

20W, normalmente o suficiente para acompanhar uma bateria.


porem, o que não gostei do sons foi do som limpo dele....

mas como disse, o bacana é que ele tem o canal para ''ser o jcm 800 ''
loop
Válvulas Pré: 4 válvulas 12AX7 (JJ) Power: 2 válvulas EL84 (JJ)

ALF is back
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
ara, de todos os handmades, eu só conheço o alien ROCKET...é um modelo que saiu de linha pra entrar justamente a linha do revenge...
pelo material que vejo no you tube, o revenge é muito bom! talvez um pouco menos nervosinho q o rocket, mas pra alguns isso faz ele ser até melhor!
posso falar do rocket, q achei extremamente definido no drive...era um amp de apenas um canal, mas com uma belissima saturação...bem na onda do orange tiny terror, mas com um timbre mais moderno...tenho um pedal da alien, o marshmallow...e tbm atesto a qualidade da marca tomando ele por base!
mas infelizmente, nao conheço pessoalmente nenhum amp da nova linha da alien...quem pode falar deles é o GuitarristaDoNickEstranho, que tem um alien monster (primo burguês do revenge), e o Shapu, que teve um monster e agora tem um Mars...mas são todos mais ou menos na mesma linha...muda a wattagem e a saturação, basicamente!

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


ALF is back
isso é verdade!! o canal clean não é tão bonito... é meio crunch...

e para enriquecer o tópico, alguém sabe dos amps Crown?! será que é bacana?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
ALF is back

O Alien Monster é simplesmente fenomenal... hehehehe

O Revenge é mais ou menos na mesma linha, só que aparenta ser mais calminho que o primo Monster.

Eu sei que fica um negócio até meio chato, e parece uma babação de ovo da minha parte, mas eu sou pirado nos amps da Alien. A qualidade é muito boa, o preço é justo e os amps têm um som matador.

Sobre o canal clean, bem, clean realmente não é a prioridade dos amps da Alien. Na verdade eles são mais voltados pro crunch e drive, na minha opinião. Acredito que o que tem um clean melhor deve ser o Evolution 6L6, tanto pelas válvulas de potência quanto pelo enorme hedroom que deve ter (100w de potência).

Mas aí é meio questão de gosto mesmo. Eu tiro timbres clean do meu Monster, mas não fica lá tããããão bonito assim, e também eu não gosto de som puramente clean. Meu negócio é tacar uma leve saturação, pra deixar o timbre limpo levemente crunchado e aí o Monster brilha lindamente. Acredito que o Revenge deva ser mais ou menos nessa onda também. Só que o drive do Revenge eu acho que deve ser mais calminho mesmo. O Monster que é um cavalo...

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

quem lê o fórum diariamente (como eu) já sabe da sua paixão pela alien hehe!

mas eu curto mais um bom clean e uma distorção mais leve...

ALF is back
Veterano
# nov/13
· votar


eu ja nao gosto de clean clean...clean totalmente clean acho até meio feio...se nao tiver um drivinho pipocando no fundo, pra mim nao vira! meu blackstar tem um clean totalmente clean...não há o q crunche essa desgraça! acho feio!
os cleans da alien são EXATAMENTE o ponto clean q eu curto! acho mto top!
sobre os Crown, não conheço absolutamente nada! nem a cara deles! =/

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


uma coisa que acho ruim em amps handmade é porque no Brasil temos ótimos handmaker's, mas a maioria quase que absoluta é de São Paulo! A galera de outros estados não tem tanto acesso a esse tipo de material... ou os que tem vontade de comprar com um handmaker de SP não pode testar (como eu)...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/13
· votar


ALF is back
os cleans da alien são EXATAMENTE o ponto clean q eu curto! acho mto top!


\o/

O meu ponto clean é mais ou menos assim:
https://soundcloud.com/kellalbuquerque/monster-clean-crunch

Atualmente tá com um tiquinho de ganho a mais... É lindo demais, cara! Só falta descer lágrima dos olhos... Esse ponto fica excelente pra usar o meu pedal de drive como um leve clean booster, que deixa o amp com uma saturação levinha ótima pra uns blues e solos com pegada mais bluesy.

AllanGouveia
mas eu curto mais um bom clean e uma distorção mais leve...

Bacana... Eu curto um clean não clean (?), e uma distorção potente que seja uma pancada no cérebro, mas que seja dinâmica o suficiente pra virar um overdrive quando eu diminuir o volume no knob da guitarra. No meu Alien eu consigo exatamente as duas coisas.

uma coisa que acho ruim em amps handmade é porque no Brasil temos ótimos handmaker's, mas a maioria quase que absoluta é de São Paulo! A galera de outros estados não tem tanto acesso a esse tipo de material... ou os que tem vontade de comprar com um handmaker de SP não pode testar (como eu)...


Velho, isso é meio ruim mesmo. No meu caso é ainda pior, porque onde moro nem loja de instrumento decente tem. Daí eu tive que comprar meio às escuras, sabe. Eu fico imaginando como teria sido legal poder testar antes, formar uma opinião própria. Mesmo gostando demais do timbre do meu amp, talvez não compraria se pudesse testar antes, pelo fato da potência ser bem alta. Eu já tinha lido a respeito, mas se tivesse testado poderia ter essa sensação na prática, e ter comprado algum amp com metade da potência ou menos que já tava bom demais.

De qualquer forma... Continuo feliz! kkkkk

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
realmente a questão de não saber pessoalmente a potência é meio incomodo... mas uma coisa é certa; o fórum é uma mega ajuda de sanar dúvidas e chegar em um produto próximo do que se procura...

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Só complementando o ótimo post do AugustoPedrone, há outras variáveis impedindo o tal som "flat" do amp que não o cabeçote, como a curva de resposta do falante (ex: Cannabis Rex, clique aqui)
e os pots da guitarra, geralmente de 500k para humbuckers e 250k para stratos, sendo que o que se aproxima de "flat" é 1M (1000k).
Ou seja, só considerando os pots da guitarra, a maioria aqui jamais tocou uma guitarra "flat", que imagino deve soar bastante ruim para meu gosto, tipo sangrar os ouvidos com os agudos... :)

AugustoPedrone
Veterano
# nov/13
· votar


FBlues_rock
há outras variáveis impedindo o tal som "flat" do amp que não o cabeçote, como a curva de resposta do falante

Exatamente !

que imagino deve soar bastante ruim para meu gosto, tipo sangrar os ouvidos com os agudos... :)

Hummm diria que uma guitarra flat é super médio-grave, sem o brilho dos agudos :(

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


AugustoPedrone
No caso dos pots da guitarra é o inverso; Strato geralmente usam 250k para atenuar mais os agudos; nos humbucker usam 500k pois possui agudos menos acentuados, portanto exige menor atenuação (ainda assim, não é raro usarem pots de 250k neles, meu caso aliás com o Seymour D. JB). 1M deixa praticamente todo agudo passar, é raro alguém usar (salvo engano o VH usou/usa).

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Muito interessante essa onda do flat, mas para mim do jeito que tá já ta bom... :) (me refiro ao que conhecemos normalmente com flat, que é apenas uma ilusão hehe)

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


FBlues_rock
Então um eq de X bandas, seria nada mais que um monte de resistores com valores variados?

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Ismah, não tenho conhecimento sobre componentes de equalizadores, vou deixar para quem conhece explicar :)

overset09
Veterano
# nov/13
· votar


Amigos, poderiam me dizer quais características teriam um head com 2 válvulas 12ax7 (JJ) no pré e 1 válvula EL84 no power?

Fica interessante? Não entendo muita coisa, mas são válvulas muito agudas? Poderiam falar um pouco a respeito dessa combinação?

Obrigado!

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


overset09
cara, eu não sei não, mas tenho certeza que alguém aqui sabe... talvez o pedrone possa informar...

boa sorte. :)

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Caraca! Que tópico chato... Vai comparar ou vai usar?

Putz, a gente perde um tempão comparando e SEMPRE chega na mesma conclusão: são diferentes!!!!

Abs!

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


MauricioBahia
então, é quase isso... que são diferentes, isso é óbvio ( como diz aqui na minha terra: igual mesmo, são dois caminhões carregados de japonês! hehe)... mas a ideia é que com todo esse leque de informação facilita-se em escolher qual desses diferentes se encaixa melhor com cada um (seres diferentes e gostos diferentes hehe)... e também ampliar as diferentes formas de conhecimentos sobre os handmade's hehe...

abç. :)

Schenker
Veterano
# nov/13
· votar


AugustoPedrone
O fato de zerar os controles do painel só quer dizer duas coisas....se ao zerar todos os Eqs continuar a sair som o EQ é derivado do Marshall...se sumir o som o EQ é derivado dos Fender...


jura Mestre?? putz. tinha este conceito enraizado deste sempre . . .

é simplesmente tipo de projeto então??

sempre aprendendo . . .

forte abs!!

Ramsay
Veterano
# nov/13
· votar


a questão do voicing citada pelo Pedrone é muito interessante e tem sido largamente explorada atualmente...o meu proprio blackstar tem um controle tipo blend (potenciometro ISF) que altera drásticamente o voicing do amp...segundo a empresa, ele vai de um timbre americano até um mais britanico...mas na realidade, o que eu mais ouço ali não é exatamente timbre USA x British, e sim timbre Mesa Boogie x Marshall...o amp é de alto ganho, não chega nem perto de simular um fender com esse recurso, e tbm não lembra um vox,

ALF is back

Examinando o circuito do Blackstar HT-5, informo que o ISF nada mais é que um pot duplo de 10K junto com 2 resistores e um capacitor ligados na malha de circuito dos controles de médios e agudos que por sinal são do tipo passivo (eu pensava que fosse algo bem mais complicado).
Ou seja, o ISF é apenas um controle de equalização passivo adicional e por isso, conforme vc disse, o timbre não lembra nem fender nem vox.

overset09
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal, gostaria de informações à respeito do amp Mini8 da empresa SOLO.
Alguém tem ou já tocou nesse amp? Ele é um projeto próprio, com 2 válvulas 12ax7 (JJ) no pré e 1 el84 no power. Assisti à 2 vídeos, mas não da pra ter muita credibilidade. As guitarras usadas eram strato e superstrato tagima... não sei sobre os captadores usados e nem nada mais. No outro vídeo a guitarra parece ser customizada por luthier, não conheço e não pude identificar.
Enfim, no q puderem ajudar eu já fico muito agradecido.
Vlw!

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


overset09

cara, eu não sei muito sobre ele, mas que o citou aqui no tópico foi o ogner... talvez ele possa te ajudar...

abç

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
overset09
Nao sei nada alem de pots em foruns e sons de u2b!!
:(
é um amp moderno, isso posso dizer!! Tanto nos recursos como no timbre/som que entrega.

overset09
Veterano
# nov/13
· votar


E como faço p/ chamá-lo até aqui para ele me ajudar???
Ogneeeeeer vem cá meu filho! :D :D

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


overset09
cara, oque você procura mais ou menos em um valvuladinho? qual potência, timbre, recursos e tal's... fala aew... talvez possamos indicar algo bacana... mas também fiquei curioso sobre esses amps SOLLO...

galera, vocês viram que a gato preto anunciou no facebook que ainda tem umas unidades dos "gabinetes" do viralata p vender? o que acham disso? se não me engano, esse gabinetes são bem bacanas... vem com o eminence gb12! https://www.facebook.com/photo.php?fbid=540138206074270&set=a.12 vejam aí, avaliem e digam o que acham

overset09
Veterano
# nov/13
· votar


ogner
Vi q vc apareceu, mas não pôde ajudar muito. Obrigado mesmo assim.
De qualquer forma, se possível, gostaria de sua opinião p/ minha decisão de comprar meu 1º e sonhado valvulado.

AllanGouveia
Então, procuro um amp com baixa wattagem (acredito que até 12w seria super suficiente) e o mais completo possível, desde que seja de boa procedência (confiável, com bons componentes e válvulas, etc etc etc) e tenha qualidade.

Resumindo, quero o melhor equipamento possível (head + gabinete 1x12) pelo menor preço possível :D

Gosto de tocar rock n' roll (led zeppelin, acdc, guns n' roses, iron maiden...), possuo uma stratocaster e uma les paul.

Tenho tbm pedais: overdrive, delay, chorus e wah wah.

Sou todo ouvidos, podem me ajudar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparação de Handmade! (comparar e discutir sobre qualquer modelo e empresa)