Criando fonte p/ valvulados - Calculando e não copiando

    Autor Mensagem
    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13


    Tenho vários projetos valvulados desde amplificadores até preamp de microfones e quero aprender porque escolher auele resistor ou aquele capacitor na fonte, quero aprender tb a saber qual indutor usar e porque.

    Só que acho pesquisando na net hj é usa um capacitor de 5000uf que é bom mas ninguem explica nada sobre o ripple pra aquela determinada carga.

    Na fonte de placa é pior uns dizem que usam dois caps 50uf com um resistor de 50k no meio, ai uns dizem que pra filtrar melhor é melhor usar dois caps de 220uf, mas não falam sobre o resistor e qual a frequencia de corte desse filtro??

    É pura conversa de quem copia e nao cria a fonte, eu quero criar uma pro filamento e pra placa, saber direitinho o consumo que vou ter no circuito e escolher o transformador correto, mas ta dificil.

    Qual o valor do Ripple melhor... o menor valor possivel?? tipo 0.2v??

    se alguem puder ajudar ficaria mt agradecido.

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Seu Fumaça
    · votar


    eu nao quero nenhum ondulação nessa fonte, hj estou montando uma pra 2 12ax7.

    nas duas 12ax7 vou alimentar os filamentos 4 triodos que consomem 300ma em 6.3vdc cada, acho que 1 lm317 chegaria pois a corrente necessaria seria 1.2A e alguns dizem por ai que os lm317 aguentam isso, outros dizem que nao, ai já surge mais uma duvida.

    O capacitor antes do regulador se eu usar um de 15.000uf /25v calculando eu chegaria a um ripple de 0,6v, mas com a carga desses 4 filamentos ainda ficaria uma ondulção?

    Na fonte de placa, eu pretendo usar dois secundarios dos trafoss de 300ma em serie (110 + 220) pra me dar depois dos capacitores uns 400v, então pensei em usar dois capacitores de 330uf/450v mas qual o resisr coloco entre eles pra uma melhor filtragem? não seria melhor um indutor? mas nao entendo nada de indutor.

    valeu

    Matec
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça

    Só prá esclarecer: Qual o motivo de tanta preocupação?
    Qual o circuito que precisa de tantos cuidados com possíveis (e improváveis) ruídos da fonte dos filamentos?

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Seu Fumaça
    · votar


    Esse com 2 valvulas será p/ microfone para estúdio por isso tanta preocupação por causa do sinal/ruido, depois tem outros pra amp.

    Não são improvaveis porque faço essa analise de ruido com fones de ouvido e escutando o humm por minimo que seja sempre incomoda.

    Minhas valvulas são lsp ou jj s.. tudo blindado com aluminio e com barra de aterramento unica, e shields ceramicos com capa de metal.

    Tenho muito hisss tb, e um pouquinho de humm muito pouco mas já me incomoda..

    testes quue fiz vom 9000uf nos filamentos ainda tinha humm vindo da fonte 60hz..

    da placa sei que é perto de 120hz, e com dois caps de 100uf tb notei um pouquinho de hum..

    minha placa tem uns -90db de S/R sem nada e com esse circuito da uns -54db... é muito pra estúdio, e 90% desses chiado é hissss.. mas os 10% tb me incomada.

    Não posso admidir isso no meu circuito, enqaunto to quebrado nao posso comprar um osciloscopio e ver a tensão com as cargas e ver a ondulação.

    euq euria tb aprender a forma correta de calcular esse filtro.

    Matec
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça

    Sim, agora compreendi os seus cuidados.
    Para microfones isso é mesmo necessário.
    Na Net existem vários lugares onde vc pode buscar algumas informações sobre cálculo de fontes, como aqui por exemplo:
    http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/d_dimensionando.htm.
    Uma maneira de se limitar ruídos da fonte é sempre fazer o aterramento da forma correta.
    Os ruídos agudos, os chiados, são ruídos térmicos dos componentes e principalmente da própria válvula, não há uma maneira segura de se evitar. Mas a escolha de uma válvula de baixo ruído pode melhorar bastante este problema. Também circuitos com realimentação negativa limitam o ganho e melhoram um pouco a relação sinal ruído.
    Para os filamentos vc pode fazer a retificação e filtragem. É lógico que capacitores de valores maiores irão filtrar mais.
    A ideia de se utilizar um regulador de tensão é boa e funcionaria. Porém 6,3v retificados e filtrados dariam no máximo 7,7v (devido à queda dos diodos) , o que é insuficiente para que o regulador trabalhe. Vc teria que providenciar uma fonte de tensão maior.

    Uma coisa que eu percebi é que vc citou acima
    nas duas 12ax7 vou alimentar os filamentos 4 triodos que consomem 300ma em 6.3vdc cada, acho que 1 lm317 chegaria pois a corrente necessaria seria 1.2A e alguns dizem por ai que os lm317 aguentam isso, outros dizem que nao, ai já surge mais uma duvida.

    Sua informação está errada.
    Cada seção da 12ax7 consome 150mA no filamento; e o total da válvula é que é 300mA em 6,3 v. Sendo assim o LM317 trabalharia com folga para 2 12ax7 (600mA).
    Abs

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    boa meu velho.. ajudou muito!

    vou olhar esse site sim.

    Eu uso um trafo de 220>12v ai ligo esse secundario de 12v em mais 2 trafos ai fica 12 > 110 e 12>220,, ai tenho uma boa folga pro lm317 no secundario do primeiro trafo.

    eu sempre achava que 150ma era pra 12v então tava errado que bom que criei esse topico pois ja tava preocupado com os 1.2a.


    Também circuitos com realimentação negativa limitam o ganho e melhoram um pouco a relação sinal ruído.

    mas esse arranjo melhora en função do ganho que reduz ou pelo fato de ser com realimentação negativa?


    Os ruídos agudos, os chiados, são ruídos térmicos dos componentes e principalmente da própria válvula, não há uma maneira segura de se evitar.

    Esse é o pior dos meus problemas, pensei em comprar outros capcitores e resistores, as valvulas q eu uso são top de linha, usadas pela maioria das empresas de audio renomadas por ai, mas ja vi que é uma luta terrivel, mas ainda vou consseguir diminuir uns 10db desse hiss...

    eu quero tentar todas as possibilidades antes de partir pra um circuito de atenuação de ruidos..

    acho que usando trafos na entrada e saida tb ajudaria a diminuir mts resistores e cirrcuitos ativos no meio do caminho, outra coisa que quero tentar é tirar os resistores em serie que eu tenho no circuito..

    valeu

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça
    Eu recomendo o livro :
    Dispositivos Eletrônicos e Teoria dos Circuitos
    Robert Boylestad
    Louis Nashelsky

    Tem um capitulo onde fala de fontes e filtros com resistores e capacitores igual ao usado no projeto do AX84.

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Show... vo dar uma lida

    Matec
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Matec
    · votar


    Seu Fumaça

    O cuidado com o aterramento é tão importante quanto tudo mais. Vc deve tomar cuidado com o aterramento do circuito e também com as conexões ( do microfone ao pré, da fonte, e do pré ao resto do equipamento).
    Também tomar cuidado com os loops de terra e com o aterramento da rede elétrica.

    Não sei se é vantagem essas ligações em série de transformadores de fonte; me parece mais uma multiplicação de fontes de ruído eletromagnético...

    A colocação de transformadores de sinal ou de linha ás vezes é uma boa solução, mas primeiro vc vai ter que encontrar bons transformadores para isso. Eles são caros! Depois existe o fato de que os transformadores por si não geram ruído (o que é bom), mas são muito mais propensos a captar campos magnéticos externos. Tome cuidados especiais na disposição física destes trafos.

    As válvulas que vc citou são top de linha para amplis valvulados, deve existir modelos específicos de baixo ruído. Dê uma pesquisada!
    Abs

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Seu Fumaça
    · votar


    Matec

    O aterramento é muito importante, no inicio quando comecei aterrava até as carcaças dos equipamento gerando loops de monte, ai depois colocava capacitores entre o fase e o terra e entre o terra e o fase e tb gerava os os loops, bom fiquei um Mês só arrumando aterramento aqui em casa e na minha oficina, e nos equipamentos, hj to livre de loop mas demoro pra cai a ficha, fui indo alem do mais simples e ai ficava cada vez pior achando q era o circuito.

    Tem a válvula 7025 que dizem que é boa pra diminuir os ruidos mas já vi no site da multcomercial varias com essas especificações, 12ax7 7025, será que é essas mesmo ?

    Sobre os trafos, eu penso toda hora no que vc falou que dois trafos é um problema (poblema que quero dizer é o trafo barato que eu uso an fonte) ser multiplicado por 2, com esse lance dos trafos em serie.

    eu só não vfiz um dobrador de onda completa porque li em uma revista umaz vez que um dobrador bom era com um indutor pra dar uma "alinhada" na onda e pelo fato de nao entender como calcular o valor dos dois capacitores, parece besteira mas não quero montar a fonte chutando capacitores, minhas base tem que ser o calculo, nao que eu acredite em uma perfeita conta matematica mas pelo menos uma boa base tirar dela.

    O que seria mais barato um trafo com um dobrador de primeira ou dois trafos em serie? olha eu nao lembro bem quanto paguei no trafo mas é muito barato.. um capacitor de boa capacitacia e boa qualidade já vai custar quase o preço do trafo e eu tenho vários prés pra montar.

    Então na pior das hipoteses, se eu usar só um trafo e pegar os 220v na saida, será que consigo uma boa tesnão depois de uma retificação com esses dois caps de 330uf/450v, e pra nao ter muita queda usar um resistor de valor baixo e alta potencia entre eles?

    se tratando de um pre de mic pode ser que sirva

    valeu pela ajuda, é bom ter pessoas pra conversar sobre esses assuntos.

    Matec
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça

    (Há uma coincidência entre suas idéias, e as de um outro usuário do fórum vc deveria trocar experiências com ele: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/303511/ )

    A 7025 atualmente é igual à 12ax7, se é que já foi diferente...

    Porquê não 1 trafo só com 120-0;120-0, 12v para o dc do filamento e 250v para HT. Fontes simples, cálculos simples. Vc não tem um fabricante que faça por encomenda?

    (Por acaso vc já testou o pré com fonte HTcom capacitores de 100uF ou mais, e ainda tem ruídos de fonte? Deve haver outra explicação para isso)

    Vc tem esse esquema do pré para mic? Poderia Postar?

    E devo ter um da Groove Tubes, vou ver se encontro.
    Abs

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Seu Fumaça
    · votar


    Matec

    Realmente com dois de 100uf ficou bom nao tive mais aquele 120hz que incomodava um pouco, mas acho que era pelo fato dos meus antigos caps estarem muitos velhos, caps de guerra, retirados de uma tv antigona..

    coloquei os novos e ficou bom, agora vou comprar um de 15.000uf pro filamento, deve dar e sobra filtragem..

    Alem do hiss desgranido, tb preciso me concentrar mais agora na fonte simetrica dos circutios de anplificadores operacionais, eu uso uma fonte de equipamento antigo muito boa por sinal, mas to desconfiado que ela nao ta filtrando 100% porque escutando so o circutio do amplificado operacional e escuto um humm bem no fundo com o volume no talo, então queria trocar o capacitore de 4700uf dela pra outro de 15.000uf ai sim ficaria perfeita,só espero que esse cap altere apenas a tensão no maximo e nao modifique outra funções da fonte.

    Sobre o [b]Hendrix Gallagher Straits[b/] foi ali que eu tive a ideia de fazer a fonte com o lm317, , se ele fizer o que diz, que amplificador hein, tomara que ele já tenha feito a parte da fonte e possa me ajudar.

    Sobre o esquema posso até postar vou ver se faço um desenho dele.

    Matec
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça

    Uma vez eu estava com um problema danado de ruídos num amplificador, e não havia meios de eliminar, aí fiz uma mod no meu osciloscópio antigo para ver se conseguia identificar a causa do ruído. Finalmente consegui visualizar o ruído: era sinal de televisão, totalmente visível, com o sinal de sincronia e luminância e croma. O cabo de entrada que eu estava usando já estava velho, e funcionava perfeitamente como antena, apesar de blindado. A blindagem estava um pouco oxidada e possuía uma resistência um pouco alta.
    Um cabo novo resolveu bem, mas não eliminou em definitivo o ruído.
    O circuito tinha alguma "pré disposição" de ser TV.
    Tente localizar a "fonte" dos ruídos não só na fonte do circuito.
    Abs

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Seu Fumaça
    Um outro livro legal e ainda em publicação é:

    US navy
    Curso completo de eletrônica
    editora Hemus

    Fala bastante de válvulas, inclusive reguladores de tensão valvulados(eu não sabia que existia) um pouco de microondas e telecom. consegui comprar novo.

    Seu Fumaça
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Matec
    É verdade tem coisas que nem damos tanta atenção.

    Luiz_RibeiroSP

    Que bom to começando a catar esses livros por ai, pena que muitos não achamos em pdf, vou procurar valeu mesmo, como é bacana ler esses livros, fazia tempo q eu não lia nada, to de volta com a leitura.

    Valeu pessoal, sempre querendo ajudar!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Seu Fumaça
    Boas! Vc pode usar a 12AX7LPS, da Sovtek, que possui montagem do filamento em espiral, tirando todo efeito de hum que o mesmo possa introduzir. Assim mesmo vc pode usar o recurso de colocar um potenciômetro de fio em paralelo com o enrolamento de filamento, com o centro ao terra da sua barra ônibus. Isso permite o ajuste de hum pelo equilíbrio dos potenciais em relação ao terra. Para conexão dos filamentos, use fio shieldado tipo para microfone balanceado, com dois fios internos e shield externo. Aterre apenas uma ponta do shield ao terra da bus bar. Isso eliminará qualquer ruído proveniente dos filamentos. Na fonte, em vez de regular os filamentos, é melhor vc regular a alta, que pode ser fácilmente feito com regulador série montado com Mosfet de potência para alta voltagem(tipos comuns agüentam 600V fácil, há vários no mercado). Assim, como o regulador série é também um multiplicador de capacitância, e os Mosfets tem alto ganho, o capacitor que vc colocar no Gate dele, junto ao conjunto de diodos zener que vc deverá fazer para atingir o valor de voltagem pretendido, será "eletronicamente" multiplicado. Se vc por exemplo, colocar um capacitor de 100 uF e o Mosfet tiver um ganho de 200, será equivalente a ter colocado 20000uF em fonte simples. Vc na realidade não vai precisar de tanta capacitância assim, pois a ripple é proporcional à corrente consumida, e as placas das 12AX7 não exigirão muito. Vc drenará no máximo 40 mA se todas estiverem no máximo permitido, somadas as 4 placas. Normalmente usará 1/3 disso. Nem sempre é negócio polarizar filamento com voltagem contínua, pois isso pode vir a agravar a fuga de corrente entre filamento e cátodo, se não corretamente executado. O macete do potenciômetro funciona bem melhor, acredite. Abcs.

    Seu Fumaça
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    carlos adolphs

    Vale demais !! to atras desses componentes, os petenciometro eu já consegui, Explicação muito boa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando fonte p/ valvulados - Calculando e não copiando