Resistores limitadores de impedancia, trafos (entrada de circuitos valvulados - grade)

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13


    Em circuitos valvulados...

    Eu vejo em muitos circutios de amps resistores de 1M ligado no ground e em serie um de 68k antes da grade, isso parece padrão pra amps, mas porque tem que ser 1M se a impendancia de saida dos instrumentos não chega nem perto disso?

    No caso de um preamp de microfone acho que esse resistor de 1M tb é exagerado pq os microfone com maior impendancia de saida é os condenssadores que ficam en torno de 2k... então porque diabos esse resistor de 1M??

    Tá blz, ai vcs vao falar que pra aliviar o pre de um circutio ativo "resistor de 1M" tenho que usar um transformador de entrada, ai sim poderia diminuir bem o valor desse resistor antes da grade?


    Tudo se resume em custos ? pra que colocar um trafo na entrada se é só colocar um ressitor de 1M e pronto? é por ai?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    rock_simpsom
    se é o que imagino, esse resistor serve para deixar um potencial elétrico estável na entrada,quando o plug não estiver conectado, tire ele e vai perceber que o amp chia bastante devido a interferências, o plug acaba funcionando como antena.

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    rock_simpsom

    Vc está confundindo impedância de saída com impedância de carga ideal.

    Os captadores são elementos que funcionam melhor (resposta de frequencias e amplitude de sinal) com impedâncias altas de carga, apesar de seu enrolamento ter uma impedância bem menor.

    O valor de 1M é padrão pois ao mesmo tempo que é uma carga leve para o captador ele tb polariza a válvula de entrada (se existir).

    Resistores de entrada de valor menor iriam alterar a resposta do captador - pode ser algo que um músico ou outro queiram, mas isso pode ser conseguido até girando o knob do volume (no caso das Gibson e afins).

    Já o 68K atua com filtro passa baixas na entrada do circuito, cortando tudo acima de 18KHz na entrada da válvula, já que ela é bem capaz de responder bem acima disso.

    Abração.

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Boa galera, valeu !!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    se voce colocar um resistor de 2k (casadinho perfeito com o microfone de condessador) no lugar de 1M, voce tera a serie 68K + 2k = 70K , estes dois vao estar em paralelo com o 2K do microfone fazendo a impedancia de 2k cair mais ainda e o microfone ira perder em volume de som em primeiro lugar, consequentemente outros parametros como faixa de frequencia (mais volume nos graves ou nos agudos etc), retire o 68k e a impedancia cai de 2 para 1K (a grosso modo metade do volume), mas casou perfeito como voce supos. 1M ira alterar muito menos o valor de 2K alem de polarizar a valvula. o ideal era nao ter resistor nenhum nem 1M nem 68k (ser infinito) para o calculo serie paralelo nao alterar nada o microfone.
    e claro os resistores atuam em todas as funcoes citadas acima, os valores foram calculados a muito tempo atraz e todo mundo copia sem precisar calcular de novo. De ouvido da pra sentir as variacoes sonora se voce ir trocando os valores por valores bem maiores ou menores (valores proximos nao da pra perceber).

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    macaco veio

    Sim, notei que esse valores proximos nao dão pra perceber mesmo, pois dificilmente tenhos os valores corretos, ai fico ali testando varios valores aproximados, mas como você disse só valores que não são aproximados pra sentir essas diferenças..

    Logo no inicio quando começei a fazer uns projetos de pre amp, eu queria fazer um que tivesse um filtro high pass bem suave, controlado por uma chave, ai fiz um filtro normal e não me agradou, ficou com a curva bem inclinada mas eu queria bem suave, ai simplesmente tirei o filtro e só troquei um capacitor de 0.68u não lembro bem por um de uns 0.22u, nao tenho certeza pois faz mt tempo, mas essa troca do capacitor isolado ali na saida ou na entrada, foi sob medida pra mim, deixou a curva bem menos inclinada, ficou que nem eu queria, depois eu joguei um sweep na entrada e analizei a curva e ficou que nem eu queria mesmo.

    Ai coloquei a chave e tinha aquela caracteristica bacana, sem filtro só trocando de um capacitor pro outro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resistores limitadores de impedancia, trafos (entrada de circuitos valvulados - grade)