[Review] Combo Peavey 6505+ 112

Autor Mensagem
MacB0y
Veterano
# jan/13 · Editado por: MacB0y


Fala galera, a muito tempo estou devendo este review, que por enquanto está só em texto (Gravarei um video no fim de semana, estou só esperando só a câmera nova chegar).

Desculpem se ficou muito longo, mas lendo verá que cada detalhe contado no texto é valido para o ampli, pois conta sobre detalhes importantes e que DEVEM ser considerados ao analiza-lo

Finalmente alguma coisa em portugues falando sobre este ampli que é um clássico do Hard Rock / Metal

Falando um pouquinho sobre a história do amplificador (Se não quiser ler, pode descer um pouco, mas é interessante :P):

No início da década de 90, a Peavey entrou em contato com o guitarrista Eddie Van Halen para propor o desenvolvimento de um amplificador sobre as especificações dele.

Algum tempo depois, foi lançado o Peavey 5150, um sucesso no mundo todo por possuir o famoso "Brown Sound", e ao mesmo tempo, ter um ganho poderoso dando uma versatilidade para timbres de Metal excelente, se tornando até hoje, peça quase essencial no equipamento de qualquer banda de metal.

O amplificador tinha 2 canais, Rhythm e Lead, e uma opção de boost de ganho no Rhythm chamada Crunch. Possuía controles de Presença e Ressonância, e um switch chamado de Bright, que dava um brilho a mais nos agudos.

Alguns anos depois, foi lançada a primeira e única revisão do Peavey 5150, o 5150 II (Ou 2).
Nele foi implementada uma válvula a mais de pré, dando uma característica um pouco mais moderna no timbre, mas não deixando de perder o lado clássico. O clean também foi "melhorado" nesta revisão.

Além disso, foi implementado equalizações individuais por canal, além de Presença e Ressonância também individuais, dando um pouco mais de praticidade.

Na década de 2000, Eddie cancelou o contrato com a Peavey, pois iniciava sua própria marca em parceria com a Fender USA, a EVH, e nela, foi lançado o EVH 5150 III, que apesar do nome, possui hardware e timbres totalmente diferentes do clássico da Peavey.

http://www.livemusicbr.com/wp-content/uploads/2011/05/peavey6505.jpg

A Peavey então, para não perder seu maior sucesso de vendas, renomeou o antigo projeto para 6505, ficando então com o nome 6505 para a versão do primeiro 5150, e 6505+ para o 5150 II. (Não houveram alterações de circuito, apenas remodelagem visual, logo, o timbre é o mesmo)

E isso nos leva ao ampli do review
Então vamos lá.

Vamos começar com as especificações


Potencia: 60w
Válvulas de Pré: 5 12ax7
Válvulas de Power: 2 6L6GC
Bias: Fixo
Falante: 1x12" Peavey Sheffield
Canais: 2, 1 Rhythm e 1 Lead, com um modo Crunch no Rhytm
Loop de efeitos em série
Saida para falantes em 4, 8, e 16ohms
Saida "MSDI" que Simula uma microfonação ao ampli.
Entrada para Footswitch compativel com o padrão FS2 (Mesmo encontrado em alguns Laney's, conector p10 stereo e 2 botões)


Quando estava procurando um amplificador novo para comprar na minha viagem a Europa, fiquei desconfiado deste combo. O motivo era único, o preço.

O cabeçote do 6505+ custa em média, 1250/1300 euros, enquanto este combo custava em média apenas 650 euros ( 519 euros na loja que comprei )

Comecei a investigar os motivos de tal preço tão barato perto do irmão grande, então descobri as seguintes diferenças:

O cabeçote de 120w possuí 6 válvulas de Pré 12ax7 e 4 de Power 6l6GC, enquanto o combo de 60w possuí uma a menos no pré, e por motivos óbvios, metade das de Power.

Ainda assim não justificaria tal mudança drástica no preço, então vi o pequeno detalhe escrito nas entrelinhas do site da Peavey, o combo é fabricado na China, enquanto todo o resto da linha 6505 é fabricado nos EUA.

Nunca me intimidei a produtos da China, então fui até a loja para testar e conferir se realmente se tratava de um amplificador com a qualidade que o nome sugere, ou é apenas um "Dumb-Amp" se aproveitando da fama dos seus irmãos maiores.

Como imaginei, testado, e assustadoramente aprovado. Era o mesmo classico timbre Peavey que eu procurava.


Continua no próximo post... (Leia pensando na voz do narrador de Pokémon)

MacB0y
Veterano
# jan/13 · Editado por: MacB0y
· votar


O amplificador possui um timbre que vai desde o Hard Rock até o mais mórbido Metal, possuindo uma versatilidade de timbres excepcional.

O timbre foge (E bastante) dos clássicos britânicos quando se fala do High Gain que ele proporciona, porém é facilmente timbrado a algo próximo dos clássicos quando colocamos o ouvido para funcionar e trabalhamos em cada knob dele.

O Visual

O combo possuí um visual bem moderno, bem típico do que se espera de um High Gain, bem bonito!

Ainda possuí exclusivamente neste combo, uma linda logo iluminada da Peavey, que chama bastante a atenção quando está no palco.

Construção:

Quando falamos de um produto fabricado na China, logo nos preocupamos com a durabilidade e qualidade da construção.

Já desmontei o amplificador praticamente por completo, para poder traze-lo de viagem, e nisso pude observar bem cada detalhe de sua construção para poder relatar.

O ampli possuí sua aparência e acabamento externos excelente, e internamente digamos que é "Aceitavel".

Não foi difícil me deparar com parafusos com a rosca espanada, alguns pontos da madeira sem pintar (nesse caso bem poucos), Mas no geral, o ampli até que foi bem construido.

Nas partes eletrônicas, não encontrei nenhuma falha de construção ou acabamento, então nesse ponto foi excelente!

As Válvulas

As válvulas de fábrica dele são Ruby's, as famosas Chinese Tubes.

No caso que acredito que seja específico do meu, uma das válvulas de pré veio Eletro Harmonix. Não faço ideia do motivo, se foi a própria loja que substituiu em ocasiões anteriores antes de eu compra-lo, ou se foi algum erro na fabricação...

Como diria Chicó, Só sei que foi assim.


As valvulas Ruby não são as mais bem faladas por aí, e podem ter uma vida útil curta segundo relatos, mas até agora (Deve fazer 6 meses que estou com o amp) não me apresentaram nenhum problema, e o timbre continua intacto.

O Falante

Vendo a impolgação da Peavey ao falar tanto do seu exclusivo falante "Peavey Sheffield", chego a ter um boost de moral quando lembro que o meu possuí um.

Não sei dizer se talvez um G12, GreenBack, ou os clássicos Vintage 30 melhorariam o timbre do amplificador, pois o timbre que me foi apresentado quando se fala deste ampli, é o timbre que escuto vindo do Sheffield.

Ainda testarei ele em algum outro cab, para saber se vale ou não a troca de falante, mas até o momento, digamos que estou satisfeito.

A saída "MSDI"

Uma das coisas que mais fiquei curioso sobre este amplificador (Especificamente esta versão combo), é a tal saída que simula uma Microfonação, podendo ligar o amplificador direto em linha para uma mesa ou PA, ou então a uma placa de som para gravações.

http://www.avforums.com/forums/attachments/electrical-goods-classified -adverts/290304d1328207459-sale-peavey-6505-112-guitar-amp-p1000254.jp g

A saida possuí um conector padrão de microfones, então é facil encontrar cabos para liga-la (Qualquer cabo de microfone serve).

Nos testes que fiz, digamos que a gravação fica "OK".

Encontrei no resultado final, uma extrema diferença no timbre que eu ouvia para o que era gravado, ao ponto de ao vivo estar extremamente agudo, e na gravação o timbre sair bem fechado, abafado...

Preferi continuar utilizando o bom e velho microfone para fazer minhas gravações.


Continua no próximo post

MacB0y
Veterano
# jan/13 · Editado por: MacB0y
· votar


A potência

Este amplificador com seus gigantes 60w (Pode não parecer, mas são gigantes), não é o mais ideal para ser tocado em um apartamento ou local com muitos vizinhos.

Para que as válvulas realmente atuem, é necessário minimamente o volume 3 (Nomeado
"Post Gain" neste amplificador), e acredite meu amigo, no 3 com certeza aquele seu vizinho chato já está se preparando para chamar a polícia.

Se você estiver em um local longe de vizinhos chatos, ou apenas com vizinhos amigáveis que curtam o bom e velho som do Deus do Metal, pode brincar a vontade!

Custo X Beneficio

Considero este o valvulado de maior custo beneficio para High Gain do mercado.

Se for comparar preços de outros amplificadores da mesma categoria, estão quase ou o dobro do seu preço.

No Brasil este amplificador está na faixa de R$3.000,00 a R$3.400,00, o que para um valvulado, não é nada absurdo.

Pontos negativos

Como sempre nem tudo são flores, afinal, é por isso que vivemos em busca do equipamento perfeito, não é?!

Para iniciar, vamos falar do canal Rhythm

Este, que embora não nomeado, seja supostamente o canal clean do amplificador, não é exatamente clean.

Se possuí uma bela e vintage stratocaster com captadores single coil, pode conseguir um utilizável clean, chegando a quase ser bonito...

Já com os gordos humbuckers da minha Gibson Les Paul, qualquer acorde com a guitarra em volume 10, é suficiente para já sentir um drive no som, além do clean não ser bem definido.

Realmente um canal quase inútil, apenas para ser utilizado em conjunto de algum chorus, ou algum pedal de drive, NUNCA sozinho.


O segundo ponto negativo, embora seja fácilmente resolvido, incomoda muita gente.

O amplificador é extremamente ruidoso (Não especificamente este combo, mas toda a linha 6505), possuindo ruidos até mesmo no canal Clean.

Pode ser falta de aterramento (Não testei ele em alguma tomada aterrada até o momento), mas os ruídos definitivamente incomodam, tornando os mais chatos obrigados a terem algum Noise Supressor ou Reduction sempre ligado em seu pedalboard.

E o terceiro, porém não menos importante, e ainda mais facil de resolver.

Como disse, o amplificador possuí uma entrada/saida de loop de efeitos em série.

Obviamente, se não tem nada plugado lá, o amplificador deve funcionar perfeitamente como se nada tivesse acontecido.

Errado.

Este amplificador possuí uma significante perda de sinal interna quando não possuí nada conectado ao Send/Return. Muita gente não sabe deste detalhe, pois nunca conectou nada lá, então não sabe o que está perdendo.

A vantagem, é que o problema é facilmente resolvido conectando apenas um cabo entre o send e return.


Bom gente, é isso que tenho a falar sobre ele.

Tudo isso de uma forma resumida, com muitos exemplos sonoros, e seguido de um cover, vai ser mostrado em um video que estou planejando fazer no fim de semana, e quando eu posta-lo, linko aqui pra vocês verem.

Continua no próximo post...

MacB0y
Veterano
# jan/13 · Editado por: MacB0y
· votar


E como não poderiam faltar, ai estão exemplos de som!

Estes exemplos não são os mais ideais a fim de teste e apuração, porém é o que tenho até eu postar o video, então espero que curtam!

Nesta, foi utilizada em toda a musica a saída MSDI, a fim de testes de gravação... Durante quase toda a execução foi utilizado o canal lead, sem pedais, e somente no solo, utilizamos meu Digitech Hardwire Tube Overdrive, e o Peavey no Rhythm... Como podem notar, o timbre é perceptivelmente abafado utilizando esta saída.

Steve Vai - Die to Live

Nesta foi utilizada a microfonação no amplificador. Pode-se ouvir o Peavey nas partes cleans (Acompanhadas de um bom chorus), nas bases da pista da direita, e o solo. Todos os drivers sem nenhum pedal, apenas o drive do amp.

Metallica - Enter Sandman

E por ultimo:



Neste mais uma vez utilizei somente o ampli (Atras de mim) microfonado, e a guitarra, nenhum pedal. PS - O ganho do pré estava no 3 :P

É isso pessoal, espero que tenham gostado do review, e tenha esclarecido muita coisa do pessoal que tinha dúvidas sobre este amplificador.

Abraços!

flavio
Veterano
# jan/13
· votar


Excelente review! Muito bom!!

flavio
Veterano
# jan/13
· votar


So uma dúvida, na nova versão construida pela Fender do 5150, o timbre mudou em que sentido?? Está ais clássico, mais moderno??

MacB0y
Veterano
# jan/13 · Editado por: MacB0y
· votar


flavio

Que bom que curtiu o review!

Então, está um pouco mais britanico, mas ao mesmo tempo com um clean melhor (Se um Fender não tivesse clean, seria o fim do mundo :P).

Na minha opinião a distorção está mais abelha, algo que não me agrada, mas ainda assim é um ótimo ampli.

Da uma escutada ai!


MacB0y
Veterano
# jan/13
· votar


up levee

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


MacB0y
Show o Review , bem completo , com direito a som !
Com certeza se eu fosse comprar um amp pra sons mais pesados esse estaria na minha lista , junto com os Blackstar's :P
Como eu sou um amante de Classic Rock , me fale mais sobre o Crunch/Overdrive do amp , pra quem curte um som mais low gain e British esse amp seria uma boa ? '

MacB0y
Veterano
# jan/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro

Então cara, o crunch lembra bastante um timbre mais britanico, tipo marshall e afins... mas mantendo as caracteristicas do amplificador ao mesmo tempo...

Sei que parece confuso, no video que farei vai dar pra ter uma noção melhor...

Dá uma conferida nesse vídeo pra vc dar uma escutada! O vídeo é da Peavey, logo eles tentaram conseguir o melhor som possível do ampli (Ainda assim consigo melhor :P), mas da pra ter uma idéia mais ou menos!



MacB0y
Veterano
# jan/13
· votar


up de levee

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


~Le Up

lokiol
Veterano
# fev/13
· votar


Muito bom o review cara. parabéns!

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Galera, gravei esse vídeo no fim de semana, tudo inteiramente no peavey, guitarra e ampli só.



Espero que curtam!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y

Poxa legal cara, gostei do timbre e o do review, ate acho que vou fazer um review do meu tambem, so achei que poderia ter um pouquinho mais de ganho / punch na panama . Outra coisa legal é colocar o setting do ampli, volume master, bass, mid, treble, etc.. da gravacao.

strinbergshredder
Veterano
# fev/13
· votar


MacBoy
Mano, pena que aqui no trampo não abre youtube, mas com certeza farei questão de assistir o teu cover; Panamá, e ainda mais, num 6505!

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Opa, brigadão! Vou tentar melhorar o Punch/Aumentar o ganho no próximo cover... (Infelizmente microfonando tem essa desvantagem de não poder mexer no timbre depois :P)

Estou no trabalho, e não lembro exatamente as settings, mas chegando em casa eu posto aqui pra vocês!

Uma coisa que eu descobri pra conseguir chegar nesse timbre, é que é NESESSÁRIAMENTE obrigatório gravar mais de uma guitarra, e somar pelomenos duas...

Eu gravei 4 (Uma para cada take de video), escolhi as 2 melhores pro audio, coloquei L/R e usei os 4 videos para a edição :)

strinbergshredder

Opa, será uma honra! Depois comenta ai se gostou :)

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y

sim sei disso, imaginei que tivessem varias guitarras. com 2 L/R ja fica legal.

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y

Belo review, simples e direto como deve ser. E sem enrolação.
Cara tenho um Bugera 6262 (cópia descarada do 6505+), e o meu veio com válvulas chinas da Bugera que são aceitáveis. Acabei de fazer upgrade das válvulas de pré e o bicho se torna outro ampli, melhorando e muito o som, deixando mais musical e rico em harmônicos. Será que por isso os caras trocaram uma das suas por E Harmonix?
Recomendo um upgrade, vale cada centavo.

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Finus_SuperBarulhento


Opa, valeu! Que bom que curtiu o review!

Não faço idéia do motivo da EH no Pré, mas só sei que o timbre tá bem legal :D

Já planejo futuramente trocar todas, tanto power quanto pré pra Tesla... Meu medo é precisar fazer um rebias, já que o bias dele é fixo, aí só um técnico pra mexer...


---------------------------------------------------------------------- ---------------

As configs da Panama foram essas da foto:

http://img822.imageshack.us/img822/5007/capturadetela20130204s1.png

É o mesmo inicio do vídeo, sem o filtro pra embaçar :D

Abraço!

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Esqueci de perguntar, qual o seu ampli? Faz um review sim bro!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y

É um Mark V. (a historia é longa) , to querendo gravar algo legal para postar aqui junto com o review

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Puta ampli, testei um na europa junto com outras estrelinhas (Diezel VH4 e Mesa Road King), mas como a grana tava curta acabei pegando o peavey q tb não desaponta :)

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


MacB0y

ja testei tudo isso , inclusive para alguns aqui eu virei a casaca hehe, pois gostava dos rectifiers , inclusive tinha um single rectifier que foi embora para pegar o mark, eu vou explicar tudo no review e fazer comparacoes tambem.

strinbergshredder
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y
cara, tá de parabéns hein!!
ficou excelente!!!

não usou phaser não? Só reverb??

Esse amp é meu sonho, um dos timbres de metal mais animais que já ouvi vem dos 6505:



MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


strinbergshredder

Opa brother, que bom que curtiu!

Só ampli e reverb na mixagem :)

Abraço!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


eh raro encontrar review decente aqui no FCC.

Parabens e obrigado pelo material!

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Hitman

Opa, obrigado! Que bom que curtiu!

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# fev/13
· votar


MacBoy

Poxa, parabéns então cara, ficou excelente!!

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


strinbergshredder

Brigadão brother!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Combo Peavey 6505+ 112