Autor |
Mensagem |
cogumelo666 Veterano |
# nov/13
Olá pessoal.
Estou com uma dúvida em relação a potencia de ampli valvulados e transistorizados.
Vejo pessoas falando que um Bugera V5 valvulado da um pau em um meteoro nitrous de 30W.
Quantos Watts de um valvulado valem o de um transistorizado?
Obs: não estou falando de timbre nem de custo beneficio, só quero saber a relação de potencia.
Muito obrigado.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/131449/
Regras do Fórum Cifra Club
1. Criação de tópicos
1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
Quantos Watts de um valvulado valem o de um transistorizado? 30 w é igual aqui na terra em marte ou no fundo do mar! 30w são 30w iguais! Oras... Mas existe uma relação de sensação sonora que nao pode ser medida.
o.O
|
cogumelo666 Veterano |
# nov/13 · Editado por: cogumelo666
· votar
Você entendeu o que quis dizer? estou falando de volume, um ampli de 5W valvulados fala como um de quantos Watts transistorizados? e assim vai. Quero comprar um valvulado, só tenho noção de volume tendo base os transistorizados, compreendes?
|
ROo Veterano |
# nov/13
· votar
Isso já foi explicado em vários tópicos
O que você tem que entender é que não é primariamente a quantidade de watts que vai determinar o volume, mas outros fatores, como a sensibilidade dos falantes. A diferença de, por exemplo, um valvulado de 5w e um de 20w nos mesmos falantes, é que o de 5w distorcerá mais cedo.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
cogumelo666 estou falando de volume, um ampli de 5W valvulados fala como um de quantos Watts transistorizados? Entendi. Mas isso nao da pra dizer. Uns vão dizer que é igual a 20w do SS outros 15w de um SS e ate 30w... Mas tem mais fatores nessa conta, como headroom. Recomendo dar uma buscada no forum que tem topicos sobre isso. Ouuuuu alguma alma caridosa mais tecnica explicar novamente aqui...
|
FBlues_rock Veterano |
# nov/13
· votar
cogumelo666 Cara, pesquisa que já tem a info no fórum. Só adiantando, meu amp valvulado tem 20w e tem volume maior que amp de 100w transistorizado que já ouvi... mas já ouvi valvulado 20w que não atinge o volume do meu, ou seja, tem mais fatores influenciando que apenas válvulado X transistorizado.
PS: antes que pense que estou falando bem do meu amp, pelo contrário, como música para mim é só diversão (não sou profissional) preciso urgente de um atenuador para poder saturar as válvulas, pq o volume no "2" já vibra janela, etc., e o tal atenuador não é barato nem funciona 100%.
|
Ismah Veterano |
# nov/13 · Editado por: Ismah
· votar
cogumelo666
E tem mais! 20W em 4 falantes tocam mais volume (SPL) que 50W em 1 falante! Sejam 20/50W válvulados ou SS.
|
Alex guitar man Veterano |
# nov/13
· votar
Uma coisa que ja ouvi falar..
O cara tem um valvulado de 50w e um ss de 50w, entao ele tem a grande ideia de comparalos.
Bom, ele coloca os dois no volume 5.. Nesse ponto, o valvulado ja entregou todo seu som, esta no limite, mas o ss entregou 50%, e o volume esta tao alto que se o cara almentar mais ele se desintegra, entao julga que o valvulado tem mais volume...
Sem falar que depois de atingir seu limite ainda ha almento de volume mas distorcido..
Alem disso, os valvulados vem com falante de boa qualidade e sensibilidade absurda, em quanto os SS vem com falantes convencionais...
Agora, tem varias coisas que implicam, como, Classes de amplificadores (A ou Ab)
|
# nov/13
· votar
Outro fator que tem tambem é a sensibilidade de entrada
|
# nov/13
· votar
Ismah
Agora vc me deixou com uma duvida, vamos supor, tenho um amp com 20w, com 1 falante, e entao, coloco 2 em serie, 10w pra cada 1, sendo que todos tem a mesma caracteristicas eu tenho um almento de Spl?
|
HortaRates Membro |
# nov/13
· votar
Alex guitar man
Cara, eu lí aqui no forum em post há muito tempo, quando estava aprendendo sobre esse trem de SPL, que cada vez que você dobra o número de falantes, você aumenta em 3dB... não sei se essa informação procede, porém.
|
FBlues_rock Veterano |
# nov/13
· votar
Alex guitar man Sim, o valvulado a partir de determinado volume passa a saturar mais as válvulas de power (melhor timbre é das válvulas de power, não de pré), o que é o melhor dos valvulados aliás, na minha opinião.
Ainda assim, antes de saturar muito, costumam 'entregar' muito mais volume que transistorizados com o dobro de potência, no volume máximo.
Sobre as classes, mudar entre elas afetam a potência (w), então voltamos a discutir potência...
|