Relação de Potência Valvulada X Transistorada

Autor Mensagem
Capitalista
Veterano
# abr/06


Não achei algo parecido na busca entao to criando esse topico pra tentar encontrar alguma relação de potencia.

Como todos sabemos, 15w em um amp solid state não soa com tanto volume e pressão sonora quanto um valvulado de 15w.

Para os mais experientes que ja tiveram os 2 tipos de amp gostaria de saber +/- quanto de potencia um SS precisa para ter a mesma pressao sonora de um valvulado ou vice e versa. Exemplo:

Valvulado/SS
15w valvulados equivalem cerca de 35w em um SS

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Capitalista
Cara, essa pergunta não pode ser respondida com exatidão, pois a questão não é essa, mas sim em função da natureza da amplificação valvulada e da transistorizada.
O fato é que um valvulado parece ser mais potente pois a natureza da distorção gerada por ele é outra.
Ah!, e na busca tem isso sim, eu mesmo já discorrí sobre esse tema.
Abç

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


Sim, por isso que coloquei +/- pq se fosse ver pelo lado lógico 15w=15w

coloquei a questão pois estou interessado comprar em um amp hi-gain de 8w valvulado e queria saber quanto equivaleria em relaçao a um transistorado... pode parecer pouco mas ao ver relatos nesse mesmo forum que um amp all-tube de 15w que nem é de hi-gain, como exemplo o laney lc-15 q tem volume suficiente para fazer ensaios e show, fiquei com essa dúvida... tenho um amp porquera staner kute 16, se nao me engano ele tem 18w SS... se esse amp de 8w falar a mesma altura que esse meu amp, achei o que queria... pq se eu acabar pegando um de 15w e ver que é mta potencia pra mim vai ser incoveniente....

desculpa se tinha como achar algo parecido na busca mas pela dificuldade de achar uma palavra chave que encontrasse exatamente o q desejava saber apareceu tópicos demais para eu poder ler 1 por 1...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Capitalista
Creio que 8WRMS valvulado não será suficiente, principalmente se tiver um falante de 8pol.
Acho que algo mais potente seria mais adequado para ensaios e shows, e sempre com um falante de 12pol.
Abç

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
acho que nao foi o que ele quis dizer.. ele nao quer o amp pra ensaios, só pra tocar em casa, como faz com o staner. não é isso?

Capitalista
acho q um valvulado de 8w deve falar mais ou menos como esse staner ai (talvez mais, se vc for usar ele no talo)... mas faz a caixa com falante de 10 polegadas no minimo!
só uma coisa q eu nao entendi....

pq se eu acabar pegando um de 15w e ver que é mta potencia pra mim vai ser incoveniente....

vc quer um amp de baixa potencia pra meter o volume no talo, é isso? se for por ai acho q 8w vai falar mais do q o seu staner.

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


esqueci de citar, perdao...
falante do meu amp: staner 8'
caracteristica do pretendido: single-ended, Classe A, falante 12'

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


Minow

Eh que eu so toco em casa msm... nao faria sentido ter um amp que nunca poderia aumentar o master alem do 1 ou 2 ja q ele eh hi-gain... melhor aproveitar bem a potencia baixa necessária do que ter tanta de sobra que nunca usaria...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


Capitalista

eu faria um single ended, mas com EL34 na saída, pra conseguir uns 15w mais ou menos de potência.
e, sempre, falante de 12 polegadas.
um combinho desses vai te satisfazer plenamente, pra tocar em casa, ensaios, shows, e o q vier..

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
eh exatamente isso so q em vez de 2 EL34 para obter 15w eh apenas 1 EL34 de power e + 3 12ax7 de pré...

a minha principal preocupaçao eh a de obter um ganho alto de fazer rugir mas ter como regular o volume adequado ao meu quarto... se o timbre ta limpo eh facil controlar o volume pq o ganho ta baixo mas qndo se quer um som altamente saturado o volume fica bem sensível e to achando que precisaria regular o knob de volume com precisao cirúrgica, regulando ele em 0,5 ou 0,8 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas pelo q o pessoal ja falou acredito q 8w equivaleriam ao meu amp de 18w SS... nao procuro potencia... apenas timbre satisfatório em baixo volume...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


estranho isso q vc disse sobre uma EL34 dar só 8w em single ended.

vc nao está confundindo com EL84, nao?

um par de EL34 em push pull dão 50w, cara...
em classe A o rendimento cai um pouco, mas nao creio q de 25w uma valvula passe a render só 8w.

acredito q um single ended em classe A com EL34 dará os 15w ideais..

e se sua preocupação é ganho alto a baixos volumes, isso vc consgue regulando o pré bem alto e o master volume baixo..
melhor ainda, no entanto, será qdo puder deixar o pré alto E o master tb
eheh

abraço

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


eh verdade, me confundi eh so 1 el84 msm... to me habituando ao mundo das valvulas ainda...hehehe

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


pois então
a EL84 vai te dar isso aí mesmo, uns 8w
eu faria com EL34, mas vc tem q saber q além da diferença a mais na potencia, a EL34 tem som mais rasgado e "aberto", qdo está no talo, do q a EL84, q é mais macia no talo.
porém, ambas cruncham lindamente qdo a maximo volume.

então, além da diferença de potencia, tem q ver tb a questão do gosto, pq um amp pequeno assim tem mais chances de ser usado bastante no talo, e é no talo q as principais valvulas de power mostram suas personalidades
(ou falta de).

as 6L6, por exemplo, no talo fornecem pouquissima distorção, e se vc pretende usar o amp com o maior clean possivel pra empurrar o drive com pedais, tb pode ser uma opção, creio.
mas eu prefiro EL34 mesmo. Timbre colorido q fez o rock ser o q é.
ehehe

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


provavelmente vao me chingar ou fazer cara feia os mais puristas...rsrs mas o handmade em questao eh baseado no boogie rectifier a diodo de silicio... nao sei se a valvula do power vai fazer tanta diferença assim pq basicamente o over vai vir das 3 valvulas do pre... talvez fique bom no canal clean saturado mas nao tenho a menor idéia de como é o som crunchado de um mesa rectifier... o clean eu tenho idéia, nao é limpo e cristalino mas a sonoridade me agrada e o sujo ja sei...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


rectifier com uma valvula só em classe a?

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


sim, single-ended, em Classe A... é um modelo do RG... as especificaçoes dele:

2 Canais,Loop de Efeitos simples, Controles de Ganho, Graves, Médios e Agudos e volume independentes por canal. 3 válvulas 12ax7 no pré
1 válvula EL84 no power. Falante de 12'

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


de qq forma, nao soará como um rectifier padrão, por causa dessa configuração com uma valvula em classe a, e ainda por cima el84
mas parece interessante
;-)

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


eh, vamo ve o q q da, dada a dificuldade de achar algum amp de baixa potencia e boa qualidade de som no mercado, esse aih eh o que melhor atende minhas expectativas... obrigado a todos que responderam ao tópico

seria interessante tbm alguem falar de potencias maiores pois deve ter mta gente que acaba comprando um valvulado e se baseia na potencia de seu antigo transistorado... tem gente q acha q 15 ou 30w sao pouca coisa pelo simples fato de nunca ter tido a oportunidade de tocar em um valvulado

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


nao se esqueça q existe o Hi-Octane, q está totalmente disponivel para vc pegar esquemas, ouvir sons, em www.ax84.com

é um ampli hi gain de baixa potencia tb.
pode nao ter tantos controles qto esse q vc viu,mas sem duvida tem um timbre animal. já toquei em um e posso te garantir.

sobre falar de valvulados maiores, cara, existem muitos tópicos antigos aqui sobre isso.
inclusive controvérsias sobre 15w dar ou nao pra shows, e tal.
tenho um de 50w, e te digo. pra mim é exagerado, nao precisava de tanto.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06 · Editado por: Gabriel Anjos
· votar


Michael Vlcek
um par de EL34 em push pull dão 50w, cara...
em classe A o rendimento cai um pouco, mas nao creio q de 25w uma valvula passe a render só 8w.

Quanto será que exatamente rende uma EL34 em SE?
Eu vou fazer um amp SE com uma 6550 ou uma KT88, mas a EL34 custa 1/3 dessas... e se render legal, me compensa muito mais!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Gabriel Anjos
Pessoal, segundo me constam informações aqui do Fórum (acho que foi o Bofh), é mais produtivo construir um "push-pull" simples que um SE, pois o rendimento é superior.
Digo isto pois já tive a idéia (óbviamente abandonada) de construir um SE com 6550.
Abç

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06 · Editado por: Gabriel Anjos
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sem duvidas deve ser mais produtivo, mas o problema é a falta de experiencia nisso...
Quando voce se refere a push-pull simples, é exatamente a que? (algum projeto de amp em especial?)

EDITADO: eu sei o que é push-pull... eu quero é exemplos de projetos de push-pull simples...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola, concordo contigo em parte
mas e se o sujeito quiser apenas um amp com uma valvula em SE mesmo, pra ter potência reduzida e aquela sonoridade de amp operando em classe a?!

eheh
;-)

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
15/20W tambem encaixa em "potencia reduzida"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Gabriel Anjos
Isso aí já média potência (20W).
Consulte o site http//tdsl.duncanamps.com/schematics.php
Lá tem um monte de esquemas, a maioria "push-pull", alguns bem simples
Abç

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lá tem um monte de esquemas, a maioria "push-pull", alguns bem simples
Algum em especial?

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


eu tb acho 20w já potência média

pra mim até 15w poderiamos chamar de reduzido, embora de 15w pra 20w o q mude mais mesmo seja o número, eheh

enfim
eu tenho um cabeçote de 50w + caixa 2x12.
hj em dia acho um absurdo de pesado e de potência pra maioria das coisas q faço.
ainda construirei um pequeno single ended com 1 EL34 na saída, e falante único de 12 polegadas.
vai me servir muito bem.
e o grandão ficará pra qdo eu estiver com disposição de carregar peso, ehehe
;-)

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
Uma EL34 em SE renderia quanto mais ou menos?

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


nao sei ao certo.
mas considerando q em push-pull ela pode dissipar até 25w, eu arriscaria pelo menos uns 15w, vai, com margem de segurança.

eu acho um projeto de amp de pequeno porte perfeito.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/06
· votar


Uma EL34 em SE renderia quanto mais ou menos?

11W. Com B+ = 250V

Uma 6550 renderia 12,5W nessa mesma tensão, e a 400V renderia 20W \o/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/06
· votar


Fonte: http://tdsl.duncanamps.com/tubesearch.php

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Relação de Potência Valvulada X Transistorada