Esquema do Marshall JCM1

Autor Mensagem
Matec
Membro
# out/13 · Editado por: Matec


Estes últimos tempos eu estive procurando o esquema dos Marshalls 1W e por incrível que pareça, ninguém ainda disponibilizou.
Com a ajuda de algumas fotos e vídeos consegui descobrir com alguma certeza os esquemas dos powers do jcm1 e jtm1, isso porque eu fiz um protótipo e ele funcionou bem a contento.
Porém os prés não foi possível nem 50% do esquema.
Quem já possuir o esquema do pré do jcm1/jtm1, ou tiver o ampli e puder tirar umas fotos bem detalhadas dessa parte por favor disponibilize, eu e milhares de outros no mundo inteiro agradecem. (As fotos e vídeos da net eu já caçei todos).
Obrigado!

Matec
Membro
# nov/13
· votar


Retornando com esse tópico e com o assunto:

Eu continuo buscando mais informações sobre o esquema do Marshall JCM1 e JTM1.

Como eu disse antes eu já possuo algumas partes do esquema do JCM1 e à algum tempo o esquema do JTM1.

O protótipo desse JTM1 que fiz funciona muito bem, com um som bem similar ao original, (preciso gravar samples para mostrar pra galera). e considero quase fechado o pacote. Mas como consegui tudo por pesquisas em fotos, existe a possibilidade de mudança de alguns valores...

O JCM1 é mais complexo e exigiria mais detalhes, o que por enquanto não aconteceu.

Agradeço desde já alguma contribuição; Informações, fotos, vídeos, etc.
Abs

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Para quem tiver interesse nesses amplis da linha Marshall 50th Anniversary 1W Amps, pode ver um trabalho que fiz estes tempos neste endereço:JTM1 SCHEMATIC.

Por enquanto posso afirmar que o ampli funciona, tem um som legal, e que fala bem alto. Devo dizer que não garanto 100% de precisão no esquema eletrônico, dadas as condições que tive para conseguir esse esquema.
Se alguém tiver alguma dúvida ou possuir alguma informação, escreva para matec@ig.com.br com o título JTM1 Schematic.

Agradeço a todos. Bom 2014!

nenemjonas
Veterano
# dez/13
· votar


Matec

Boa sorte com seu projeto...

Tentei ler o topico mas pra mim ele falam gergo.

Matec
Membro
# dez/13
· votar


nenemjonas

Obrigado!

Mesmo sem ler a parte técnica, vc vai ver que eu terminei o HTM1-3.

Talvez, com sorte, eu consiga também fazer o JCM1. Falta um pouco, mas eu não quero apresentar um circuito com pedaços totalmente "chutados". Quando for o caso de ter esse outro ampli, eu mando um link prá cá também.
Abs

nenemjonas
Veterano
# dez/13
· votar


Matec

Ja vi aqui no forum alguém que tem ele, só não lembro quem, acho q e o JCM1,da uma procurada que tem um tópico que tem o dono dele.

Vlew e Boa sorte.

Matec
Membro
# dez/13
· votar


nenemjonas

É mesmo! O endereço do tópico está aqui mesmo logo abaixo: Review Marshall JCM1 (mini Jcm 800) . Resta saber se o colega do fórum Hitman ainda possui o ampli. E se ele estaria afim de tirar umas fotinhos a mais da parte interna do aparelho.
Faz tempo que não vejo ele postando por aqui, mas mesmo sem postar o pessoal às vezes dá uma olhada no fórum. Talvez também outro membro tenha esse ampli. O negócio é aguardar.
Abs.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec

Grande Matec, eu tinha esse esquema, em uma noite de muita busca na net encontrei um esquema que dizia ser do JCM1 se é mesmo nao sei, eu lembro que salvei a imagem, mas nao lembro do circuito, mas nem sei onde coloquei, deve estar um um das centenas pastas de Desk backup que eu tenho aqui nos meus trocentos HDs... posso estra enganado mas parece que tinha tb algum transistor ou um Opamp no pré, será que é esse mesmo?

Vou procurar aqui.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Por falar em 1, consigo 1W com uma ou duas 12au7 na saida? nao deve da isso ne?

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Sepulkrisiun

Opa! Beleza, se tinha um mosfet LND 150 é beeemmm possível que seja o próprio.
Tenho procurado muito na net mas não encontrei até hoje. Mas por coincidência nem os esquemas que eu postei também não aparecem. Deve ser obra do Saci!

Aguardo !!!!
Obrigado!

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Sepulkrisiun

Com a 12au7 chega em 1w cravado clean . Mas Marshall clean???? Distorcendo o volume rende um bocado à mais e o som é bem bacana .
Abs.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec

cara acho que era esse o esquema mesmo... bah véio tenho que achar, isso eu achei lá pelas 5 da madruga num forum eu acho, dormindo e babando na frente do pc... só lembro que salvei nem chegeui a olhar direito.. eu procurava outras coisas, foi na eopca que montei o meu primeiro jcm, foi na sorte, vou procurar aqui, espero que eu ache.

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Sepulkrisiun

Cara! To acendendo uma vela e pulando sete ondas prá que vc ache esse esquema! Se quiser pode postar aqui ou enviar para matec@ig.com.br.
Aguarrrdoooo!!!!!!
Abs.

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Vejam isso:


Parece que além das fábricas, agora também os revendedores estão interessados em faturar com os amplis de baixa potência. Essa nova versão dos Marshalls 1W deve sair agora em fevereiro de 2014. Com endorsers e tudo mais...

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec

Eu to querendo demais monta um pra pra mim tb, mas nada ainda do esquema, procurei em todos os HDs q eu tenho aqui aqui, fiz busca por todas as imagens jpg, gif, png bmp, que trabalheira.. huahua agora a pouco terminei e nos hd não tem nada, mas achei um monte de coisas que nem me lembrava q eu tinha.

Agora vou pros tubos de cd de backup.. quem sabe está por lá, como eu queria montar esse amp levar pra qualquer lugar.

Matec
Membro
# jan/14 · Editado por: Matec
· votar


Sepulkrisiun

Cara estou torcendo para que vc encontre esse esquema, pelo visto ele é único, pois eu continuo esquadrinhando a net e não encontro nada.

Aliás, um ponto importante nessa procura, o próprio esquema que eu tenho postado no outro fórum não aparece mais na pesquisa de imagens do maior mecanismo de busca da net.

É um ampli bem versátil. Esses dias eu fiz uns testes rápidos com o meu amplizinho (que é baseado no JTM1) em caixas Marshall 4x12. o som ficou forte e agradável. O dono das caixas também gostou do som. Só preciso ter tempo de gravar uns samples, que não fiz até agora.

Abs

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec

Cara dizem q é muito bom mesmo, eu nunca vi um de perto mas pelo q vi na net por ai é bem fortinho pela potencia que tem.

To na busca aqui, querm muito monta esse amp tb, pra mim q to smepre em varios lugares diferentes e viajo mt seria muito bom.

Eu sou muito desorganizado com essas coisas, e essas imagens um dia desaparecem, expira o prazo do servidor de hospedgem e já era, quem pegou pegou, lembro de um compressor ótptico que eu queria montar uma vez e achei um esquema perfeito em pdf com tutorial tudo que na época pra mim era o q eu mais precisava, e nao montei, depois procurei denovo no dia q eu ia monta e nunca mais achei, fui procura na net e nao tinha mais o pdf no servidor, e pior ainda, achei só que era em um site de venda de pdf, imagina que droga, o mesmo arquivo só que apenas uma parte do pdf de amostra gratis, e completo só pagando.. nem sabia q tinha isso, os caras ficam catando pdf na net depois vende pra caras desorganizados com eu kkkkkk.. mas nao comprei claro..

abs

Matec
Membro
# jan/14 · Editado por: Matec
· votar


Sepulkrisiun

Pior de tudo é que me falta muito pouco para ter também o esquema do JCM1, mas esse pouco faz uma diferença beeem grande no resultado final,
Pensamento positivo, tomara que vc ache esse esquema e que ele seja o próprio.
Abs

PS: Por acaso não seria esse esquema? Tomara que não.... Esse não está nada compatível...
Imagem

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec

Não esse eu tenho certeza q nao é porque aquele tinha tinha varias descrições etc.. não era essa ai nao.

Matec
Membro
# jun/14 · Editado por: Matec
· votar


Olá pessoal!

Tem uns caras meio malucos que botaram fé no "meu" esquema do Jtm1.
E eles estão curtindo.

Realmente eu não esperava que ali o povo fosse tão rápido em fazer seus próprios amplis.

Tá aqui; Forum Amp Garage

Tem Samples e o layout do ampli.

Eu tenho um tópico em português com os esquemas para caso alguém se interesse pelo Mini Ampli.

HTM1-3 Handmades

Abs

Matec

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec

Blz Matec? eu to montando só o power com uma 12au7, baseado no esquema que tu postou lá o outro fórum, botei fé no teu esquema, então já separei tudo e tal, falta só algumas confirmações e eu queria tua ajuda.

Esquema

1- No decorrer das postagem eu vi que primeiro voce não ligava os catodos da valvula do power no filamento pino9, depois nesse esquema já tá com essa ligação no filamento, por que isso, se puder explicar ?

2- Tenho dois trafos um deles é pequeno, o primario ficaria com 14.2k usando dois de falantes de 12 ohms em serie, a resistencia do primario é de (290 por tap) 580Ohms total dos dois taps, com mais um falante de 8 em serie consigo uns 18k ou 18.5K no primario.

O outro é um trafo de 50W de ótima qualidade de grão orientado com resistencia no primario de 80Ohms por tap, usando um total de 24ohms de carga daria no primario um imp de 24k, ou com 12Ohms - 12K.. esse é melhor trafo que eu tenho mas a potencia é de 50W.

É o que eu tenho à disposição, qual seria a melhor escolha entre esses dois trafos?

A fonte eu fiz com 6V regulados e 290V sem carga.

Espero de qualquer forma ajudar nessas experiencias com esse amp, mas preciso da tua ajuda ai, abs.

Matec
Membro
# set/14 · Editado por: Matec
· votar


JudasTristes

Olá.
1 - Bom! se vc leu o tópico inteiro vc viu que no começo eu só tinha s fotinhos que o povo postava para mostrar como era o ampli por dentro. Então muita coisa eu não sabia. Mas, mesmo assim, o esquema ficou 95% do que deveria.
Essa ligação do pino 9 com o cátodo é uma das coisas que eu não via, e é uma das maneiras de se aterrar o circuito dos filamentos. MAS VEJA BEM, isso só funciona quando se alimenta os filamentos com 12,6V. No seu caso não faça isso! 6,3v ocupa os pinos 4 e 5 de um lado e 9 do outro

2 Eu gostaria de ter desses seus trafos pequenos por aqui. Se ele dá 18,5k pp para 8ohms, não tenha dúvidas em utilizá-lo

EDit:Agora eu entendi, nesse caso só se vc tiver esses falantes ou 2x 16ohms em série.

A fonte está boa e os valores estão dentro do esperado.

Que tipo de placa vc vai usar? PCB ou P2P?

Pode perguntar o que vc achar necessário.

Boa sorte!

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec

O ferro de solda já ta esquentando, a esponja já tá encharcada.

Surgiu uma nova opção com um trafo de 30w ou mais não sei bem é grandinho.

Vamos ver se tenho sorte... lá vai com 8Ohms ele reflete 6K no primairo, então com 24Ohms refletirá 18.240Ohms no primario... Vamos medir agora a resistencia... vamo ve vamo ve... bahhh.. olha só 196 Ohm por tap !! Bingo tenho o trafo e os falantes, fecho o conta?!

e o fato de ser um trafo de 25W, 30W? pq conforme o Xformer o trafo deveria ter uma resistencia perto disso, mas ele falava tb que a potencia nao deveria passar de 4W, esse trafo que testei agora deve ter uns 25W ou 30W, porque ele falou dos 4W no máximo?

Ramsay
Veterano
# set/14
· votar


Tenho dois trafos um deles é pequeno, o primario ficaria com 14.2k usando dois de falantes de 12 ohms em serie, a resistencia do primario é de (290 por tap) 580Ohms total dos dois taps, com mais um falante de 8 em serie consigo uns 18k ou 18.5K no primario.

JudasTristes
Eu penso que o trafo pequeno acima seria o ideal, porque com trafos de 30 ou 50W as 12AU7 não dariam conta do recado e a potência do amp cairia bem abaixo de 1W.
O Matec que me corrija se eu estiver errado.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Ramsay

Bah, nao achei que era tanto assim, mas tudo bem então nesse caso o ideal seria mesmo usar o primeiro trafo que falei, um pequeno, 32 Ohms o primario ficaria com 18.5k 18.6k.. vou ter que usar 3 falantes pra isso, se ficar melhor eu monto assim mesmo.

Matec
Membro
# set/14 · Editado por: Matec
· votar


JudasTristes

Acho que para vc não perder o embalo, monte provisoriamente o ampli com o trafo pequeno, mas pense em logo encomendar um correto. O problema de se usar transformadores com especificação errada é que provavelmente vc vai ter pouco tempo de 12AU7. No projeto elas estão no limiar da potência máxima delas. Se vc exceder, a vida útil delas diminui.
Parece que vc é do sul, caso queira tentar. tem a Schatz que deve ter um modelo de trafo que se ajusta nesse ampli. Isso se vc não tiver um fornecedor próprio


Ramsay

Eu fiz testes com um transformador para 25W e não houve perdas, porém é meio desproporcional colocar um trafo enorme para fazer o trabalho que um pequeno faz muito bem.

Abraços

Ramsay
Veterano
# set/14
· votar


JudasTristes

Cara, esquece esse lance do primário.
Vc tem que entender que as "pequenas" válvulas 12AU7 foram concebidas para pré-amplificação e não potência, daí, quanto menor o trafo de saída e, quanto menor a resistência ohmica do primário, mais potência as 12AU7 vão entregar na saída.

E quanto a usar 2 alto-falantes de 16 ohms em série pra dar conta do recado, eu tenho lá as minhas dúvidas.
O que aconteceria se vc só utilizasse um único alto-falante de 16 ohms??

Só o Matec pode esclarecer e vamos aguardar a resposta.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec
Ramsay

Quase pronto.

Vou colocar um potenciometro de 1M no lugar do divisor de tensão na entrada do ultimo estagio da 12ax7, assim como não tem pré fica melhor pra controlar.

E quanto a polarização dessa 12au7? falando assim parece muita audacia da minha parte, como falou o Ramsay, não da pra fica fritando com esses detalhes ainda, mas minha preocupação é ter certeza do momento da morte dessa válvula, a válvula esta ok então é possível estabelecer um padrão de durabilidade apartir desse esquema e dessa válvula, vou tocar todo dia com esse amp várias horas por dia, e vamo ver quanto aguenta, com as informações colhidas agora dá pra ter certeza disso no futuro, depois ver o que pode ser melhorado e ver se vale a pena.

Quando a valvula esta ali pra fazer uma amplificação basica de um sinal, ou um trabalho "normal", é uma coisa, mas amp de guitarra ai é dificil prever.

Tenho anotados algumas coisas com o passar do tempo, mas isso era quando ainda estava aprendendo sobre válvulas, então me corrijam por favor.

Se uma 12ax7 a corrente máxima de catodo é de uns 10ma, mas nao é aconselhavel passar de 5ma, então uma 12au7 NOS que tem um limite de catodo 20ma não deveriamos passar de 10ma??

Vou dar um exemplo de um esquema que eu fiz uma vez e por esse ponto de vista deveria ser normal pra uma 12au7.

+B = 294v
Resistor de placa = 17k
Resistor de catodo = 470R

Voltagem do catodo = 3.82v
Corrente de placa = 8.16ma
Voltagem de placa = 156V

Nao lembro onde foi mas acho que foi que li mas perguntavam se uma 12au7 tinha mesma durabilidade de uma 12au7, nesse caso em cima era um pré, sempre fico com pé atras com essas 12au7 por causa da corrente.

abs

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Não vai dar com o trafo pequeno, medi novamente e a primeira medida anotada no caderno estava errada.

Já coloquei o trafo de 30W no chassi, só soldar tudo os fios, e outras coisas mais.

Matec
Membro
# set/14
· votar


JudasTristes

Realmente, você está tendo pesadelos antes de pegar no sono.

Existem válvulas que são garantidas por 5000 horas , existem válvulas que são para 10000 horas.

Dependendo do uso sua válvula de 5000 horas pode durar 20 anos, assim como a de 10000 pode durar 15 minutos

O que eu quis dizer lá encima é que vc não deve colocar um trafo de 4k /8 ohms de impedância e utilizar assim por um tempo.

Quando eu fiz a seleção do trafo com a (grande) ajuda do xformer foi pensando não só na potência de saída do ampli, mas principalmente na carga máxima que a 12AU7 pode suportar de acordo com as especificações reais dela. A combinação mais adequada dessas características foi 18k/ 8ohms. Claro que eu poderia tentar extrair mais potência das válvulas, mas aí com certeza o limite seria excedido. A válvula queimaria na hora? Não, mas duraria muito menos.

Se o trafo que vc quer utilizar não tem as especificações corretas, não se esqueça de compensar isso.

Mas pelo que conheço de equipamentos e pessoas, o melhor é sempre utilizar o componente correto.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema do Marshall JCM1