Qual melhor Ohms para se usar no Marshall

    Autor Mensagem
    klipp
    Membro Novato
    # set/13


    Comprei um Marshall recentemente (Cabeçote JCM 800/Caixa reta 300w) e o vendedor me falou mas não sabia explicar que quanto maior o Ohms melhor o timbre e queria saber como posso fazer isso sem estragar nada

    Lelo Mig
    Membro
    # set/13
    · votar


    klipp

    Cara, se o vendedor te disse isso, me desculpe, mas ele é um completo idiota.

    Não existe relação alguma entre Ohms e timbre. Só existe ligar certo ou ligar errado, nada além disso. Ohms nada mais é que a unidade de resistência elétrica entre uma tensão, uma corrente e um condutor.

    Se colocar um falante de 8 Ohms numa saída de som própria pra 4 Ohms a potência do som vai cair na mesma proporção. Se colocar 4 na saida de 8 vai ter o dobro mas pode queimar a saida ou o falante.

    8 liga em 8, 4 em 4.... simples assim.

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Há teorias vagas de que quanto menor a resistência, maior seria a velocidade que um pulso percorre seu condutor... MAS isso é tão vago quanto dizer que minha guitarra tem cordas...

    Pra vc entender o que é tensão, corrente, resistência e JAMAIS esquecer

    Imagem 1 (clique para ver)

    Imagem 2 (clique para ver)

    Matec
    Membro
    # set/13
    · votar


    Ismah

    Essa "aula" foi cruel. Nem eu vou esquecer. Parece dor de barriga. Eca!

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Matec

    Seja mais específico. (Tudo indica que se refere a "aula de física")

    Matec
    Membro
    # set/13
    · votar


    Ismah

    Se refere à Imagem 1, mas deixa prá lá.

    ratcarpet
    Membro
    # out/13
    · votar


    Acho que tanto faz.

    Abraxxx!!!

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Qual melhor Ohms para se usar no Marshall

    O do Georg Simon

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Ismah

    Putz kkkkkk

    Fica mais fácil de entender desenhando rsrsrsrs

    klipp
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Obrigado pela ajuda pessoal. Mas resumindo, eu uso quantos ohms no meu Marshall?

    klipp
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Resumindo, qual o melhor ohms é melhor usar no Marshall?

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Put@ merd@...

    a galera fala, o sujeito agradece, mas é incapaz de ler a porr@ do tópico pra encontrar a resposta...


    essa juventude ta perdida mesmo.

    klipp
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Não entendo bem disso cara. Só quero ajuda

    Matec
    Membro
    # out/13
    · votar


    klipp

    Não tem o valor "melhor", tem o valor CORRETO.
    Vc só tem que colocar uma caixa de 8 Ohms na saída de 8 Ohms.
    Ou então, se a caixa for de 4 Ohms colocar na saída de 4 Ohms.
    Normalmente atrás do ampli tem uma chave onde vc coloca na posição de 4 Ohms, 8 Ohms ou 16 Ohms.
    A posição dessa chave DEVE ser a mesma do valor da caixa.
    A esses valores se dá o nome de IMPEDÂNCIA.
    Revisando:
    Caixa com impedância de 4 Ohms; Chave na posição 4 Ohms.
    Caixa com impedância de 8 Ohms; Chave na posição 8 Ohms.
    Caixa com impedância de 16 Ohms; Chave na posição 16 Ohms.
    Simples assim.
    Abs

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    klipp

    Pow literalmente desenhei pra ti, e tu me diz que não entendeu?!?!?!?!

    Ohms (nome popular para IMPEDÂNCIA) é a resistência* das partes envolvidas em deixar que a corrente passe.

    Em partes:

    "Impedância é a oposição que um circuito elétrico faz à passagem de corrente quando é submetido a uma tensão." (para mais clique aqui)

    Corrente é a velocidade com que os elétrons (eletricidade, no caso da guitarra, seria o sinal) se movem.

    Tensão é a quantidade de força que empurra os elétrons.

    SE a eletricidade fosse uma carreta, a tensão seria o cavalo-motor, a carga a impedância, e a velocidade com que se move, a corrente.

    ------------------------------

    Como disse, tem VAGAS TEORIAS que dizem que quanto menor a resistência mais ataque se teria, mas é bem vago isso, estamos falando de coisas abaixo de 10ms (10 milisegundos).

    Matec
    Membro
    # out/13 · Editado por: Matec
    · votar


    Ismah

    O rapaz! Se vai ensinar pelo menos ensina direito:

    "Impedância é a oposição que um circuito elétrico faz à passagem de corrente quando é submetido a uma tensão."
    Vc esqueceu de colocar o principal que é tensão alternada, inclusive o valor da impedância é dependente da frequência dessa tensão alternada.

    E: Corrente é a velocidade com que os elétrons (eletricidade, no caso da guitarra, seria o sinal) se movem..
    Não está correto. Corrente é a quantidade de elétrons que passa por um condutor num determinado tempo.

    Não é muita coisa, mas simplesmente é o fundamental.
    Abs

    D Paula
    Veterano
    # out/13 · Editado por: D Paula
    · votar


    Bom, já q o assunto é ligação da caixa, quero saber se há alguma diferença na seguinte ligação (já sei tb q pergunta idiota tolerância 0)
    Meu ampli tem as saídas distribuídas assim:
    1x4ohms, 2x8ohms, 2x16ohms.
    Minha caixa é 2x12 com 2 falantes de 8 ohms ligados em série, logo ligo ela na saída de 16ohms
    PERGUNTO: Se ligar os falantes, cada um individualmente nas saídas de 8ohms vai alterar algo ou não?

    Matec
    Membro
    # out/13
    · votar


    D Paula

    A pergunta é boa mas...
    Não dá prá saber.
    Se vc disser qual o seu ampli , e se ele tiver o esquema na net pode-se dizer com certeza.
    Sabendo quais as ligações internas do ampli isso é fácil, não sabendo o que se passa vira chute.
    Abs

    Ismah
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    Matec

    Poxa tentei eliminar qualquer complicação, mas o conceito exato do que é amperagem é meio complexo de explicar, nem eu entendi ao certo ainda.

    EDIT: mas sim me enganei, desculpem, a velocidade é tida como uma constante, equivalente a da luz no vácuo (algo como 300mil km/s)

    o ampere "é atualmente definido em termos de uma corrente que, se mantida em dois condutores paralelos retos de tamanhos e em posições específicas, irão produzir uma certa quantidade de força magnética entre os condutores".5 Quantitativamente, um ampere é definido como a corrente que produz uma força atrativa de 2 × 10−7 newton por metro de comprimento entre dois condutores retos paralelos de comprimento infinito e seção circular desprezível colocadas a um metro de distância uma da outra no espaço livre

    D Paula

    Se for um falante em cada, das duas saídas 8Ohms vai dar certo. Mas como eles estão em série não sei se rola sem modificar a fiação.
    E creio que vc terá uma potência 1% maior.

    D Paula
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ismah

    Valeu, mas eu queria que a potência diminuisse.

    Matec
    Membro
    # out/13
    · votar


    Ismah

    Sem problema.
    Cara a gente "aprende" tudo isso na escola, mas saiu pra fora do prédio , já era! Só a necessidade faz com que a gente reveja isso tudo de novo.
    Viu? Agora vc não esquece! hehe.


    D Paula

    Se o seu ampli é o Marshall JVM 205/410, ele tem 1 saída de 16 Ohms, 2 de 8 Ohms e 2 de 4 Ohms .

    O que vale prá cada conjunto de saídas é o que tem escrito lá.

    A saída de 16r : 1 caixa de 16r .

    As saídas de 8r : 1 caixa de 8r, ou 2 de 16r .

    As saídas de 4r: 1 caixa de 4r ou duas de 8r

    É assim que se pode ligar essas saídas.
    Em hipótese alguma ligar caixas distintas em saídas distintas! Tipo uma em 4r de outra em 16r. Mesmo que as caixas sejam de 4r e 16r!

    Ou só as saídas de 4r ou só as de 8r ou só a de 16r.

    Abs

    Matec
    Membro
    # out/13 · Editado por: Matec
    · votar


    D Paula
    Voltando á sua primeira pergunta :
    Ligue cada falante nas saídas de 4R.

    Ps: A potência não diminui em nenhum desses casos. Vc vai precisar de um atenuador...

    Abs

    D Paula
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Matec

    Valeu...

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ismah
    Pow literalmente desenhei pra ti, e tu me diz que não entendeu?!?!?!?!

    então, cara... estou chegando a uma conclusão de que o pessoal daqui não quer respostas, só quer perguntar mesmo. como se fosse uma esporte. tipo golf ou tenis...

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Slash_1989

    Lembra o que te falei no outro tópico? É por aí...
    O que me motiva a responder é que isso fica registrado para momentos póstumos.

    Matec

    Só a necessidade faz com que a gente reveja isso tudo de novo.

    Eu uso isso quase que diariamente, não sei porque diabos eu fiz confusão tamanha. (Eu sei mas não vou falar que estava fazendo outras coisas ao mesmo tempo)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual melhor Ohms para se usar no Marshall