"Converter" saída 8 Ohms pra 4 Ohms

    Autor Mensagem
    Leonelsr
    Veterano
    # nov/06


    Olá.
    Vou direto ao assunto: Tenho um Gradientão DS-40 (Receiver com Ampli)
    que vocês devem conhecer (fez muito sucesso há uns 15 anos atrás, pq
    tinha dial digital e pah...).
    Seguinte, as saídas dele são todas em 8 Ohms (como é normal pra
    amplificador doméstico), e eu uso 2 falantes de 10" 8 Ohms e 2
    falantes de 6" 4/8 Ohms, e o bichinho já esquenta pra car* (o que acho
    que é normal, pq se não esquentasse não teria um dissipador enorme no
    transistor).
    Enfim, vou trocar esses 2 falantes de 6" que são tanto pra 4 quanto
    pra 8 Ohms por dois falantes de 12" 2/4 Ohms (Informações técnicas
    dizem que é tanto pra 2 quanto pra 4 Ohms). Mas, então, sei que
    colocando esses caras de 4 Ohms ele vai entregar mais potência, então
    vai esquentar mais, então pode até queimar, certo? ou não? me corrijam
    se estiver errado...
    Me digam o que eu posso fazer pra amenizar isso... Se tem como
    "converter" a saída dele pra 4 Ohms externamente, já que não
    quero mexer nele por dentro nem a pau. Tem algum projetinho simples e
    viável? que eu possa colocar até mesmo dentro das caixa dos falantes
    de 12... sei lá...

    Ajudem por favor, hehhe
    Fui!

    Abraço,
    Leonel

    Tiruk
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pode-se fazer uma ponte de resistores, e uma parte do sinal vai ser convertida em calor, mas tem que deixar esse "box" MUITO bem ventilado.

    Leonelsr
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Dissipadorzinho de processador de computador tá valendo?
    Mas tipo, SÓ PODE esquentar os resistores... (que vou deixar bem longe do amplificador), porque o ampli já esquenta DEMAIS e já tem uma parte da ventilação coberta pelo meu monitor (só uns 5%, mas é bem em cima do disspidaor do transistor - mas não se preocupem com isso).
    E como eu faria pra calcular os valores e tal? Faz tempo que terminei meu curso de mecatrônica... Lei de Ohm ficou esquecida, hehehe

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Leonelsr
    Rapaz!Que sururu de capote, parece a rebimbaca da parafuzeta junto com o girospico da grampôla.Ehehehhe!Leonel, vc primeiro vai ter que dizer como está ligando estes alto-falantes(paralelo?série?quem com quem?)Outra coisa, alto-falante que serve para 2/4 Ohms?Qual a marca?É com bobina dupla?Isso tá cheirando ligação meio fora do normal, por isso tá esquentando tanto.Já tive esse tipo de Gradiente e ele não esquenta tanto assim não.Fala pra gente como vc fez a coisa...Um abraço!

    Leonelsr
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Leonelsr
    · votar


    Nãããão, não viaja
    é que eu escrevo demais mesmo...

    Cada um em um canal do amplificador. O que eu tenho AGORA:
    Canal A:
    -Left: Woofer "PowerBox" (marca bem diabo) 8 Ohms + Tweeter LeSon de 15 pila daqueles (em paralelo e com capacitor próprio pra isso)
    -Right: Woofer "PowerBox" (marca bem diabo) 8 Ohms + Tweeter LeSon de 15 pila daqueles (em paralelo e com capacitor próprio pra isso)
    Canal B:
    -Left: Alto-Falante Triaxial "PRSC" (marca super diabo) 4/8 Ohms
    -Right: Alto-Falante Triaxial "PRSC" (marca super diabo) 4/8 Ohms
    ----
    "4/8 Ohms" é o que tá escrito nele, mas ele só uma entrada de fio e tal...
    Como tu pode deduzir, é um falante automotivo daqueles (bem carinhos até, na época em que foi comprado. Ele é muito bom).
    ----

    Ele não esquenta nos volumes normais... A temperatura dele é até bem baixa.
    Mas sabe como é né... A coisa aqui é "no talo". Ponho o volume até o máximo de onde o som fica sem distorção (pouco mais da metade do potenciômetro), e aí dps de 1hr mais ou menos ele já tá beeeeeeem quente...

    ----
    Ninguém tá com ninguém :P. Cada um no seu respectivo canal.
    Os woofers de 12" 2/4 Ohms tão guardados ainda... Nem mexi. Ateh pq as box que eu pedi pra fazerem não ficaram prontas ainda.
    Mais uma vez, "2/4" é o que tá escrito...
    A página do produto é essa: http://www.spyder.com.br/html/index.php?inc=p_usina

    Sei que é muita ignorância isso de ir só pelo que tá escrito, mas é que eu não comprei eles. Eles são velhinhos já, eram de um tio meu que usou pra campanha (em carro de som) e tavam atirados em um porão e ele me deu. Então só tenho essa alternativa...
    Então, eles são de 4 Ohms, certo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Leonelsr
    Ah, tá!Agora sim, tá desfeito o salseiro!Leonel, vamos por partes como diria Jack o "Estripador!!
    1-Vc vai usar com guitarra?Se for, nenhum dos alto-falantes é adequado, inclusive esses de 12", tem sensibilidade muito baixa, acordo manual.O fato de 2/4 ohms é que vc pode comprá-los em 2 ou 4 ohms(disponível na fábrica), porém eles só tem uma impedância(no caso dos seus, 4 ohms).É que existem AF's com bobina dupla, que podem ser configurados em duas impedâncias(não é o caso).
    2-No Gradiente, as saídas que vc está usando são System A e System B, que na realidade não são canais, mas sim saídas dos mesmos canais L e R, divididas por dispositivos passivos que defasam elétricamente o som entre elas, para criar um "pseudo" ambiente quadrafônico( não é muito efetivo).As 4 saídas podem ser usadas desde que vc coloque 4 AF's de 8 ohms, um em cada.Na realidade se vc usar sómente o sistema A( L e R), a saída foi projetada para 4 ohms.
    O fato é que vc tem que considerar que o System A está paralelado ao System B, de maneira que se vc colocar AF's de 8 ohms em cada saída, como eletronicamente estão paraleladas, a resultante em cada canal é 4 ohms.No seu caso atual vc tem 8 paralelado com 4, o que resulta em aprox. 2,6 ohms, o que está causando o sobreaquecimento em seu ampli, quando no "talo".Cuidado.
    Recomendo não usar o System B, coloca a chave do painel em System A sómente e usa as saídas L e R do System A com os AF's de 12 ", e nada mais.Vc terá 4 ohms em cada saída, com potência máxima e sem problemas de sobreaquecimento.Um abraço!

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Boa noite! eu tenho um falante wpu de 12" da selenium, um drive d-250x selenium e uma tweeter st 302 também da selenium, uma caixa com divisor de frequência passivo da marca "nnenis" modelo df 403L, site da nnenis aqui (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF403L) com o corte de frequência de 900hz e 5,6khz @ 8 Ohms de 400w rms 9db de atenuação na saída de driver e 6 db na saida do tweeter. a aplicação deste divissor passivo é de trez vias ou seja grave, médio e agudo, 2º ordem (12 db/8) atenuação de 9 db no drive e 6 db no tweeter. a perguna é! este divissor de frequência passivo está correto para os falantes mencionado grave , médio , e agudo? Grato!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Converter" saída 8 Ohms pra 4 Ohms