Dúvida - Fender Hot Hod Deluxe III - Attenuator

Autor Mensagem
SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Pelo visto você não conhece a lei de ohm.
Tente entender as fórmulas elementares: P=V*I e V=R*I.
Aplique isso às tensões de trabalho no primário do secundário e no primário, reflita um pouco e reveja as pérolas que escreveu.
A espessura de um condutor não é é dimensionada pela potência e sim em razão da corrente que é muito baixa no primário de um amp desses (cerca de 0,035A a 0,055A por secção), geralmente se adota (2,5A/mm² a 3,5A/mm²). Faça as contas, compare a corrente suportada poe um fio de Ø=0,85mm (32awg típico desses primários) e a corrente máxima dissipada pela placa de uma 6L6GC e vai perceber quem está viajando. O esquema da fender traz a simulação com injeção de sinail e medidas de tensão Ac e Dc em todos os seguimentos. Basta pensar um puco, saber multiplicar e dividir. Outra dica: a área da secção é pi*r², sendo que r a metade do diâmetro.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Se quiser aprender como é um transformador por dentro, leia esse artigo, encontrei por acaso na Web.
http://eletronicacorrea.blogspot.com.br/2008/10/guia-prtico-para-const ruo-artesanal-de.html
Não sei onde encontraram mas é um texto que escrevi há muito tempo para lembrar de procedimentos práticos, não passei a teoria do dimensionamento porque não é coisa que interesse para quem quer tocar guitarra e tirar um som melhor sem gastar tanto.
Evidentemente não vou responder a insinuações agressivas. Objetivo do fórum se limita a compartilhar conhecimento, isso envolve um mínimo de civilidade e respeito.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Ramsay
Para entender os circuitos eletrônicos, precisa mais que ler fóruns estrangeiros montar caixinhas com 2 ou 3 resistores dentro, é preciso raciocinar um pouco sobre a teoria.
Vou explicar de uma maneira mais simples. O transformador não é um objeto mágico. São duas ou mais bobinas enroladas em um mesmo núcleo comum. A bobina, por sua vez, é apenas um pedaço de fio de cobre esmaltado enrolado em um núcleo.
Quem concluiu o 2 grau, deve conhecer o princípio do fenômeno da indutância. Sempre que há variação de CORRENTE elétrica em um condutor, forma-se um campo magnético em seu entorno. A bobina potencializa esse campo concentrando em um único fluxo, somando a energia de várias espiras paralelas. Esse campo magnético tem muitas implicações físicas no funcionamento do circuito. A primeiro implicação é a capacidade de se opor ao fluxo de corrente (reatância indutiva). A oposição ao fluxo de corrente (medida em ohm) é normalmente chamada de resistência, mas neste caso não seria adequado porque não é uma grandeza constante já que aumenta proporcionalmente à velocidade de variação da corrente elétrica (freqüência). Por isso, dá-se o nome de impedância. Quando se diz que uma bobina tem impedância de 10k ohm, geralmente é a medida virtual da " resistência" equivalente a uma corrente AC de mil ciclos por segundo (1khz).
Se a freqüência for zero a resistência será apenas a natural do metal do fio que é muito pequena no cobre. Um transformados de força de 110V explodiria se ligado em corrente contínua de 110V, será apenas um fio em curto.
A segunda implicação prática mais importante em termos práticos, é o fenômeno contrário. Quando um campo magnético varia em torno de um condutor, gera variação de TENSÃO no mesmo. Esse é o princípio de funcionamento do gerador (alternador) e do enrolamento secundário de um transformador. Como o secundário está sujeito à variação do campo magnético produzido pelo enrolamento primário, gera uma tensão AC, proporcional à relação de espiras das bobinas.
No caso de um amplificador valvulado PP, cada bobina no enrolamento primário do transformador de saída está ligada em série com a válvula de potência com uma fonte de tensão DC de algumas centenas de volts. Se não houvesse a válvula em série, o primário estaria em curto e queimaria porque não haveria reatância indutiva na condição de repouso.
Falando de forma mais simplificada, a válvula funciona como um "resistor" cuja resistência varia com a tensão da grade. Quando a válvula está em repouso (sem sinal de áudio na grade) não há tensão AC no primário, logo, não há indutância e, por consequência não há transferência de energia para o secundário.
Nessa condição, não há tensão no secundário, qualquer que seja a corrente no primário.
Quando a tensão de repouso (bias) está ajustada em uns 70% do máximo de trabalho indicado pelo fabricante para a válvula, a válvula já suporta um esforço razoável enquanto que o enrolamento primário tem uma corrente de aproximadamente 35mA (0,035A) e o secundário, por sua vez, não tem nenhuma corrente.
Nessa condição de repouso, fiz várias vezes medições de circuito para testar e fazer ajustes o alguns amps que construí, e não foram poucos. Nesses testes feitos com carga ou com o secundário em curto, nunca aconteceu nada de inesperado porque não existem forças sobrenaturais que pudessem danificar nada.
Quando alguém diz que isso é uma ideia esdrúxula sem saber explicar o porquê ou ou afirmar que o enrolamento secundário não é frágil porque "Ele aguenta queima e estouro de válvulas sem se danificar", é coisa de quem não tem a mínima noção do que está falando.
Tomando o exemplo do Fender Hot Rod Deluxe III, a tensão B+ típica é de 483VDC.
http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/HotRod_DeluxeII I_schematic_Rev-B.pdf
A corrente total para as duas seções é de 60mA medidos através do resistor de 1R, ou seja 30mA para cada seção, admitindo-se a simetria.
Para essa corrente, dimensiona-se um fio de 31Awg (ou coisa parecida) que suporta varias vezes essa corrente e possui um diâmetro de 0,23mm, ou seja um fio de cabelo.
Isso com muita "folga" mesmo pois o condutor de cobre resiste bem, em uso prolongado de mais de 12h (e temperatura limite, etc) a uma corrente superior a 2,5A/mm² logo esse condutor resiste com boa margem de segurança a uma corrente 2,5A/mm, ou seja> 2,5A/mm × (0,23mm÷2)²×Pi>103mA.
http://www.mcm.ind.br/download/Tabela-condutores-cobre-AWG-x-MM.pdf
Como a queda de tensão DC na válvula é de aproximadamente 480V, se uma corrente extrema (por exemplo ocasionada pela presença de sinal máximo, bias desregulada, etc) chegasse a 75mA implicaria, de forma aproximada, em uma potência de 0,075A*480V=36W, suficiente para queimar a válvula em minutos, alcançando a potência limite da 6L6GC (indicada no data sheet) de 30W na placa e 5W dissipada pela grade nº2.
http://www.svetlana.com/pdf/svetlana/6l6gc-svetlana.pdf.
Assim você queima uma válvula grande e cara sem nem mesmo chegar perto da corrente necessária para ameaçar a integridade física do condutor do enrolamento primário, da espessura de 0,23mm, que muito se parece com um fio de cabelo.
Um guitarrista não precisa saber de eletrônica mas, uma vez que não sabe, é melhor não postar conselhos em grupos de discussão sobre coisas que não entende.

Matec
Membro
# ago/14
· votar


Olá.

Este tópico está ótimo, exceto por alguns desentendimentos.

Que ele continue ótimo!

Abraços

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Matec. O problema é que o casamento de impedância é um assunto rodeado de muita lenda e quando alguém ouve todos dizendo a mesma coisa, passa a ter certeza de que é verdade sem se preocupar em entender.
Por esse motivo, muita gente colocava uma colher no gargalo da coca litro acreditando que isso impedia de sair o gás. Se não fosse o surgimento da garrafa PET com tampa rosqueada, ainda ia ter gente fazendo isso até hoje.
Há algum tempo vi uma discussão sobre o problema da impedância não casada e um maluco havia consultado Mike Soldano sobre o assunto. Ele teve a resposta abaixo, que resume bem o tema:
"Well, Dave, I don't know who you've been listening to or what you've been reading, because they're just plain wrong. Here's how it works: If the load is lower than what the amp is set for, like using a 4 ohm cabinet with the amp set at 16 ohms, the power tubes will be worked harder and will run hotter. This, of course, will shorten the life of the power tubes. However, if the load is higher than the amp's setting, like using a 16 ohm cabinet with the amp set at 4 ohms, the voltages in the output transformer will be higher than normal. These excessively higher voltages increase the risk of arcing, which can destroy the output transformer and/or tube sockets. That's why running an amp with no load at all invariably ends up blowing the output transformer. I'd say tubes are easier to replace, wouldn't you?"
Havendo excesso de tensão de feedback, o arco voltaico ocorre mais facilmente onde a distância é menor entre os pontos de grande diferença de potencial. Normalmente, no isolamento do primário do transformador de força (onde o condutor e respectivo isolamento é muito fino) sobretudo quando os enrolamentos não são intercalados e as camadas não são isoladas com papel, o que é comum nos trafos de amplificadores Fender.
Veja este exemplo interessante da disposição de camadas de um trafo Fender de 50W (2x6L6GC): http://groupdiy.com/index.php?topic=36073.0

Matec
Membro
# ago/14 · Editado por: Matec
· votar


SergioTrindade

Oi .
Eu já havia visto os tópicos do destruidor de trafos, é bem interessante, mais instrutivo que muitos textos teóricos que já vi.
Na questão do casamento de impedâncias o negócio é relativamente simples mas todos acrescentam uma nova regra onde antes não existia. Aí tudo se complica .
Eu faço muitos testes com amplificadores sem carga, porém só em laboratório, com condições controladas, para medir a atuação do NFB. Nada que faça o OT assobiar. Nunca danifiquei nada fazendo assim.

Eu tenho tido alguns problemas com transformadores de saída para amplificadores de baixa potência. Quando peço para enrolarem, fazem com fio fino demais, e a resistência primária fica acima de 1,25kohms, porém os originais têm resistência abaixo de 400ohms. Eu gostaria de umas dicas sobre isso. Caso não queira bagunçar o tópico, pode escrever para meu email, matec@ig.com.br .

Abs

EleandroGuita
Membro Novato
# dez/14
· votar


Falae galera!!! Vcs conhecem o Atenuador Speaker Soak, alguem ja testou um desse, ou sabe falar se ele faz o prometido. Segue o link http://www.ebay.com/itm/8-ohm-50watt-Speaker-Soak-true-guitar-amp-tube -brake-load-mass-Volume-Attenuator-/150944753797?pt=Guitar_Accessories &hash=item2325022885

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Fender Hot Hod Deluxe III - Attenuator