Dúvida - Fender Hot Hod Deluxe III - Attenuator

Autor Mensagem
elchapa
Veterano
# mai/13


Fala galera!

Tenho um Hot rod deluxe iii da fender, que estou simplesmente apaixonado!

Tem um puta timbre e responde perfeitamente como eu quero com os pedais!

O seu único problema, é que não há QUALQUER possibilidade em usar ele para treino. Seu volume é MUITO alto. Com um volume bem baixo (coisa que é bem dificil de conseguir, tenho que ter uma precisão cirúrgica haha) as válvulas praticamente não trabalham.

Fora ensaios, só consigo, durante um breve espaço de tempo, usar o ampli para testar alguns timbres.

Para resolver este problema, e encorpar mais o som, ouvi dizer que há alguns attenuators, que poderiam controlar melhor o volume e, principalmente, conseguem aproveitar o MÁXIMO das válvulas sem ter que colocar o volume no talo, o que me traria um timbre com ainda mais qualidade!

Alguem já usou algo assim?

Um abraço a todos!

boblau
Veterano
# mai/13
· votar


Eu estou exatamente com o mesmo problema com o meu Egnater Rebel 30.

Os atenuadores, além de caros, mudam bastante o timbre do ampli.

Os Isobox também são caros e dependem de microfonação, caixas de retorno, mesa+power, enfim....

Eu estou tentando montar meu timbre com meu Rack de efeitos e usar o ampli em clean somente para amplificar no volume que eu desejo. Nas ocasiões em que posso abrir volume, faço outra regulagem....

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


elchapa

Meu amigo,

tenho um HRD3 e passei pelo mesmo problema que vc. Encontrei a solução em um atenuador. Hj consigo os timbres maravilhosos de overdrive no canal limpo simplesmente levando o volume pra 7 ou 8, e vc sabe que no HRD3 é impossível a partir do 4 ou 5.

Depois de muito pesquisar encontrei o melhor custo benefício nos atenuadores weber. O preço é muito bom, se comparar com outros atenuadores feitos em linha, como rivera e thd, e tb não é um gambiarra como aqueles atenuadores puramente resistivos que encontramos no ebay.

Como é muito difícil encontrar no ebay, acabei encomendando o meu direto na Weber, modelo Minimass 50.

Matec
Membro
# mai/13 · Editado por: Matec
· votar


elchapa

Tem aqui no fórum o Ramsay que usa um atenuador que ele construiu, use a busca e fale com ele. Ele deve ter pesquisado bem o assunto.
Aqui o link
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/227240/
Abs

elchapa
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata
Cara, entrei no site e vi que eh MUUUUUITO barato, em comparação com um riviera. Ele funciona bem?

Dá pra extrair o máximo das válvulas com ele, tanto alto quanto num volume mais baixo?

Muito obrigado pela dica! acho que vou comprar um desses! haha

Matec

Cara vou dar uma olhada!!

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


elchapa

Funciona bem sim. A perda de timbre ocorre se vc usar uma atenuação muito alto, jogando o pot de volume do atenuador para 2 ou menos.

Mas o legal do weber mass eh q ele tem uma carga reativa dentro. O chamado speaker motor que é uma bobina de falante sem cone. Então, quando o amp manda o sinal pra ele, o atenuador responde aos trafos como se fosse um falante, o que é muito mais seguro pro amp que um atenuador puramente resistivo e que pode danificar os trafos. Tah explicado no próprio site da weber essa questão.

Isso também contribui para ele ser um atenuador mais transparente em relação ao timbre, mas não existe atenuador 100% transparente. Ajuda muito que ele tem uma chavinha de bypass de agudos, que é o que mais se perde atenuando.

THD é resistivo. O rivera não sei se é reativo. Creio que seja Resistivo tb.

Agora, não pense q vc vai pegar ele botar o volume do seu canal limpor do HRD3 no 8 e deixar ele num volume de TV. Não é por aí, dá pra fazer, mas perde timbre. Neste cenário vc vai usar a chave de agudos pra preservá-los, mas vai perder muito médio e grave, aí o timbre fica magro. Se não usar a chave fica abafado. Repito, com volume do atenuador em 2 ou menos (vai até 10)

O melhor uso é vc regular o timbre com a dist de power desejada e depois abaixar pra um volume "aceitável". Aí fica sensacional.

Abraço

elchapa
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata
Minha ideia eh exatamente essa!

Hj nao consigo passar do 4 inclusive ao vivo. Me falaram que o melhor som do hrd2 ta beirando o 7 e 8, coisa que seria impossivel de colocar sem estourar os vidros haha

penso nisso principalmente para gravação tb. Adoraria gravar algo com o timbre de 7 ou 8 num volume aceitavel!

Muito obrigado pela dica!!

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


elchapa
Nefelibata

Caras, só encontro esse Weber Minimass no site oficial?

Leomju
Veterano
# mai/13
· votar


daniel.damin
To querendo um também!
Tá duro de domar o Pegasus aí?

Nefelibata
Qual o site oficial da weber?
Manda um link aí pra nós!

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


Leomju
To querendo um também!
Tá duro de domar o Pegasus aí?


Cara, na verdade até consegui domar, só que o meu loop fica sempre ligado, 100% do tempo! Queria ter essa dinâmica de usá-lo desligado as vezes...

Qual o site oficial da weber?
Manda um link aí pra nós!


Creio ser esse: http://www.tedweber.com/atten.htm

E o atenuador seria esse: https://taweber.powweb.com/weber/minimass.htm

115 obamas!

edalko
Veterano
# mai/13
· votar


Tanto o atenuador com resistores como o com bobina de falante tem a mesma segurança de uso.
Se o de bobina de falante fosse tão suprassumo a DR Z, Marshall, THD, e muitos outros usariam esse elemento de atenuação.
O importante é usar resistores adequados num projeto adequado.
Mesmo que vc perca um pouco de agudos, vc pode arrumar isso nos proprios controles do amp.
Esse projeto do Ramsay, nós discutimos e testamos à exaustão, sendo que tenho meus atenuadores funcionando bem até hoje.
É um projeto barato e muito eficaz.
Pagar 1000 reais num atenuador é jogar dinheiro pela janela.

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


edalko
Esse projeto do Ramsay, nós discutimos e testamos à exaustão, sendo que tenho meus atenuadores funcionando bem até hoje.
É um projeto barato e muito eficaz.


Que projeto é esse cara? Eu não manjo nada sobre eletrônica, mas nada MESMO!

No meu caso, como faria para ter acesso a esse atenuador que vc se referiu?

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


Leomju

No ML tem o Weber de 25w por R$ 400,00.

Acho caro demais...mel Deus!

Leomju
Veterano
# mai/13
· votar


daniel.damin
Vi esse anúncio lá, mas pro meu caso não serve, porque esse é somente para amps até 25w, to querendo usa num Fender Blues Deville de 60 w é muito volumeee!!!!!!

Leomju
Veterano
# mai/13
· votar


edalko
Verdadeiramente atenua bem ess do Ramsay?
Porque sei de um pessoal que tem usado atenuadores (não esse do Ramsay, lógico) que tem afirmado que modificam demais o timbre e atenuam bem pouco.

Diz aí o que sabe a respeito.

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


daniel.damin
Leomju

O weber mass é chato de encontrar. No mercadolivre nego pede um preço absurdo.

No ebay aparece um de vez em quando, mas a maioria não envia pro brasil e o preço é de novo. Acompanhei durante mais de um mês pra ver se aparecia um modelo do mass que me fosse adequado. Como não aparecia nunca acabei encomendando um direto no site da weber.

Leomju

Minha vida guitarrística mudou depois do atenuador. Consigo usar o meu HRD3 n volume 8 ou 9 no canal limpo com um drive excelente. Não tem pedal que imite aquele som. Ainda é alto. Mas agora é aceitável.

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata
O weber mass é chato de encontrar. No mercadolivre nego pede um preço absurdo.

No ebay aparece um de vez em quando, mas a maioria não envia pro brasil e o preço é de novo. Acompanhei durante mais de um mês pra ver se aparecia um modelo do mass que me fosse adequado. Como não aparecia nunca acabei encomendando um direto no site da weber.


Nunca comprei de site gringo, nem sei como fazer...

tijolao123
Membro
# mai/13
· votar


meu HRD3 esta para chegar ainda na próxima semana, estou com ideia de comprar um atenuador tbm...mais no meu caso eu tbm faço shows, se eu for abrir bem o volume dele em um palco p saturar e microfonar, o som do falante dele fica bom, mesmo em grande volume ??

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


tijolao123

se eu for abrir bem o volume dele em um palco p saturar e microfonar, o som do falante dele fica bom, mesmo em grande volume ??

Sim. O "problema" do HRD3 é justamente q ele só dá o seu melhor em volumes impraticáveis em casa. Então se vc vai usar o danado pra abrir bem o volume, te garanto que vai ser muito feliz!

Sobre o falante, ele dá MUITO volume, veja os especs dele que indica sua alta sensibilidade. Ele tb não colore o som. Ou seja, ele não é um falante que corta agudos, adiciona médios etc... inclusive esse celestion seventy80 é recomendado para amps simuladores justamente por isso, mas esta característica já é gosto.

Por outro lado, já vi mta gente dizendo q ele "peida" nos graves em alto volume e com distorção. Isso não aconteceu comigo, talvez pq seja muito raro eu usar distorção (estou numa fase praticamente bluesera), mas em alto volume ele responde como se espera.

Abraço!

tijolao123
Membro
# jun/13
· votar


Obrigado Nefelibata.
o amp ainda não chegou, mas tu esclareceu minha dúvida..Estou com um projeto bluesero estilo SRV em paralelo tbm.
Abraço!!

Nefelibata
Veterano
# jun/13
· votar


tijolao123

Legal cara, acho q vc vai curtir muito o amp, duro é domar esse volume todo dele. To pensando em trocar por um 65 deluxe reverb ou um super sonic, que são de 22 watts.

Ele vai muito bem pra blues. Agora tou precisando de um bom tube screamer. Tenho um joyo daquele verdinho, mas não é a mesma coisa. Não dá aquele "calor" no som, que parece q tah fritando o amp.

Tem alguma recomendação de um pedal com aquele som? tava afim do bad monkey da digitech... tem controles interessantes.

abraço

elchapa
Veterano
# jun/13
· votar


Nefelibata
Cara, tenho o TS-9, que pra mim é impagável!

Mas um que comprei recentemente que simplesmente me apaixonei (mais inclusive que o TS) é o Overdrive da Fire Custom Shop!

Quando vc consegue regular ele direitinho, sem brincadeira, é o melhor drive que já toquei! Gostei mais dele do que do TS-9, fácil!

Nefelibata
Veterano
# jun/13
· votar


elchapa

Esse fire achei q tem ganho demais. Pra isso já tenho um cópia de OCD que me satisfaz. Queria mesmo um tube screamer. Não tanto pra ganho, mas pra dar o "bump" nos médios e esquentar o som. Drive eu tiro aumentando o volume do HRD3

elchapa
Veterano
# jun/13
· votar


Nefelibata
Cara, pq vc não pega o próprio TS-9 então?

Ta meio carinho no Brasil, mas se tiver um contato na gringa, sai por 100 obamas!

Nefelibata
Veterano
# jun/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


elchapa

To pensando neste caso. Mas hj eu tenho uma mentalidade diferente de antes. Achava q poderia chegar no timbre certo apenas se tivesse o equipamento certo. Com isso acabei explorando pouco o que eu tinha.

Hoje eu parei um pouco pra fazer um tweaking sabe, girar uns knobs e ver o que acontece, sem preconceitos. Acabei descobrindo timbres ótimos. Vou ficar com isso por enquanto.

Depois quem sabe pego um ts-9. Não estou afim de gastar ehehehe.

Abraço

Edit: Esse mês troquei pneus do carro e tem dia dos namorados... daí já sabe...

Leomju
Veterano
# jun/13
· votar


Nefelibata
Vi que você disse que está pensando em trocar o amp por outro de menos potência.
Nem com o atenuador você está conseguindo segurar o volume?

É muito legal o Super Sonic, mas na verdade acho que ele é uma espécie de simulador de timbres, do "Bassman" e do "Twin Reverb". Queria um amp com timbre próprio, e nesse caso, pro meu gosto, não há quem supere o Bassman, o problema é o tamanho e os 50 w nele, além da falta de loop e reverb.
Mas é um amp pra vida toda.
O 65 Deluxe achei o que tem o timbre mais sem graça entre todos os Fender "all tube" que testei, mas ainda assim é um ótimo amplificador.

Mas fala aí se o atenuador age bem no seu amp, ou se realmente ainda com o atenuador, fica impossível usá-lo.

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: EleandroGuita
· votar


Fala ai galera, tranquilo, entrei neste tópico a fim de tirar novas informações sobre o assunto, tenho um Fender Hot Rod Deluxe, tive este mesmo problema em relação ao volume que é "MUITO ALTO" e meio difícil encontrar uma solução para isso, assim que consegui, sinto me no dever de repassar, pois bem, fiz uma coisa muito simples porem eficaz, uso um caixinha no LOOP do amplificador, deixo o volume do Amp no 3 ou 4 (parece impossível rsrsrsrs), ficando mais ou menos assim: sai do OUT do loop do Amp entra em uma caixinha com um potenciômetro A100K logaritmo dentro e volta pro IN do loop do Amp, ai então é só regular o volume nesta caixinha, se o volume da caixinha tiver no 10 passa o volume 4 do Amp, simples né!!! mais funciona, caso queira saber detalhadamente é só falar.
Segue alguns links.
Foto interna de um: http://www.tdpri.com/forum/amp-central-station/85451-homemade-attenuat or-guesstion.html
Esse link a seguir é um exemplo do que falei: http://ews-us.com/item_volumeCtrl.php?item=custom

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
· votar


O atenuador Weber tem um circuito muito simples e é possível montar em casa.
Os componentes são muito simples, não há motivo para custar tão caro.
Essa versão light do Weber Mass é a mais simples:
http://milas.spb.ru/~kmg/files/schematics/Weber%20MASS%20Attenuators/W eberMASSLite.gif
http://www.webervst.com/massin.jpg
O mais complicado é encontrar um reostato de 50 ohm e o motor.
O reostato é encontrado no ebay ou em em casa de material elétrico de fornos, resistências industriais, etc.
O motor, é possível fazer matando um alto-falante. Eu mesmo fiz essa experiência para um amp de 100W que estou construindo.
Basta retirar o cone,com um estilete, tomando muito cuidado para não estragar a bobina ou o amortecedor (spider).
Também cortei a cesta para diminuir o tamanho e caber na caixa, conforme mostrado nessa seqüência de fotos:
https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5992733781 598586577/6043717276236981874?banner=pwa&authkey=CIbIp4-v07HsXg&pid=60 43717276236981874&oid=107990720702176095093
Não montei o atenuador ainda mas testei a carga e parece reagir igual a um falante normal. Atualmente uso ela para timbrar meu Tweed Deluxe Clone.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
· votar


Esse exemplo que o EleandroGuita falou é apenas um controle de volume master, não é um atenuador.
Não tente nunca montar um atenuador para alto-falantes com potenciômetro comum, pois o resultado será desastroso.
Para alta potência deve-se usar um reostato
http://www.sourcingmap.jp/smapimg/ja/n/11c/50w%E3%81%AE%E9%9B%BB%E5%8A %9B%E5%AE%9A%E6%A0%BC50%E3%82%AA%E3%83%BC%E3%83%A0%E3%82%BB%E3%83%A9%E 3%83%9F%E3%83%83%E3%82%AF%E3%83%88%E3%83%AC%E3%82%A4%E5%8F%AF%E5%A4%89 %E5%B7%BB%E7%B7%9A%E6%8A%B5%E6%8A%97%E5%99%A8-150190n.jpg

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: EleandroGuita
· votar


Realmente SergioTrindade você esta certo, isso é apenas um controle de volume master, isto evita que você tenha que regular o volume na guitarra, para quem tem um amp desses sabe que é meio impossível fazer isso. Na verdade ele abaixa o volume que você estipular no amp, acredito que seja uma solução para muitos, no meu caso tem resolvido, nos ensaios com a banda, já não tenho mais problemas, pois no volume 2 já encobria a bateria (entre o volume 1 e 2 não tem som) e com a caixinha consigo deixar no volume desejado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Fender Hot Hod Deluxe III - Attenuator