Dúvida boa: Combo Blackstar ht40 ou Head Blackstar ht20 + BS HTV212 Venue Series (Gabinete)

Autor Mensagem
rstrings
Membro
# abr/13


Então, galera.

Como disse noutro dia, meu irmão tá vindo de férias dos EUA e eu vou pedir para ele trazer um equipo pra mim.

Entretanto tô em dúvida entre esses dois modelos do título.

Sei que posso ligar o combo em um gabinete, pois a Blackstar possibilita isso, mas como ambos sairão pelo mesmo preço, comecei a cogitar a possibilidade de comprar um head + gabinete.

Eu terei, na opinião de vocês, alguma perda considerável escolhedo o head + gabinete em vez do HT40? Sei que o head + gab vai ultrapassar, e muito, o limite de peso (sem problemas pagar as taxas), mas o HT40 também, então essa questão financeira não é o ponto chave, mas sim a questão musical, mesmo.

Dissertemos sobre. ;]

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Alguém?

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Vishe!! NInguém. hahaha

Bereta
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings

Sei que posso ligar o combo em um gabinete, pois a Blackstar possibilita isso

Não só a Blackstar, mas qualquer fabricante decente de combos tem modelos que permitem isso. Uma ou outra exceção pontual.

Eu optaria pelo head + caixa, mesmo sendo com menor potência. Já que 20w valvulado é bastante som. Um amp de 40w valvulado fala bem alto e, dependendo do que vc pretende, pode ser demais.

Enfim, a resposta depende mesmo de você. O head acaba sendo mais prático pelo transporte e versatilidade em poder utilizar outras caixas. Mas o combo teria mais potência, se for sua prioridade.

Abç e boa sorte na decisão! ;)

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Bereta
Correto, mas mesmo o cabeçote plugado num gabinete com 2x12 daria menos potência que a de 40w?

Eu toco em bares e pequenos shows (150 - 400 pessoas, no máximo). Será que o Head atenderia bem sem precisar microfonar em shows para um público até 200 pessoas? (essa é a média de pessoas nos nossos shows.

ALF is back
Veterano
# abr/13 · Editado por: ALF is back
· votar


rstrings
cara, sem duvidas eu pegaria o head + gabinete...é uma mão na roda...vc ter um gabinete é mto confortavel pq quando for dar um up no set, fica mais facil e barato trocar só o head...ou entao, se quiser trocar a caixa, tbm é uma moeda de troca e nao sai caro!
sem contar q é mais facil acomodar no porta malas ao trasportar

outra vantagem:
nao se iluda, o ideal mesmo é microfonar sempre! mesmo q seja um amp de 200w num barzinho! isso pq sem microfonar, cada ponto do ambiente vai ouvir um timbre diferente...o som é propagado pelo cone em formato conico (kkk), quem ta na reta do cone, vai ouvir altos agudos...quem ta na canto do cone, vai ouvir altos graves...quem ta do outro do outro lado da sua caixa, mal vai ouvir a guitarra...é sempre mais agradavel vc distrobuir seu som de forma homogenea usando a sua caixa como seu proprio retorno, e mandando o sinal microfonado pra um PA...pra vc é confortavel tocar assim, vc timbre ele legal, acha q ta bom...seus amigos la na frente falam q ta legal, mas em cada ponto é uma eq diferente manja?
tem mta gente q atribui a falta de reconhecimento de uma banda ao estudio q foi gravado o trabalho, dizendo q a equalização torna a musica cansativa, desagradavel de ouvir...imagine isso sendo aplicado em uma apresentação ao vivo!

agora uma nova dica: ja vai providenciando um transformador de voltagem...os blackstars são 120v...no Brasil, quase em todas as regões, a rede é 127v e instavel...isso oscila e é toleravel chegar até em 135 se nao me engano (aqui em casa chega a 140v)...isso ARREGAÇA com o amp, q foi desenhado pra trabalhar em uma rede estavel de 120v...eu tive problemas 2x com meu blackstar...agora ele ta voltando do medico e ja vou usar um trafo 127 > 115, seguindo sugestão de nosso grande Carlos Adolphs...os 5v a menos é pra prevenir esses picos mais altos mesmo!
todo amp feito lá fora vai sofrer com esse problema! se nao for usar nada pra proteger o aparelho, entao considere mandar o amp pra um handmade fazer uma mod pra fazer o bixo aguentar essas brasileirices eletricas!
abração cara!

edit: eu acho q um head 20w numa caixa 2x12 traseira fechada daria sim mais sensação sonora q um combo 1x12 traseira aberta 40w! a relação wattagem/ decibeis não é linear, mas sim progressiva! um amp de 10w fala Y volume...pra ele falar 2x Y, teria q ter 100w...entao o dobro de watts não chega nem perto de proporcionar o dobro de decibeis...mas o aumento de falantes melhora a pressão sonora consideravelmente! serão os mesmos watts, mas com mais decibeis, saca?

BJAofficial
Veterano
# abr/13 · Editado por: BJAofficial
· votar


rstrings

seja combo ou stack, vai de HT20.. 40w é disperdício, a única vantagem é o stand by, nada além disso..

no mais, leia e releia o post do ALF is back

..

alias, no meu ht20 uso um estabilizador que eu tinha num computador antigo.. ele tem saida 110, funciona muito bem (:

Bereta
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings

Sim, acho que o Head + Caixa seria mais indicado. E eu sempre microfono, o amp cobrindo o lugar ou não. Mas vai de cada um. Veja as valiosas dicas do
ALF is back e vá de head.

ALF is back

Nossa rede elétrica é uma bosta! Meu head Laney é 110v e a rede aqui dá em torno dos 135v ~ 140v. Utilizo um estabilizador de 1kva que baixa a tensão pra 115v. Senão já era!

Abç

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


ALF is back
Sensacional, cara. Será o Head + Gabinete, mesmo. Agradeço por todas as dicas, inclusive a da voltagem, pois aqui em Brasília é 220v. É recomendado usar um trafo nessa situação também?

Eu imaginei que com o gabinete falaria mais alto, mesmo, pois vi em alguns tópicos no fórum sobre essa relação watt/db não ser linear. E isso é importante, visto que pretendo utilizá-lo tanto para pequenos shows quanto para shows maiores em alguns festivais aqui no centro-oeste.

Agora preciso fazer uma outra pesquisa (a pior, na verdade) que consiste em saber quanto pagarei (meu irmão, na verdade) de excesso de bagagem para trazer esse brinquedinho. Lembrando das recomendações para embalar as válvulas, falantes, enfim, o ampli e o Head.

Você(s) recomenda(iam) trazer por alguma empresa que faça esse tipo de entrega como a DHI?

Mais uma vez, agradeço.

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


BJAofficial
Bereta
Opa. Valeu galera... agora é tirar o restante das dúvidas, pois tô na iminência de trazer o amp. Meu irmão vem dos EUA no próximo dia 29... Paga-se imposto para utilizar transportadora, né? Tem tempo que li sobre importação e não tô conseguindo me recordar de tudo...

BJAofficial
Veterano
# abr/13 · Editado por: BJAofficial
· votar


rstrings

paga sim, a menos que ele fique vários meses lá, mas nem vou me prolongar com isso pq nao é o caso..
o imposto é de 60, ou 70%, nao me lembro direito.. e o frete nao faco ideia de quanto custaria.. mas nao é pouco já que é um head de mais de 15kg, e o cabinet nao vai ser menos de 20kg tb.. entao vai sair meio caro o frete..

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


BJAofficial
Meu irmão tá lá há 3 meses, mas vai voltar, pois é atleta, saca? Creio que, financeiramente, valerá mais a pena ele trazer, mesmo. Porque o frete + imposto vai acabar ficando impraticável, já que tô remontando todo o set.

BJAofficial
Veterano
# abr/13
· votar


entao, tem que ver se 3 meses é o suficiente pra convencer o pessoal da aduana de que isso é pertence ... seilá como se chama alias.. mas enfim, acho que 3 meses é pouco..
e ele nao vai conseguir trazer isso, pq como eu disse antes, o head pesa mais de 15kg e um cabinet é pelo menos 20kg mais.. bagagem tem limite de peso se nao me engano de 32kg..
entao, acho que é melhor comecar a juntar dinheiro já, pq voce vai ter que pagar sim frete e impostos..

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Eu tava fazendo umas contas aqui:

Preço dos equipos = U$798,00 * R$2,00 = R$1.596,00
Imposto excedente = U$298,00 * 1.8 (80%) = R$1.072,00
Excesso de bagagem = U$150,00 (pela TAM) = R$300,00

Total: R$2.968,00

Só o Head aqui no Brasil custa mais do que isso. Mas realmete terei que levantar mais uma grana. Farei a cotação com essas empresas pra ver quanto ficaria pra trazê-los.

Ps: Pagar quase um equipamento inteiro só de imposto é mais do que absurdo!!

BJAofficial
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings

que cabinet tu pretende comprar?
e a cota via aerea nao é 300 dólares?

Ps: Pagar quase um equipamento inteiro só de imposto é mais do que absurdo!!
bem vindo ao brasil

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


BJAofficial
Esse aqui: http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/blackstar-venue-seri es-htv-212-160w-2x12-guitar-speaker-cabinet

___

Eu dei uma lida sobre as taxas aduaneiras e o valor é de U$500,00. Entretando, para que meu irmão não precisasse pagar as taxas ele deveria morar lá, ininterruptamente, por um ano, com base em comprovação junto ao consulado brasileiro.

Por mais que ele não traga nada para comercialização (não tem nem como ele comprovar isso), como é um equipamento relativamente grande, a tributação será certeira.

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


Bereta
pois é cara...nossa rede flutua demais! O problema do estabilizador é q ele não entrega a energia "senoide", como dizem por ai! Não faço ideia de q diabo é isso! Kkkkkk
Mas do de abaixar a tensão já creio ser "meio caminho andado" rs

rstrings
como a tensão ai é 220v, o uso de tenaformador é mandatório! Do contrario, ao ligar seu amp 120v na rede 220v, ele permanecerá alguns milésimos de segundo funcionando e fritara bunito! Então obrigatoriamente vc vai precisar de um transformador...se atente a voltagem do blackstar...na traseira dele, onde sai p cabo de força, tem a voltagem (no manual não vai ter, pq depende do modelo e pra onde ele foi fabricado). E então mande enrolar um trafo com entrada 220 e saída X (a voltagem do amp)...o meu é 120v...peça peo seu irmão ver isso assim q ele comprar e te falar...ai vc vai providenciando isso por aqui até ele chegar...pq sei q se o amp chegar aqui e vc não tiver como liga-lo, vai ficar arranhando a parede de desespero! Kkknkk
Sobre o transporte cara, não posso ajuda-lo pois nunca tive experiência de carregar essas coisas em voos, nem dentro do Brasil e nem fora!
Abç

alk_rg270
Veterano
# abr/13
· votar


aproveitando o tópico...
estou pensando em adquirir um Head de 20w, meu gabinete da Bugera é de 140w, está diferença pode interferir no timbre ?

ALF is back
Veterano
# abr/13 · Editado por: ALF is back
· votar


alk_rg270
a potencia dos seus falantes é muito maior do q o q o Head vai mandar...nao vai estragar o falante, mas entenda q esses falantes são pesados, são preparados pra aguentar mais potencia e por isso, provavelmente os 20w não vão conseguir mover esses falantes adequadamente, tendo uma perda considerável no timbre...recomenda-se que a potencia do falante seja o dobro da potencia rms do Head...esse gabinete seria mto legal com um Head de uns 50 ~ 70w mais ou menos... outra preocupação q vc precisará ter é em relação a impedância da saída do seu novo Head que tem q se compatível com a impedância dos falantes do gabinete...é um assunto extenso, que vai desvirtuar o tópico...sugiro q de uma olhada na busca...tem mta coisa boa!

Bereta
Veterano
# abr/13
· votar


ALF is back

pois é cara...nossa rede flutua demais! O problema do estabilizador é q ele não entrega a energia "senoide", como dizem por ai! Não faço ideia de q diabo é isso! Kkkkkk
Mas do de abaixar a tensão já creio ser "meio caminho andado" rs


Cara, equipamentos que atuam com onda senoidal são caros pa baralho! Mais caros do que muitos valvulados por aí, até. Não sei se vale a pena pagar tanto assim, sinceramente! Eu uso um estabilizador indicado pelo Carlos Adolphs, apenas pra ajustar a saída e acho que já tá bom de frescuragem...hehehe =)

Abç

alk_rg270
Veterano
# abr/13
· votar


ALF is back

cara, obrigado pela sua resposta, vou dar uma olhada por ai p/ ver se encontro mais a respeito desse assunto.

BJAofficial
Veterano
# abr/13 · Editado por: BJAofficial
· votar


rstrings

concordo com o ALF is back, esse cabinet não parece ser a melhor opção..
vai de cada um, e do timbre que você procura..
mas fica como dica, da uma olhada no orange ppc.. por esse preço vc pega o 1x12, é fechado e os falantes sao v30, entao, pro meu gosto, seria a melhor opção..
só digo pra que você pesquise mais antes de escolher.. e outra dica, nao existe essa de head blackstar vai soar melhor em cabinet blackstar.. (;

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


ALF is back
"a potencia dos seus falantes é muito maior do q o q o Head vai mandar...nao vai estragar o falante, mas entenda q esses falantes são pesados, são preparados pra aguentar mais potencia e por isso, provavelmente os 20w não vão conseguir mover esses falantes adequadamente, tendo uma perda considerável no timbre...recomenda-se que a potencia do falante seja o dobro da potencia rms do Head...esse gabinete seria mto legal com um Head de uns 50 ~ 70w mais ou menos..."

Isso aí muda de figura, visto que o Gabinete tem 160W e o Head ''apenas'' 20W.

Tô cogitando pegar um Combo HT20 nessa vinda dele e na posterior pegar o gabinete... pois somente com o Head, aqui, não vai dar certo e preciso do amp com uma certa urgência.

Sendo somente o Combo de 20pol. não haverá taxação nem excesso de bagagem, visto que ele pode trazer uma mala adicional com até 32kg. Ou eu estou muito errado? hehehe

BJAofficial
Isso mesmo, cara. Tô cogitando outras hipóteses, mas tenho que ser rápido, pois a volta dele já é dia 29 e eu tenho que proceder a compra até o dia 20. Senão o equipamento não chega à casa dele. hehe

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings
cara...vou te falar o q eu (ALF is back), pessoalmente, faria, segundo a minha unica opinião como pessoa individual, tudo isso sob meu exclusivo ponto de vista:
eu pegaria esse head e pediria para o meu irmão (se eu tivesse um irmão nas condições do seu, que mora fora e virá pro Brasil) trazer tbm 2 falantes, 1 celestion V30 e um alnico gold, por exemplo...nao tenho mta intimidade com modelos diferentes de falantes, mas procuraria (dentro do q sei) mesclar 2 falantes tops diferentes na mesma caixa...
ai mandaria os falantes pra um handmade do Brasil pra montar o gabinete com traseira fechada, e com os falantes.
isso pra microfonar fica mto massa...vc pode colocar 2 mics, cada um em um falante e meio q "timbrar" cada um deles usando angulação e distancia da caixa, obtendo uma gama enorme de timbres...pra show e estudio fica sensacional!
o problema é q ai ja to complicando, pq com isso vou colocar vc pra "estudar" sobre falantes, complica pro seu irmão, q teria q sair caçando os falantes especificos nas lojas dos eua...talvez baratearia um pouco no frete, mas encareceria pq vc teria q gastar com a construção da caixa, eventual frete de ida dos falantes e frete de volta do gabinete, além de chegar o amp na sua mão e vc nao ter caixa pra tocar ainda...sendo obrigado a plugar o head em linha usando a saida emuladora dele até ter o gabinete...sei q é uma ideia de jirico, mas eu procuraria fazer isso!
ou entao, nao compraria os falantes, apenas o head, e faria a caixa aqui no brasil com um handmade...tem os Alien, mas do pouco q vi deles no tube, nao gostei mto dos falantes...o Hammer é legal, mas o Ace é agudo demais!
eu curto mto o timbre dos oranges...sou suspeito pra falar! pq nao pegar um 2x12 orange? ficaria uma mistureba feia do head com a caixa, mas sei lá...tem gente q nao se importa!
ja outros, preferem a estetica de ter head + caixa da mesma marca...ai vai de vc!

rstrings
Membro
# abr/13 · Editado por: rstrings
· votar


ALF is back
"complica pro seu irmão, q teria q sair caçando os falantes especificos nas lojas dos eua..."

Esse é o maior problema. Meu irmão é atleta em período integral nos EUA e não dispõe muito de tempo pra poder fazer esse ''corre''.

Eu pensei nisso, também, mas não há viabilidade em detrimento da rotina do meu irmão. Achei mais fácil fazer o seguinte:

Vou comprar o Combo HT20 e mandar enviar para a casa dele (compra pela internet, mesmo) pois não tem frete. Daí ele traz o combo por U$479,00 (na musiciansfriend)- não será taxado por ser produto até o limite do valor e preciso pesquisar se a TAM (bela porcaria) me disponibiliza o valor do excesso de bagagem, já que o amp pesa em torno de 20kg.

Daí ele voltará para Miami em Junho e ficará por mais 3 meses, enquanto isso eu vou tocando com o amp microfonado nas caixas dos locais onde me apresento e quando ele retornar em setembro ele me traz o gabinete... hehehe

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Acabei de falar com uma atendente da TAM e ela me orientou o seguinte:

Pode-se trazer 2 peças de até 32kg (pode ser mala ou equipamentos em geral); sendo:

1) Caso exceda esse limite - com tolerância máxima de 300g (ou do bom humor do fiscal que pesar sua bagagem) - paga-se U$150,00.
2) A bagagem pode pesar até 32kg, mas a soma de seus lados não pode exceder 158cm.
3) Só será cobrado imposto caso o produto tenha valor superior a U$500,00

Ou seja: vou trazer esse combo (que me atenderá muito bem durante esses 3 meses) e, posteriormente, efetuarei a compra do gabinete.

Mas fica uma dúvida: a diferença de wattagem entre o combo e o gabinete (20w x 160w) vai gerar uma falta de mobilidade dos falantes do gabinete?

Bereta
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings

Cara, NMHO, não ficaria noiado com essa de a caixa ter potência muito maior que o head não. Sei lá! Eu acho que importante é agradar aos nossos ouvidos. Minha caixa 4x12 possui uma potência de 320w e o head possui um controle de 1w a 60w. Mesmo se eu uso o amp em 1w, o bixo soa lindamente. O que eu me preocuparia é utilizar um amp de potência maior ou igual à da caixa. No mais, importa-me soar bem ;)

Abç

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Bereta
Entendi. Tô numa ansiedade virada na moléstia pra encerrar logo esse processo. hahaha

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


rstrings
essa questão da potencia do falante comparada ao Head é muito complexa! Tem a questão da sensibilidade dos falantes, da construção, do material...mas claro q se a caixa dele cem com160w, vc não precisa se preocupar pois ela foi feita pra ele e certamente vai soar bem...quando a caixa não é do "conjunto" vc corre esse risco de casar falantes inapropriados e então precisara entender melhor o comportamento deles...é q tô no cel agora, mas da uma olhada na busca...tem um tópico mto bom falando sobre a relação da potência dos falantes X Head e quem aparece lá pra ajudar é ngm menos q Augusto Pedrone...rs
Dps passo nesse tópico pra acompanhar direito as conversas pq tô só do celular aqui faz uns 2 dias...uma bosta esse teclado e pior ainda o corretor ortográfico...kkkkkkk
Abç

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


ALF is back
Entendi, cara. Vou dar uma pesquisada nesse tópico. Agradeço a você e a todos os outros por me darem essa luz. Hehehe.

Decidi e vou comprar o Combo, mesmo. Com calma e segurança invisto no gabinete e evito pagar imposto. Infelizmente quem é honesto tem que rebolar pra descobrir uma manobra que não infrinja a lei. E mais infelizmente aida é saber que nosso país não incentiva o cidadão a ser honesto.

Mas é isso aí. Agradeço a todos!! Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida boa: Combo Blackstar ht40 ou Head Blackstar ht20 + BS HTV212 Venue Series (Gabinete)