Transformador pra Cabeçote 100w Valvulado

    Autor Mensagem
    Alex Mentz
    Veterano
    # abr/13


    Boa tarde pessoa, dei uma pesquisada aqui e não encontrei uma resposta específica. Enfim, a dúvida é bem simples, tenho um Line 6 SpiderValve HD100, 100W de potência, ele é 110V mas aqui na minha cidade é tudo 220V, procurei uns transformadores, tem uns de 150W e outros de 350W, a pergunta é:

    Posso usar os de 150w sem nenhuma preocupação ou é melhor uma folga com o de 350w?

    marfu
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Olá.

    Amplificadores tem um rendimento médio entre 50% e 70% , sendo alguns até menores.
    Traduzindo em miúdos, um amp de 100w ( RMS) consome uns 150w ( ou mais).

    Em contrapartida um transformador (comercial) também tem rendimento parecido que aliado a uma margem de segurança, levaria vc a usar um trafo de 200w, para trabalhar " folgado".
    Ou seja, é melhor vc comprar o trafo de 350w.

    Mas independente disto vc apresenta um outro problema "oculto" que já foi discutido aki no forum.

    SEU AMP É 110V !!!
    E a tensão padrão no Brasil é 127V.

    Ontonces, vc tem que achar um trafo de 220v -> 110V , o que não é comum, e muitas vezes o lojista que venderá a peça, considera iguais os trafos de 127V ou 110V.

    Talvez o mais rápido e tranquilo seja vc mandar enrolar um trafo com os parâmetros:

    Primário: 220V
    Secundário: 110V
    Potência : 200W RMS ou 300VA.

    Outra alternativa ( mais difícil / cara / e proibitiva em alguns casos) é um novo trafo para o próprio AMP, mas aí vc dependerá de alguém com conhecimento em eletrônica, para fazer a substituição e também conseguir um trafo de mesmo modelo e dimensões do trafo original.

    Alex Mentz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    entendi cara, mas o seguinte, e se eu usar um estabilizador? eu tenho na verdade dois desses Line 6, meu estabilizador tem 300VA, quer dizer que usar os 2 Line 6 no mesmo estabilizador é arriscado? se fosse um de 500va rola de boa? Valeu.

    marfu
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Vc pode ligar os 2 , desde que tenha folga de potência.
    1) Avalie a potência real de seus amps ( RMS).
    2) some as potencias e de uma margem, de 15%.


    OBS:
    a) Grosseiramente: P (VA) = P(RMS) * 1,41
    b) Mesmo com estabilizador, vc deve verificar a saída dele ( que provavelmente é 127v).

    Um trafo não é muiito caro, aprox... R$ 50,00

    ( qual cidade vc está?)

    Ramsay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Alex Mentz

    Estabilizador, no seu caso não resolve, pois nas saídas ele apresenta uma queda em torno de 10V na rede elétrica de 127V, saindo 117V o que ainda é muito para o seu valvulado de 110V.

    Enrolar um trafo não é caro, desde que você forneça o trafo para ser enrolado, porque um trafo novo de 100W para amp valvulado custa em média R$270,00.
    http://valvestate.fateback.com/power.htm

    Você também pode comprar um variac como o do link abaixo e todos os seus problemas estarão resolvidos.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475329864-regulador-voltagem-mo nofasico-variac-jng-tdgc2-1-1kva-220vca-_JM

    Alex Mentz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    mas o que é todo esse negócio de 110v - 127v? minha cidade é 220v, o amp é 110v... o estabilizador é 115v - 225v. eu não to entendendo esse 127v aí, pq no meu caso ele não ta interferindo em nada, o AMP é 110v, o estabilizador é 115v e a rede elétrica é 220.

    marfu
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Bom dia.
    Todos ( ou quase) equipamentos eletrônicos, trabalham com tensões em DC ( corrente contínua) obtida internamente após o circuito da fonte de alimentação.
    Nos amplificadores Solid State, são utilizadas somente tensões DC, ocorre que nos amps valvulados ( na maioria) o circuito dos aquecedores ( HEAT) das válvulas utiliza a tensão de 6.3 VAC obtida diretamente do transformador interno.
    Sendo este transformador projetado para 110V e ligado em 127V vc terá uma diferença de 15%.
    E assim aplicará 7,25V nas válvulas projetadas para 6,3V , comprometendo a durabilidade das mesmas.
    Nos amps antigos, com válvulas robustas não era muito problemático,´e temos amps com mais de 30 anos funcionando por aí.
    Mas nos novos com válvulas Xing Ling duvido que durem 10anos.

    Abc.

    Alex Mentz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    entendi seu ponto de vista, mas é que não será ligado em 127V, ele ta sendo ligado num estabilizador, o estabilizador é 115v, então a diferença não é tão grande, e o transformador do estabilizador transforma pra 220V pra ir na tomada. Não é assim que funciona? eu to danificando meu amp por ligar no estabilizador?

    marfu
    Membro
    # abr/13
    · votar


    OK
    Só expliquei a teoria.

    Alex Mentz:
    Não esquente a cabeça...
    115 p/ 110 é irrisório.

    Mas...
    celular dá cancer.
    carne vermelha causa problemas pra saude
    e sexo só depois do casamento .

    Ou seja...
    Cada um sabe onde aperta o sapato.

    Abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Alex Mentz
    Pode usar seu estabilizador com saída de 115 V, se a potência for em torno de 300 VA . A voltagem de importados é 115 mesmo, a não ser que seja para uso no Japão, que é 100V na rede.

    Hitman
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Desenterrando...

    Ja li bastante sobre o assunto mas parece nao entrar na cabeca.

    Nao tenho dominio nenhum sobre a eletronica alem de saber que enfiar garfo na tomada da choque.

    Moro em floripa onde a rede eh 220v monofasico e todos os amps sao 120V
    Preciso de uma forca pra saber que transformador comprar. Gostaria de ligar tudo em uma tomada entao ele precisa aguentar no minimo dois amps de 100w cada + filtro de linha + uns 8 pedais, com uma folga de preferencia.
    Preciso dizer algo mais para saber quais as especificacoes do transformador neccessario? Consumo dos amps pode ser diferente um do outro? (sinto que sao pergutnas idiotas portanto desde ja peco perdao!)

    Abracos!

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Hitman
    saber que enfiar garfo na tomada da choque

    Em alguns casos, só em 50% das vezes rsrs

    Preciso dizer algo mais para saber quais as especificacoes do transformador neccessario?

    O consumo dos amps, não a potência.

    Consumo dos amps pode ser diferente um do outro?

    Sim. E isso é mais que esperado.

    Me caiu os butiá do bolso com (mais) um Peavey Special 112 que a banda adquiriu. Ele tem 160W, e consome 500W. Ligado nos 110V de fábrica, dá quase 5A - e se ligado em 220V (só com troca de trafo) isso cai para algo como 2,5A.

    Meu Duovox 100B, consome 3~3,2A (em 220V), dá cerca de 704W. Se ligar em 127V o consumo sobe pra 6,2~6,5A.

    Os pedais o consumo é desprezível. Na fonte vem inscrito o consumo.

    sinto que sao pergutnas idiotas portanto desde ja peco perdao!

    Não cara, ignorância sob determinado tema não é pecado. Tentemos conversar de carros/motos, e verá que meu conhecimento é básico para quebrar um galho na estrada (fazer gambiarra, é o termo certo), e pilotar ou dirigir (mal)... Prefiro pegar um ônibus, ou ir a pé.

    Hitman
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Hitman
    · votar


    Ismah
    Tentemos conversar de carros/motos, e verá que meu conhecimento é básico para quebrar um galho na estrada (fazer gambiarra, é o termo certo), e pilotar ou dirigir (mal)... Prefiro pegar um ônibus, ou ir a pé.
    Nem me fale... Uma vez fiquei 7 horas na beira da estrada pra trocar o cabo da empreagem da minha moto na epoca sem ferramenta apropriada. Que pesadelo....

    Valeu pela forca..

    Anotei o que achei que seria util que estava na parte de tras dos amps.
    Vai la...

    jcm1 t500mAE250V
    roadster 120v 60hz 4A
    yjm 375w T4AE250V
    jcm800 375w
    ac15 120v 60Hz 100W

    Imagino que queria saber os watts deles porem so tem nesses tres...?

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    P = I x U => Potência = corrente x tensão

    ou seja... Watts = ampéres x volts...

    Assim no caso do JCM1

    500mA (0,5A) x 250V* = 125W

    Se ligar em 220 ele irá gastar algo como 570mA (0,57A).

    *Isso é estranho, verifique se escreveu certo. Mas para efeito de cálculo basta.

    roadster

    Na realidade estrageira

    120V x 4A = 480W

    Trazendo para nossa realidade

    480W/110V = 4,4A

    ac15

    Na realidade inglesa 100W/120V = 833mA (0,833A)

    Trazendo para a nossa realidade

    100W/110V = 0,910mA (0,91A)

    Hitman
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Desculpa a demora e muito obrigado pela ajuda.

    Ando afastado do forum! viajando, etc... Tempo fica apertado!

    Entao em layman terms, eh so chegar numa loja e pedir um transformador de 9A?

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Hitman

    O problema é que não se vende transformadores por amperagem (só se mandar fazer). Se vende em VA ou KVA...

    VA = Volt Ampere
    kVA = KiloVolt Ampere = 1000 VA

    É uma unidade de potência. Portanto vc espera algo que te dê na saída 110v@9A*, ou seja, precisa ter 990W, 1000W pra arredondar, ou 1kW.

    VA x fator de potência = Watts

    Mas qual o fator de potência? Não há como saber, ele vem em alguns produtos, em outros não... Para efeito de cálculo, se usa o padrão de 0,6 (60%) como fator de potência.

    Então vamos lá...

    1 kW = kVA x 0,6
    1 kW/0,6 = kVA = 1,67kVA aproximadamente

    Por segurança, eu iria atrás de um transformador de 1700kVA - lembrando que já tá com folga de 10W antes, ou seja, vai trabalhar bem folgado...

    Pra facilitar a conta de VA pra Watts tem esse site aqui.

    Hitman
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Up so para agradecer!

    Nao podia deixar de dizer muito obrigado pela ajuda!
    (Cheugei da tal viagem recentemente. De volta ao forum motherfuckers!)

    marfu
    Membro
    # out/15
    · votar


    Resolveu o problema Hitman ?

    marfu
    Membro
    # out/15
    · votar


    Resolveu o problema Hitman ?

    jimimicroponto
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Só uma duvida. Melhor usar estabilizador ou transformador para um cabeçote valvulado? Comprei um Peavey Valveking 100w. A voltagem dele é 120 mas na minha cidade a rede de energia é 220.

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    jimimicroponto

    Você precisa de trasformador. Estabilizador só vai estabilizar e filtrar o 220V, mas continuará 220 e vai queimar o ampli. O ideal seria inclusive baixar pra 110V se conseguir, que deve ser o que o amp realmente pede se for gringo.

    jimimicroponto
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: jimimicroponto
    · votar


    E um transformador de 127v posso usar sendo que o meu cabeçote é 120v? Não to achando transformador 120. Só consegui achar 110v ou 127v.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    jimimicroponto

    Usar pode, mas tenha em mente que já parte de uma sobre carga de 7 no amp... E tem mais, o nominal é 220, mas pode variar de 209 a 231, chegando a variar até mais em alguns casos... Aqui onde moro, um bairro industrial, a essa hora já chega a 225~230 V.

    Um transformador 220 -> 127 não vai dar necessariamente 127 na saída, isso depende da tensão de entrada. Assim, supondo a variação máxima permitida de 231 V na entrada, na saída teriam 133,4 V... "Apenas" (IRONIA!) 13,4 V a mais do que o nominal.

    Nessas, quem mais tende a sofrer são os valvulados...

    Sugiro que não compre um trafo, e sim um VARIAC que permite o ajuste da tensão de saída... E um multímetro de 20 reais...

    jimimicroponto
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    E um Auto Transformador 1500va Bivolt Force Line? Na descrição dele ele transforma 120v em 220v e vice e versa. Esses auto transformadores sao seguros para cabeçotes?

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    E um Auto Transformador

    É a mesma coisa que um transformador, apenas com hipótese se ligar ao contrário, fazendo 220->120 ou 120->220.
    Vale a pena aferir SEMPRE se de fato é essa a razão, já que há uma confusão muito grande quanto as tensões em vigor no país... E claro, as origens duvidosas, podem induzir a erro.

    Pra ti ver como as discrepâncias acontecem... Fui ver no site para ter mais infos quanto ao trafo, e lá diz que é 110/220... rsrs

    1500va

    Esse trafo não é exatamente PEQUENO... E pode ser muito maior do que tu precisa. Veja a potência de consumo do teu cabeçote, antes de comprar.

    Esses auto transformadores sao seguros para cabeçotes?

    Isso dá páginas de conversa...

    Por ele isolar o amp da rede sim, mas por questão de picos de tensão não -nem o VARIAC dá, mas se consegue diminuir o risco por deixar o amp alimentado com a tensão ideal de funcionamento.

    E a resposta mais consensual é que depende da alimentação... Se a rede oscila mui, fu(*&, se não oscila, vai tranquilamente.

    Por questão financeira, normalmente se opta por estes ou pelos estabilizadores. O segundo não é muito saudável, por seus chaveamentos, mas ainda é um mal menor que a sobre carga silenciosa do trafo apenas...

    jimimicroponto
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: jimimicroponto
    · votar


    Eu precisaria de um variador de tensão da VARIAC de quantos amperes? Achei um de 2 amperes mas não sei se é suficiente. Meu cabeçote tem o consumo de energia de 300 W, 50/60 Hz, 120 VAC.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    300W @ 120V = 300/120 = 2,5A - provavelmente deve ser o valor do fusível

    Eu iria de um de 3A para dormir tranquilo, e operar com folga.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformador pra Cabeçote 100w Valvulado