pode ligar transformador de saída 100w em amp de 50w?

    Autor Mensagem
    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09


    tenho essa dúvida aí, já liguei o amp jcm 800 clone 50w com um transformador de saída de 100w ( para quatro 6l6), ... funcionou, mas e daí? pode estourar tudo?

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ninguém?

    wppereira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vaimstriani
    Transformador de saída q vc tá falando é o trafo dos falantes?

    macaco veio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    eh como ligar ampli de 4 valvulas so com duas (uma em cada ponta), funciona mas a longo prazo a minha teoria eh que ha um desgate maior da valvula pois a impedancia entre valvula x enrolamento do trafo vai ficar mal configurada (como se fosse um trafo mal calculado).

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    já li que a impedância de saída dos falantes ficaria alterada em relação ao trafo de áudio quando, num amp de 100w, se retira duas válvulas do power; mas nesse caso o amp é de 50w com duas válvulas de power (normal), mas com um trafo de áudio de 100w!
    O que pode queimar na prática: o trafo de saída ou as válvulas de power?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vaimstriani
    As válvulas.
    Abç

    macaco veio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    o ampli eh de 50W por causa da limitacao do trafo e do numero de valvulas. ou seja a o circuito eh o mesmo. trocando o trafo e colocando mais valvulas viraria 100w. Claro que talvez o outro trafo (o de forca) nao tivesse folga suficiente para o consumo dos filamentos de mais duas valvulas. o que quero dizer eh que da na mesma, a impedancia de saida estaria alterada do mesmo jeito.
    Nao vai queimar o trafo, no meu entender vai forcar as valvulas mas tambem nao vai queima-las do nada, podem comecar a envermelhar placa mais cedo. Se nao me engano o trafo maior tem menos espiras e fio mais grosso preparado pra enxergar uma impedancia menor, como entra nele uma impedancia maior (menos valvulas) eh como se ele curto circuitasse um pouco a unica valvula (uma de cada lado) forcando ela. (duas a duas elas estao em paralelo e a impedancia eh menor).
    Com um trafo "descasado" pode ser que tenha que reajustar a tensao negativa de bias para descancar mais as valvulas.
    vai alterar a impedancia de saida dos falantes do mesmo jeito, pela logica acho que fica maior na saida do trafo. mas a relacao nao eh linear (tipo dobro/metade), a diferenca eh pequena.

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    macaco veio
    Veterano - oh cara, baita explicação! obrigado mesmo! é, vou ter que encomendar um trafo de áudio de 50w...

    kaskudo
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: kaskudo
    · votar


    vc pode usar esse trafo, é só usar falantes com impedancia total que seja o dobro da impedancia do secundario do trafo. se vai usar um falante de 8 ohms, ligue-o no tap de 4 ohms do trafo.

    um trafo de saída não tem impedancia fixa, ela é um reflexo da carga imposta ao secundario. nesse caso, como o secundario vai enxergar metade da carga, vai refletir o dobro da impedancia ao primario.

    vaimstriani
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    kaskudo
    Veterano, aí brother! Valeu pelos comentários! Fale mais sobre o assunto aí, pois preciso ter certeza que usando o trafo de 100w não vai forçar as válvulas de saída como falaram aí em cima. Já encomendei um de 50w, mas se eu tiver certeza que com de 100w vira, vou usá-lo para montar outro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pode ligar transformador de saída 100w em amp de 50w?