Cabeçote, qual a melhor opção para saturar em casa?

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# mar/13
· votar


Cabeçote, qual a melhor opção para saturar em casa?

100 nanoWatts

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


boblau

eu achava isto também até bem pouco tempo atrás...

Mas mudei de opinião...


Estou contigo. Com um valvuladinho desses da VOX, Orange ou Marshall dá para tirar OS TIMBRES perfeitos sem estourar os tímpanos. Prova disso é a utilização dos carinhas no estúdio.

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


Jeff.gomes


É, com um valvulado de 1 Watinho dá para fazer o som em casa...

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


ogner
Eh issi que eu digo, pre certos estilos (metal, hard rock, etc)
vc nunca vai me ver argumentando que um plexi em volume baixo serve pra algo tipo megadeth, isso eh um absurdo! mesmo com os classicos fenders, que as vezes nem master tem! so nao vejo a genialidade por tra de algo dipo um mini recfitifer ou orange dark terror, tendeu? qdo o assunto eh high gain, o timbre vem do pre, o power so complementa as vezes!

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Eh issi que eu digo, pre certos estilos (metal, hard rock, etc)
vc nunca vai me ver argumentando que um plexi em volume baixo serve pra algo tipo megadeth, isso eh um absurdo! mesmo com os classicos fenders, que as vezes nem master tem! so nao vejo a genialidade por tra de algo dipo um mini recfitifer ou orange dark terror, tendeu? qdo o assunto eh high gain, o timbre vem do pre, o power so complementa as vezes!


É isso ae!

Acho que vc foi um pouco mal generalizando daquela forma. Ha tempos não entro nessas questoes mais de crunchar valvulados, pois tivemos um topico aqui uns tempos atras que foi gigante, hehehe! Mas no geral vejo a galera respondendo com parcimônia e tentando de fato, antes de sair cuspindo pitaco, ouvindo oq o cara procura, qual o som, qual o equipo e etc. Com eu disse tem muito equipo hoje em dia, modernosos ( não é um termo pejorativo, ok? ) Muitos amps com recursos que não existiam...

boblau
Veterano
# mar/13
· votar


ogner

CPF??? Cadastro de Pessoas Fudidas? anota aí... No 1....

Vamos lá:

Amp: Egnater Rebel 30 112 - Fender HotRod Deluxe - Laney GC80A

Guitarra: Ibanez Blazer Custom Series 1982, PRS SE Singlecut Soapbar II, PRS 513. Todas 100 single coil!!! Meu novo GAS é uma Fender Malmsteen....

Valvulados que já tive:

Marshall JCM 900 50 W 212
Marshall JCM 900 100 W head + 4 x 12 celestion
Marshall 12 W Transistor Mini Head + 2 gabinetes 1 x 10 (esse não é valvulado, mas parecia...)
Fender Twin Reverb 100W
Dean Markley 30W all tube
Seymour Duncan Convertible 100W
Gianinni True Reverber 50 W 6 x 6 Combo
Duovox 100 G + 2 x 12 Celestion (esse ainda tenho...)
Duovox 50 G 2 x 12 Combo
Peavey Combo 112 - não me lembro o modelo, 100 W híbrido, pré transistor, power valvulado.
Mesa Boogie 50 W combo - não me lembro o modelo (aquele com um equalizador de 5 bandas na frente).

Pode ser que eu esqueci algum...

Mas já toquei com Plexi, Music Man, Peavey 5150, Soldano e sei lá eu o que mais...

Os timbres são uma questão muito pessoal mesmo. Vc tem razão. Mas eu mudei bem de idéia com este Egnaterzinho e em alguns que testei na Teodoro. Se tem diodo ou não, não consegui identificar isto no som.

Mas eu acho que não devemos "apavorar" os caras que nunca tiveram valvulado pois seria impossível ter um em casa com mais de 1W. 1W é suficiente para ser ensurdecedor....

Destes amplis aí em cima, o mais interessante era o Seymour Duncan Convertible de 100W. Ele tinha um reostato que diminuía a potência de saída "na marra" como botão de master. Mas era muito difícil de ter um bom timbre dele. Tanto que a idéia não vingou e eles nunca mais fizeram.

Mas realmente, o timbre que hj é possível tirar de um valvulado é muito mais versátil que antigamente.

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


boblau
Ahuehuahuea!! Belo cadastro!!!

Mas então desses amps todos oq mais te surpreendeu nessa questão de volume X timbre foi esse Egnater mesmo?

lembro de ver um video dele e principalmente o clean ( acho que o video era só de clean com um Suhr se nao me engano ) era muito bom, nao era clean referencia Fender, mas era o clean mais clean que ja ouvi, hehehe!

boblau
Veterano
# mar/13
· votar


ogner
Mas então desses amps todos oq mais te surpreendeu nessa questão de volume X timbre foi esse Egnater mesmo?


Com certeza absoluta. O Fender é complicado, muito alto.... Vou me desfazer dele.

ogner
Veterano
# mar/13 · Editado por: ogner
· votar


boblau
Vc ainda tem o Twin?

http://www.youtube.com/watch?v=WeoWIOoWRxU

hehehe!! Devia estar meio alto né? Hehehe

boblau
Veterano
# mar/13
· votar


O Twin eu vendi em 1986...

Belo vídeo. Bem educativo... Não toquem com valvulados antigos no talo!!!!

Vai pro saco mesmo.

Por isso acho meio arriscado estes 1W,5W, 15W.... Na hora dos bordões, o negócio enrosca e pode queimar.

Ainda acho 30 W a potência ideal...

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


boblau
Vi um video de algum endorser da fender dizendo q a potencia perfeita pra ele eram 45w, assim ele tinha volume, controle de drive/clean na mao e no pot e ficava num vol legal pra palco.

eu concordo quando se tem retorno. mas ja toquei varias vezes so num fender de 45w e ele nao limpava de jeito NENHUM. eu mordia os cotovelos de raiva, e olha que a banda nao era barulhenta em!!!

boblau
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman

eu já passei por isto com os Marshall 50w...

Mas acho que era muito mais um problema da guitarra/pedais do que do ampli em si.

Toquei uns três anos com um Dean Markley 30 W que conseguia sons limpos e drive com bom volume.

Mas sempre toquei com os amplis virados para mim e microfonação para a banda e PA.

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


Vi um video de algum endorser da fender dizendo q a potencia perfeita pra ele eram 45w
Acho que talvez vc tenha visto o Greg Kock dizer isso,, é a wattagem preferida dele.

assim ele tinha volume, controle de drive/clean na mao e no pot e ficava num vol legal pra palco.
E o legal é que em alguns circuitos, depois do crunch drive, vc consegue aumentando o volume no pot mais drive, sustain, saturação e o volume não acompanha tanto, tem uma ganho de volume tb mas não é proporcional ao drive.
Acho isso demais, esse controle de dinâmica é fod@. Assisti alguns shows do Richie Kotzen aqui no Brasil bem de perto e ele tem é mestre nisso, não para de mexer nos pots de volume e tone. Hitman

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


dá para tocar com qualquer ampli em casa, desde que faça um isolamento bom. Eu fiz um isobox e valeu muito a pena, toco com 100W no talo.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
dá para tocar com qualquer ampli em casa, desde que faça um isolamento bom. Eu fiz um isobox e valeu muito a pena, toco com 100W no talo.

Ta, mas e o timbre? so no microfone?
nada de ar empurrando o peito? haha

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Ta, mas e o timbre? so no microfone?
nada de ar empurrando o peito? haha


100W valvulado no talo nunca seria possível tocar num comodo pequeno. Teria que ser uma sala grande e com isolamento acústico. Mesmo dentro dessa sala, chega uma hora que a emoção do ar batendo no peito começa a perder a graça quando a dor do ouvido começa a ser maior.

Aí entra a ideia do isobox.

Alguns guitarristas como John Petrucci usam ao vivo em suas caixas e jogam o som nos PA´s. Quem escuta o som dele tá curtindo o timbre captado pelos mics.

aos 10:35


Para mim fica fantástico, principalmente para gravar.

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


ele coloca umas caixas 2x12 para sentir a vibração do som tb

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
ele coloca umas caixas 2x12 para sentir a vibração do som tb

Sim, geralmente quando ele usa in-ear ele nao tem retorno nenhum alem do fone, a nao ser naqueles quadrados de metal em que ele apoia o pe pra solar, o tech dele colocou "butt kickers" la pra ter a vibracrao como se fosse um retorno de verdade.

Digo, quando voce toca normalmente com seu 100w isolado, vc simplismente escuta seu som "encaixotado" ou tem alguma forma de tirar seu timbre real la de dentro?

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Digo, quando voce toca normalmente com seu 100w isolado, vc simplismente escuta seu som "encaixotado" ou tem alguma forma de tirar seu timbre real la de dentro?

Usando um mic dinamico acredito que não tenha muita diferença no som. O mic vai captar um pouco do som que vem de tras e dos lados, mas o ganho do preamp fica quase que no mínimo e a pressão sonora que vem de frente para o mic é muito alta, não acredito que o som reverberado pelas paredes interfira, até pq tem espuma sonex para cortar o reverb.

Vou postar uns exemplos para vcs analisarem como fica o som. Quando ter oportunidade quero comparar dentro e fora do isobox.

Acho que a melhor forma de saber se o som fica encaxotado é a galera escutar. As vezes eu to tão viciado no som que posso não perceber.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
Vou postar uns exemplos para vcs analisarem como fica o som. Quando ter oportunidade quero comparar dentro e fora do isobox.
BOORRRA

Acho que a melhor forma de saber se o som fica encaxotado é a galera escutar. As vezes eu to tão viciado no som que posso não perceber.
nao quis dizer som encaixotado mesmo, mas que deve haver uma grande diferenca entre o timbre fora da iso e dentro deve ter..

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman

tive uma ideia bacana.

Vc tem interface para gravar guitarra? pode me passar qualquer gravação direto da guitarra e sem efeitos? vai ficar como o som de uma guitarra desplugada.

vou reamplificar seu som, e jogar para meu ampli. Aí te passo para ver como fica.

brunowebguitar
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
Cara, usar isobox pra gravar é uma coisa, dá um bom resultado mesmo. A questão que o Hitman levantou é sobre o uso ao vivo. Tipo, você toca dentro do seu quarto com o amp dentro do isobox, e só escuta o que o mic capta, ou você usa o amp fora quando vai apenas tocar, e só usa o isobox pra gravar??

E sobre o Petrucci, ele não usa isobox ao vivo, ele usa caixas microfonadas, como todos os artistas fazem nos shows...

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
Eh uma bela ideia cara!!!! mas infelizmente estou sem equipamento de gravacao, acabei de comprar umas coisas, nao pretendo comprar mais equip por um tempo...

brunowebguitar
Cara, usar isobox pra gravar é uma coisa, dá um bom resultado mesmo. A questão que o Hitman levantou é sobre o uso ao vivo. Tipo, você toca dentro do seu quarto com o amp dentro do isobox, e só escuta o que o mic capta, ou você usa o amp fora quando vai apenas tocar, e só usa o isobox pra gravar??
Exato!

E sobre o Petrucci, ele não usa isobox ao vivo, ele usa caixas microfonadas, como todos os artistas fazem nos shows...
O petrucci eh pior que mulher, muda de ideia o tempo todo, mas ja vi video dele dizendo que colocava um par de stack de mark V na frente pra ficar bonito enquanto seus heads ficavam escondidos em algum canto microfonado

brunowebguitar
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Ele é foda, curto demais aquele cara.
Eu já vi esse esquema dele. Tem sempre o head pra dar um visual legal no palco, mas os vários Mark V dele ficam no back, junto com o rack de efeitos. O som que a galera escuta é das caixas que ficam escondidas e microfonadas.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


brunowebguitar
petrucci eh o cara...
provavelmente minha maior inspiracao timbristica (se e que isso existe)
O cara faz de tudo o tempo todo, mas teve uma epoca sim que ele fazia aquilo, hoje ja nao sei...

brunowebguitar
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Putz cara, amo o timbre do Petrucci. Acho incrível como ele consegue soar pesado e definido, é uma coisa sem explicação.

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


brunowebguitar
Cara, usar isobox pra gravar é uma coisa, dá um bom resultado mesmo. A questão que o Hitman levantou é sobre o uso ao vivo. Tipo, você toca dentro do seu quarto com o amp dentro do isobox, e só escuta o que o mic capta, ou você usa o amp fora quando vai apenas tocar, e só usa o isobox pra gravar??


só uso o isobox dentro de casa e só escuto o que o mic capta. Só uso para gravar e curtir o timbre do ampli. Esses dias coloquei drop C# e vazou som. Frequencias muito baixas são impossíveis de isolar totalmente.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
só uso o isobox dentro de casa e só escuto o que o mic capta. Só uso para gravar e curtir o timbre do ampli.
Escuta por onde?
Monitor de estudio? falantes de som? fones? copo na parede? haha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cabeçote, qual a melhor opção para saturar em casa?