Meu Laney CUB12r veio sem o terceiro pino da tomada!

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jan/13


    Oi galera,blz? Então, eu fui olhar a tomada, desde o dia que comprei e reparei quando cheguei no hotel, que o terceiro pino, do aterramento, nao estava lá. Mas não como tivesse sido arrancado, mas como se fosse uma peça removível de encaixe. Então procurei numa porrada de site para ver aonde poderia achar este pino, mas não sei como se chama. Eu vou usar o amplificador num Módulo Isolador Estabilizado (MIE G3). É necessário mesmo eu achar esse terceiro pino para o aterramento ou o MIE G3 vai dar conta disso? Agora se for achar esse pino, não faço idéia de como ele se chama. Ajudem ai pessoal, valeu.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    janick

    Cara, sem querer debochar, acho se chama "pino" mesmo. Eu nunca vi uma coisa dessas. Fotografe o plugue com o seu celular mesmo e procure uma loja de materiais elétricos/eletrônicos. Eu nunca uso o pino de aterramento porque tanto na minha casa como nos lugares que eu vou tocar não possuem este tipo de aterramento. Geralmente eu arranco o pino pra evitar o uso de adaptadores.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    E isso é de boa Pannuci? Não avacalha com o amp não? Eu vou te falar que to com uma preguiça do caralho pra voltar pra loja só por causa disso! hehehehe se usar o módulo isolador for contornar este fato, e prover um isolamento e aterramento de qualidade, ai nem vou ligar. Mas se precisar mesmo, vou atrás disso!
    Ele veio sem esse pino, mas imagino que isso seja de praxe nesse amp, justamente pra evitar esse "problema" que a gente acaba tendo com tomada dependendo do ambiente no qual usamos o amp!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    janick

    Pelo fato de ser valvulado, você corre o risco de tomar choque, principalmente se você também canta no microfone. Porém, se o local que você está tocando não tiver na rede elétrica este aterramento, acaba dando na mesma, porque o terceiro pino em si não produz resultado algum. Meu amplificador valvulado tem o terceiro pino e neste caso eu não arranquei (utilizo um adaptador), porque eu não sei se de repente a casa onde vou tocar tem tudo certinho.

    Led Zé
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick
    Você acha um cabo desses com 3 pinos em qualquer loja de informática. Já precisei de cabos mais longos e sempre compro em lojas de infromática. Só levar o seu original para verificar como é o encaixe no amp. Geralmente é o mesmo dos cpus/monitores (aquele com pinos achatados )

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    Hm, liguei pra loja e me falaram que todos amps e tal do Chile tem esse pino removível,mas que eu posso comprar ele separado numa loja de ferragens. Aqui a rede elétrica é muito boa, então os caras nem se ligam nisso. Mas to pensando em comprar um pra levar pro Brasil cara. Mesmo usando o MIE G3, acho que seria bom usar o aterramento adequado na tomada.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    janick

    Se a tomada na parede tiver entrada apenas pra dois pinos, ou mesmo que sejam três e não possui aterramento na rede, não vai mudar em nada no final.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    Ah esqueci de falar, as tomadas que eu. Vou usar sao do novo padrao. O MIE G3 LIGA NELA COM ESSA Tomada. Dai eu ligo o amp no mie g3 com adaptador de 3 tomadas antiga pra nova.

    joao b.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick

    Como ja disseram, um cabo de pc com boa qualidade resolve isso, aproximadamente R$ 10,00.

    Além do risco de choques, a falta desse terceiro pino pode provocar também um ruído indesejável. Se o MIE G3 resolver esses problemas, acho que tá tranquilo...


    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    O pino existe por algum motivo, né? rs

    Dito isso... a realidade (aqui no brasil) é que quase toda tomada é de 2 pinos. Apenas construções mais recentes tem o terra. Então, se for o caso de ligar em tomada comum (sem terra) realmente não faz diferença nenhuma. Mas o certo é usar sempre que puder, claro.

    Em casa eu fiz uma gambiarra: coloquei várias tomadas de 3 pinos, pegando o do meio (terra) e enrolando num baita pregão forrado com papel alumínio e sal grosso, atochado parede adentro. Eu sei que isso não é lá um terra grande coisa, mas é melhor que nada...

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    joao b.
    JJJ
    o cabo nao e removivel, ele e imbutido no combo. mas eu conversei com os caras, esse plug pode ser comprado aqui, ele e removivel. mas o amp em si tem aterramento, so preciso comprar ele para usar com terra. se o cabo fosse removivel como os de pc seria lindo!

    Bereta
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick

    Cara, eu tb tenho um Modulo Isolador. Aterramento é insubstituível e fundamental, todos sabemos, mas dificilmente vamos encontrar uma boa rede elétrica aterrada nos palcos que tocamos. Pensando assim, esse pino nem vai te fazer tanta falta assim. Massss...se quiser que o módulo isolador faça o que ele se propõe a fazer, que é, em poucas palavras, fazer um certo "tratamento" da corrente elétrica, jogando positivo pro lado direito, neutro pro esquerdo e criando uma espécie de terra, vc precisará desse 3 pino pra ele fazer o trabalho corretamente.

    Abç

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bereta
    Fala mano! Pensando nisso, finalmente me decidi à tomar coragem e tirar a tomada original, pegar os fios e instalar no cabo a tomada do novo padrão brasileiro. Ai sim vou usar o aterramento dela devidamente e poder usar o amp mais tranquilamente!

    Ramsay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick

    Vc pretende fazer isto, cortando a tomada original e botando uma tomada do novo padrão nacional de 3 pinos, certo?
    Mas, se vc não tiver um terra confiável para ligar o 3º pino, isso vai ser inútil.

    Lendo o tópico, eu notei que vc pretendia usar um MIE.
    Não sei se usou e te informo que usando o MIE vc estaria protegido contra choques elétricos, mas, confesso que não sei se o MIE cortaria o humm do amp valvulado que só o 3º pino devidamente aterrado corta!!

    Se vc morar em casa tem que fazer um aterramento adequado no quintal e puxar um fio para o 3º pino.
    Já se morar em apartamento, é mais difícil e tem que e procurar um terra adequado para o 3º pino.

    Eu aqui, por exemplo, utilizo o terra da fornecedora de tv a cabo, no 3º pino que corta legal o humm dos meus amps valvulados.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Mas, se vc não tiver um terra confiável para ligar o 3º pino, isso vai ser inútil.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ramsay
    Opa! Tanto na minha casa quanto no homestudio que tenho o aterramento é adequado!
    Eu pretendo trocar a tomada pela tomada de 3 pinos do novo padrão, que são as que tem aqui onde moro. Usando o MIE G3 vai reduzir ainda mais qualquer possível ruído da rede e ainda por cima estabilizar a voltagem, certo?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick

    O MIE com certeza vai adequar a tensão da rede elétrica ao amp, e te impedir de tomar choques, uma vez que ele é um módulo isolador, mas ele não vai reduzir o ruído humm típico de amps valvulados porque a tomada dele que se liga na rede elétrica é de 2 pinos.

    Então, se quiser proteger o seu Laney e ao mesmo tempo eliminar o ruido humm, eu sugiro que não use o MIE, mas, sim um estabilizador desses de PC com tomada de 3 pinos e que seja de 600VA pra cima.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ramsay
    O MIE tem entrada de 3 pinos e saida de 3 pinos do novo padrão. O meu home e minha casa tem aterramento. Então, de qualquer forma, estará aterrado, sim? Acho que vc nao enetndeu, vou refazer a tomada que eu etnho no laney pro padrao novo de 3 pinos, ainda vou ter o ateramento

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    janick

    Neste caso, como a sua casa tem o aterramento da forma correta, recomendo trocar o plugue do amplificador. Este pino avulso do aterramento eu não confio. Vai que, entre plugar e desplugar, o pino fica preso na tomada, pelo fato de ser avulso... Acho isso bizarro. Troque o plugue do seu amplificador pelo padronizado e manda ver.

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    ENtão, é o que eu falei nos 2 ou 3 posts anteriores hehehe
    Eu vou cortar fora a tomada atual, pegar uma tomada do novo padrão e instalar no amp! São só 3 fios mesmo e é um trampo tranquilo? Tinha até um certo handmaker querendo me convencer à mandar no pedrone por causa de uma bobagem dessas.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    janick

    Besteira. Você só precisa saber, entre os 3 fios, qual é o que vai pro aterramento (fácil), porque se inverter...

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LeandroP
    Se inverter... ?
    Ih mano, me assusta assim n! O amp vai pro beleleu se trocar o fio? Vou deixar esse trampo com meu pai que manja dessas paradas então!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    janick

    Só não pode inverter uma das fases (2 fios) com o fio do aterramento. Os dois fios não têm problema inverter, porque é corrente alternada. Só o aterramento que é um fio à parte. É fácil. Marque os fios e manda ver.

    ogner
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ogner
    · votar


    janick
    Tranquilo, acho que é a melhor solução. Trocar a tomada mesmo.
    Só atenção pra qual fio, terra, fase e neutro! Não compra tomada vagaba!

    EDIT:
    Se liga que tem tomada de 10A e 20A, os de 20 são mais grossos os pinos e não entram em todas as tomadas. Geralmente usados pra ar condicionado, geladeira e etc...Acho que no caso do amp é o de 10A mesmo.

    Troquei a tomada de um ar cond. recentemente, por isso sou expert agora, ahuehuahueha!!

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Blz então! Tem alguma marca "boa" de tomada? heheheh
    E outra... galera, com adaptador, eu posso ligar o amp numa tomada 220 que eu tenho (ele é 230v) de boa, sem ter risco de queimar? To numa GAS do caralho de tocar, já to com o amp na mão a uns 10 dias na fissura de tocar e nada!

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tem risco galera?

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    To achando que nem vou ligar o amp até ter o MIE e ter trocado a tomada. Ligar o amp assim "no pelo" é meio arriscado demais.

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Essa parada de 220/230 acho que não tem problema. É alemão? Acho que na Alemanha é que é 230... 10 volts de diferença, ainda por cima a menos, ele deve aguentar. O problema maior é que a frequencia desses lugares onde a tensão é 230 é normalmente de 50Hz e a nossa é 60Hz. Isso eu não sei se tem problema. Mas eu tenho uma V-Amp2 velha de guerra aqui com o mesmo problema (fonte original de 230V-50Hz) e ligo tranquilamente em 220V-60Hz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Laney CUB12r veio sem o terceiro pino da tomada!