Eu + Equipamentos Fender

Autor Mensagem
bezerrabru
Veterano
# out/12


Bom dia pessoal, tudo bom?

Já me antecipo dizendo que não vim aqui questionar a qualidade (indiscutível) dos Amplificadores da Fender.

Tenho uma banda de Blues, e ensaiamos em diversos estúdios com diversos equipamentos.
No ensaio de ontem estávamos em um estúdio onde o ampli de guitarra era o "fender frontman 212r".
Não foi a primeira vez que eu toquei neste ampli, já que o mesmo tinha em outros estúdios que eu fui.

Beleza, plugo minha guitarra (Les Paul com caps Custom 59 da Malagoli), equalizo com som limpo. Lindo, beleza (até pensei "mais fácil do que em outros ensaios").

Reparei que não importava qual drive/distorção ou fuzz eu usava, ou ficava muito ardido com drivers "normais" ou ficava embolado com drives graves. Mexi alguns minutos e nada adiantou, nem o meu equalizer (que eu uso pra corrigir estes probleminhas em ensaios) resolveu.

Lembrando que se eu tocar em Laney, Marshal e Meteoro, o timbre fica do jeito que eu gosto, só não me acerto com o Fender.

Alguém tem o mesmo problema com este ampli? A guitarra limpa é LINDA.

PS: eu estou pra comprar um Amplificador descente, e estava pensando em ou o Meteoro Vulcano (toquei nele, e é sensacional), ou o Marshal Valsvete ou o Fender Frontman 212R (mas depois deste ensaio, eu desanimei).

Adair Neto
Veterano
# out/12
· votar


Cara, comigo é justamente o contrário. Me simpatizo de mais com os produtos da marca, tenho um Frontman e amo. Meus próximos alvos são Fender Telecaster e amp Fender Blues Jr.

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Velho, posso estar enganado, mas ao meu ver, isso ocorreu devido ao pouco espaço de tempo que você teve pra fazer a regulagem do ampli junto à distorção.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Adair Neto
Cara, comigo é justamente o contrário. Me simpatizo de mais com os produtos da marca, tenho um Frontman e amo. Meus próximos alvos são Fender Telecaster e amp Fender Blues Jr.

Pô tenho muita vontade de comprar uma Fender Telecaster, toquei em algumas Fender's Strato (tanto Mexicana quanto Americana) e gostei, mas não é pra mim, mas ai não é a marca, é mais o modelo... hehehe

mr.jackson
Velho, posso estar enganado, mas ao meu ver, isso ocorreu devido ao pouco espaço de tempo que você teve pra fazer a regulagem do ampli junto à distorção.

Será cara? Espero que seja, toquei algumas vezes com ele mas pra equalizar meus efeitos de acordo com o ampli é impossível devido ao tempo.
Espero que seja isto, porque o Fender era minha primeira opção, porque julgava que iria encontrar exatamente o timbre que eu desejava.

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


bezerrabru
Eu acredito muito nisso. Porque eu estou com o mesmo equipamento há 8 meses, e até hoje eu não consegui encontrar o timbre que desejo.
Isso tem que ser feito com muito tempo e paciência, fatores que eu peco bastante.

Abraço.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


bezerrabru

Tenho um Fender Mustang, hoje em dia. Mas já tive outros amplis Fenders, tanto valve como SS. Já tive de outras marcas também entre nacionais e importados, incluindo Marshall.

Não posso reclamar de nenhum ampli que tive, todos sempre atenderam bem minhas expectativas, com mais prós do que contras.

Mas uma característica comum a maioria dos Fenders é serem bem "apimentados" mesmos, possibilitando uma regulagem bem gritante com muito brilho (as vezes excessivo). Mas geralmente os cleans são brutais.

Não lembro de ter usado o Frontman, mas pelo que já me disseram os cleans são excelentes, os drives (ele tem 2 canais de drives né? drive e more drive), deixam um pouco a desejar.

Mas, não posso falar por experiência própria.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Então Lelo Mig, o Clean dele é lindo de verdade.
Os drives dele nem usei, usei meu pedalboard mesmo, e meus efeitos nele não ficaram legais...Só o Jackhammer e um drive fraquinho que eu uso ficava "aceitável".

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


bezerrabru

Você regula seu som também nos knobs da guitarra? Se não faz, vale a pena experimentar (inclusive o knob de Volume) .

Boa sorte!

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Você regula seu som também nos knobs da guitarra? Se não faz, vale a pena experimentar (inclusive o knob de Volume) .

Regulo, principalmente no volume... os tones embora regule, ainda uso pouco. mas no caso de ontem, eu não consegui. Sinto que tenho que mexer nas configurações do meu set de pedais, porque o som Clean estava lindo.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


bezerrabru

Você não alterou as configurações da pedal board?

Se não alterou, não tem jeito....a pedaleira ou pedal board, vão sempre responder diferente em cada ampli, não tem jeito!

Teve um tempo que eu tocava direto ao vivo, e cada lugar era um ampli, tive que deixar pedaleira de lado ao vivo e usar só set de pedais normais, porque ela tinha um puta som em casa mas ao vivo cada lugar era um som (em função dos amplis e do próprio ambiente), por melhor que fossem os amplis.

Naquele tempo, configurar pressets de pedaleira era bem mais trabalhoso e complicado, então eu ao vivo só usava um pedal board pequeno e fácil de acertar na hora.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Então Lelo Mig, eu tentei dar uma regulada de leve, mas pra um ensaio só é cruel configurar uns 4 pedais. Eu passei a usar uma distorção só e um drive leve...

Ao vivo blz, da pra passar o som antes e tem mais um ânimo para alterar todas as configurações dos pedais.

O detalhe é que só com os Fender's que eu não me entendo, Laney, Marshal e Meteoro vai que vai...

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


fender frontman 212r".

Cara somos dois , no dia que fui comprar minha guitar testei em um , a surpresa , não gostei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... Ardido mesmo com falantes de 12 . mais é que nem tive muit tempo , pode se3r isso

Bog
Veterano
# out/12
· votar


bezerrabru

Os Frontman são bem conhecidos por serem generosos nos agudos. É uma faca de dois gumes: o clean brilhante e estalado acaba virando uma distorção abelhuda e estridente.Acho que é possível contornar o "problema" com um equalizador depois da distorção ou no loop. As aspas são porque isso não é realmente um problema, é reflexo das características do amp.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


bezerrabru

Os Frontman são bem conhecidos por serem generosos nos agudos. É uma faca de dois gumes: o clean brilhante e estalado acaba virando uma distorção abelhuda e estridente.Acho que é possível contornar o "problema" com um equalizador depois da distorção ou no loop. As aspas são porque isso não é realmente um problema, é reflexo das características do amp.


Só usar os controles da distorção(no caso se usar pedal/pedaleira) , que contorna, o negocio é a distoção dele

Calime
Veterano
# out/12
· votar


bezerrabru

Rola algo parecido idêntico comigo tbm: sons drive esquisitos, mto agudo e graves embolados. Equalização esquisista que não funciona. Oclean é bem legal.

Eu acho que esses amps são limitados pra timbres mais pesados, pelo menos comigo é assim. Rola reggae, ska, pop, rockzinho mais light, mas pra algo m poquinho mais pesado já não rola. No geral pra mim não serve.

A propósito, qual é o tipo de som que vc mais toca?

Bog
Veterano
# out/12
· votar


guitarluiz
Só usar os controles da distorção(no caso se usar pedal/pedaleira) , que contorna, o negocio é a distoção dele

Em pedaleiras com um equalizador mais completo, é possível uma solução equivalente à que eu sugeri. Mas em muitos pedais, não é possível eliminar a abelhice usando apenas os controles do próprio pedal. Depende do pedal.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


guitarluiz
Cara somos dois , no dia que fui comprar minha guitar testei em um , a surpresa , não gostei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... Ardido mesmo com falantes de 12 . mais é que nem tive muit tempo , pode se3r isso

Cara sinceramente, pelo Clean dele vale a pena, é lindo o Clean... Até cogito de comprar, se eu aprender a equalizar bem com meus pedais... Mas com os meus drives ai complica. Que bom saber que não acontece só comigo... hehehehe

Bog
Os Frontman são bem conhecidos por serem generosos nos agudos. É uma faca de dois gumes: o clean brilhante e estalado acaba virando uma distorção abelhuda e estridente.Acho que é possível contornar o "problema" com um equalizador depois da distorção ou no loop. As aspas são porque isso não é realmente um problema, é reflexo das características do amp.

Pô na minha cadeia o equalizador é o primeiro, vou deixar ele solto e ver se jogo ele depois das distorções e overdrives... Obrigado pela dica cara, foi de grande valia.

Calime
Rola algo parecido idêntico comigo tbm: sons drive esquisitos, mto agudo e graves embolados. Equalização esquisista que não funciona. Oclean é bem legal.

Eu acho que esses amps são limitados pra timbres mais pesados, pelo menos comigo é assim. Rola reggae, ska, pop, rockzinho mais light, mas pra algo m poquinho mais pesado já não rola. No geral pra mim não serve.

A propósito, qual é o tipo de som que vc mais toca?


É cara, tive esta sensação também, pois quando liguei meu drive mais leve (configuro um overdrive com o pot do drive no 1/4 ou menor), o som saiu bem legal. Para um som mais baladinha serviu, mas quando fui usá-lo para um Blues sujão, ai já viu...

Eu toco Rock & Blues, me arrisco em outras coisas também (já toquei Rock Clássico, Rock Nacional, Metal e Hardcore), mas minha pegada hoje em dia é um Blues...

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


Cara sinceramente, pelo Clean dele vale a pena, é lindo o Clean... Até cogito de comprar, se eu aprender a equalizar bem com meus pedais... Mas com os meus drives ai complica. Que bom saber que não acontece só comigo... hehehehe

Achei o clean legal , mais não é lá minha praia gosto mais de um clean fechado , e distorção também , mais da pra deixar bom , só mecher , talvez uns pedais combinem mais outros menos

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


guitarluiz
Achei o clean legal , mais não é lá minha praia gosto mais de um clean fechado , e distorção também , mais da pra deixar bom , só mecher , talvez uns pedais combinem mais outros menos


Eu achei o clean e os drives com baixo gain legal pra caramba. Meu medo é comprar e não conseguir adequar meu set.
Acho que vou de Marshall, e por enquanto vou escolher melhor os estúdios que eu ensaio... hehhehe

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


Marshall

Cara , Tem os Peavey , que é rasgadão , não é tão caro , eu to sem amp por enquanto , mais to querendo pegaar um peavey bandit 112 , é bem fodão

Tem o Meteoro MGv , acho que é esse , é valvulado , já vi bastante gente falar mal , mas tenho um amigo , que comprou um que até hoje não falou nada de mal , dá pra tocar do cristalino ao metalzão , marshall é bom , mais nos produtos mais baratos , enfiam a faca em pouca qualidade

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


guitarluiz
Cara , Tem os Peavey , que é rasgadão , não é tão caro , eu to sem amp por enquanto , mais to querendo pegaar um peavey bandit 112 , é bem fodão

Tem o Meteoro MGv , acho que é esse , é valvulado , já vi bastante gente falar mal , mas tenho um amigo , que comprou um que até hoje não falou nada de mal , dá pra tocar do cristalino ao metalzão , marshall é bom , mais nos produtos mais baratos , enfiam a faca em pouca qualidade


Nunca testei um Peavy, mas pelo que eu li não são muito recomendados para Blues né?
Então, é que eu já toquei com um Marshall valsvete 8080 e eu gostei bastante dele, o timbre bem legal e fala MUITO alto.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


Então, é que eu já toquei com um Marshall valsvete 8080 e eu gostei bastante dele, o timbre bem legal e fala MUITO alto.

Acho que não vende novo ,Nunca Vi/toquei em um , mais deve ter boa qualidade


Peavey era mais pra metal mesmo

Rikrdo
Veterano
# out/12 · Editado por: Rikrdo
· votar


Eu adquiri esse amp Frontman 212R recentemente e realmente ele é bem agudo. Pra usar distorção de pedais no canal clean dele fica complicado. Ou fica muito estridente ou então uma caixa de abelhas.
Uma solução que encontrei foi o seguinte, eu configuro o canal clean do amp assim; Bass:5, Mid:10, Treble 2 e Volume a gosto. Como eu uso pedaleira (Zoom G7.1) eu consigo corrigir a falta de agudos pro som clean via Equalizador e pra distorção eu escolho uma que seja abafada naturalmente (no meu caso a simulação Diezel) e chego ela num som agradável pra mim também via equalizador na pedaleira.
Além disso eu gostei do canal sujo desse amp. Possui clareza nas notas e ganho suficiente pra tocar muitas coisas mas não chega a um "Metal from Hell" por exemplo.
Também ja toquei em Marshalls Valvestate e estes se portam super bem com distorções analógicas. O canal clean deles com tudo no 5, Bass, Mid e Treble já dá o som na medida, redondinho.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


Eu adquiri esse amp Frontman 212R recentemente e realmente ele é bem agudo. Pra usar distorção de pedais no canal clean dele fica complicado. Ou fica muito estridente ou então uma caixa de abelhas.
Uma solução que encontrei foi o seguinte, eu configuro o canal clean do amp assim; Bass:5, Mid:10, Treble 2 e Volume a gosto. Como eu uso pedaleira (Zoom G7.1) eu consigo corrigir a falta de agudos pro som clean via Equalizador e pra distorção eu escolho uma que seja abafada naturalmente (no meu caso a simulação Diezel) e chego ela num som agradável pra mim também via equalizador na pedaleira.
Além disso eu gostei do canal sujo desse amp. Possui clareza nas notas e ganho suficiente pra tocar muitas coisas mas não chega a um "Metal from Hell" por exemplo.
Também ja toquei em Marshalls Valvestate e estes se portam super bem com distorções analógicas. O canal clean deles com tudo no 5, Bass, Mid e Treble já dá o som na medida, redondinho.


È Com equalizador , da pra concertar essa '' Deficiencia''

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Pessoal, nem testei mais depois que alterei a ordem de meus pedais, acabei colocando o equalizador depois de tudo... Acho que vai melhorar.

O fato é que, no ensaio de ontem, toquei novamente com o Valsvete da Marshall e todos meus drives ficam LINDOS naquele ampli, é o timbre que eu mais curto (Tirando os JCM da vida que já tive o prazer de testar).

Vou ver se gravo um vídeo com o Valsvete, um com o Vulcano e outro com o Frontman 212R para vocês perceberem o que eu quero dizer quando falo que não me dou bem com aquele ampli.

Rikrdo
Eu adquiri esse amp Frontman 212R recentemente e realmente ele é bem agudo. Pra usar distorção de pedais no canal clean dele fica complicado. Ou fica muito estridente ou então uma caixa de abelhas.
Uma solução que encontrei foi o seguinte, eu configuro o canal clean do amp assim; Bass:5, Mid:10, Treble 2 e Volume a gosto. Como eu uso pedaleira (Zoom G7.1) eu consigo corrigir a falta de agudos pro som clean via Equalizador e pra distorção eu escolho uma que seja abafada naturalmente (no meu caso a simulação Diezel) e chego ela num som agradável pra mim também via equalizador na pedaleira.
Além disso eu gostei do canal sujo desse amp. Possui clareza nas notas e ganho suficiente pra tocar muitas coisas mas não chega a um "Metal from Hell" por exemplo.
Também ja toquei em Marshalls Valvestate e estes se portam super bem com distorções analógicas. O canal clean deles com tudo no 5, Bass, Mid e Treble já dá o som na medida, redondinho.


Pô cara, mas precisa de tempo pra equalizar, não tenho dúvidas da qualidade deste ampli, mas no ensaio eu não tenho tanto tempo pra trabalhar nele... infelizmente.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Regular as equalizações do amplificador e da guitarra em conjunto é fundamental pro resultado final do som. A variação do Volume também faz diferença hein...

Depois vem os pedais, que também interferem na equalização. Ou seja, timbrar é uma arte! hehe

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Lembrando que se eu tocar em Laney, Marshal e Meteoro, o timbre fica do jeito que eu gosto, só não me acerto com o Fender.

po rapaz, mas também o complicado... o fender segue uma proposta muito diferente da de um marshall....

qualidade ele tem, mas deve-se seguir a proposta do amplificador.... se você pegar uma strato fender ou uma similar tão legal quanto e ligar no canal limpo de um amplificador desses com um pedalzinho pra dar uma esquentada fica bonito demais....

agora se o negócio é exagerar tem coisa mais bacana que um fender, que é o caso do marshall por exemplo.... inclusive a proposta do marshall é essa, tudo depende, tudo é gosto e tudo é finalidade não é atoa que músicos profissionais não falam mal de nada e usam um pouquinho de tudo eles sabem que cada coisa tem um ponto forte e exploram isso....

imagina você tem uma archtop, 335, strato, tele, lespaul, twin reverb, marshall 800, mesa boogie.... você tem um parque de diversões pra brincar de timbres...

se eu fosse um cara de estrutura subiria no palco com um twin reverb e um marshall 800 sem dúvida nenhuma, deve ser a coisa mais divertida do mundo

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Drinho

Infelizmente, aqui no Brasil o pessoal acha que guitarras Gibson+Fender e amplificadores Marshall+Fender são o que há de mais fantástico e maravilhoso. Pode ver pelo fórum, até por este tópico mesmo. Não, não é! Principalmente, como aqui se vê, quando a garotada se refere a linha de entrada dessas marcas. Daí aparece uma pessoa frustrada, mas pelo menos de caráter para expor aqui, que toca num "sensacional" amp Fender e achou ruim.

Tá, tudo bem, admito que por pirar em Gilmour, Clapton, SRV, Mark Knopfler, Buddy Guy muitos outros, eu também tive minhas frustrações e incorfomismos por não gostar de tocar em strato, mais ainda tele. Demorei muitos anos para me conformar, inclusive cheguei a ter Fender Clapton, Fender Custom Shop Classic e NOS. Só passei a curtir um pouco o modelo agora que expliquei detalhadamente o que pensava e o Lindy Fralin fez um set de captadores específicos ara minha NOS, para me fazer gostar da guitarra.

Mas voltando aos amps... Depois de tantos anos nesse mundão, sei o que é legal, o que gosto e o que não gosto. Posso dizer sem nenhum receio que para mim, esse JCM800 que a galerinha acha que é para morrer por um desses, eu acho mediano e não compro um desses de jeito nenhum. E me recuso a achar, dependendo do modelo, que um Marshall é sempre mais legal que um Fender. Mesmo porque isso se baseia em gosto pessoal, ainda bem que não é o de todo mundo que é igual.

Por exemplo, eu tive um excelente amp Rivera que o canal 1 era Marshall e o canal 2 era Fender. Também acho que os Victoria Amps são mais legais que os Fender atuais. Acho que tem uns Soldano espetaculares, mas tem uns Mesa interessantes (não são todos não!). Vai longe a lista, passa por Humphrey, Pritchard, Polytone, Suhr, Dr. Z... E olha que nesta lista tem até SS para apimentar a discussão. hahahaha

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Infelizmente, aqui no Brasil o pessoal acha que guitarras Gibson+Fender e amplificadores Marshall+Fender são o que há de mais fantástico e maravilhoso.

Isso se deve ao fato desses produtos serem muito famosos e não se haver acesso a outras coisas, veja bem:

Acho que tem uns Soldano espetaculares, mas tem uns Mesa interessantes (não são todos não!). Vai longe a lista, passa por Humphrey, Pritchard, Polytone, Suhr, Dr. Z... E olha que nesta lista tem até SS para apimentar a discussão. hahahaha


desses amplificadores que citou só tive a oportunidade de trabalhar uma vez com mesa boogie, rectifier se não me falha, e de brincar com um soldano de um amigo meu.... ainda que para se ter acesso a esses outro requer um certo poder aquisitivo pra pelo menos poder pagar uma passagem pro exterior o que não é o caso da maioria... já que mesa boogie ainda dá pra achar por aqui, nos bons estudios ele costuma estar presente

o Lindy Fralin fez um set de captadores específicos ara minha NOS

rapaz, ter uma fender custom shop é uma coisa dificil pra boa parte do pessoal, que dirá uma custom shop "turbinada" hehehe então acho que o conceito sobre equipamento vai muito da vivencia da pessoa com o negócio, queira ou não se eu quiser testar um marshall eu acho facinho aqui perto de casa, se eu gostar do amplificador eu importo, deve sair por uns 1500 dólares lá fora um amplificador bom deles, agora se eu quiser testar um Brunetti vou ter que pagar uns 1500 dólares só de passagem, e pra comprar eu me lasquei porque sabe lá Deus quantos euros custa esse troço.

Naturalmente quem teve a oportunidade de conhecer muita coisa vai sair do nicho normal e convencional de gostos, mas é pouca gente que tem acesso a isso, entre marshall soldano e mesa boogie tive a felicidade de encontrar meu som no marshall, digo felicidade porque é o mais barato hehehe, alias, é o menos caro.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Por exemplo, eu tive um excelente amp Rivera que o canal 1 era Marshall e o canal 2 era Fender.

isso é uma coisa que eu sempre busquei e nunca achei

na verdade limpo de fender e sujo de marshall, é real isso ai mesmo? é aquele knucklehead ?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Eu + Equipamentos Fender