Como gravar com um ampli de alta potência ?

Autor Mensagem
ravylopes
Veterano
# out/12


Eu li que pra ter um som massa de guitarra o ampli tem que tá estourando e já toquei com ele estourando e o som realmente fica MUITO FODA
Mas eu sempre tive uma dúvida: Como gravar com um ampli de alta potência, como por exemplo um JCM800 ???
Se eu abri totalmente o volume do JCM800 eu ficou surdo =(

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes
Gravar em casa realmente é impossível, mas em um estúdio é completamente normal!! Você fica com o head na sala onde você está e coloca a caixa em uma sala isolada e preparada para gravação. Ai basta microfonar a caixa e gravar normalmente!!!!

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
kkkkkkkkkkk acredita que eu nunca pensei nisso !!!!
Obg =D

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes
Hahahahaha normal cara!!! Falou!!!

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Você fica com o head na sala onde você está e coloca a caixa em uma sala isolada e preparada para gravação.

e ainda sim quem tá fora da sala sente o chão tremer hehehehhe... o marshall 800 é um exagero

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
Hhahahahaha, não tenho dúvidas disso!!! Imagina ficar dentro da sala com um JCM 800 no volume máximo, deve fazer um bem danado pra audição!!!

esdras_63
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
Com certeza. Tenho um Marshall MA50C de 50 watts e pra gravar aqui no meu quarto, o máximo é no volume 4, porque se não desaba o quarteirão inteiro. Pra gravar dentro de casa, já vi neguinho botando amplificador dentro de guarda roupa, embaixo da cama, em tudo quanto é lugar para tentar isolar, mas mesmo assim, não fica muito bom...

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


esdras_63
É dificil mesmo usar amp potente em casa. Nunca testei o amp dentro do guarda roupa, mesmo porque meu amp é uma bosta, ai uso VSTs até pra treinar em casa, ai não tem problemas com volume...

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


O cara pode tbm comprar só o head do marshall 800 e e ligar em uma caixa com 1 falante só
Com 2 falantes corre o risco de distorce o microfone
e... eu tava pensando, será que ligar o head em linha fica bom ??

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes
Caixa com um falante só não dá, tem que ser um falante muuuuuito potente, e não vai dar o punch que um amp desses pede.
Só distorce o mic se o cara não souber microfonar....
Ligado em linha deve ficar ruim, a menos que tenha um bom simulador de falantes antes, mas acho que nem assim deve ficar legal. O melhor mesmo é microfonar a caixa...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/12
· votar


E a tal da isobox? Serve?

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Nem sei oque é isso mano =(
Iso = Isolar...
Box = caixa...
kkkkkkkkkkkkkkk
deve ser isso

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Para gravar um ampli de alta potência no talo precisa de alguns cuidados, mesmo em estúdio.

Uma opção é usar um speaker soak (ou power soak) em algum aparelho que dê essa opção. Eu tenho um pré que tem essa opção, um Millennia, mas outras marcas como Universal Audio por exemplo também tem aparelhos para isso. Outra possibilidade é usar um atenuador como o THD Hot Plate, ele tem uma saída de linha ou mesmo usa-lo atenuando o volume e microfonar normalmente. Tudo isso, em linha ou não, dá para fazer com boa qualidade, mas prefiro a qualidade do Millennia do que do THD, mas o Red Box da Hughes & Kettner é muito bom na minha opinião. Inclusive existem simuladores de falantes muito bons que são feitos exatamente para se plugar um amplificador e gravar em linha, como o Two Notes Torpedo.

Ao contrário do que disseram, um amplificador desses não é legal em estúdio porque facilmente distorce o microfone ou mesmo danifica o mesmo. Não é questão de saber microfonar não! Nas especificações dos microfones tem o limite de pressão sonora que o mic aguenta, geralmente os que aguentam muito chegam a uns 140 dB. O problema que um amplificador desses no talo, em close miking, dependendo dos falantes, passa fácil isso aí. Pior ainda se o produtor quiser uma qualidade maior, usando condensadores. Muita gente não gosta do som de um SM-57 por exemplo, especialmente sozinho - Alan Parsons que gravou Dark Side of The Moon que o diga, ele não põe um SM-57 num amplificador de jeito nenhum (eu concordo com ele, o som de um bom condensador fica bem melhor). Esses microfones são ainda mais sensíveis e tem um limite mais baixo, mas o som deles costuma ser melhor em várias aplicações e mesmo para guitarras.

Por essa razão que vários guitarristas, como Jimmy Page e Brian May, usaram ou usam amplificadores pequenos para gravar em estúdio. O Zvex Nano Amp, de 0,5 W, foi desenvolvido exatamente para isso. Em resumo, esses amplificadores super potentes não foram feitos para estúdios ou ambientes pequenos e fechados.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


MMI
Amplificador de 100W com máximo volume em estúdio, pode gerar vibrações nos equipamentos e acabar estragando a gravação?
( Imagino que um mostro destes faça um terremoto nos pedestais.)

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Claro, também pode acontecer. O pessoal esta falando em 100W aqui, mas lembre que tem amps bem mais potentes que isso.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes

A ideia dela é essa mesmo. Isolar o amp lá dentro, pra poder microfonar.

Saca...
http://www.vrtacicdesign.com/Vrtacic%20Design/Iso_box/P1000935.jpg

Aqui tem mais imagens:
http://www.amptone.com/diyisobox.htm

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


Sinceramente... posso estár falando besteira, mas eu NUNCA gostei do timbre de jimmy page em certas músicas gravadas em estúdio.
O seu timbre ao vivo,pra mim, dá de 10 a zero no de estúdio.
Acho que é porque em estúdio ele usa ás vezes telecaster e eu não gosto muito desse tipo de guitarra, acho o som muito fraco e cru quando liga o drive.
Podem me chamar de idiota, mal gosto, poser ... mas eu EM ESTÚDIO eu prefiro o som ragadão de Slash kkkkkkkkkk
Lembrando que eu falei EM ALGUMAS MÚSICAS

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes
Quais as musicas, que você percebeu, que foram gravadas com telecaster no estudio?

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
Cara quase todas eu acho kkkk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


ravylopes
Mas com 13 você já consegue distinguir e avaliar tanta coisa assim? você é bom hem!

ravylopes
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
Conheço gente mais nova que sabe MUITO mais

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


MMI
Esses atenuadores não alteram o som? pensei em pegar um para um amp de 30w, que já acho muito em estúdio.

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sim alteram. Tudo altera o timbre. O segredo é timbrar do jeito que sai o som, já na mesa de som, com tudo que tem no meio entre a guitarra e os monitores. importa o som que o microfone capta, tenha ou não atenuador. De qualquer forma, eu tenho o THD porque já que altera o timbre, eu prefiro ter controles para mexer no timbre.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/12
· votar


Ninguém tem alguma ideia de se a isobox que eu postei lá em cima serve pra gravar amplis de alta potência sem ficar surdo?

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
O MMI já postou algo sobre isobox por aqui, procura por isobox na busca que você acha!!!

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
Hhahahahaha, não tenho dúvidas disso!!! Imagina ficar dentro da sala com um JCM 800 no volume máximo, deve fazer um bem danado pra audição!!!

Tampões de ouvido ahhhaha

MMI
Veterano
# out/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Um engenheiro de áudio, por sinal também é dono de uma empresa de fabricação de móveis, fez uma isobox para mim. Verdade o que o brunowebguitar disse, já escrevi sobre isso um punhado de vezes, mas vamos lá de novo...

Para um combo ou caixa de 1x12' é um trambolho já, esquece de fazer para algo maior que isso - não imagino o que seria uma isobox para uma 4x12'. O que isola é massa, então a minha tem paredes de uns 4 cm de madeira. Não isola um absurdo não, talvez caia uns 20 dB se muito. A opção para isolar mais seria fazer outro "box" flutuante lá dentro, talvez de granito (fino mesmo), mas para mim não vale a pena. Lá dentro, só se for um SM57, mas mesmo assim, com um amp potente como você quer, é capaz dele não aguentar. Ou seja, não adianta só isolar, o microfone tem que aguentar o som. Mesmo assim o volume do lado de fora vai ser alto e pode incomodar os vizinhos ou te prejudicar a audição.

Volto a dizer... Quer gravar uma porrada dessas em casa? Grava em linha! Pegue um equipamento desses que eu falei ali atrás e pode botar o amp no talo. E olha que mesmo em estúdios, tem profissionais renomados que hoje em dia estão recomendando gravar com VST.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


MMI

Foi só mais por curiosidade mesmo que perguntei.

Meu amp tá sendo produzido, é um handmade da Alien, de 50w, valvulado.

Pedi com uma 2x12, mas o amp já tem um atenuador embutido. Tem um knob nele que dá pra selecionar a potência no intervalo de 5w a 50w.

Pra gravar, acho que vou comprar um mic mesmo, um similar a SM57 e uma interface, ou usar a Zoom do meu pai como tal, se der certo.

Abç

MMI
Veterano
# out/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Ah, nem é tão cavalar seu amp. Vai dar certo microfonar desse jeito sim.

PEMAMETAL
Veterano
# out/12
· votar


Po, acho que muita gente aqui ja viu, eu ja gravei alguns videos com meu jcm 800 de 100 watts, ganho no maximo, master no 7 + boss sd-1 de boost usando 1 sm-57 e uma fast track 2, realmente eh alto pra caralho, eu tenho que passar os fios por baixo da porta do quarto que eh isolado e toco fora dele com um fone, mas nunca tive problema em distorcer o mic ou coisa do tipo, o unico problema que tive foi que eu usava o cool edit pro e por algum motivo ele travava quando tocava alto, depois que comecei a usar o reaper, isso não aconteceu mais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como gravar com um ampli de alta potência ?