Montar um "mini" PA

    Autor Mensagem
    jeff_raphael
    Veterano
    # set/12


    Salve, Salve galera do FCC !
    Gente to pensando em montar um "mini" PA p/ utilizar com a minha banda (MPB e Pop rock) e alugar o mesmo p/ fz uma grana extra.
    Minha ideia inicial para o projeto foi de mesa+duas caixas ativa + sub ativo
    tenho boas impressões das selenium SPM e quanto ao sub não faço a mínima ideia... As Behringuer tb são uma opção...
    A ideia é atender a casamentos, entre outros eventos de pequeno porte.
    não sei bem como dimensionar potência do sub e potência das flat.
    Em fim, to meio perdido =O e pensando em gastar de R$ 3000 a R$ 4000

    Abraços!

    Felipe_92
    Veterano
    # set/12
    · votar


    cara, eu acho que é mais negócio voce montar duas caixas de 3 vias (woofer 15", drive e tweeter) e duas com woofer 18"; e ainda é capaz de sair mais barato do que as caixas prontas. Dependendo da mesa e da potencia que voce escolher, cabe dentro do seu orçamento.

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tambem acho, so que isso ja não é "mini" mais. Não gosto de sub usado com bandas, não acho que funciona legal.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    macaco veio
    tambem acho, so que isso ja não é "mini" mais. Não gosto de sub usado com bandas, não acho que funciona legal.
    cara, gosto é gosto, mas me desculpe... se não usar sub, como você espera que tenha um bom kick do bumbo? sub é essencial... a arte de equalizar bem é outra historia... o melhor PA que ja toquei usava 4 subs de 18" e duas 2-way de 12"... o som ficava OTIMO... voz nítida, baixo presente e bumbo com aquele grave de bater no peito... mas um sistema com crossover e processador é essencial..

    porém, concordo que não seja mini... e carregar sub de 18" é um trabalhao.. e se o cara quer alugar pra casamento, o minimo que ele pode fazer é oferecer um serviço de qualidade...

    jeff_raphael
    Caixas ativas são mais práticas... o melhor custo benefício que você vai achar são as da Behringer...

    só que tem um problema, você com essa grana não consegue comprar tudo...

    sugiro começar com a mesa de som e 2 caixas de alta... depois compre os subs... não esquece dos microfones, pedestais, cabos, etc...

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj
    É talvez eu tenha me expressado mal, quando digo sub me refiro aquela caixa enorme colocada no meio na frente do palco, isso funciona pra sonzinho de computador. Atuei com tecnico de uma banda recentemente por um tempo e alguns lugares colocavam este sistema. Agora se o sub que voce diz são as caixas de graves nos cantos abaixo das de medios e das cornetas, ai sim. Nos anos 80 trabalhei em sonorização, operei som de Beto Guedes, Clayton e Cleydir, Luiz Gonzaga e mais alguns, não havia boca de 18, a maior era a de 15, conseguia se um bom grave com 15, o segredo é o tamanho da caixa. Quer graves a caixa tem que ser grande.
    O problema são as diferenças de nomes que o pessoal usa agora, Caixas ativas, que por** é essa? seria caixa amplificada tipo behringers?
    Deixo a minha sugestão de mini para o colega acima:
    Uma caixas de graves (15 tipo as antigas jbl ou algo parecido ou menor), no chao furadas por cima onde se encaixarão so os canos dos pedestais nela (ela serve de tripe), no alto, uma pequena de medio com corneta de agudo, um amplificador stereo, um canal vai nos graves e o outro canal nas de medio e corneta. tudo passivo, se tiver crossover melhor, isso so de um lado. O mesmo kit do outro lado. Depois so jogar um cabo da mesa pra cada lado. É o jeito mais economico que tem, sem muita trançassão de fios. Essas caixas amplificadas Behringuers são umas mer**, tenho 4 aqui, ja cansei de conserta-las, acabei aposentando duas, falante de 3,2 omhs, quando estraga é outra mer** pra substituir para casar impedancia com ampli embutido.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    macaco veio
    aahhhh sim agora concordo com você.... não adianta colocar 1 sub... caixas de sub frontais foram feitas pra trabalharem acopladas, precisa no minimo de 4 pra ter uma resposta satisfatoria... com relação à posição, no meio ainda é o mais indicado, porem estéticamente menos desejável, por isso a maioria usa nas laterais... o lado negativo é que isso causa um ganho enorme pela sobreposição das ondas no centro do palco, e cancelamento de fase gigante também pelo afastamento das caixas...alem de uma perda de pressão sonora pela falta de acoplamento, o que resultaria na necessidade de ter 4 caixas de grave em cada lado... mas aí ja to falando de palco grande... onde o sistema precisa ser bem projetado...

    pra som portátil, caixas de sub do tipo BandPass pra mim são as que apresentam o melhor resultado a curta distáncia, sem a necessidade de acoplamento... na verdade essa é a ideia dos subs de home theater, a caixa é bandpass, por isso da pra usar 1 sub com boa resposta de grave, e a posição dele na sala quase não faz diferença... só que uma caixa assim com falante de 15" ou 18" pesa aí em torno de 45 a 55kg... pesado bagarai...

    Caixas ativas, que por** é essa? seria caixa amplificada tipo behringers?
    isso isso isso... caixa ativa = caixa amplificada...

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O lado negativo realmente acontece tudo isso que voce falou, cancelamento de fase e etc, mas eu vejo um lado positivo que pelo menos eu gosto, da uma melhor panoramica de stereo que é praticamente impossivel de se obter num PA ao vivo. O meio fica livre pro som direto da banda pra quem esta na frente ou mesmo um pouco mais afastado, fica liberado pra banda tocar no palco no volume que ela quizer. Alias a pior coisa que tem é tecnico querer regular volume do aparelho do musico, o palco é do musico, o tecnico que se vire la na frente pois a frente é que é dele. Tendo palco alto, menos volume precisa nas laterais e o sub no meio mata e rebenta quem ta frente. Se o fundo ta muito alto ele simplesmente poe so a voz na frente. Mas o real problema de sonorização é que cada caso é um caso, cada lugar é um lugar diferente, as vezes uma opção fica uma beleza num lugar e a mesma opção fica uma bo*** em outro lugar.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Alias a pior coisa que tem é tecnico querer regular volume do aparelho do musico, o palco é do musico, o tecnico que se vire la na frente pois a frente é que é dele.
    isso eu também concordo... cada musico coloque seu ampli no volume que quiser, o palco é da banda.... o cara que ajuste o PA se acordo com isso...

    Mas o real problema de sonorização é que cada caso é um caso, cada lugar é um lugar diferente, as vezes uma opção fica uma beleza num lugar e a mesma opção fica uma bo*** em outro lugar.
    isso também é verdade... precisa ter conhecimento pra poder se virar nos 30...

    Mazin.gato
    Veterano
    # out/12
    · votar


    jeff_raphael

    eaii cabo comprando o que parceiro??

    que eu tambem estou montando um "mini" pa mais to com varias duvidas hahahaha


    valeuuuuuu abraço

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mazin.gato
    a unica coisa que eu não recomendo de jeito nenhum hj em dia é comprar caixa 3 vias... o som de driver fenolico + tweeter não chega aos pés da nitidez que se tem com driver TI....

    de resto, compre aos poucos... Behringer tem bom custo beneficio, é leve e tem som razoável... selenium/ / jbl tem boa qualidade também nos modelos mais baratos...

    leacs e antera são pesadíssimas... e não são la essas coisas...

    de resto, só de RCF, QSC, Mackie, etc... que custarão acima de R$1800 por caixa...

    vitorgmtdg
    Membro
    # out/15
    · votar


    tambem estou pensando em montar um pa para banda.recentemente comprei uma caixa ativa da attack de 500w, possui falante de 12 e driver de titanio. estava pretendendo seguir com a attack, comprar mais uma ativa igual, para casar o par e dois sub da attack para fechar,seguindo tambem umas caixas de chao para retorno. mas estou meio na duvida sobre a attack, quero montar um pa que seja realmente satisfatorio. alguem me sugere alguma coisa?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    vitorgmtdg

    O ideal é subordinado à aplicação (tamanho do lugar, quantia de pessoas, estilo da banda...). Isso juntamente com o bom, é subordinado a quanto vc pode pagar por. rs


    Attack não é uma marca ruim. Acho bem acima da média dessas chinesinhas. Se puder especificar o modelo que vc dispõe facilita minha vida.

    Sigo quando tiver mais dados.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    vitorgmtdg
    Sou da opinião que se deve trabalhar (nesse caso) com quartetos: Duas para "front" e 2 para "retorno". Para um show médio, num bar, é suficiente (+ os amps dos instrumentos).
    Abç

    Fuzatto
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Irmão,não sei qual sua real necessidade. Qual seria a aplicação das caixas e frequência de uso.
    Se for pra barzinho, cara....não sei como é na sua região quanto a volume de som. Aqui onde moro, o volume é la embaixo...e se toca alto não volta mais na casa.
    Usamos caixas pequenas,mesa de 6 canais da beringer e dependendo da casa um retorno pequeno.

    Equipo grande , na moral...com sub ainda,,,afff.....quero ver aguenta carrega toda semana. Toco toda semana, média de duas vezes,,...to cansado de carrega equipo já viu,....só por Deus.

    Da uma pesquisada nas caixas Bose...são torres fininhas com um som fodástico. Facil e leve pra carrega

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Fuzatto

    O preço do show tem de subir em proporção ao equipamento, para bancar roadies, carriers, stage hands e técnicos. Sem falar que é muito melhor viajar com seu equipamento que vc sabe como é e domina, do que ficar a mercê do equipamento da casa que pode deixar a desejar muito.

    Pra vc ter ideia, estamos considerando sair do RS para SP com todo o equipamento, pois o custo/benefício (hoje) é inferior a voar e depender do equipamento da casa.

    Por aqui eu e o técnico de PA somos unânimes: a gente perde a casa, mas não mixa abaixo do volume do palco (considere que usamos monitores in ear).

    Já passei situações que o PA "deve" estar a 87dB (sério mesmo, isso é mais baixo que meu peido) e o palco estar tocando a 120dB. O resultado são vazamentos horríveis do palco pro PA.

    Estou com o Bertola... 1x15"+drive por lado, e o mesmo para monitor.

    As Bose não me descem ainda. Elas podem ser boas, mas a cobertura horizontal para um bar é relativamente baixa, e fica um vão muito grande nos médio graves.

    Agora que a FALTA de qualidade em algumas casas me assusta. Não sei como tem banda que se encarna em fazer show, e público que se submeta a som de tão péssima qualidade.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Agora que a FALTA de qualidade em algumas casas me assusta. Não sei como tem banda que se encarna em fazer show, e público que se submeta a som de tão péssima qualidade.
    Cara, essa é e SEMPRE foi a regra por aqui... E arrisco-me a dizer, na maior parte do Brasil...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu entendo que não dá para esperar ter um JBL Vertec, ativado com Crown. Mas o mínimo que eu esperaria, para um bar para 200~400 pessoas, seria 4 W-horn e 4 KF (three way*), bem no estilo "bailinhos"...

    *Line array, o conceito é outro que 2 caixinhas suspensas para LR.

    Fuzatto
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Concordo....em parte.
    Quem postou pedindo sugestões não disse qual a real necessidade...quantidade de público, local que vai usar, se é aberto ou fechado... etc.
    O preço do show tem de subir em proporção ao equipamento, para bancar roadies, carriers, stage hands e técnicos...esse é o sonho de todo músico, porém fora da realidade da maioria.

    Por aqui eu e o técnico de PA somos unânimes: a gente perde a casa, mas não mixa abaixo do volume do palco (considere que usamos monitores in ear)....
    Válido quando se fala de palco...porém como disse, não foi especificado a real necessidade e aplicação do PA....pra barzinho, são raros os que se pode passar o volume do ampli da guitarra do 2. Quem dira o PA.

    As Bose não me descem ainda. Elas podem ser boas, mas a cobertura horizontal para um bar é relativamente baixa, e fica um vão muito grande nos médio graves.
    Ai é questão de gosto e opnião....para mim ela possui uma excelente definição de voz , e agudos brilhantes que não incomodam. O contraponto seria a necessidade de sub, oque faria a questão de se carregar menos equipamento possível cair por terra.

    Agora que a FALTA de qualidade em algumas casas me assusta. Não sei como tem banda que se encarna em fazer show, e público que se submeta a som de tão péssima qualidade.

    Infelizmente essa é uma realidade....já ouvi por duas vezes de donos de bares o seguinte: Vocês são uma das melhores bandas da região, porém não estou preocupado com a qualidade ...eu quero casa cheia...quero que vocês encham nossa casa.
    Não voltamos mais nessas casas....porém é uma infeliz tendência, e poucas casas aqui da região não se submeteram a isso.

    Valeu pelos comentários Ismah...experiências diferentes trazem enriquecimento para todos nós........pelo que vejo vc tem uma experiência bacana com palco e tals...minha vivência maior é em bares e pubs....se um dia ver nossa banda tocando vai se surpreender com oque conseguimos fazer num volume tão baixo...rsrsrs...

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Fuzatto
    O preço do show tem de subir em proporção ao equipamento, para bancar roadies, carriers, stage hands e técnicos...esse é o sonho de todo músico, porém fora da realidade da maioria.

    Cara o caminho é o contrário! Isso existe porque as bandas se prostituem, se sujeitando à isso. Por aqui também tem banda de baile (tocam música regional), que toca por 100 pila (ou menos) por cabeça...

    Eu acho que quando se começa banda, se deve pensar no coletivo, então primeiramente melhorar a banda, depois tirar lucro dela.

    [DESABAFO]

    Meu foco inicial se começasse banda hoje, era tocar (prostituição mesmo), apenas para fazer fundos e conquistar uma mesa digital (Mackie 1608, Presonus 16.4.2, Yamaha 01V96i...) e monitoração ear. Com 15mil vc compra esse equipamento todo 0km.

    Mas pra começar, precisa ser músico foda, estudar pra caralho. Dar duro num trabalho secular, pra investir em estudo, equipamento pessoal, e estar tocando em qualquer hora livre (abandonar família, amigos, vida social...).

    É assim que vc faz uma banda na Europa, porque já acompanhei algumas vezes isso acontecer. Mas... Por aqui os caras não conseguem se organizar pra ensaio.

    são raros os que se pode passar o volume do ampli da guitarra do 2

    Aqui não usamos amp sempre, são POD em linha, e sistema ear. rs

    já ouvi por duas vezes de donos de bares o seguinte: Vocês são uma das melhores bandas da região, porém não estou preocupado com a qualidade ...eu quero casa cheia...quero que vocês encham nossa casa

    É verdade que tocar barzinho é diferente de tocar um show, que por sua vez é diferente de tocar festival (vide a diferença entre o show do Queen no RiR, e o show só do Queen Brazil afora), mas aí o clima realmente é outro. Eu passo hoje mais tempo em pub que em show, por hora está bom assim, mas sinto saudade de pegar um show valendo.

    Penso que casa que depende de banda para encher o estabelecimento, está fadada a falência. Já vi isso quatro vezes, quando começa a cobrança por trazer gente, vai ainda algum tempo, e depois fecha as portas.

    pelo que vejo vc tem uma experiência bacana com palco e tals...minha vivência maior é em bares e pubs

    Trabalhar com sonorização te ensina isso rsrsrs
    Modéstia à parte, me parece que aqui no sul somo privilegiados nesse sentido. Geralmente as bandas viajam com o seu palco e cenário (painel de LED virou moda) desde anos 80~90, então a coisa foi evoluindo.

    Aqui perto de casa tem duas bandas realmente grandes, a Brilha Som, e a Banda Porto.

    Só vejo isso acontecer no nordeste com as bandas de forró e pagode... (Tito na estrada).
    Parece que a ideia americana de todo mundo num bus, e meter o pé na estrada, não vingou no centro do país.

    Posso dizer que eu consegui chegar onde estou porque como os músicos, larguei de trabalho, de família, de escola, para trabalhar com isso. Algumas várias vezes, eu já quis largar tudo porque nem tudo são rosas. Mas... Foi uma escolha que fiz, e não me arrependo.

    EDIT: e claro... NUNCA pare de estudar.

    se um dia ver nossa banda tocando vai se surpreender com oque conseguimos fazer num volume tão baixo

    Não associo volume alto, com qualidade. O Queen mixa em 97dB ao vivo, mas são 97dB por todo o lugar (foto do PA, tinha ainda as torres de delay), não um par de caixas socadas no fundo do estabelecimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar um "mini" PA