Ampli estalando após desligado

    Autor Mensagem
    MacB0y
    Veterano
    # set/12


    Olá galera, sou o antigo usuário Firefhox, aqui do FCC. Criei uma nova conta e apaguei a antiga por motivos pessoais.

    Como alguns sabem, comprei meu primeiro valvulado em Portugal, um Peavey 6505+ 112.

    Hoje voltei para o Brasil, e para transporta-lo, removi as valvulas (Tomando todas as devidas precauções), e embalei para evitar que quebrem na viagem.

    Tudo ocorreu tranquilamente, e agora em casa, estou re-montando o ampli.

    Montei ele, e está funcionando tudo perfeitamente, mas quando eu desligo, reparei algo que não tinha reparado antes.

    Ele começa a dar uns estalos (fisicos mesmo), parecido com os móveis estalando a noite devido a mudança de temperatura na madeira.

    Imaginei que fosse das valvulas esfriando, mas amigos comentaram que o ampi deles não faz isso.

    É normal ou devo me preocupar?

    Grande abraço!

    Strateiro Pedreiro
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Strateiro Pedreiro
    · votar


    MacB0y
    Normal eu não sei se é, mas aconteceu uma coisa parecida comigo ontem. Eu notei um som estranho vindo dos graves do amplificador, então retirei as válvulas do pré uma a uma e passei uma lixinha nos pinos de contato das válvulas, tinha uns um pouco escuros, tipo uma leve camada de sujeira. Coloquei de volta, limpei, liguei e notei algumas coisas. Deu uns estalos físicos como o seu quando desliguei, epercebi que coloquei uma vávula um pouco inclinada, erro meu...será que pode cagar ?! Parei, esperei e dei uma mexida pra encaixar legal, encaixou tudo certinho, nem estalou mais...tente encaixar melhor com cuidado.

    Vou pedir uma ajuda aqui tbm, notei que depois disso, o som do amp ficou muitooo mais foda...definido e balanceado, mas as válvulas do power (EL84) ficaram um pouco azuladas no centro, uma tem um pouco mais de azul que a outra. Notei que os filamentos das válvulas do power ficaram um pouco mais laranjas e um tanto mais quentes do que ficavam. O som ficou mais caloroso, antes custava pra esquentar, já deixei 4 hrs ligado tocando e ficava morno-quentinho hehe. Postarei algumas fotos depois...não troquei nada, só tirei pra limpeza e recoloquei. Em stand by o azulado some. Segundo o manual, o amp tem polarização fixa e não necessita de ajuste de BIAS, alguém me explica melhor isso ?! Nunca vi não precisar. OBS: Nem encostei nas duas EL84, só nas três 12ax7...Bom, qualquer anormalidade, se me responderem...levarei no Pedrone.

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    valvula ficar azul é normal (sinal que está boa), conforme a pancada dos acordes da verdadeiros trovões azuis.
    Valvula alaranjar no centro (as duas ao mesmo tempo) significa que o bias esta menos negativo em volts do que o normal, o valor ideal de bias se deslocou de alguma forma, pode ser tensão da rede mais alta do que o normal ou simplesmente uma pequena variação de algum resistor por exceço de calor. Seu ampli ta funcionando no limite de corrente ideal nas placas da valvula sem folga (ou talvez passando do limite), o som esquenta mas deve observar as valvulas, se o alaranjado estiver forte ou envermelhar precisa mexer no bias. A cor laranja não é dos filamentos, a cor do filamento é a mesma com stand by ligado ou desligado. Bias fixo significa que não tem botão pra ajustar, (precisa usar ferro de solda e trocar resistor).
    Estalos (no meu entender) são os contatos no soquete devido dilatação da materia pela temperatura, se estão dando pouco contato, o contato falha, o ampli esta desligado nos botões mas ainda há carga nos capacitores o suficiente para alguma amplificação de algum ruido. Eu nunca consegui uma explicação exata pra esse fato, mas o que ja troquei de soquete no passado por causa de estalos!!! estalava desligado, as vezes ligado, geralmente so na primeira 12ax7.

    Strateiro Pedreiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    macaco veio

    Obrigado meu velho. Vou levar numa assistência pra resolver o problema, que não parece ser tão grave. Não tenho conhecimento suficiente pra mexer na regulagem de BIAS sozinho. Acontece como vc citou, as válvulas muito laranjas, liguei por um tempo hoje e percebi que os Trafos/tranformadores estão com excesso de temperatura, bem quentes. Nem vou ligar mais. É comum numa eventual retirada de válvulas pra limpeza desregular ?

    Abrç.

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    so de tirar as valvulas, não. Umas peças vão esquentando e esquentando as outras e enquanto mais calor pior é. O Pedrone dará um jeito.

    MacB0y
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Valeu galera, eu prendi as valvulas novamente, e continuaram estalando... São espalhados por todo o ampli, indicando que sejam as 5 12ax7...

    Agora to com outro problema que me deixou perplexo...

    Ele é 220, então liguei em um Autotransformador que eu tinha.

    Ele consome 150w, e como o transformador é 500va, imaginei que aguentaria com folga, porém com 30 minutos o transformador queimou...

    Fiquei na dúvida, se foi o ampli o responsavel ou queimou por queimar, e foi coincidencia...

    O que acham? Qual transformador devo comprar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli estalando após desligado