Ampli estalando, pulsando, valvulas faiscando! ( problema )

    Autor Mensagem
    marcelogatinho
    Veterano
    # jun/06


    Opa!! naum se assutem ja esta resolvido hehe
    estou postando aki somente por motivo de que se alguem futuramente tenha um problema parecido saber sobre as possiveis causas!

    Bom tava eu aki, a noite, kerendo toca quando ligo o standby do ampli ele começa da uns estalos, desliguei e religuei diversas vzs e cada vz parecia pior, as vzs ele ficava quietinho e derepente começava a pulsar cada vz mais rapido...... putz q susto, má susto!
    contactei o Carlos Adolphs pela manha e ele me mandou fazer alguns testes, com as dicas dele percebi q as valvulas piscavam, faisacavam, ate q por fim me mandou medir os pinos tais das valvulas e reportar os resultados! rsrsrs
    como sigo a minima de q ´´ se naum sabe naum mexe``, decidi pegar o ampli e mandar pra kem entende hehe, o Carlos.
    ele recebeu o ampli de manha concertou e me mandou de volta no mesmo dia, ou seja hoje.
    causa do problema: ( Realmente houve uma alteração na fonte do bias, porém não achei nada pifado.Regulei o pot para os valores da EL34 e os das 6L6 também ficaram OK.Testei por uma hora, sentando o sarrafo com volume alto, com uma caixa de 4 X12, lá no estúdio e ele nem deu bola(é bom o cara!).Despachei de volta.Creio que não dê mais problema, poderia ter sido só um mau contato no pot, que mexendo pra lá e pra cá, fica bom. )
    ta entaum povo, somente para constar, se alguem tiver algum problema parecido ja sabe a possivel ou uma das possiveis causa.
    meritos do Carlos Adolphs, valeu ai bixo!

    SecoBlues
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pelo que notei, teu ampli é um mesa dual, não? Por causa da opção de tipos de valvulas.

    Eu vou aproveitar o toópico para resolver uma dúvida. Meu trII esta com as 6l6 azulando. Fica bem encandecentes (bem acessas, fora do comum) a placa (da valvula) depois de um tempo ligado fica meio vermelhinha e muitos tons de azul. Que pode ser? O velho aqui falou que pode ser problema de "mal vácuo"... hhehehe sei lá...

    danielcastelli
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pelo que notei, teu ampli é um mesa dual, não?
    Pode ser Soldano SLO100 tbm...

    b0fh
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    se for fonte de bias estilo fender, é uma bosta mesmo. qualquer mau contato no trimpot tira o bias e frita as válvulas. A fonte estilo 'marshall' é bem mais segura.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    SecoBlues
    danielcastelli
    O ampli do Marcelo é um Laney 100W valvulado, com EL34, e chave de opção para o bias EL34/6L6-5881.No caso do SecoBlues, o problema é semelhante, ou está com excesso de voltagem nas válvulas ou bias desajustado.Quanto ao azul das válvulas, é normalíssimo, pois trata-se dos elétrons secundários que "escapam" da placa e atingem o vidro, encontrando microscópicas particulas de poeira e gases nobres, causando essa imagem( é o princípio do tubo de TV, que é válvula também).
    b0fh
    Vc tem razão, quanto ao circuito da Fender, é uma shit comparado ao Marshall!Um abraço!
    b0fh

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    gases nobres ki muitas vezes são resíduos de oxigenio... é muito bacana azular ohaehoeaho =)
    sem kerer ser chato.. me expliquem a diferença dum pro outro =)
    vlw!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    kelson
    Buenas!Não tem resíduo de oxigênio, senão o filamento ia pro saco, aquela substancia espelhada no bulbo, é colocada na válvula para queimar o oxigênio residual, sobrando apenas resíduos de outros gases com hélio, argônio, xenônio, criptônio, neônio, nitrogênio, etc.Os resíduos combinados é que dão a coloração azulada, principalmente pela presença do nitrogênio( a atmosfera tem 78% dele, olha pra cor do céu).O oxigênio inviabiliza o funcionamento da válvula, criando uma camada de óxido sobre o catodo, devido à reação eletrolìtica, que impede a emissão dos eléctrons.Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    hammmm intendi.. muitas vezes já me foi dito ki era resto de oxigenio no bulbo.. =)
    vlw carlos! abraços!

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    SecoBlues

    Opa... esperem aí... se entendi bem, além da válvula azulada, a placa tá superaquencendo e ficando azulada (o que não tem nada a ver com o azul no vidro da válvula, que é normal).

    Para mim parece que é bias alto sim... tá superaquecendo a placa...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    danilomagacho
    No caso do SecoBlues, o problema é semelhante, ou está com excesso de voltagem nas válvulas ou bias desajustado.Quanto ao azul das válvulas, é normalíssimo, pois trata-se dos elétrons secundários que "escapam" da placa e atingem o vidro, encontrando microscópicas particulas de poeira e gases nobres, causando essa imagem( é o princípio do tubo de TV, que é válvula também).
    Já escrevi isso....

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs

    Hummmm... acho que pulei uma linha na hora de ler...

    marcelogatinho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Em carlos adolphs, só a titulo de curiosidade, com quanta voltagem estavam as valvulas do meu ampli quando vc mediu ai e quanto ta agora? quanto mais voltagem mais volume e mais distorçao correto?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcelogatinho
    Buenas!Tavam com 475 V na placa e 425V nas grades,Bias -21V na posição EL34 e -40V na posição 6L6.Deixei com - 37V na posição EL34 e - 48V na posição 6L6. Com as voltagens de placa e grade mantidas.Um abraço!As voltagens não variam com o volume.Se variarem, só com retificação à válvula diodo.(Mesa-Boogieeeeee)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli estalando, pulsando, valvulas faiscando! ( problema )