Resistência Elétrica: Caixas e Potências

    Autor Mensagem
    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Jonas F. L.


    Estou com uma dúvida em relação a ligação de potências em caixas acústicas: existe a opção de se utilizarem caixas em circuitos de 4 ohms ou 8 ohms. Um exemplo seria o esquema abaixo, correto?

    ex: Esquema 1

    Duas caixas de 8 ohms ligadas em paralelo em cada canal, totalizando a resistência de 4 ohms por canal (de acordo com a lei de associação de resistores).

    Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Se no amplificador de potência diz que em 4 ohms ela fornece 200w POR CANAL quer dizer que eu posso usar duas caixas de 100w em paralelo ou duas caixas de 200w em paralelo?

    Outra dúvida: o que acontece caso eu ligue uma caixa de 150W RMS em 8ohms num amplificador que só suporta 100W RMS em 8ohms por canal? E uma caixa de 80W RMS nesse mesmo amplificador em 8 Ohms?

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Upando. Ninguém sabe me responder essas dúvidas? Lí vários artigos na internet mas elas ainda prevalecem.

    JC_Junior
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se a potência for estéreo:


    Pense em cada canal como um amplificador mono e sua impedância separada.
    A soma das potências das caixas tem que ser sempre maior que a potência de saída de cada canal. Por exemplo, se cada canal do amp fornecer 200W você deverá usar caixas com potência maior que 200W, para os falantes não ficarem sobrecarregados e terem vida útil curta. A associação (série ou paralelo) das caixas serve para casar as impedâncias. Pode ser tanto em série ou paralelo desde que as impedâncias sejam as mesmas em ambos.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então se por exemplo, eu usar um amplificador de potência que dê 150W por canal e usar uma caixa de 150W de potência (tudo em 8 Ohms) a vida útil da caixa vai ser curta? Não seria disperdício usar uma caixa de 200W se o canal da potência só vai amplificar 150?

    JC_Junior
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    Jonas F. L.

    Não seria desperdício. Dessa forma a caixa não trabalharia no limite. E não correria o risco de queimar a caixa e danificar o amplificador por falta de carga caso ela viesse a queimar.

    Fazendo uma analogia: Você tem 10kg em compras no supermercado, você usaria uma sacola que aguentasse exatamente 10kg pra levar as compras pra sua casa?

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Entendi, realmente faz sentido. Obrigado pelas respostas!

    Matheus_Sachet
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    meu cubo é de 35w rms, e comprei ele usado, e o auto falante dele foi trocado,
    quero colocar um celestion,
    entao seria de quantos watts o falante?

    Matheus_Sachet
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    alguem?

    Ramsay
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Matheus_Sachet

    Pode botar um Celestion de 50/55w que fica bom.

    Matheus_Sachet
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    obrigado Ramsay só mais uma perguntinhaa...
    em q faixa de preco estao estes falantes?

    Matheus_Sachet
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    alguem mais?

    Ramsay
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Matheus_Sachet

    Os Celestion aqui no Brasil são caros.
    Os de 12 polegadas estão na faixa de R$400,00/500,00 no ML.

    Matheus_Sachet
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    iii, valeu obrigaado... mas preciso trocar, nao esta bom o som assim

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    JC_Junior

    A soma das potências das caixas tem que ser sempre maior que a potência de saída de cada canal.
    ledo engano... para amplificação/som profissional, o AMPLIFICADOR deve fornecer o DOBRO da potencia das caixas num sistema ideal..

    Jonas F. L.
    Então se por exemplo, eu usar um amplificador de potência que dê 150W por canal e usar uma caixa de 150W de potência (tudo em 8 Ohms) a vida útil da caixa vai ser curta?
    não... pode fazer isso sem problemas...

    Não seria disperdício usar uma caixa de 200W se o canal da potência só vai amplificar 150?
    sim...

    JC_Junior
    Não seria desperdício. Dessa forma a caixa não trabalharia no limite. E não correria o risco de queimar a caixa e danificar o amplificador por falta de carga caso ela viesse a queimar.
    a caixa não danifica o amplificador, mas sim o amplificador que danifica a caixa... se você usar um amplificador fraco e usar no limite, você pode estourar os AF mesmo estes sendo de potencia maior, e se o uso for prolongado, estragar o amplificador por superaquecimento e outros problemas caso o amplificador não tenha proteção interna...

    Jonas F. L.
    Entendi, realmente faz sentido. Obrigado pelas respostas!
    não, não faz sentido algum...

    Jonas F. L.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Mas se eu usar uma caixa de 150W numa potência de 300W por canal e colocar a potência no máximo, a caixa vai pro saco né?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    Jonas F. L.
    sim e não... se você colocar no maximo, respeitando o 0db, sem clipar, a caixa aguenta bem, principalmente se usar um limiter... o problema é quando começa a clipar... todo alto falando tema potencia nominal e a potencia de pico, em geral é o dobro da nominal...

    na verdade o problema maior é que as pessoas usam pouca potencia, colocam no maximo, clipam (distorcem) tudo, o som fica péssimo, e consequentemente a caixa pode estourar... lembrando que 3db representa o dobro de potencia, então se você pegar um amplificador de 300W e ligar numa caixa de som de 150, e observar o VU da mesa de som, você vai reparar que o VU sempre se mexe... -24db... -12db, aí vem uma batida da musica e vai la pra -3db... 0db.... enquanto tiver em 0db ou -3db, que a diferença é quase nula em relação ao VOLUME, sua caixa estará bem... se tiver em -3db então, o amplificador vai estar na metade da potencia, sem nem forçar sua caixa... por isso que é sempre bom ter FOLGA de POTENCIA.... só que aí chega o cara com um aplificador de 50W querendo fazer som pra 100 pessoas, ele não vai ter folga... vai colocar no maximo, o cantor vai cantar um pouco mais alto no microfone aí vai clipar, e pode estourar a caixa...

    uma dica q eu dou é: pra som ao vivo, é sempre recomendável ter folga de potencia...

    É mais fácil abaixar o volume, do que aumentar alem do limite...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    só um exemplo, o PA basico pra banda que eu uso são duas caixas de 400W RMS cada... isso só pra voz, nem da pra pensar em colocar bateria, guitarra, baixo etc... no maximo violão e teclado...

    pra voz e violao em barzinhos, você até consegue com menos potencia, mas aí você vai ficar com um sistema restrito a isso...

    agora, reconheço que usar o DOBRO da potencia, sem usar um limiter, pode estragar a caixa... mas se você usar um amplificador com 50% a mais de potencia ja está bom... o problema é usar um amplificador fraco... não só você vai perder volume, como tabém vai subdimensionar suas caixas de som...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    só pra esclarecer as ultimas dúvidas...

    Jonas F. L.
    Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Se no amplificador de potência diz que em 4 ohms ela fornece 200w POR CANAL quer dizer que eu posso usar duas caixas de 100w em paralelo ou duas caixas de 200w em paralelo?
    Por canal, o amplificador não reconhece a quantidade de caixas, mas sim a impedancia... então, se ligar duas caixas de 8ohms no mesmo canal, ele vai "enxergar" 4ohms e vai jogar 200W, que será dividido em 100 por caixa...

    Outra dúvida: o que acontece caso eu ligue uma caixa de 150W RMS em 8ohms num amplificador que só suporta 100W RMS em 8ohms por canal? E uma caixa de 80W RMS nesse mesmo amplificador em 8 Ohms?
    No primeiro caso, você não vai aproveitar a potencia da caixa... no segundo caso, você estará aproveitando quase toda a potencia da caixa (considerando que voce tenha lido o que eu escrevi ali em cima...)

    Outra dica, se a caixa se som é composta por um woofer de 300W e um diver de 150... ela NÂO TEM 450W, ela tem 300W... a potencia da caixa é medida pelo alto falante de graves...

    caritas.est
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Olá tenho um amplificador A2000 WVox, Potência em 4Ω: 600W
    Potência em 8Ω: 400W.
    Iremos comprar caixas passivas, gostaria de indicações de modelos e como "casar" amplificador + caixa.

    Outra coisa, seria melhor, 4 caixas de 100w ou 2 de 200w.

    Este som será usado em sua maioria em ambiente fechado, por vezes aberto, para igreja.
    Desde já agradeço a ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resistência Elétrica: Caixas e Potências