caixas com potências diferentes ligadas em serie?

    Autor Mensagem
    paranoyd.thc
    Membro Novato
    # ago/13


    olá...eu fiz esse cadastro pois estou com uma dúvida...eu tenho um mini system sony mhcrg590s
    , ele tem 2 caixas e um subwoofer , cada caixa tem 160 watts RMS e 6 ohms, e o subwoofer tem 180 watts
    RMS e 6 ohms...a questão é a seguinte...tenho outras 2 caixas aqui com potência de 80 watts RMS e 6 ohms de impedância,
    queria ligar elas em série com as caixas do meu system sony...
    se eu ligar uma caixa de 160 RMS e 6 ohms em série com uma de 80 RMS e 6 ohms eu sei que a impedância fica em 12 ohms, e tudo bem pois o
    system pega até com 16 ohms...mas eu queria saber sobre a potência? quantos watts RMS cada caixa vai receber?
    eu sei que quando vc dobra a impedância a potencia cai pela metade...mas como as caixas tem potências diferentes, como ficaria a divisão?
    as caixas de 160 rms vão receber 80 rms e as de 80 rms vão receber 40 rms???
    e se eu ligasse as 2 de 160 rms do sony com outras 2 de 160 rms quanto cada uma receberia em watts RMS?
    obrigado pela atenção

    macaco veio
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    analise um pouco diferente, cada caixa não tem 160 w, cada caixa suporta ate 160 w. Supondo que amplificador entrega (tem) 160 w em um sistema de 6 ohms de impedância teoricamente com volume no máximo então cada caixa (a de 160 ou a de 80) vai receber os mesmos 160w se forem ligadas cada uma sozinha de cada vez. A de 160 iria aguentar e a de 80 também mas até estourar.
    Agora 160 em serie com a de 80 (12 ohms), teoricamente a potencia do ampli cairia pra metade (sonoramente ouve-se mais que a metade), cada caixa vai receber essa mesma metade (80 w), a 160 vai trabalhar com uma folga enorme e a de 80 no top suportável por ela (com o ampli no máximo).
    A caixa de 80 w vai parecer que fala mais alto que a de 160w. Apenas esclarecendo a ligação em serie precisa abrir as caixas e é mais chata de fazer.
    por favor me corrijam se eu estiver caducano.

    paranoyd.thc
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    macaco veio
    macaco veio
    e ae macaco veio...valeu pela sua resposta...eu já tinha ligado elas em série pra ver como ficava e aconteceu isso que vc falou as caixas de 80 RMS tava tocando mais alto do que as de 160, foi por isso que eu resolvi tirar pois achei que tava recebendo mais potência do que ela aguenta...mas vc acha que cada uma então recebe 80 watts, não importa qual seja a potência das caixas? tipo, se eu ligasse as caixas de 160 RMS e 6 ohms em série com outras de 20 RMS e 6 ohms por exemplo ,vc acha que todas as 4 receberiam a mesma potencia? as de 20 RMS estourariam mas vc acha que elas estariam recebendo os 80 RMS como as outras da sony de 160 RMS?

    paranoyd.thc
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    e outra coisa...quando se fala que a potência cai pela metade quando dobra a impedância, então como que cada uma poderia receber 80 watts? a potência estaria então sendo distribuida entre as caixas ( 80 + 80 + 80 + 80) e a potência total do ampli (320 RMS) estaria saindo inteira ainda, e não a metade...
    então na verdade quando vc dobra a impedância a potência sò é distribuida entre as caixas e não há perdas?

    macaco veio
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    as de 20w (fios de bobina mais finos) estourariam pois receberiam os mesmos 80. (volume no máximo).
    colocando caixas em serie há um aumento de impedância (resistência das bobinas dos falantes em serie), maior essa resistência ligada na saída do ampli mais diminui a potencia do ampli. (faz o ampli trabalhar com folga sem esquentar). mas a potencia que sai do ampli passa por igual em cada caixa, por exemplo um ampli saindo 80w com 4 caixas não ira dividir 20 pra cada e nem somar 80 em cada. Pra manter a potencia máxima (impedância marcada na saída do ampli) com muitas caixas tem que combinar serie/paralelo de forma a manter o valor dessas resistências de bobinas (impedância) igual a do ampli, não importa o numero de falantes. agora é so usar o raciocínio.

    boblau
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    paranoyd.thc

    Em um circuito em série, como é o caso que vc pretende fazer, a corrente é a mesma em todos os componentes. Como vc está afirmando que a resistência (em ohms) de cada caixa é a mesma, então a potência dissipada (em watts) é a mesma em cada caixa, independente da capacidade dela suportar ou não (o fato de uma suportar 80 watts e a outra 160 watts pouco importa, o que importa é a resistência em ohms).

    Vc pode estar escutando um volume mais "alto" nas caixas menores por conta da resposta de frequência dela. Graves demandam (consomem) muito mais potência (watts) do que médios e agudos no mesmo volume (db).

    O fato da potência disponível cair quando se liga os componentes em série se dá porque vc aumenta a resistência equivalente (em ohms) na saída do amplificador e com isso cai a tensão (em Volts) do circuito, caindo a potência (em Watts).

    espero ter ajudado

    paranoyd.thc
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    boblau
    ajudou sim...agora eu sei que a impedancia é o que importa e não a potencia...
    mas tem uma coisa..eu sempre ouvi falar que se um amplificador trabalha com 160 rms a 6 ohms, se vc colocar 12 ohms a potencia ficaria a metade...entao cada caixa nao recebe metade da potencia? se eu ligase caixas de 12 ohms e 160 rms ela so nao receberia metade da potencia? entao...quando liga 4 caixas se cada uma receber metade da potencia entao o aampli ainda estaria liberando toda a potwncia , e nao metade

    paranoyd.thc
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    boblau
    ajudou sim...agora eu sei que a impedancia é o que importa e não a potencia...
    mas tem uma coisa..eu sempre ouvi falar que se um amplificador trabalha com 160 rms a 6 ohms, se vc colocar 12 ohms a potencia ficaria a metade...entao cada caixa nao recebe metade da potencia? se eu ligase caixas de 12 ohms e 160 rms ela so nao receberia metade da potencia? entao...quando liga 4 caixas se cada uma receber metade da potencia entao o aampli ainda estaria liberando toda a potwncia , e nao metade

    boblau
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    paranoyd.thc

    meu amigo, juro que não entendi a pergunta, mas vai aí uma resposta. Se não for a resposta que estava esperando, refaça a pergunta.

    A potência gerada pelo amplificador depende da resistência equivalente do circuito das caixas. O fato do amplificador gerar 160 watts a 6 ohms indica qual é o pico de potência se o circuito das caixas tiver uma resistência equivalente de 6 ohms.

    A resistência equivalente se calcula pelo tipo de ligação entre elas, se estão em série, paralelo ou série/paralelo.

    Portanto se a somatória das impedâncias das caixas for 6 ohms, a potência de pico será de até 160 watts. Se for 12 ohms, a potência de pico será 80 watts. Mas esta potência será dividida (de acordo com o tipo de ligação) entre todas as caixas do circuito, de acordo com a impedância de cada uma.

    Não fique muito preocupado com quanto cada caixa irá receber de potência, se a potência do amplificador não for suficiente para estourá-las. Preocupe-se em ligar as caixas na menor impedância que o amplificador suporta para que ele consiga gerar a maior potência possível. O som que vc ouve das caixas é o mais importante e isto se regula com os prés e equalizadores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a caixas com potências diferentes ligadas em serie?