Autor |
Mensagem |
Jonas F. L. Veterano |
# jul/12 · Editado por: Jonas F. L.
Estou com uma dúvida em relação a ligação de potências em caixas acústicas: existe a opção de se utilizarem caixas em circuitos de 4 ohms ou 8 ohms. Um exemplo seria o esquema abaixo, correto?
ex: Esquema 1
Duas caixas de 8 ohms ligadas em paralelo em cada canal, totalizando a resistência de 4 ohms por canal (de acordo com a lei de associação de resistores).
Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Se no amplificador de potência diz que em 4 ohms ela fornece 200w POR CANAL quer dizer que eu posso usar duas caixas de 100w em paralelo ou duas caixas de 200w em paralelo?
Outra dúvida: o que acontece caso eu ligue uma caixa de 150W RMS em 8ohms num amplificador que só suporta 100W RMS em 8ohms por canal? E uma caixa de 80W RMS nesse mesmo amplificador em 8 Ohms?
|
Jonas F. L. Veterano |
# jul/12
· votar
Upando. Ninguém sabe me responder essas dúvidas? Lí vários artigos na internet mas elas ainda prevalecem.
|
JC_Junior Veterano |
# jul/12
· votar
Se a potência for estéreo:
Pense em cada canal como um amplificador mono e sua impedância separada. A soma das potências das caixas tem que ser sempre maior que a potência de saída de cada canal. Por exemplo, se cada canal do amp fornecer 200W você deverá usar caixas com potência maior que 200W, para os falantes não ficarem sobrecarregados e terem vida útil curta. A associação (série ou paralelo) das caixas serve para casar as impedâncias. Pode ser tanto em série ou paralelo desde que as impedâncias sejam as mesmas em ambos.
|
Jonas F. L. Veterano |
# jul/12
· votar
Então se por exemplo, eu usar um amplificador de potência que dê 150W por canal e usar uma caixa de 150W de potência (tudo em 8 Ohms) a vida útil da caixa vai ser curta? Não seria disperdício usar uma caixa de 200W se o canal da potência só vai amplificar 150?
|
JC_Junior Veterano |
# jul/12 · Editado por: JC_Junior
· votar
Jonas F. L.
Não seria desperdício. Dessa forma a caixa não trabalharia no limite. E não correria o risco de queimar a caixa e danificar o amplificador por falta de carga caso ela viesse a queimar.
Fazendo uma analogia: Você tem 10kg em compras no supermercado, você usaria uma sacola que aguentasse exatamente 10kg pra levar as compras pra sua casa?
|
Jonas F. L. Veterano |
# jul/12
· votar
Entendi, realmente faz sentido. Obrigado pelas respostas!
|
Matheus_Sachet Veterano |
# jul/12
· votar
meu cubo é de 35w rms, e comprei ele usado, e o auto falante dele foi trocado, quero colocar um celestion, entao seria de quantos watts o falante?
|
# jul/12
· votar
alguem?
|
Ramsay Veterano |
# jul/12
· votar
Matheus_Sachet
Pode botar um Celestion de 50/55w que fica bom.
|
# jul/12
· votar
obrigado Ramsay só mais uma perguntinhaa... em q faixa de preco estao estes falantes?
|
# jul/12
· votar
alguem mais?
|
Ramsay Veterano |
# jul/12
· votar
Matheus_Sachet
Os Celestion aqui no Brasil são caros. Os de 12 polegadas estão na faixa de R$400,00/500,00 no ML.
|
# jul/12
· votar
iii, valeu obrigaado... mas preciso trocar, nao esta bom o som assim
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12
· votar
JC_Junior
A soma das potências das caixas tem que ser sempre maior que a potência de saída de cada canal. ledo engano... para amplificação/som profissional, o AMPLIFICADOR deve fornecer o DOBRO da potencia das caixas num sistema ideal..
Jonas F. L. Então se por exemplo, eu usar um amplificador de potência que dê 150W por canal e usar uma caixa de 150W de potência (tudo em 8 Ohms) a vida útil da caixa vai ser curta? não... pode fazer isso sem problemas...
Não seria disperdício usar uma caixa de 200W se o canal da potência só vai amplificar 150? sim...
JC_Junior Não seria desperdício. Dessa forma a caixa não trabalharia no limite. E não correria o risco de queimar a caixa e danificar o amplificador por falta de carga caso ela viesse a queimar. a caixa não danifica o amplificador, mas sim o amplificador que danifica a caixa... se você usar um amplificador fraco e usar no limite, você pode estourar os AF mesmo estes sendo de potencia maior, e se o uso for prolongado, estragar o amplificador por superaquecimento e outros problemas caso o amplificador não tenha proteção interna...
Jonas F. L. Entendi, realmente faz sentido. Obrigado pelas respostas! não, não faz sentido algum...
|
Jonas F. L. Veterano |
# ago/12
· votar
Deco_ufrj Mas se eu usar uma caixa de 150W numa potência de 300W por canal e colocar a potência no máximo, a caixa vai pro saco né?
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar
Jonas F. L. sim e não... se você colocar no maximo, respeitando o 0db, sem clipar, a caixa aguenta bem, principalmente se usar um limiter... o problema é quando começa a clipar... todo alto falando tema potencia nominal e a potencia de pico, em geral é o dobro da nominal...
na verdade o problema maior é que as pessoas usam pouca potencia, colocam no maximo, clipam (distorcem) tudo, o som fica péssimo, e consequentemente a caixa pode estourar... lembrando que 3db representa o dobro de potencia, então se você pegar um amplificador de 300W e ligar numa caixa de som de 150, e observar o VU da mesa de som, você vai reparar que o VU sempre se mexe... -24db... -12db, aí vem uma batida da musica e vai la pra -3db... 0db.... enquanto tiver em 0db ou -3db, que a diferença é quase nula em relação ao VOLUME, sua caixa estará bem... se tiver em -3db então, o amplificador vai estar na metade da potencia, sem nem forçar sua caixa... por isso que é sempre bom ter FOLGA de POTENCIA.... só que aí chega o cara com um aplificador de 50W querendo fazer som pra 100 pessoas, ele não vai ter folga... vai colocar no maximo, o cantor vai cantar um pouco mais alto no microfone aí vai clipar, e pode estourar a caixa...
uma dica q eu dou é: pra som ao vivo, é sempre recomendável ter folga de potencia...
É mais fácil abaixar o volume, do que aumentar alem do limite...
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar
só um exemplo, o PA basico pra banda que eu uso são duas caixas de 400W RMS cada... isso só pra voz, nem da pra pensar em colocar bateria, guitarra, baixo etc... no maximo violão e teclado...
pra voz e violao em barzinhos, você até consegue com menos potencia, mas aí você vai ficar com um sistema restrito a isso...
agora, reconheço que usar o DOBRO da potencia, sem usar um limiter, pode estragar a caixa... mas se você usar um amplificador com 50% a mais de potencia ja está bom... o problema é usar um amplificador fraco... não só você vai perder volume, como tabém vai subdimensionar suas caixas de som...
|
Deco_ufrj Veterano |
# ago/12
· votar
só pra esclarecer as ultimas dúvidas...
Jonas F. L. Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Se no amplificador de potência diz que em 4 ohms ela fornece 200w POR CANAL quer dizer que eu posso usar duas caixas de 100w em paralelo ou duas caixas de 200w em paralelo? Por canal, o amplificador não reconhece a quantidade de caixas, mas sim a impedancia... então, se ligar duas caixas de 8ohms no mesmo canal, ele vai "enxergar" 4ohms e vai jogar 200W, que será dividido em 100 por caixa...
Outra dúvida: o que acontece caso eu ligue uma caixa de 150W RMS em 8ohms num amplificador que só suporta 100W RMS em 8ohms por canal? E uma caixa de 80W RMS nesse mesmo amplificador em 8 Ohms? No primeiro caso, você não vai aproveitar a potencia da caixa... no segundo caso, você estará aproveitando quase toda a potencia da caixa (considerando que voce tenha lido o que eu escrevi ali em cima...)
Outra dica, se a caixa se som é composta por um woofer de 300W e um diver de 150... ela NÂO TEM 450W, ela tem 300W... a potencia da caixa é medida pelo alto falante de graves...
|
caritas.est Veterano |
# jan/15
· votar
Olá tenho um amplificador A2000 WVox, Potência em 4Ω: 600W Potência em 8Ω: 400W. Iremos comprar caixas passivas, gostaria de indicações de modelos e como "casar" amplificador + caixa.
Outra coisa, seria melhor, 4 caixas de 100w ou 2 de 200w.
Este som será usado em sua maioria em ambiente fechado, por vezes aberto, para igreja. Desde já agradeço a ajuda.
|