válvulas, um mal passado? um perigo esquecido?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar
Não leve a mal, velho.. Sou meio irônico/boboca mesmo!!

Seu tópico é pertinente e bacana, é sempre bom fazer esse tipo de alerta!!! Pois realmente pode ser perigoso, MAIS ate doq deveria ser, se der mole e comprar esses amps valvulados de procedência duvidosa.

o/

Spect
Veterano
# jun/12
· votar


ele logo me retrucou a respeito de sua segurança e confiabilidade, são verdadeiras bombas de energia, não são confiáveis, são faseados(ou seja, sua carcaça possui alto risco de está eletrizada), consomem muito, falou das dezenas de vezes que teve que consertar problemas da rede elétrica por causas delas, e até de um guitarrista que morreu eletrizado em um ginásio causada pelo seu amp movido a válvulas.

Se ele fez isso quando você pediu um valvulado, não quero nem ouvir o que ele vai falar quando você pedir um carro.

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


Putzgrilla...Essa galera fala abróba bagarai...É só não fuçar o que não conhece. Ninguém vai levar choque, a não ser se for essas bombas feitas em casa e vendidas no ML.

Drinho
hehehe comprar valvulado por 1000 reais é a mesma coisa que comprar um 38 e por na cabeça...

Por mil pila se compra um Voxinho valvulado hein...O negócio não é preço, é a procedência...

a meteoro tem aquele mgv30....

me dá um medo de tocar naquele negocio que voce nao imagina

Também não é assim, né hehehehehe...A Meteoro mata o cara de raiva, não de choque! kkkkk

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Tanto a Al-Qaeda como o Exército Americano usam válvulas 12AX7 e EL34 (6V6 é um pouco fraca para isso) para explodir inimigos ou fritarem eles com choques mortais.

Só para ajudar no título do tópico, dizem que ficam "bem passados", na verdade.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


Led Zé
A Meteoro mata o cara de raiva, não de choque! kkkkk

Ri alto...

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Drinho
Esqueceram de contar para a Vox que fabrica armas...

Lil Night Train - 249 dólares, mas pode usar cupom de 15% de desconto, pagando 212 dólares:
http://www.soundsliveshop.com/Handlers/ProductDetail/Main/ProductDetai lImage.ashx?Path=/Resources/Images/main/VOX-LilNT.jpg

Night Train - 499 dólares, ou 425 com cupom:
http://www.musiciansbuy.com/MMMBCom/images/vox_nt15h.jpg

inExperienced
Veterano
# jun/12
· votar


Só sei que não toco mais descalço!
Independente do equipo ser da marca X ou Y, e ainda, nada de fuçar onde não conheço.

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


FBlues_rock
Led Zé

po turma, to falando de brasil né....

e amplificador de verdade né, com recursos, somado a uma boa caixa... não essas lata com 3 botão

e outra...


marshall é bem mais legal e bem mais bonito que vox né!

hehehe .. só pra deixa os cara puto da vida

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho


a meteoro tem aquele mgv30....

me dá um medo de tocar naquele negocio que voce nao imagina


Acho que você está exagerando um pouco né...

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Medo de verdade, vocês sentiriam se tocassem com uma vocalista que eu acompanhei....não vou citar nomes, mas aquilo sim era um CANHÃO prestes a explodir a qualquer momento!

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que você está exagerando um pouco né...


Cara.. não to falando que o negócio é ruim e vai sair explodindo mas eu não me sinto confortável com os amplificadores dessa marca numa boa... eles não me passam sensação de segurança... provavelmente é mais coisa da minha cabeça... eu nunca fiquei sabendo de histórias assim com meteoro e se tiver também não precisam me contar... porque dependendo do studio que tem ensaio as vezes rola meteoro hehehehe

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Drinho
Rapaz, já vi caixa de três 'botão' que custam uns R$5.000... hehe


Dizem que comer manga e tocar num valvulado também faz muito mal.


Lelo Mig
Sabe a diferença entre um sequestrador e uma vocalista mulher? É que com o sequestrador você pode negociar...

Daniel.fmc15
Veterano
# jun/12
· votar


Só pq tinha um cara no ML que cobra 700 reais pra fazer um cabeçote de guita valvulado de 35w e eu queria comprar.

agora vou pensar 3 vzs antes de comprar, por causa desse tópico

tagawa
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar
Cara, até dá pra entender o ponto de vista do seu pai (e creio que o de muito técnico em eletrônica ou eletricistas seja igual)...
Do ponto de vista eletrônico, a válvula é um tanto ruim: baixa eficiência, durabilidade, custo, e distorção.
A válvula esquenta, daí a sua baixa eficiência (o problema é que ela esquenta demais comparados a CIs, ou seja, você está gastando energia para aquecer a válvula e mais um pouco para amplificar o sinal)
Quanto ao custo, é mais do que óbvio. Uma 12ax7 deve estar uns 50 reais (e nem é um par casado pro power hein?!?) e um amp. op. não sai mais do que alguns reais.
Hoje você tem amplificadores SS com baixíssimas distorções (não me refiro a amplis de guitarra, pois estes são um caso a parte quando falamos de distorção). Ao contrário da válvula, ele não funciona muito bem usando a potência máxima (e na minha opinião, ampli algum foi feito pra isso, nem os SE de 5w).
Quanto a parte de segurança eu nunca tinha pensado...tirando a aparte de amadores aterrarem no lugar errado, curto-circuitarem algo, sem contar a "alta-tensão" (300v e algumas centenas de miliampères são suficientes para matar o indivíduo, mesmo não sendo considerado alta-tensão). Então para os meros curiosos (assim como eu) tomem cuidado ao fazer seus valvulados.
Quanto aos choques tocando guitarra, acho que não serve para pickups ativos (se não me engano, não são aterrados na ponte)

Quanto ao timbre dos valvulados (embora nunca tenha tocado num alltube)...de todas minhas referências musicais, grande parte deles usa valvulados (salvas rarissíssimas exceções) para distorções.
Quanto aos acidentes não creio que seja algo comum, e um projeto decente não colocaria a vida de um "cliente" em risco, mas sempre há a chance de um fio desencapado encostar na carcaça metálica e o cara estar descalço regulando o ampli (muito embora isso possa servir para qualquer eletro-doméstico)...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/12
· votar


tive um tremendão,na época eu tinha uma cama de ferro e grudei nela quanto tava tocando e encostei na cama 0_0.

ótimo ler este tópico e relembrar isso,justo hoje que estou testando o meu AX84 que acabei de montar.se eu sumir é porque torrei.

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


Pessoal, creio que não é o preço que vai definir a segurança de um amp, e sim a procedência. Tem vários valvulados de baixo custo ótimos, Acedo que o diga!

Drinho
a meteoro tem aquele mgv30....

me dá um medo de tocar naquele negocio que voce nao imagina

A Meteoro é uma excelente marca, na proposta que apresenta.
O Mgv 30 é um bom amp, tem boa construção e tem ótimo preço. Pode comprá-lo que não vai morrer eletrocultado!
Aliás já toquei em um de um amigo e achei muito legal o som. O Daniel.Damin tem um acho que poderia falar melhor do que eu sobre o amplificador!

Valeu!

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/12
· votar


Drinho
hehehe comprar valvulado por 1000 reais é a mesma coisa que comprar um 38 e por na cabeça...

nada a ver isso , o champion da fender é um valvulado da mesma faixa de preço , e é um amp até consagrado ,para pequenas gravações , tal como o pignose que na epoca era um amp super barato tb. ser barato não é sinal de ser ruim , é sinal de que é preciso ter cautela na compra.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Uma vez, tocávamos MPB/Jazz num buteco no bixiga, nosso baixista, que fazia backing vocal, segurou o tripé do microfone, tomou um puta choque e caiu no chão...

Um bêbado levantou de uma mesa e gritou:

"As "droga" mata mano, pára com isso!"

Drinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Drinho
· votar


Rapaz, já vi caixa de três 'botão' que custam uns R$5.000...

Com certeza, algo custar 5 mil reais aqui não é nada difícil.... mas ai já é supervalorização por "perfumaria" principalmente se o negocio custar isso no exterior.... um amplificador de 3 botão custando o equivalente a isso lá fora nem de industria é... é daqueles artesãos estrangeiros que acham que seu produto vale o preço de uma casa hehehe

rhoadsvsvai

o champion da fender

to falando de amplificador não de caixa de fósforo com alto falante!


HEHE =P

Drinho
Veterano
# jul/12
· votar


Leomju
A Meteoro é uma excelente marca, na proposta que apresenta.


To confiando em você hein... oia lá!!!

Se eu sair frito do ensaio vo por a culpa em você!

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


Este tópico virou praticamente o mesmo que esse:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/246788/

Um aceno de longe!!!

james.gurley
Veterano
# jul/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Amigo, isso é papo de eletricista/engenheiro/técnico que não entende nada do assunto guitarras/amps. Se você conversar com 9 em 10 engenheiros eles não vão entender por que raios alguém ainda usa amplificador valvulado...

Sobre o preço, bom, qualquer um que entenda de componentes, sabe que para compras em grandes lotes, fabricação própria de transformadores, etc, dá pra fazer um combo de 18W, vender por 1000 e ter um lucro interessante. Digo isso por que minha namorada é engenheira, e conhece "gente do ramo". Pensamos até em construir um amp para "consumo próprio", embora os custos sejam bem menores que comprar um, o estresse e o trabalho não valem a pena.

O que explica o Pedrone, Acedos e outros pedirem caros nos seus amps, não é o custo, é muito mais a realidade do mercado: os amps famosos que vem de fora chegam com o preço nas alturas, isso acaba puxando o preço de todos os outros amps. O cara sabe que pode pedir a mais no seu produto, pois sabe que ainda assim estará a baixo dos amps importados. Basta comparar o preço de um handmade, pedais ou amps, lá fora com o praticado internamente. Há uns 4 anos comprei um fuzz por R$280,00 de um handmade famoso. Hoje ele pede R$490,00 no mesmo modelo, porque percebeu que os pedais deles são compatíveis com od dessa faixa de preço...Esse papo de que aqui no Brasil é mais difícil produzir por que tem que importar componentes e nã sei o que é balela, importar componentes não sai caro, ainda mais em grandes lotes. É a mesma coisa de importar pedal, você compra no e-bay, paga frete e se der azar paga tributos, e ainda assim sai mais barato que nas lojas/importadoras.

Sobre a Meteoro, o som pode não ser dos melhores, mas ter medo de tocar em já é demais. Sobre quem já teve e desistiu de ter um tube amp, provavelmente vocês não foram feitos para valvulados, sejam felizes com os Voxzinhos solid state da vida. Ter um valvulado requer cuidados especiais, e realmente não é todo mundo que tem paciência.

Abraços

Guizaum......
Veterano
# jul/12
· votar


Certa vez eu tomei choque na chave de Ligar meu amp. Uma Laney Cub-08. O amp não estava ligado ainda, estava apenas com a tomada plugada no transformador. Quando fui tocar na chave parar liga-lo eu levei um choque.
Isso aconteceu porque eu estava semi-descalço (chinelo menor que o pé). As vezes fico imaginando se o amp estivesse ligado eu iria tomar um choque mais forte.

FBlues_rock
Veterano
# jul/12
· votar


Drinho
Já ouviu falar de "importação"? hehe
O meu valvulado importado chegou hoje (combo, 15kgs), posso dizer que funciona muito bem importar amps... e fica muito mais barato. É o que o james.gurley disse.

Quanto aos 3 knobs por $5mil, é lá fora mesmo, mas incluí o custo de importação.

Acredite, qualidade de amp não se mede assim, em quantidade de knobs.

Mas agora parei com o assunto, tá mesmo virando o que o Del-Rey falou.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/12
· votar


james.gurley

Ter um valvulado requer cuidados especiais, e realmente não é todo mundo que tem paciência.

Concordo!

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


Drinho
To confiando em você hein... oia lá!!!

Se eu sair frito do ensaio vo por a culpa em você!

Hahaha... eu tenho plano funerário... se vc ficar vivo, aí eu é que tô fritoooo!

Hehehehee!

Valeu mano!

carlos adolphs
Veterano
# jul/12
· votar


kakaiocesar
Boas!Apesar do cuidado com qualquer aparelho elétrico ser sempre necessário, o que seu pai falou aplica-se aos famosos "rabo quente".Esses aparelhos surgiram no final da década de 40 e pretendiam tornar rádios e amplificadores mais baratos e leves.Conseguiram, porém tinham um problema:Um dos terminais da rede de entrada era ligado ao chassis e quando invertido na tomada, deixava o Fase da rede direto na carcaça do aparelho.Isso causava choques.Nos dias de hoje isso mudou muito.Se vc falar na possibilidade de choques de valvulados X transistorizados, ela é a mesma.Ambos, via de regra, tem transformadores na entrada de rede, o que isola o dispositivo do fase de rede.Não é por causa das altas voltagens envolvidas no valvulado, que ele vai dar choque em vc, (isso considerando que vc não vai por o dedo na fonte de 500 volts), mas sim, como em qualquer aparelho, pela baixa isolação dos enrolamentos dos trafos, em função de baixa qualidade.Houveram mortes em palco, sim, mas por instalação inadequada da aparelhagem, sem aterramento, com gambiarras feitas por "ténicos" e não técnicos de som, com tomadas sobrecarregadas e aparelhos ligados em diferentes fontes de fase.Isso acontece com qualquer aparelho elétrico em relação a outro, pode ser sua TV, seu som, a torradeira elétrica, seu video-game e por aí vai.Acontece muito com os amigos que retiram o 3º pino da tomada do ampli porque na sua casa as tomadas são de dois pinos, sem se tocar que internamente o aparelho tem capacitores de filtragem de rede que conectam os dois terminais vivos da rede ao chassis e que devido à sua reatância capacitiva, permitem a passagem de corrente AC ao chassis, quando o pino de aterramento não é usado.Dá choque, dá ruido.Mas 99,9% das vezes os choques são por mau uso, falta de conhecimento e não por ser valvulado ou transistorizado.Recentemente um cantor country morreu ao tocar a mão na estrutura do palco, porque a cablagem de força do mesmo tinha um fio desencapado encostando na estrutura.Nada tinha a haver com valvulados ou não.A qualidade é importante.O aterramento mais ainda.Abrax.

Drinho
Veterano
# jul/12
· votar


Já ouviu falar de "importação"? hehe

Não, o que é isso? =)

Drinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Drinho
· votar


FBlues_rock

Qual ampli?
Qual o preço do ampli lá fora?
Qual foi o seu custo final?
Da onde você importou?
Como veio?
Chegou perfeito?


me interessa suas informações.

FBlues_rock
Veterano
# jul/12
· votar


Drinho
Preços e de onde: olha os sites como Prymaxe e ProGuitarShop.
Envio: Recomendo usar USPS.
Chegou perfeito.
Preço final é do amp + frete (nos sites já calculam), é só converter a moeda e reservar algo para se for tributado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a válvulas, um mal passado? um perigo esquecido?