Jcm 800 resistor 100k na saida 8ohms

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# abr/12 · Editado por: Ramsay
· votar


fiz diversas modificaçoes ate sanar o problema

- coloquei um resistor de 10k no terminal do meio do pot de volume master, indo da ponta do terminal pro terra

- ergui todos os capacitores que estavam voltados pra baixo encostando o corpo " isso mesmo o corpo não os fios" no chassis

- regulei o bias, " q tinha sido ajustado por um tecnico que manja mais" mas o mesmo ajustou pra 20mA no catodo das el34.
Então li nos topicos passados q o normal é 40mA, então deixei em 40 mesmo

o resultado é o som gravado acima ve o que vcs acham,

com essas alteraçoes que fiz o resistor de 10k no master isso muda alguma coisa? quando eu instalei o mesmo o ruido sumiu.


Fábio Santiago

De fato, melhorou bastante, só que achei o som um pouco mais rasgado que o som normal de um JCM800.
A corrente de bias "clássica" (50%) para 4xEL34 é de cerca de 25 mA por válvula.
Já para um bias a 75%, a corrente de cada válvula deveria ser de 37.5mA e não 40mA por válvula.
Usar tanto 37.5mA como 40mA por válvula, é razoável e dessa forma, o amp dá um som melhor.
Só que com isso as EL34 esquentam bem mais, consomem mais e duram menos.

O fato de vc erguer os capacitores que estavam voltados pra baixo, encostando no corpo, não causou nenhuma alteração no som.

Agora, quanto ao resistor de 10K que vc botou entre o terminal do meio e o da terra do pot de volume do master, isso sim causou uma acentuada baixa na impedância de saída do estágio pré-amplificador, o que pode até ter resolvido o seu problema, mas, alterou as características originais do som de um JCM800.

Eu sugiro que vc tire fora esse resistor de 10K e verifique se o problema volta.
E, confesso que não entendí porque vc escolheu esse valor de 10K.

Quanto a montagem em sí, eu não me manifesto, porque o carlos adolphs e o macaco veio já falaram tudo.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


Ramsay
o valor do reistor viu testando varios valores ate chegar em um q snase o problema, sobre o bias eu coloquei " errado foi 40mV" entre o catodo e o resistor de 1ohm, li nos topicos passados, qual seria o melhor pra regular se 40Mv for muito alto

Ramsay
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio Santiago

Pois é, pela lei de ohm I=V/R
Então, dividindo 40mV por 1 ohm dá 40ma.
Se vc quer manter o bias nessa faixa (overbiasing) eu sugiro que coloque 37.5 mA por válvula, o que aumenta um pouco a margem de segurança na saúde das EL34.

E pelo que vc falou, se tirar o resistor de 10K, o problema vai voltar a ocorrer, certo?
Essa alteração além de baixar a impedância da sessão pré-amplificadora, reduziu também o ganho o que tornou o circuito menos sensível a interferências possivelmente causadas pela posição inadequada dos componentes na montagem.
Mas, se vc gostou do som, deixa do jeito que está.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


Ramsay
eu mudei 25mV, ainda bem que não ficou ligado muito tempo, o som ficou menos rasgado depois de ajustar neste valor,

eu vi neste site aqui

http://www.aminharadio.com/radio/bias_calc

coloquei el34 classe de operação 60%recomendado
e voltagem da placa 450v e deu 42 dái eu achei alto e deixe em torno de 39
por isso que errei na regulagem que não achei outro artigo explicando melhor a respeito, mas já está em 25mA, qual é o valor pra 6l6?

sobre o resistor se eu retirar o ruido volta, então como não achei alguma forma de sanar o problema vou deixar assim provisoriamente

como os macacoveio e o carlos falaram o correto é fazer tudo denovo pra eliminar o problema de capacitancia parasita, mas meu cash $$ tá baixo no momento e não quero mais gastar com esse amp, q já me deu muita dor de cabeça

o trabalho do chassis foi tercerizado, que não possuo ferremantas pra faze-lo então cortaram pra min daquele geito com as valvulas el34 proximas dos pots e longe das 12ax7, então tive de arriscar montar assim mesmo, mas minha vontade foi de @#%&* quem fez aquilo, que me obrigou a ter que fazer aquelas ligaçoes fio pra um lado e pra outro.

quando comprei os capacitores não sabia o valor da voltagem dos mesmos e comprei todos pra 600v, dái eu vi num esquema do 2204 que mando colocar todos de 400v, isso altera o timbre tb?
já comprei os mesmos em 400v mas ainda não troquei, e ai troco eles?

tatus
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio, já tive problemas como os que descreveu com o uso desses potenciômetros que você esta usando na realimentação. Se você voltar onde estava para fazer mais algum teste experimente remover temporariamente esse potenciômetro, testando a realimentação somente com resistores fixos.
Concordo com o Ramsay sobre o resistor de 10K.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


Ramsay
tatus


Galera!!!!!! consegui depois de 2 semanas tentando finalmente consegui arrumar.

retiei o reistor gambiarra de 10k e deixei tudo igual no esquema.

Ontem estava revisando o esquema e a forma de ligação do lay out que o carlos do forum passou pensei vou deixar tudo igual, a não ser a placa que eu não estava afim de fazer denovo.

então vi que o resistor de 68k que fica no input hi, é na placa e eu tinha ligado o mesmo no jack, então removi e liguei na placa e o fio blindado direto no jack. resultado

metade do chiado sumiu!!

ainda tinha mais um problema os crank crank

então pensei que podia ser alguma coisa no pre proximo a 1º valvula, então refiz todas as soldas sevisei as ligaçoes e nada @#$%&*

então decidi ligar no input low e erguer o som até o ponto aonde o barulho acontece no input hi, então vi q so dava os crank quando o som começava a sujar aonde na entrada low dá aquele crush.

deduzi então o problema é no power

então revisei o esquema no power e o layout, e notei no mesmo e em umas fotos do marshall, que os resistores de 5k6 que ficam nas el34 são ligados diretamente nelas, no terminal 5 se não me engano agora, e uns fios que levam na placa de circuito e soldados entre si 2 a 2 e apenas 2 que chegam até aplaca.

no meu amp eu tinha montado estes reistores 5k6 na placa de circuito, e uns longos fios até chegarem nas el34 um maranhal de fio e por cima passando os fios de 460v que ligam no resitor de 1k 5w

então pesei deve estar o correndo aquilo que o Carlos falou capacitancia parasita por causa do exesso de fio, e a ligação inadequada

então fiz igual ao marshall soldei os reistores no soquete em soldei os fios que ligam na placa todos devidamente isolados com termo encolhivel
igual na foto que vi do marshall. resulatado

o barulho sumiu e posso erguer o volume até o maximo sem nem barulho ou chiado, som extremamente alto. e sem gambiarra


, valeu muito obrigado a todos abraç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jcm 800 resistor 100k na saida 8ohms