Jcm 800 resistor 100k na saida 8ohms

Autor Mensagem
Fábio Santiago
Veterano
# mar/12


Olá estou construindo um jcm 800 meu 1º amp valvulado

http://www.drtube.com/schematics/marshall/2203u.gif

tudo funcionou perfeitamente exeto esse resistor de 100k que fica na saida ligando a saida com o circuito proximo da valvula inversora junto com o resistor de 10k e o capacitor de 0.022

quando eu toco em volume alto na entrada hi, no volume na metade o som racha tipo uns " crank crank " junto com o som, se eu diminuir tudo os agudos isso some, mas o timbre fica abafadissimo,

na entrada low fica normal,

quando eu desliguei esse resistor, funcionou normalmente, mas senti perda de agudo quando o som está baixo tipo volume 2 e 3

mas eu queria saber pq isso está occorendo?

e porque tem esse resistor? qual a serventia dele? tem alguns esquemas de outros amplis que não usa esse resistor e outros usam 89k e outros esquemas de outros ampl se não me engano ac30 da vox nem tem esse tipo de ligação na saida.

tomatelol
Veterano
# mar/12
· votar


www.handmades.com.br/forum

Creio que nesse site eles vão te ajudar melhor que aqui.. Muita criançada aqui.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


Carlos Dolphin Bertortola? parece que esse resistor se chama freedback ou algo assim

Ramsay
Veterano
# mar/12 · Editado por: Ramsay
· votar


[b]Fábio Santiago[/b

Acho que tem alguma coisa errada nesse circuito que vc postou, porque 100K é um valor muito alto pra se usar como resistor de catodo.
Faz o seguinte, troca esse resistor de 100K por um de 1K, liga, testa o som e posta o resultado.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


Ramsay
ele não é resistor de catodo e um que fica na output com a valvula inversora, to usando 4 el34 e uso 1k de 5w nelas

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


olá mais alguem?

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Não entendo de válvulas... o resistor esta em paralelo com o falante? Isso seria para Distorcer mais fácil o amp não?

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


é uma especie de realimentação negativa

que leva a saida 4ohms devolta a valvula inversora o problema é

não funciona no meu amp pq quando eu ligo esse recurso ele dá pau em altos volumes não sei pq

é está no esquema, se está lá pq tem que ser assim.

e nos marshall plexi tb tem so que o valor é 47k e 5k no terra, no fender é 820ohms e 100ohms no terra.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


Olá alguem?

Ramsay
Veterano
# mar/12
· votar


Fábio Santiago

Tem razão, eu estava confundindo com outro resistor de 100K que, por estar ligado no controle de tonalidade, pode ter esse valor mesmo.

Esse resistor de 100K que vem do secundário do trafo de saída é mesmo o resistor de realimentação negativa e quanto menor o valor dele maior a realimentação.

Agora, atenção ao circuito, porque esse resistor de 100K não faz contato com o resistor de 10K-1W em cima a esquerda e nem com o capacitor de 50+50uF que aparece em cima a direita no esquema, ou seja, ele cruza no esquema mas não é conectado neles.

Os Vox, de fato, não usam realimentação negativa.
Eu sugiro que vc experimente trocar as válvulas 12AX7 entre sí e ver o que ocorre, porque uma delas, de repente, pode não estar 100%.
Como estão as voltagens das placas das válvulas? estão na média do que indica o circuito?

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12 · Editado por: Fábio Santiago
· votar


Ramsay
olá tenho um outro esquema que estou seguindo que tá em ordem mas não achei o mesmo na net pra postar, verifiquei as tensoes em todo o esquema so´tá um pouco alta,

http://hotbottles.files.wordpress.com/2010/01/jcm800_2204.gif


de acordo com esse esquema que tem as tensoes só tá um pouco alta a tensão nas placas das valulas ex: na valvula inverasora placa 1 tá com 260v .


eu fiz a seguinte experiencia, ontem, retirei o resistor que vai no terra de 4k7 e manti o 100k funcionaou de boa, pq comparei com o esquema do marshall plexi

http://www.drtube.com/schematics/marshall/1959u.gif

repare que ele tem o 100k ou 47k, e não possue este resistor no terra de 4k7 que no marshall jcm tem, minha duvida pq isso ocorreu?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Fábio Santiago
Mantenha o circuito como está no esquema.Experimente inverter os fios do trafo de saida, que vão para as placas das válvulas, um pelo outro.Pois se a referencia de fase estiver incorreta para a realimentação negativa, ela faz o contrário do que deveria fazer.Faça essa inversão com cuidado, pois se não for esse o problema, o ampli vai entrar em oscilação, fazendo um barulho de motor de lancha.Se der esse barulho, desligue imediatamente e retorne os fios de placa do trafo para a posição que estavam anteriormente.Abcs.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
olá mestre vou tentar, so pra reforçar estes fios são 2, sendo 4 valvulas de saida ligadas 2 a 2. e vai um fio em cada duas valvulas eu inverto os dios que ligam essas valvulas?

se caso não for esse o problema tem alguma outra coisa que pode ser?

no caso da segunda valvula 12ax7, ela tem a ligção da placa diferente no pino 6 da placa vai direto na tensão mais alta, e a equalição sai do catodo

, as demais passam por um resistor de 100k, pq só esta é diferente?

pq outros amps não são assim como o fender q a equalização sai da primeira valvula?

qual seria a diferença de timbre neste tipo de circuito pro marshall?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Fábio Santiago
Inverta os fios que saem do trafo de saída para cada conjunto de duas válvulas.Quando a 12AX7, não há nada incomum, apenas está configurada como "seguidor de catodo", método utilizado para baixar um pouco a impedância do circuito, com o intuito de conseguir mais estabilidade.Nesse caso vc coloca a placa direto na alimentação e o resistor de carga no catodo, e o valor está correto, em torno de 100K.Abcs.

Ramsay
Veterano
# mar/12 · Editado por: Ramsay
· votar


Fábio Santiago

Esse "crank crank" que vc fala não seria o barulho tipo motor de popa (lancha) que o Carlos Adolphs descreve??

Se for, tudo bem, inverta os fios dos extremos do trafo de saída.
Mas, se não estiver dando esse barulho então troque a 12AX7 inversora por uma das 12AX7 do pré para ver o que acontece.

Esse resistor de 4,7K que vc tirou está em paralelo com o circuito do pot de presença. Sem ele o som original do JCM800 fica alterado.

Se a troca das válvulas não resolver e levando em conta que o seu trafo de saída não é igual ao original da Marshall, eu sugiro que vc teste, tirando o resistor de 100K e colocando no lugar dele um resistor de 47K em série com um trimpot de 100K.
Coloque o trimpot no meio do curso e vá variando (com o amp ligado é claro) ele aos poucos para um lado e para o outro, enquanto testa o som, para adequar a quantidade ideal de realimentação negativa.

Se isso resolver, meça com um multímetro na escala de ohms a resistência somada do resistor de 47K+ a do trimpot e coloque no lugar um resistor com o valor o mais próximo possível dessa soma.

Faz isso e retorna o resultado.

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
tentei dá sim deu o som de motor de barco, desenverti imediatamente, medindo melhor com o multimetro a tensão está mais alta na 1º valvula na parte do esquema aonde liga o resistor de 100k pra placa da º valvula tem 355v ao invez de 335v como descreve o circuito as demais está normais,

Ramsay
inverti as valvulas mas continua do mesmo geito, todas as valvulas são novas JJ,

vejo que tem algo impossibilitando de fazer a realimentação negativa, tive 2 ideias:

1º realmente não posso ficar com o amp todo o esquema original e ele não funcionando, tenho que fazer ele funcionar então vou fazer esse teste que o Ramsay sugeriu mas se alguem tiver mais uma ideia pode postar.

2º como na saida de 16ohms não tem e nem na entrada de 4ohms, coloco a realimentção na saida 4ohms,

a saida que mais uso é a de 8ohms, como no esquema do 2204, pq a de 4ohms no momento não falha somente a de 8ohms que está a realimentação, entaõ eu montaria na de 4ohms e não a utilizaria. o que vcs acham?

macaco veio
Veterano
# mar/12
· votar


li o topico e vou dar minha opiniâo, posso estar enganado mas acho que o foco está no lugar errado. Não parece ter problema nenhum com a realimentação, Eu olharia la nos jacks de entradas, terras, etc, tem algum ruido ou vibração indesejados retornando la na entrada Hi quando o sinal de entrada atinge um determindo valor.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


macaco veio
Concordo(2)!!!

Fábio Santiago
Veterano
# mar/12
· votar


macaco veio
bom o jack é novo, ele é do tipo chaveado, 3 terminais, na ponta principal está o 68k, e 1m ohm (este ultimo no terra) e no terminal chaveado um outro terra, está certo estas ligaçoes?

carlos adolphs
sobre o transformador, o que estou usando o cara me vendeu um de saida de audio com 4 e 8 ohms, me garantiu que suporta 100w rms, mas o mesmo é bem pequeno, o vendedor me afirmou sendo mais moderno do que os utilizados pela marshall antigamente que eram grandes, fiquei desconfiado, mas não possuo muito conhecimento nisso e vc poderia me informar por favor se esta afirmação procede?

se não procede tenho um outro transformador de audio bem grande so que tá queimado, ficaria bom mandar rebobina-lo pra ficar igual ao da marshall, com as mesmas especificaçoes? se tiver por favor as especificaçoes pode me passar por favor?

macaco veio
Veterano
# mar/12
· votar


se tiver ligado tudo certinho o Jack LOW sem plug nele atua apenas como um interruptor ligado e põe em serie a saida da primeira valvula com a entrada da segunda, preamplificação em cascata aumentando muito a sensibilidade ao se plugar na entrada HI. Qualquer ruidinho captado vai junto (ate vibração no chassi), 470k entre as valvulas atenua um pouco mas 470pf libera os agudo direto pra dar brilho. Ja que o problema do ruido crank vem com os agudos em volume alto entao não custa checar por ali, talvez observando as ligações terras se estão num so ponto. Mas pode ser tambem qualquer outra coisa.

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio Santiago
Os novos trafos, com ferro de grão orientado, são realmente menores.Para ver se o seu trafo está OK, tem que medi-lo com un indutímetro e ver se ele tem uma indutância mínima de 8 Henries ou mais, no primário.
macaco veio
A oscilação que ele está experimentando nos agudos pode ser desacoplamento de alimentação entre os primeiros estágios de pré, ou ainda indução de fiações não blindadas muito próximas, o que acha?

Ramsay
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio Santiago

Como os capacitores de desacoplamento são novos, é mais provável que, talvez, seja mesmo indução de fiações não blindadas muito próximas.

Porque vc não posta uma foto da montagem pra nós conferirmos??

macaco veio
Veterano
# abr/12
· votar


sei não, muitas vezes não da pra confiar muito nos caps, principalmente de poliester que veem marcado pra aguentar uma voltagem e não aguentam. Reparem o primeiro cap de .022 como ele sofre, sem nada plugado ou com um plug na entrada LOW ele esta carregado com 245v, ao se plugar na entrada HI ele vira um capacitor de passagem e num primeiro momento a descarga dele vai junto com o sinal. Na realidade vai um pouco antes pois ele está na primeira chave do jack. Não me agrada esse tipo de configuração, eu não projetaria assim, tem que confiar muito nas chaves dos jacks de entrada (segundo o que está desenhado no esquema). Era melhor ouvir que tipo ruido é este, pela descrição parece ser tipo um estalo que aparece apenas nas pancadas dos acordes (sugere desacoplamento) mas é dificil dizer. Quando é assim é melhor testar separadamente pre e potencia separando a conecção no potenciometro de master e com auxilio de um outro amplificador. complicado.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12 · Editado por: Fábio Santiago
· votar


macaco veio
vou tentar tiar umas fotos, e tentar gravar o audio do barulho, mas é isso mesmo q vc falo quando eu ataco os acordes, principalmentes os mais graves tipo Em F# gera esse ruido,

e quando o volume master chega na metade não sinto q o som aumenta depois deste ponto so sinto mais barulho e chiado, como vcs podem ver nas gravação

escutando melhor a entrada low gain, acontece um chiado quando o master é aberto de tudo, bem minimo, igual ao chiado de valvula velha, mas as valvulas são novas,

quando eu deixo o master na metade esse chiado some.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


ae to postando a foto dele


http://www.4shared.com/photo/CW-F3opA/DSC00055.html



e o somdeste ruido gravado no gain totalmente aberto e master na metade

http://www.4shared.com/mp3/lTJwr4SW/problema.html

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio Santiago
Velho, pelo que ví na foto, vai ter que refazer as fiações.Do jeito que está vai ser só problema.Não adianta pesquisar mais nada.Abcs.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs
pelo som o que vc acha que deve ser?

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


Fábio Santiago
Vc pense bem, todo dispositivo de alta impedância e alto ganho, é extremamente suscetível a acoplamentos por indução e capacitância.Do jeito que está a fiação, vc tem esse efeito multiplicado por 10.Existe um método de ligar esses fios, uma maneira mais ordenada.Se por exemplo, vc cruza ou passa muito perto de um fio da entrada com o fio da saída de um outro estágio, isso já estabelece uma oscilação parasita.A característica da sua pane é exatamente essa, por isso já haviamos comentado isso e pedido para vc postar as fotos.Sinto muito, velho, mas se não me engano, vc consegue no Google umas fotos de montagens internas de amplis como manda o manual.Procure por elas, remova todos os fios e recomece ponto a ponto.Dá uma olhada aqui:
http://www.dreamtone.org/JCM.htm

macaco veio
Veterano
# abr/12
· votar


o desenho do chassi tambem ficou muito esquisito com as valvulas de potencia perto dos potenciometros e as de pre longe deles. Não tem como não cruzar fio. Realmente tem que melhorar isso ai. Cada fio shildrado que voce usa é mais um ponto de terra a mais, quando a ideia geral é ter um ponto so. Nesse caso como está eu faria outra placa separando a placa de pre mais no canto esquerdo (na foto), e a placa de fonte não tao colada no restante, (separada no outro canto). Os fios verde e preto que vem do trafo no lado esquerdo, se for do trafo de saida, ta muito em cima do primeiro estagio de pre, eu colocaria ele mais no meio perto das valvulas de potencia mesmo que ficasse mais perto do trafo de força. (por precaução). Mas essa é a sua montagem, se conseguir funcionar bem, ótimo deixa assim mesmo.

Fábio Santiago
Veterano
# abr/12
· votar


http://www.4shared.com/mp3/G7HmyEcs/Clone_jcm_800.html


fiz diversas modificaçoes ate sanar o problema

- coloquei um resistor de 10k no terminal do meio do pot de volume master, indo da ponta do terminal pro terra

- ergui todos os capacitores que estavam voltados pra baixo encostando o corpo " isso mesmo o corpo não os fios" no chassis

- regulei o bias, " q tinha sido ajustado por um tecnico que manja mais" mas o mesmo ajustou pra 20mA no catodo das el34.
Então li nos topicos passados q o normal é 40mA, então deixei em 40 mesmo

o resusltado é o som gravado acima ve o que vcs acham,

com essas alteraçoes que fiz o resistor de 10k no master isso muda alguma coisa? quando eu instalei o mesmo o ruido sumiu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jcm 800 resistor 100k na saida 8ohms