Voltagem errada na caixa

    Autor Mensagem
    Denayse
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Denayse


    Revirei todo o fórum e não achei nada que batesse com o meu problema.
    No sábado dia 10/03 comprei um Line 6 spider iv 15w.O vendedor disse que a voltagem era 110v(na aba da caixa também está escrito (ATENÇÃO 110V)
    Aqui em casa a voltagem é 220v, mas eu sei que comprando um transformador funciona normal.Só que quando cheguei em casa,olhei a parte de trás do amplificador e tá escrito 120v.
    A questão é : qual é a voltagem certa?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Denayse

    Cara 110 ou 120 não vai fazer diferença. Se vc fizer a cagada de ligar em 220 vai ter um show pirotecnico igual virada de ano anovo dentro do seu quarto.
    Táligado ?

    Bog
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Denayse
    qual é a voltagem certa?

    É possível que seja um amp fabricado para o mercado estadunidense, onde a tensão é 120v. Se você usar 110v, funciona também. Curiosamente, a tensão no Brasil normalmente é 127v ou 220v. Mas o padrão de 110v está enraizado de tal forma que o pessoal continua usando o bendito número.

    Qual o problema de ligar um aparelho de 110v ou 120v na rede de 127v? Possível redução da vida útil, especialmente quando ocorrem oscilações e picos. Se FALTAR um pouco, não tem problema, o problema é sobrar. Se você usar um transformador de 110v, deve funcionar, mesmo se o amp for para 120v.

    Kayo Pagotto
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Outro dia um colega meu ligou um meteoro atomic drive na voltagem 110 numa tomada 220v \z o amp dele viro um churraskinho, saiu fumaça pra karamba! AUHSAUUAHSAUHSAUUH

    Mas ele reviveu o amp facinho \o/

    Alexandre.M
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Denayse
    cara de boa, um aparelho pode estar escrito desde 110v até 130 v vc liga na tomada conhecida por 110v, mas na verdade se vc medir com o voltimetro são 127 v essa numeração varia de cada pais, produtos chineses sao maioria 115v e brasileiros esscritos 120v ou 127v

    Alexandre.M
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    o que o Bog flw é verdade:

    Qual o problema de ligar um aparelho de 110v ou 120v na rede de 127v? Possível redução da vida útil, especialmente quando ocorrem oscilações e picos. Se FALTAR um pouco, não tem problema, o problema é sobrar. Se você usar um transformador de 110v, deve funcionar, mesmo se o amp for para 120v.

    mas fazer oq né

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Denayse
    jimmy vandrake
    Bog
    Kayo Pagotto
    alexandremilitao1
    Boas.Aparelhos importados, hoje, são fabricados para 3 mercados principais:Japão, Europa, e EUA.Pela ordem as voltagens para os quais eles são fabricados são:
    -Japão - 100V/60Hz
    -Europa- 220V/50Hz
    -EUA - 120V/60Hz.
    A tolerância é de +/- 5% e isso quer dizer, que dentro desse valor poderemos aplicar as seguintes voltagens, sem prejuizo de funcionamento:
    -Japão - 95 a 105 Volts
    -Europa- 209 a 231Volts
    -EUA - 114 a 126 Volts
    No Brasil, temos um "fudunço" de voltagens, temos cidades com 127 Volts e cidades com 230 Volts.A nossa rede, contrariando o padrão internacional, admite uma variação de 9%(valor mandrake, para resolver o problema das redes de distribuição sem alterar ou trocar os fios), variando de 116 V a 133 Volts em média.Pela Lei de Ohm, se vc aumenta a voltagem, diminue a corrente para a mesma potencia e vice-versa.Como a distribuição de energia é feita a partir das hidroelétricas em corrente contínua, em 133.000 Volts, por exemplo e depois convertida para a nossa corrente alternada nas sub-estações das cidades, em 13.000 Volts e depois pelo trafo da nossa rua em 127 Volts, basta "mexermos" um pouco nisso, para mudar a conta.Como a conversão nas sub-estações é feita por conversores de Estado Sólido, podemos fácilmente construir um circuito de controle dessa voltagem baseado na demanda.Foi o que fizeram as Cias Elétricas.Nos dias de calor ou ao final das tardes, quando a demanda é maior, se vc medir sua tomada, vai perceber que a voltagem está lá pelos 133 Volts, a noite, de madrugada, cai para os 127V e em dias frios, pela manhã está em 120 Volts.Tudo isso para compensar nossa ultrapassada rede de distribuição, de fios em postes de madeira pendurados, estragando a paisagem.Quando fazem redes subterrâneas, os bueiros explodem...Essa é a realidade do nosso sistema elétrico.Falta de competência e busca pelo lucro fácil.Portanto, não se preocupem em usar trafos que deem voltagens um pouco menores, isso vai proteger os seus aparelhos, pois durante o dia a voltagem vai variar bastante.A cada hora que medirem, vão encontrar valores diferentes, as vezes absurdos.Os amplis importados não foram feitos para suportar essa barra, os projetistas lá de fora acham que isso é piada nossa(tenho contato com alguns), que estamos sacaneando.Abcs.

    Denayse
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    jimmy vandrake
    Bog
    alexandremilitao1
    carlos adolphs
    Obrigada por tirar a minha dúvida.Melhor perguntar do que fazer o amplificador virar churrasquinho :)

    Bog
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Bog
    · votar


    carlos adolphs
    -Japão - 100V/60Hz

    Comentário: em algumas regiões do Japão, é 50Hz.

    -Europa- 220V/50Hz

    Comentário: pelo menos no Reino Unido, é 230v.

    fios em postes de madeira pendurados
    Falta de competência e busca pelo lucro fácil.

    Comentário: eu trabalhei num sistema para manutenção de redes elétricas, e infelizmente os recursos são limitados. Acabava que era impossível colocar tudo do melhor em todo lugar. Principalmente em regiões afastadas e com baixa densidade populacional, ainda aparece mesmo lá um punhado de postes de madeira.

    Não deixa de ser "falta de competência e busca pelo lucro fácil", mas só para lembrar que isso normalmente não é culpa de quem Faz, e sim de quem Decide lá em cima... =P

    No mais: cada post, uma aula, ahhaahha

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    Sim, lógico, não é o trabalhador o culpado.São os grandões, mesmo.Abc.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Denayse: Revirei todo o fórum e não achei nada que batesse com o meu problema.

    Nem esse tópico fixo (item 5) e postagens sequentes?

    【FIXO】 Dicas para quem vai entrar no mundo dos amplificadores de guitarras
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/267113/

    Boa sorte!

    Denayse
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    MauricioBahia
    Só não olhei no fixo '-'
    Digitei na busca algo parecido com o problema,e não apareceu o fixo.Deve ser por isso :/

    Denayse
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ontem fui testar o amplificador,conectei tudo certinho.Quando eu liguei o ampli......não aconteceu nada.Nada mesmo,pensei que tinha ligado errado.Mas se isso tivesse acontecido,o ampli teria torrado.Hoje vou ir lá trocar ;/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voltagem errada na caixa