Liguei amplificaor na voltagem errada

    Autor Mensagem
    Music007
    Membro Novato
    # 20/nov/22 22:49 · Editado por: Music007


    Liguei o amplificador 110 no 220 sem mudar a voltagem e saiu muita fumaça, mas logo desliguei. Ele foi ligado de novo no 110 e funcionou normal. Sera que estragou alguma coisa?

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 21/nov/22 11:10
    · votar


    Music007 Já aconteceu algo comigo assim, e me disseram que a fumaça que sai é que o amplificador tem uma proteção que impede de queimar., parece que é uma resina especifica só pra isso. No caso no que fiz isso nem o fusível queimou. E consegui usar depois normal a caixa e até acontecer de ligar errado de novo, ai só queimou o fusível. Troquei e funcionou normalmente. Então se está funcionando não deve ter tido problema

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/nov/22 18:42
    · votar


    Music007

    A fumaça, muito provavelmente, é decorrente de superaquecimento devido ao excesso de energia que o transformador (que não foi projetado para essa tensão) não dá conta de "fluir". Ele aquece e começa queimando resinas e vernizes que protegem o próprio transformador.

    Mas, se ele funcionou depois, é porque não chegou a queimar nenhum componente. O ideal, era levar a um técnico em eletrônica para ele dar uma olhada se não há nada queimado, ou comprometido, tipo isolação do transformador, capacitores inchados e etc.

    anderson_gesteira

    "me disseram que a fumaça que sai é que o amplificador tem uma proteção que impede de queimar., parece que é uma resina especifica só pra isso."

    Nunca ouvi falar disso. A fumaça, normalmente é queima de resina/verniz (inicialmente), mas este verniz é para isolação do transformador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Liguei amplificaor na voltagem errada